De olho nos ponteiros: descubra o melhor horário para postar no Instagram e não perca seguidores para o relógio

//De olho nos ponteiros: descubra o melhor horário para postar no Instagram e não perca seguidores para o relógio

Por: | Publicado: 6 de setembro de 2018 | Atualizado: 28 de novembro de 2018.

Qual o melhor horário para postar no Instagram? A resposta para essa pergunta pode te ajudar a atingir mais pessoas na rede social e elevar o nível da sua empresa. Por isso, pare de brigar com o relógio e publique na hora certa! Saiba como fazer isso.

Usar o Instagram a fim de atrair mais clientes para a sua empresa é uma estratégia com boas chances de retorno.

Isso porque a rede social possui mais de 800 milhões de usuários ativos por mês, se destacando mais ainda pelo engajamento gerado, considerado quatro vezes maior quando comparado ao Facebook, por exemplo.

Porém, se você quer atingir o sucesso nessa plataforma, existem diversos fatores a serem analisados, como o melhor horário para postar no Instagram.

Na hora de fazer essa escolha, você deve levar em conta os momentos em que seus potenciais clientes acessam a rede, fazendo estudos e pesquisas efetivos sobre isso.

Quer saber como?

Então leia nosso conteúdo e conheça o melhor horário para postar no Instagram!

Mas antes, confira os tópicos que abordaremos:

Importância do horário nas redes sociais

Saiba por que é importante conhecer o melhor horário para postar no Instagram

Todo mundo, quando criança, já disse alguma besteira que fez sua mãe responder com uma frase do tipo: “mas que comentário fora de hora, menino!”.

Pois é, seus seguidores do Instagram também podem pensar isso, mas não pelo assunto abordado ou por alguma frase inconveniente, e sim caso você publique seus conteúdos em horários inadequados.

Para evitar isso, você deve saber o melhor horário para postar no Instagram e em outras redes sociais.

Aliás, esse é um dos principais fatores responsáveis por analisar seu público nessas plataformas.

Isso acontece, basicamente, por dois motivos: a diferença existente entre cada tipo de público e as especificidades de cada uma das principais redes sociais. Entenda abaixo:

Diferença entre cada tipo de público

Para explicar o primeiro motivo, vamos usar como exemplo as redes sociais da emissora de TV por assinatura Cartoon Network.

Como se trata de um canal focado no público infantil, os responsáveis por definir o melhor horário para postar no Instagram ou em outras redes podem apostar em períodos comerciais, por exemplo.

Isso porque as pessoas interessadas nesse conteúdo certamente não trabalham e, portanto, podem visualizar suas redes sociais entre às 8 e 18 horas.

No entanto, essa faixa de horário já não seria a mais indicada, por exemplo, a uma página de cosméticos masculinos, que deve apostar em postagens depois do período de trabalho dos seus seguidores.

Especificidades das principais redes sociais

Para explicar a importância do horário em cada uma das redes sociais, vamos usar duas das principais como exemplo: Instagram e Facebook.

Por conta das configurações, das ferramentas e do público, o horário da postagem tem um peso diferente em cada uma.

Por isso, nem sempre o melhor horário para postar no Instagram é o mesmo do Facebook.

Isso porque no caso do Instagram o feed de notícias dos usuários é visualizado de acordo com o horário da postagem.

Vale lembrar que isso mudou em uma das últimas atualizações do Instagram, pois antes as publicações eram mostradas de acordo com a relevância do post.

Já no Facebook, as publicações são exibidas levando em conta os dois fatores – relevância e horário de postagem, além das preferências do usuário, que são definidas de acordo com suas ações na rede social, como curtidas, comentários e compartilhamentos.

Por isso, estude bem as plataformas utilizadas antes de escolher os melhores horários para postar nas redes sociais.

Bem, agora que você já entendeu a importância de definir o melhor horário para postar no Instagram e em outras plataformas, vamos te mostrar como você pode fazer isso.

Descubra o melhor horário para postar no Instagram

Conheça o melhor horário para postar no Instagram

Mesmo que existam alguns conteúdos dizendo os dias e horários específicos de postagens no Instagram, não existe nenhum estudo capaz de comprovar quais realmente são os melhores períodos.

