Aprenda a fazer a gestão de redes sociais da sua empresa de forma eficiente

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 9 de abril de 2018 | Atualizado: 16 de agosto de 2019.

A gestão de redes sociais é uma etapa importante para quem procura manter um relacionamento próximo com os clientes e demais seguidores. Por isso, ela precisa ser feita com cuidado e criatividade para melhorar sua divulgação on-line. Quer saber como?

Pesquisas apontam que 92,1% das empresas brasileiras utilizam pelo menos uma rede social para divulgação de produtos, novidades e nutrição de leads.

Afinal, o Brasil está em segundo lugar no ranking de países os quais usam com maior frequência as mídias sociais, atrás apenas das Filipinas.

Apesar de ser um número tão alto, só alguns negócios são bem preparados quando assunto é gestão de redes sociais.

Isso porque apenas as empresas de visão se mostraram capazes de entender o valor dessa ferramenta na hora de construir relação com seus consumidores. Afinal, é preciso fazer muito mais que simplesmente marcar presença por lá.

Sendo assim, investir em mídias sociais como estratégia de Marketing Digital é uma excelente forma de garantir maior visibilidade da sua empresa no mercado.

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

Para entender melhor o que é uma gestão de redes sociais dentro de uma empresa e como isso pode facilitar sua comunicação com os clientes e melhorar os números de conversões, dê uma olhada nos tópicos deste artigo:

O que é gerenciamento de redes sociais?

Gerenciamento de redes sociais

Gerenciar as redes sociais de um negócio é muito mais que postar textos e fotos sobre produtos ou serviços da empresa.

Uma boa gestão de mídias sociais depende exclusivamente de etapas como a definição de estratégias, planejamento de publicações e monitoramento dos dados relacionados a cada rede social.

Para fazer tudo isso de forma correta é preciso ter um profissional especializado especificamente no gerenciamento de redes sociais, o social media.

Ele será o responsável por cuidar de todas as mídias sociais da sua empresa, além de analisar os dados de cada estratégia de marketing e dos anúncios publicados.

Por que é importante utilizar a gestão de mídias sociais?

Trabalhar com redes sociais para uma empresa requer que você entenda cada recurso oferecido pela plataforma para atuar de forma eficiente na geração de conteúdo.

Para isso é necessário utilizar alguns recursos que a própria internet oferece para gerenciar cada um dos perfis da empresa em diferentes mídias sociais.

Isso porque, nós sabemos que nem sempre a empresa vai ter perfil em uma única mídia social e o uso de ferramentas para gestão é uma excelente forma de facilitar o trabalho de todos os envolvidos com social media.

Ou seja, a gestão de redes sociais é uma das estratégias de marketing mais eficientes do mercado focada exclusivamente na divulgação de uma empresa dentro da internet e para isso o uso de ferramentas específicas é muito importante.

Desse modo, a necessidade de conhecer a finalidade de um monitoramento de redes sociais está diretamente relacionada com o sucesso da divulgação de uma empresa e de um determinado produto ou serviço.

Por isso, o uso da gestão de mídias sociais permite a sua empresa uma maior presença nos meios de comunicação social na internet.

Mas quais são as mídias sociais que funcionam melhor para divulgação de negócios na internet?

Principais mídias sociais para divulgação on-line

É óbvio que você já deve ter em mente algumas redes sociais chave para facilitar a divulgação dos seus produtos.

No entanto, é importante saber quais são as plataformas mais utilizadas pelo público da sua empresa.

Por isso, durante a elaboração de uma estratégia de divulgação dentro das mídias sociais é importante cuidar de algumas delas com um pouco mais de dedicação.

Separamos uma pequena lista com as mídias sociais mais utilizadas.

Facebook

É claro que essa seria a primeira da lista! Afinal, quem hoje em dia não usa o Facebook?

Com certeza os seus clientes estão lá e, de acordo com pesquisas, entram a cada 2 minutos no aplicativo para conferir as novidades.

Por isso os social media se empenham muito no Facebook na hora de fazer a gestão de redes sociais! Com certeza, é ali que o seu cliente vai estar. E sim, seu cliente está no Facebook, acredite!

