Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
Publicado: 8 de março de 2018 | Atualizado: 27 de abril de 2023.
Conhece o Instagram Ads? Essa ferramenta pode mudar a relação da sua empresa com o público! Aprenda como tornar seus anúncios mais eficientes na rede social com maior a taxa de engajamento da internet.
Investir em publicidade nas redes sociais é uma prática moderna e eficiente de aumentar as vendas de qualquer tipo de empresa.
O Instagram Ads tem se destacado quando falamos nos resultados desses investimentos.
Muitos empresário não sabem como impulsionar publicação no Instagram ou, ainda pior, fazem isso da maneira errada.
Nesse conteúdo, separamos algumas dicas para você que procurava como anunciar no Instagram Ads. Confira o que vai encontrar aqui!
Além de aprender tudo isso, confira nesse e-book gratuito como aumentar as vendas pelas redes sociais:
O que é o Instagram Ads?
O Instagram Ads é uma ferramenta que possibilita criar e veicular anúncios no Instagram.
Esse termo surge da abreviação de Instagram advertising, palavra em inglês para publicidade no Instagram.
Ele é um recurso extremamente parecido com o Facebook Ads, além de ser tão eficiente quanto.
Através dessa ferramenta, você será capaz de aumentar o tráfego do seu site, descobrir como ganhar seguidores no Instagram, tornar a visibilidade da sua empresas maior, construir a identidade da sua marca e aumentar suas vendas.
Falando em Facebook, aprenda como fazer marketing pela rede social mais popular do Brasil:
Ficou curioso? Descubra um pouco mais sobre as vantagens do Instagram Ads.
Conheça os benefícios de anunciar no Instagram
O Instagram é atualmente a rede social que mais cresce em número de usuários.
Em um cenário no qual até o Facebook enfrentou a saída de mais de um milhão de americanos, essa rede social continuou a crescer em ritmo acelerado.
Só no Brasil, são cerca de 57 milhões de perfis ativos.
Esse é o verdadeiro ambiente ideal para estratégias de marketing. Afinal, novos públicos surgem e se tornam mais abertos às empresas.
Isso porque não só mais pessoas têm acessado o Instagram como elas também vêm se engajando no conteúdo de forma jamais vista.
Segundo a pesquisa realizada pela própria plataforma, 60% dos usuários afirmam ter descoberto novos produtos através do Instagram.
Além disso, oito em cada dez usuários seguem pelo menos uma conta de empresa.
São números como esses que tornam o Instagram a rede social com maior taxa de engajamento entre todas.
Então, fica fácil de concluir: o Instagram Ads é uma das formas mais eficientes de divulgar sua empresa.
Quer descobrir como anunciar no Instagram? Olha só essas dicas que separamos para você.
Como anunciar no Instagram Ads?
Pode parecer estranho, mas os anúncios para Instagram são criados no Facebook.
Isso ocorre pois em 2012 o Facebook realizou a compra dessa rede social que na época era apena uma promessa. Então, as duas plataformas pertencem à mesma empresa.
Por isso, fique atento nessas dicas de como usar o gerenciador de anúncios.
Gerenciador de anúncios
O gerenciador de anúncios do Instagram Ads é a mesma ferramenta usada para criação de anúncios no Facebook o Facebook Ads.
Na verdade, ao criar uma campanha nessa outra rede social, tudo que você precisa fazer é selecionar a opção Instagram na seção “prévia do anúncio”.
Mas se você não sabe como criar essa campanha, fique tranquilo. Nós vamos te ajudar com esse passo a passo.
1. Acesse a criação de anúncios no Facebook
Essa primeira etapa é simples, tudo que você precisa fazer é acessar essa seção de criação de anúncios através da página da sua empresa no Facebook.
E é claro, também é preciso ter conta no Instagram vinculada a essas páginas.
