O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
Publicado: 16 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 8 de janeiro de 2020.
O que é persona? Você ainda não conhece esta forma de criar um perfil do cliente ideal para o seu negócio? Aprenda de vez como desenvolvê-la e produza ações mais eficazes e que geram resultados para sua empresa.
Criar uma persona é uma forma de detalhar características bem específicas do seu cliente atual e de outros pretendidos pelo seu negócio.
Ao final do processo, você terá o perfil detalhado e completo do seu consumidor ideal. Isso vai facilitar a interação entre vocês.
Chamamos esta persona de semi-fictícia, pois trata da criação de um personagem irreal, mas baseado em dados reais. Aqui não há espaço para achismo.
A criação de uma persona ajuda a entender melhor quem é o cliente e quais são suas necessidades, ou seja, fará com que você e sua empresa saibam como atingi-lo de forma perfeita.
Talvez você ainda não esteja convencido da necessidade de elaborar um cliente ideal, pois acredita que já conhece seu público-alvo. Mas fique sabendo: entender o que é persona e criá-la para seu negócio é muito vantajoso!
Conhecendo melhor a sua persona você pode, além de outros benefícios, aumentar o tráfego do seu site.
Se você possui um blog e deseja aumentar o número de downloads de um e-book, por exemplo, seria muito mais fácil saber com qual pessoa está conversando, não acha? Esta é apenas uma das vantagens. Nos acompanhe e confira muito mais!
Mas afinal, o que é persona?
Persona é a representação semi-fictícia criada com o objetivo de definir o cliente característico do seu negócio.
Ao criá-la, as chances de obter sucesso com suas estratégias de marketing aumentam exponencialmente, ou seja, os resultados financeiros serão maiores.
Mas por que os resultados financeiros irão aumentar? Depois de aprender como criar uma persona, você irá interagir diretamente com as pessoas mais interessadas em seu produto ou serviço, ou seja, a chance de venda é muito maior.
Por exemplo:
Você, enquanto dono de uma loja de bijouterias, conhecedor do seu público, tem uma noção do cliente com mais chances de entrar em seu estabelecimento e comprar, correto?
Ao aprender como criar uma persona, você verá que é um método muito mais eficiente, pois vai muito além de saber quem é o público. Ela mostrará o seu cliente ideal com muitos dados específicos.
Você saberá detalhes como os programas mais atrativos do seu cliente ideal, qual o esporte preferido, filmes que ele mais gosta, qual o seu passatempo predileto, entre muitas outras coisas.
Ao estudar como fazer uma persona, você pode achar o trabalho de criação árduo. Mas vale destacar: certamente trará resultados finais incríveis para seu negócio.
Esta estratégia é utilizada para produzir conteúdo certeiros, que atinjam realmente as pessoas interessadas no seu produto. Afinal, conversar apenas com consumidores interessados no nosso serviço é muito mais fácil para vender, não acha?
Hoje, elaborar um conteúdo bem escrito, com boa estrutura não é o bastante para ter sucesso.
É preciso que ele seja produzido para o público certo no momento em que ele mais precisa. Aí que entra a importância de saber como criar uma persona para o seu empreendimento.
Para criar uma persona você irá literalmente elaborar uma lista com diversas informações, desde idade, profissão, até as redes sociais em que ela está mais presente.
Achou que entender o que é persona seria algo muito complexo? Nem é tanto. Se você já jogou RPG com os amigos(as), acredite: pode ser uma vantagem ao preparar a ficha da sua persona.
Pode parecer estranho quando iniciamos o processo de aprendizado sobre o que é persona, mas ela possui um nome, idade e muitas outras características.
É uma forma de humanizar a representação do seu cliente, assim você terá uma imagem da pessoa que vai receber seu conteúdo.
Viu? Entender o que é persona nem é tão difícil, ainda mais quando relacionamos com algo que tivemos mais contato.
Persona x Público-alvo: existe diferença?