Isso porque tudo vai depender do seu público e do seu objetivo dentro do mercado.

Ou seja, é como no exemplo que citamos da Cartoon Network, pois na escolha do melhor horário para postar no Instagram, você deve pensar em quais momentos seus seguidores podem visualizar e acompanhar as redes sociais.

Porém, existem sim algumas maneiras de descobrir quais horários podem colaborar com as suas estratégias de marketing digital nas redes.

Quer saber quais são?

Então confira agora algumas delas:

Conheça sua persona

Antes de explicar esse tópico, vamos te explicar o que é persona.

Persona é o termo utilizado para definir o seu cliente em potencial, ou seja, é uma espécie de indivíduo semi-fictício utilizado a fim de saber quem é o seu consumidor ideal.

Para saber qual é a sua, você pode analisar perfis de pessoas existentes, usando suas características pessoais como base na hora de realizar suas ações de marketing.

Aliás, entre esses dados podem estar idade, profissão e renda média.

Com essas informações em mãos, você pode conseguir mensurar o melhor horário para postar no Instagram, pois conhecerá com mais profundidade o seu público-alvo.

Para deixar mais claro, digamos que você trabalhe em uma empresa que oferece apostilas a estudantes que querem passar no Enem.

Grande parte desse público está no último ano do ensino médio e vai a escola de manhã ou à noite.

Diante dessa realidade, o melhor horário para postar no Instagram provavelmente seria entre 13 e 18 horas, pois é o período em que eles terão tempo de acessar as redes sociais.

Ou seja, se você fizer um estudo aprofundado de persona, já consegue ter uma boa noção de qual o melhor horário para postar no Instagram.

Saiba onde está seu público

Outra informação importante diz respeito a localização de seus seguidores, fator importante na hora de determinar o melhor horário para postar no Instagram.

Isso porque a região, cidade, estado ou país da maior parte do seu público pode fazer com que você mude seus horários de postagem.

Imagine, por exemplo, que você possui uma página no Instagram que dá dicas de sobrevivência a brasileiros que estudam em outros países.

Nesse caso, você deverá verificar em quais locais está a maior parte do seu público e determinar um horário de postagem capaz de alcançar todos os seus seguidores.

Em outros locais, como em alguns estados do Brasil, você deverá levar em conta o fuso horário e até o horário de verão.

Evite o horário comercial

Caso você precise descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram, a fim de atrair mais seguidores ao perfil da sua empresa, evite o horário comercial.

Isso porque esse período vai das 8 às 18h e, muito provavelmente, corresponde a jornada de trabalho de grande parte do seu público.

Por isso, o mais indicado é evitar esse horário, a não ser em postagens específicas, como no caso de restaurantes que pretendem atrair seu público na hora do almoço, por exemplo. E investir em ações de marketing para restaurante nas redes sociais é uma das formas mais eficazes de conquistar novos clientes.

Mas, conforme falamos, em situações mais gerais, nas quais seus seguidores trabalham a maior parte do dia, o melhor horário para postar no Instagram é após às 18h.

Explore também os fins de semana

Além do horário, você também deve estar atento aos melhores dias para postar no Instagram.

E não vá achando que o final de semana deve estar fora de cogitação!

Aliás, em muitos casos, esses dias são essenciais, como para as empresas B2C, ou seja, que vendem produtos ao consumidor final.

Isso porque esse tipo de cliente, geralmente, utiliza esse tempo para usar as redes sociais e conferir as novidades das suas marcas preferidas.

Em outras situações, como no mercado B2B, em que empresas vendem para outras empresas, é essencial focar nos dias da semana.

Isso porque, nesse caso, você vai estar lidando com um profissional, que acessa seu perfil de segunda a sexta e, provavelmente, em horário comercial.

Viu como é possível descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram?

Então conheça agora algumas técnicas para definir seu período de postagem.

Dicas para escolher o melhor horário para postar no Instagram

Confira dicas para escolher o melhor horário para postar no Instagram

Até aqui você entendeu a importância de explorar os melhores horários nas redes sociais e viu como esse fator pode influenciar em suas postagens no Instagram.