2. Defina o objetivo da sua campanha
Aqui você precisa decidir qual o resultado a ser obtido por aquele anúncio. Existem 7 possibilidades:
- Reconhecimento da marca;
- Alcance;
- Tráfego (para aumentar as visitas ao site);
- Instalação de aplicativos;
- Envolvimento (likes, comentários etc.);
- Visualizações do vídeo;
- Conversões (para conversões no site ou no aplicativo).
3. Escolha o nome da campanha
O nome de sua campanha não altera em nada a forma como ela será exibida ao público.
O ideal é criar nomes a fim de contribuir na organização dos seus anúncios. Você pode nomear pela data ou objetivo, enfim, da maneira que parecer mais fácil para gerenciar.
4. Crie seu público
Você deve definir as características do seu público-alvo (idade, gênero, localização, interesses, comportamento de compra etc.)
Lembre-se, quanto mais detalhes você inserir, mais assertiva será sua campanha.
5. Planeje seu orçamento
Agora é a hora de definir o quanto você está disposto a gastar com sua campanha.
Ao estipular o seu teto de gastos, o algoritmo dessas redes sociais definirá a melhor forma de distribuir seus anúncios dentro daquele limite.
6. Otimize a veiculação do anúncio
É possível definir manualmente os valores investidos para cada resultado do anúncio.
No entanto, essa opção não é recomendada nem por nós nem por nenhum outro especialistas na área. O algoritmo do Facebook e do Instagram é bem eficiente nesse sentido.
7. Construa seu grupo de anúncios
Assim como na definição do nome, o ideal é que seu grupo de anúncio facilite para o gerenciamento de suas campanhas.
8. Selecione o formato do seu anúncio
Existem quatro formatos de anúncios do Facebook:
- Anúncios em foto;
- Anúncios em vídeo;
- Anúncios em slideshow;
- Anúncios em carrossel.
Escolha aquele que melhor se adequa a sua campanha.
9. Ative sua conta do Instagram
Após concluir as etapas anteriores, selecione a conta de Instagram na qual a campanha será vinculada.
10. Escreva seu texto
É preciso definir o texto do seu anúncio: o título, a mensagem de copywriting e a sua Call-To-Action.
A plataforma do Facebook oferece sugestões criativas em “mostrar opções avançadas”.
11. Veja a prévia do seu anúncio
Agora, já é possível visualizar uma prévia de como seu anúncio aparecerá para o público.
Se você deseja veicular sua campanha apenas no Instagram, basta clicar em “remover” nas demais prévias.
Depois é só ir direto ao botão “criar anúncio”.
Analise seus resultados
O desempenho de seus anúncios no Instagram Ads é chamado de métricas.
É através deles que você poderá perceber o resultado de suas campanhas, se elas têm sido efetivas ou não.
A ferramenta de gerenciador de anúncios do Facebook que você usará para descobrir como anunciar no Instagram é a mesma para receber seu relatório de métricas de desempenho.
Para isso basta procurar dentro do gerenciador o anúncio que deseja analisar.
Depois, você deve procurar pelo botão “visualizar gráficos” disponível no painel localizado na lateral da página.
Estar atento aos gráficos do desempenho do seu Instagram Ads é extremamente importante para definir as publicações de sucesso e os pontos de fracasso de suas campanhas.
Deixar de analisar esse tipo de resultado pode causar desperdício de investimento, tanto de dinheiro quanto de energia.
Quer aprender como extrair todo o potencial do Instagram e explorá-lo de maneira gratuita? Faça o download gratuito desse e-book e comece agora mesmo a fazer marketing pelo Instagram:
É hora de criar sua campanha!
Agora, você já aprendeu como criar anúncio no Instagram Ads e descobriu que essa rede social compartilha do mesmo mecanismo com o Facebook.
É possível produzir campanhas para circular nas duas plataformas ou em cada uma delas separadamente, é só escolher qual a melhor opção para a sua empresa.
A única coisa que não é possível é você ficar de fora dessa! Investir em redes sociais como o Instagram Ads pode ser o primeiro passo para o sucesso de suas vendas.
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