No início dos estudos sobre o que é persona, estes termos podem ser confusos e parecer sinônimos. É muito comum cometer este equívoco. Relaxa, você está longe de ser o único.
Para resolver essa confusão, vamos a um exemplo, afinal, este é o método mais eficaz de aprendizagem.
Suponhamos que você tenha um produto de interesse para jornalistas, como um curso de aprimoramento de escrita.
Seu público-alvo pode ser pessoas graduadas em jornalismo, de 22 a 30 anos, com renda média de R$ 2.000 e que gostam de escrever.
Já a sua persona é o Diego Silva, de 21 anos, estudante do último ano de jornalismo, solteiro, gosta de futebol, principalmente europeu.
Ele tem renda de R$ 1.800 mensais e pensa em aprimorar sua escrita com foco em esportes.
Diego busca um curso que tenha aulas apenas de sábado, no período da manhã. Além disso, ele gosta de jogar futebol às quartas-feiras e tem o hábito de assistir muitas séries.
Conseguiu notar o que é persona e diferença de público-alvo?
O público é mais genérico, algo mais abrangente. Dentro dele pode haver vários grupos com segmentações diferentes, embora seja parte do mesmo público.
Dentro do público-alvo de jornalistas podemos encontrar profissionais do esporte, como Diego, mas também pessoas focadas no jornalismo literário ou investigativo, por exemplo.
Persona precisa ser tão real quanto uma pessoa de verdade. Ela contêm informações muito específicas e extremamente essenciais para elaborar uma boa estratégia de marketing segmentada.
Pronto, agora você sabe o que é persona e também aprendeu que não é o mesmo conceito de público-alvo. Não caia na cilada de afirmar o contrário.
Mas qual o motivo para eu ter essa persona?
Você quer evitar retrabalhos? Quer produzir projetos que alcancem mais resultados? Então já são dois motivos para você entender ainda mais sobre o que é persona e ter uma em seu empreendimento.
Ao criar uma persona, você saberá para quem desenvolver conteúdo, o que torna tudo mais fácil para o andamento do trabalho.
Ao não elaborar uma persona, você corre o risco de criar conteúdo para usuários que não são interessantes para seu negócio
Veja alguns pontos positivos ao desenvolver uma persona de sua empresa:
- Indica o tipo de conteúdo ideal para seu consumidor;
- Define a escrita e tom adequado para falar com seu cliente;
- Auxilia na montagem de tópicos que devem ser abordados nos conteúdos;
- Entende como o usuário consome a informação;
- Sugere o tempo e o conteúdo certo para encaminhar ao cliente.
Estas informações, além de ajudarem na produção de conteúdo, são capazes de aumentar a produção da sua empresa, pois os retrabalhos serão reduzidos.
Agora você tem mais alguns motivos para aprender de vez o que é persona e investir no desenvolvimento de uma para seu negócio.
Como criar uma persona ideal: agora é com você
Agora você entendeu o que é persona e precisa de algumas dicas para iniciar este processo de criação.
Para definir sua persona, você deverá ser orientado pelo perfil do cliente típico do seu empreendimento.
Veja algumas questões cruciais no processo de como fazer uma persona:
- Quem é seu potencial cliente? Liste desde características físicas e psicológicas do responsável pela compra;
- Defina um nome, idade, sexo, profissão e estado civil;
- Quais temas do seu setor interessam para seu consumidor?
- Quais atividades ele tem o hábito de realizar? Ele gosta de jogar futebol? Vai ao teatro? Trabalha aos finais de semana?
- Qual é seu nível de instrução?
- Quem influencia suas decisões?
- Qual o tipo de informação consumida por ele?
A partir da coleta de dados, você irá elaborar uma imagem do seu personagem com os detalhes e disponibilizá-la para todos da empresa que necessitam de uma persona, ou seja, os que criam ações para atingir clientes.
O desenvolvimento da persona facilita os debates internos e a coloca como principal ponto das conversas.
Agora, com todos esse dados, defina qual abordagem seria mais adequada para conversar com sua persona e pergunte-se: o Diego Silva compraria esse produto?