Agora, chegou o momento de conhecer algumas técnicas para saber, na prática, como escolher o melhor horário para postar no Instagram. Confira:

Utilize ferramentas

Uma boa forma de descobrir o melhor horário para postar no Instagram é usando ferramentas, como sites ou aplicativos.

Isso porque, essas plataformas oferecem recursos que te possibilitam fazer uma análise precisa sobre a performance do seu perfil.

Entre os dados analisados, estão os horários em que suas publicações recebem mais atenção, permitindo a você perceber em quais momentos o seu público acessa o Instagram.

Entre as plataformas que realizam esse tipo de tarefa, se destacam:

Além de usar ferramentas a fim de determinar o melhor horário para postar no Instagram, também é possível usar um recurso da própria rede social para isso, assim como veremos na próxima dica.

Instagram for Business

Uma das principais vantagens do Instagram é que a ferramenta de Analytics da rede social é totalmente gratuita.

Porém, para usá-la, é necessário mudar sua conta para um perfil comercial, ou seja, utilizar o Instagram for Business.

Com esse tipo de perfil, você pode ver os dias e horários em que seus seguidores mais acessam o Instagram.

Aliás, esses dados são obtidos por meio da junção das informações sobre as postagens desses usuários.

Bônus: melhor horário para postar no Facebook

Conheça o melhor horário para postar no Instagram e no Facebook

Bom, já falamos bastante sobre o Instagram, por isso agora vamos entender também sobre o melhor horário para postar no Facebook.

Isso porque se trata da rede social mais utilizada no mundo, com mais de 2 bilhões de usuários.

Para esclarecer esse assunto, vamos usar algumas pesquisas feitas sobre os principais horários de acesso da plataforma criada por Mark Zuckerberg.

Uma delas foi feita no Brasil pelo Sprinkl e diz que o melhor horário para postar no Facebook é entre 11h e 17h, período de maior audiência da rede social.

Além disso, segundo a mesma pesquisa, os melhores dias para postar no Facebook são de segunda a quinta.

Já no estudo realizado pelo QuickSprout, os melhores dias são quinta e sexta, enquanto a melhor faixa de horário é das 9h às 19h.

Outra pesquisa, essa realizada pela Optimizely, se assemelha a que foi feita pela Sprinkl, pois diz que os melhores dias para postar no Facebook são segunda e quinta.

Já em relação aos períodos, esse estudo é mais preciso, pois aponta o horário das 17h como o de maior movimento no Facebook.

Esses três dados mostram que, assim como no Instagram, o melhor horário para postar no Facebook não é algo definitivo, pois pode variar de acordo com o público, com o local e muitos outros fatores.

Porém, é possível traçar um padrão entre todas essas pesquisas, como a ausência de horários noturnos.

Isso indica que você deve evitar postar no Facebook à noite, pois provavelmente terá pouca visibilidade.

Além disso, também é recomendável focar suas publicações nos dias da semana, pois muitos dos usuários da rede social não estão ativos aos sábados e domingo.

Viu como é possível escolher os horários certos para postar nas redes sociais mais usadas no Brasil?

Então agora utilize o que aprendeu e alcance cada vez mais seguidores!

Publique no horário certo e alcance seu público no Instagram e em todas as redes!

Hoje te mostramos a importância de escolher os melhores horários para postar nas redes sociais, um fator determinante para que você consiga atrair mais seguidores.

Além disso, focamos no Instagram e falamos sobre alguns métodos para descobrir os momentos certos de usar a plataforma.

Para isso, também te demos algumas dicas de ferramentas as quais você pode usar e escolher, além dos horários, os melhores dias de postagem no Instagram.

E como bônus, te ajudamos também a escolher o melhor horário de postagem no Facebook!

Agora, com todas essas informações, você já está pronto para fazer publicações no horário certo e bombar nos principais canais de divulgação online.

Gostou do assunto e quer aprender ainda mais? Então aproveite e leia nosso texto sobre gestão de redes sociais.

2018-11-28T10:36:06+00:00

Deixar Um Comentário