O que é público-alvo e qual a diferença entre ele e sua persona? Aprenda tudo sobre as bases do sucesso!

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Publicado: 13 de julho de 2018 | Atualizado: 27 de agosto de 2019.

Você sabe o que é público-alvo? Aliás, você sabe o que é persona e a diferença entre esses dois termos do Marketing? Não? Pois saiba que com isso pode estar perdendo a chance de direcionar suas ações de marketing com mais eficácia. Então vem com a gente saber TUDO sobre as diferenças desses dois conceitos base de qualquer sucesso!

Você já parou para pensar o que pode definir o sucesso das suas campanhas de marketing?

Bem, não dá para escolher somente um fator determinante da boa performance das suas ações, afinal, hoje em dia elas estão expostas em um cenário altamente dinâmico, ou seja, muitos pontos fazem parte do resultado final.

Mas, com certeza, podemos destacar o direcionamento das suas campanhas como um dos pontos principais determinantes da boa eficácia delas.

Isso porque, após conhecer muito bem o seu público, ou seja, as pessoas as quais têm mais afinidade com o seu negócio, torna-se possível investir em uma comunicação direcionada capaz de se dirigir pontualmente a essas pessoas.

Aliás, diante desse cenário você já deve ter ouvido falar sobre o famoso “público-alvo” e uma tal de “persona”!

Afinal, esses termos são bastante comuns no mundo do Marketing quando falamos de direcionar suas ações às pessoas certas.

Mas como um conceito se assemelha ao outro e andam até de mãos dadas, pode haver confusões no momento de distingui-los.

Por falar nisso, você sabe exatamente o que é público-alvo e qual a diferença entre ele e sua persona? Inclusive, você sabe o que é persona?

Se não sabe, não precisa se preocupar, pois preparamos este conteúdo especialmente com o objetivo de esclarecer os mínimos detalhes os quais te permitirão entender a distinção entre público-alvo e persona e focar no que é primordial: seu cliente alvo!

Vamos começar?

O que é público-alvo?

Descubra o que é público-alvo

De um modo geral, o público-alvo é a definição social, demográfica e econômica de quem tem grandes chances de ser o seu cliente.

Por isso, fazer pesquisa de mercado com o fim de definir e estudar o seu público-alvo, costuma ser uma das primeiras etapas no momento de determinar a estrutura das suas ações de marketing.

Isso porque, conforme falamos anteriormente, somente depois de saber quem são as pessoas as quais apresentam mais afinidade com o seu negócio, torna-se possível oferecer uma comunicação personalizada a elas. Afinal, elas são o alvo das suas ações.

Geralmente, quando se pensa sobre o que é público-alvo e como defini-lo, você deve considerar os seguintes dados:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Formação;
  • Hábitos de compra;
  • Localização onde reside;
  • Profissão.

Bom, agora você já sabe o que é público-alvo marketing, certo? Mas, a fim de tornar a sua assimilação mais completa vamos te dar alguns exemplos. Confira!

Exemplo de o que é público-alvo

  • Mulheres, de 30 a 35 anos, formação superior, renda mensal entre R$ 3 mil a R$ 5 mil, casadas, moradoras da região Sul e possuem como hábitos de compra o consumo de utensílios domésticos e objetos para casa.

Percebe como foi criada uma descrição baseada nos dados os quais têm potencial para determinar o perfil geral de um público-alvo? Agora, vejamos mais um exemplo de público-alvo:

  • Homens, 25 a 35 anos, ensino médio completo, renda mensal entre 1 mil e 2 mil reais, moradores da região leste, solteiros, consumidores de roupas esportivas como tênis e camisas de time.

Note o seguinte: aqui também houve uma segmentação de público-alvo e, por isso, já se torna possível direcionar a sua comunicação.

Mas, embora seja o melhor passo para embasar o início das suas ações, precisamos pontuar que a determinação do público-alvo caiu em desuso como único fator decisivo da estrutura das campanhas de marketing.

Isso porque com as novas formas de consumo cada vez mais exigentes e com personalidades fortes, além de novos hábitos de compra os quais passaram a incluir sede por conteúdo relevante, tornou-se necessário ter uma perspectiva mais precisa do seu consumidor.

Isso porque, hoje em dia, se deseja ter uma campanha de excelência não basta falar somente com o seu público, é preciso se comunicar com o seu cliente ideal!

“Cliente ideal? Seria o cliente alvo das minhas ações?”

Pois é, chegou a hora de deixarmos o público-alvo para falarmos sobre o que é persona!

O que é persona?

Persona e público-alvo não são a mesma coisa! Conheça mais esse conceito

Bem, conforme falamos anteriormente, o Marketing da atualidade não dialoga somente com seu público-alvo, pois conforme vimos, os consumidores passaram a exigir abordagens mais segmentadas.

Diante desse cenário, a criação de personas tem se mostrado uma ótima saída quando o assunto é oferecer comunicação mais detalhada e dirigida aos seus clientes ideais.

Para você compreender melhor o que é persona, veja essa definição:

“Persona é a representação semi-fictícia de um consumidor padrão criada com o objetivo de definir o cliente característico do seu negócio. O objetivo dessa criação é que a sua empresa enxergue com mais profundidade o perfil do seu cliente e o que ele precisa, com o fim de criar ações de marketing mais eficazes.”

