Social Analytics: o que é e como analisar os dados das suas redes sociais

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Publicado: 10 de janeiro de 2023 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2023.

Social Analytics é a análise e interpretação dos dados gerados pelas redes sociais de uma pessoa ou empresa. Confira como compreender métricas importantes e aprenda a se aproximar de diferentes públicos.

As redes sociais desempenham um papel fundamental para mensurar a opinião pública. Afinal, elas geram uma grande quantidade de informações sobre bilhões de pessoas ao redor do mundo diariamente.

Por isso, utilizar o Social Analytics para analisar esses dados é muito importante para empresas que buscam compreender suas audiências e ter um diferencial competitivo.

Além de ajudar na coleta e entendimento de informações obtidas das suas redes sociais, o Social Analytics auxilia na criação de estratégias de Marketing mais eficazes.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender o conceito de Social Analytics e saber como o utilizar corretamente no seu negócio.

O que é Social Analytics?

análise seo

Social Analytics é a coleta, análise, monitoramento e interpretação de dados gerados nas mídias sociais de uma empresa. As principais interações digitais analisadas são:

  • Comentários;
  • Tempo de leitura;
  • Mensagens;
  • Cliques;
  • Compartilhamentos;
  • Downloads;
  • Vendas.

Assim, é possível identificar padrões e criar estratégias baseadas nessas informações para melhorar seus resultados de social media.

Porém, antes de analisar os dados digitais e colocar estratégias de otimização das redes sociais em prática, você precisa obter essas informações.

Esse processo de “escutar” o que é dito nas redes sociais é conhecido como Social Listening, parte fundamental do Social Analytics.

Um bom Social Listening pode ser feito manualmente ou com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial para identificar problemas e oportunidades nas redes sociais.

Ao unir esses dois recursos é possível reformular toda a estratégia. Afinal, são métricas geradas pelo seu público-alvo.

Qual a importância do Social Analytics?

A análise de métricas e interpretação de textos nas redes sociais pode gerar uma série de benefícios para o seu negócio. Vamos aos principais:

Identificar tendências

Ao escutar sua audiência você consegue identificar o que as pessoas mais gostam de consumir e até mesmo o que elas sentem falta no mercado.

Dessa forma, é possível lançar produtos e serviços para suprir essas lacunas e gerar autoridade à sua marca.

Escutar a concorrência

O monitoramento dos seus concorrentes pode abrir diversas portas. Afinal, você consegue perceber o que eles estão fazendo de errado e tirar proveito disso.

Melhorias nos seus produtos e serviços

Esses dados também permitem que você compreenda as melhorias que podem ser feitas nos produtos e serviços, ou até mesmo as oportunidades que podem ser aproveitadas.

As principais métricas de Social Analytics

Com a grande variedade de dados coletados nas mídias sociais é possível analisar uma série de métricas pertinentes para o seu negócio.

Esse estudo pode ser feito utilizando os relatórios gerados nas redes, como o Facebook Insights, ou com o uso de ferramentas como o Google Analytics e o Meta Analytics.

Seja qual for a sua escolha, as principais métricas de Social Analytics para você mensurar são:

Brand Awareness: o Brand Awareness é a percepção do público sobre a sua marca;
Taxa de rejeição: é o número de vezes que a página foi bloqueada, denunciada, recebeu unfollow ou dislike;
Número de impressões: é a quantidade de usuários que visualizaram as postagens;
Engajamento: é uma taxa calculada a partir da quantidade de interações que um post recebeu, como curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros. Esses também são conhecidos como métricas de vaidade.

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Como usar o Social Analytics na prática?

Para fazer a aplicação prática do Social Analytics e melhorar seus resultados nas redes sociais, você precisa seguir alguns passos importantes:

Aprimore sua persona

A coleta de dados do Social Analytics permite que você aprimore a persona do seu negócio. Ela é um personagem semi-fictício que representa o seu consumidor ideal.

Ao realizar essa mensuração dos dados digitais é possível aprimorar sua persona e criar conteúdos cada vez mais específicos para o público.

Segmente anúncios

Os Social Analytics também podem servir para segmentar os anúncios. As informações de engajamento dão uma boa ideia do que funciona melhor com o seu público, e com isso, dá para otimizar campanhas e obter resultados melhores.

Escolha os dias e horários ideias para postar

Quem determina os melhores dias e horários para as postagens nas redes sociais é o público. Portanto, utilize os dados para definir o calendário de publicações com base nas preferências da sua audiência.

Fique de olho nas tendências

É fundamental se manter atento às necessidades da audiência. Portanto, fique atualizado com as hashtags mais populares e os assuntos do momento para lançar os produtos certos e se aliar às marcas e influenciadores adequados.

Saiba extrair e aproveitar os dados das suas redes sociais

Quando se trata de coleta de dados, cada rede social têm suas especificidades. Em alguns casos é preciso mudar para um perfil profissional, entre outros fatores.

Portanto, vamos entender como fazer Social Analytics nas principais plataformas sociais:

Facebook

Utilize o Facebook Insights para ter dados completos sobre a sua audiência. Páginas do Facebook coletam essas informações a partir do momento que são criadas, mas as informações sobre engajamento e o CTR precisam ser calculados individualmente.

Instagram

Se o perfil do seu negócio é pessoal, migre para a versão business ou criador de conteúdo. Só assim é possível ter acesso às métricas detalhadas da rede social.

Twitter

O Twitter calcula a taxa de engajamento de cada postagem orgânica e permite a exportação dos dados, dois diferenciais importantes da plataforma. Mas para ter acesso a esses dados, é necessário ativar o Twitter Analytics.

Youtube

Os Analytics do YouTube são segmentados por região e de fácil acesso. O maior desafio para as empresas que produzem conteúdos nessa rede é entender o funcionamento do algoritmo para criar ações mais acertadas.

TikTok

Assim como no Instagram, você precisa migrar para o perfil “negócios” para ter acesso às métricas do TikTok.

Pinterest

Mais uma vez, o Pinterest só disponibiliza os Social Analytics detalhados para perfis profissionais. Faça a migração e aproveite os filtros e segmentação diversificada da rede. Você também pode baixar esses dados se achar necessário.

Ferramentas de Social Analytics

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Empresas que fazem Social Analytics podem ir além dos recursos tradicionais e utilizar ferramentas externas para melhorar a coleta e o processamento de dados. Vejamos alguns exemplos:

  • Processamento de linguagem natural: essa ferramenta contribui com o Social Listening. Elas analisam as postagens para entender o comportamento do usuário utilizando dados não estruturados pelas plataformas das redes sociais;
  • Segmentação detalhada: embora algumas redes ofereçam certa segmentação é possível ir muito além na hora de interpretar os dados da sua audiência. Você pode separar o público por faixa etária, região, profissão e mais;
  • Topic cluster: essa análise é feita com base nas características da audiência, o que permite a descoberta de novos grupos com interesses em comum. O Topic cluster funciona como uma forma de se aprofundar no conhecimento do seu público.

Invista em Social Analytics!

Neste conteúdo, apresentamos o conceito, vantagens, recursos e formas de colocar o Social Analytics em prática.

E vale dizer que não existe segredo: com inteligência e as ferramentas certas, sua coleta e análise de dados digitais melhora significativamente.

Aproveite essas dicas para aprimorar suas estratégias e obter resultados cada vez melhores nas suas redes sociais.

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