É importante frisar: ao entender o que é persona e iniciar o processo de sua criação, você sentirá necessidade de obter outras informações além das questões sugeridas acima. Mas não fique preocupado, novas perguntas surgirão naturalmente.
Evite erros comuns ao criar sua persona
Depois de entender o que é persona, você irá se deparar com alguns erros bem comuns no início do processo. Mas conheça-os e seja mais cuidadoso para não cometer nenhum deles.
Não crie muitas personas
Lembre-se: trabalhar com muitas personas pode ser prejudicial ao seu negócio, o ideal é definir apenas uma e trabalhar só com ela.
Informações devem ser verdadeiras
Não caia na besteira de chutar dados para sua persona, baseie-se em dados reais por meio de estudos.
Lembre-se: a representação do seu cliente não deve ser feita com palpites.
Não foque em detalhes sem importância
Quando já aprendemos o que é persona e estamos no processo final de criação, é comum surgir algumas discussões a fim de definir detalhes não muito úteis para o procedimento. Mas você deve saber identificar quando chega neste ponto e evitar novas ocorrências.
No exemplo do Diego Silva que utilizamos, se você se deparasse definindo o corte de cabelo, interrompa o diálogo e redirecione para algo mais relevante, como os problemas que nós podemos solucionar para nossa persona.
Quando se aprende o que é persona, ao colocar o projeto em prática, saber quais são os momentos em que o trabalho toma um rumo inadequado também é essencial, assim não haverá desperdício de tempo.
BÔNUS: quando não criar uma persona
Embora saber como criar uma persona seja extremamente positivo para seu negócio, deve-se destacar: há casos que o público-alvo pode ser mais efetivo.
Quando seu público é um muito amplo e você não tem condições de se comunicar com ele de forma segmentada, criar uma persona não é o ideal.
Casos como venda de produtos alimentícios ou celulares podem exemplificar bem essa situação, pois não há como definir apenas uma persona, a não ser que seja algo muito específico.
Como a persona foca apenas em um grupo do público-alvo, ela acaba excluindo outras pessoas que não participam do grupo selecionado, ou seja, há uma redução na possibilidade de vendas.
Mas e aí, o que se deve fazer nesses casos?
Aqui, ao invés de listar características do seu público, você deve pensar no diferencial do seu produto que serve para qualquer um dos grupos inseridos no seu público-alvo.
Diferente da forma trabalhada com personas, nós não vamos segmentar o público, ele mesmo estará encarregado disso.
Podemos criar um título como este para um produto alimentício: “Seja saudável sem deixar os prazeres gastronômicos de lado”.
Note que você não estabeleceu uma persona, praticamente todos seus clientes desejam comer coisas boas e serem saudáveis, não acha?
Foi feita uma análise do que o seu público tem em comum e, desta forma, todos serão impactados.
Para entender o que é persona, também é preciso saber quando não devemos utilizá-la.
Não perca tempo e crie uma persona para sua empresa
Como falamos ao longo do material, saber o que é persona é fundamental para ter sucesso nas estratégias adotada para seu negócio.
Então não há motivos para você não criá-la já! Ainda mais agora, depois de pesquisar “persona o que é”, nos encontrar e ter acesso a informações que ajudarão no processo.
Se você tem a opção de elaborar conteúdos certeiros para seu cliente ideal, por que vai perder tempo produzindo para quem não vai adquirir seu produto ou serviço?
Realize os processos com muita atenção e envolva toda a equipe interessada na persona da empresa, deixe-a bem acessível a todos.
Com a representação do seu cliente finalizada, a produção da sua equipe será impulsionada e todos serão beneficiados.
E nunca se esqueça!!! Conhecer sua persona, seu público-alvo, é fundamental para aplicar suas técnicas de vendas e obter melhores resultados. Pensando nisso, preparamos um material gratuito com dicas muito legais para te ajudar a alavancar suas vendas! Faça o download agora no link abaixo e aproveite!!!
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