Ou seja, a persona possibilita aos profissionais terem mais detalhes sobre as pessoas as quais eles precisam atingir, podendo criar mais conexão e afinidade entre o seu negócio e o cliente alvo.

Afinal, além das informações colhidas sobre o público-alvo, com a criação da persona você também constrói:

  • Um nome fictício a fim de criar mais proximidade;
  • Breve descrição sobre a rotina diária da persona;
  • Profissão;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Hobbies;
  • Valores e princípios;
  • Necessidades relacionadas ao seu produto;
  • Dúvidas;
  • Personalidade;
  • Sonhos;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Gênero.

Com isso, além de conseguir um direcionamento mais pontual para as suas ações de marketing, ao saber o que é persona torna-se possível conquistar outras vantagens incríveis capazes de melhorar seus resultados.

Por exemplo: será possível oferecer materiais com uma linguagem personalizada, além disso, você saberá em quais redes sociais apostar mais fortemente para divulgação de campanhas, bem como os assuntos a serem abordados.

Fora isso será possível determinar os formatos ideais de conteúdo, palavras-chave estratégicas, em quais meios de comunicação apostar, momentos mais adequados para oferecer um produto ou condições especiais, modelo e periodicidade de emails marketing.

Aliás, note o seguinte: com essa quantidade de possibilidades você pode usar a persona para embasar diversas ações da jornada de compra do cliente e, além disso, você pode até mesmo desenvolver protótipos de produtos se baseando nas necessidades do seu cliente alvo!

Por isso, veja como criar uma persona para o seu negócio!

Exemplo de o que é persona

Bom, já exibimos exemplos de como definir público-alvo marketing, certo? Então chegou a hora de vermos um exemplo a respeito de persona, observe:

  • Mayara, 24 anos, formada em jornalismo, trabalha como jornalista esportiva do canal SporTV. Ganha entre 4 e 7 mil reais, solteira, satisfeita com a vida pessoal e profissional. Gosta de estar sempre antenada aos assuntos da atualidade e é especialista no mundo do futebol europeu. Tem muita afinidade com séries e consome produtos dos seus seriados favoritos. Gosta de estudar idiomas e já tem um gasto mensal separado para isso. Aliás, sua principal dificuldade é o trabalho intenso e a dificuldade de conciliar com aulas de francês. Mora em São Paulo e, embora seja jovem, opta por uma vida mais caseira regada de tranquilidade, comidas, conteúdos interessantes sobre temas futebolísticos e bem estar.

Percebe como essa descrição possui muito mais detalhes em relação a descrição do público-alvo marketing? Afinal, esse é o detalhamento de o que é persona, o seu cliente alvo.

Sim, ao saber a diferença entre o que é público-alvo e o que é persona você consegue separar as suas ações em mais genéricas ou mais segmentadas.

Afinal, qual a diferença entre público-alvo e persona?

Bom, agora você já sabe o que é público-alvo, certo? Além disso, você sabe também o que é persona, então não fica difícil entender a diferença entre ambos, não é mesmo?

Isso porque, conforme vimos, enquanto o público-alvo se concentra em uma compreensão mais genérica a respeito dos consumidores da sua marca, a persona aborda um perfil padrão com base na segmentação do seu cliente alvo mais comum.

Ou seja, de um modo geral, a diferença está na construção e objetivo das duas estratégias.

Conheça as vantagens de saber a diferença entre público-alvo e persona

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Bem, quando se sabe a diferença entre público-alvo e cliente alvo, persona, se torna possível conquistar resultados mais otimizados e com potencial de crescimento.

Afinal, você vai estar dialogando com os clientes certos no momento e canal oportuno, ou seja, sua possibilidade de captação e conversão serão muito maiores.

“Mas vamos lá: como definir público-alvo?”

A persona nasce do seu público-alvo, isso porque a construção de um perfil mais detalhado só é possível depois de conhecer as características mais amplas dos clientes.

Pois, dessa maneira, você vai afunilando e incrementando os dados até chegar em um perfil ideal.

Ou seja, é simples aprender como definir público-alvo, não é? Então agora mãos à obra!

Já sabe o que é público-alvo e qual a diferença para persona? Gere mais resultados com uma boa segmentação!

Aproveite que agora já sabe a diferença entre público-alvo e persona e deixe suas estratégias mais assertivas

E então, agora você já sabe o conceito de público-alvo e qual a diferença entre persona, certo? Sabe inclusive como definir público-alvo?

Com certeza sim. Isso porque você viu aqui tudo sobre como definir público-alvo marketing e as características pelas quais ele se difere do conceito sobre o que é persona.

Com isso, você aprendeu o seguinte: público-alvo é focado em uma compreensão mais ampla sobre o grupo de pessoas as quais tem afinidade com o seu negócio.

Já quando se sabe o que é persona, ou seja, o cliente alvo, você possui uma descrição mais pontual e detalhada sobre o perfil do seu consumidor ideal.

Tudo isso com o fim de criar as ações de marketing mais assertivas possíveis.

Por isso, agora que você já sabe o que é público-alvo e cliente alvo, não perca tempo!

Crie e divulgue as campanhas mais estratégicas e veja seus resultados voarem!

Aliás, se quiser outros detalhes sobre o que é público-alvo não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing. Lá você encontrá também 3 exemplos de persona para você conseguir criar a sua e o que é persona com o diferencial de entender como e o por quê é tão importante criar a sua!

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