Instagram

O Instagram é uma rede social de imagens muito eficiente que pode auxiliar a divulgação de produtos da sua empresa com uma coleção de fotos ou com pequenos vídeos.

Ele é uma das plataformas mais utilizadas no mundo, principalmente por empresas. Por isso, a gestão de redes sociais dentro dessa mídia é muito comum nas empresas.

O Instagram também faz parte do Facebook desde que Mark Zuckerberg o comprou em 2012.

YouTube

O Youtube é uma rede social específica para vídeos que facilita a divulgação e interação de uma empresa com seus consumidores.

Ele pertence ao Google Inc e oferece um grande potencial para organizações varejistas.

Por ter uma enorme quantidade de usuários, os social media dedicam ações para a gestão de redes sociais dentro do YouTube.

Twitter

O Twitter é uma excelente rede social para despertar o interesse das pessoas em algo usando apenas 280 caracteres. É uma mídia muito utilizada por empresas para iniciar debates e fomentar possíveis mudanças.

É uma plataforma muito boa para fazer gestão de mídias sociais, afinal, ela é uma das mais populares da web.

Messenger

Esta é outra rede social cujo dono é o Facebook. O Messenger é basicamente um chat que pode ser um grande aliado na comunicação entre usuários, consumidores e a empresa.

A grande maioria das empresas que mantém a gestão de redes sociais costumam conversar com seus clientes por meio desse aplicativo.

LinkedIn

É uma mídia focada em profissionais. Muito boa para empresas que buscam por novos colaboradores no mercado e excelente para estratégias de gestão de redes sociais voltadas para o meio profissional.

Por meio do LinkedIn, as empresas compartilham experiências corporativas e demais atividades do mercado de trabalho.

Como dissemos, essas só só algumas das mídias utilizadas por empresas para divulgação e interação com seus clientes.

Se você quiser conhecer mais sobre outras plataformas utilizadas por empresas, dê uma olhada em nosso artigo sobre as redes sociais mais usadas no Brasil e aproveite.

Depois de conhecer quais são as principais redes sociais para divulgação on-line de uma empresa é importante saber em quais o seu negócio se encaixa mais.

Em quais redes sociais sua empresa deve estar?

Vamos esclarecer uma coisa: você deve estar onde o seu cliente está!

Não importa o que você faz, qual serviço oferece, como distribui seus produtos ou qualquer outra característica. Você deve ser presente nas mídias sociais que seus clientes mais costumam acessar, isso não é discutível.

No entanto é importante conhecer o seu cliente muito bem para saber onde e por que criar um perfil em determinada rede social.

Não adianta criar um perfil no LinkedIn, por exemplo, se a grande maioria dos seus clientes está no Instagram!

É por isso que a maioria das empresas realiza um estudo para conhecer quais mídias sociais a maioria dos seus consumidores costuma usar.

Uma boa dica de como saber isso é fazer uma pesquisa simples com os clientes. Peça para que eles indiquem as mídias sociais que mais utilizam.

Isso pode ser feito no site da empresa e até mesmo pessoalmente na loja com cada um dos clientes.

Direcione suas energias e as da sua equipe de social media para entender quais são as mídias sociais mais utilizadas por cada um dos seus consumidores.

Com isso, as chances de você conseguir obter mais presença nessas mídias é muito grande. Mas você sabe o que publicar em cada rede social?

Banner para baixar ebook de Inbound Marketing

Saiba o que você deve publicar em cada rede

Vamos concordar que em uma rede social é preciso ter uma linguagem compatível com as pessoas que as utilizam. Não é só uma questão de escrever da forma correta, é se adaptar aos perfis consumidores das empresas.

Saber o que publicar na gestão de mídias sociais de uma empresa é importante para garantir um desempenho de alcance e engajamento muito maior.

É nesse cenário que entra o conceito de o que é Marketing de Conteúdo, cuja metodologia consiste na produção de um conteúdo personalizado e relevante para quem tiver acesso a ele.

Desse modo, conhecer o perfil do seu cliente é essencial para fazer um excelente gerenciamento de redes sociais.

Por isso, observar o que os seus concorrentes postam é uma forma de saber o que fazer (e o que não fazer de jeito nenhum). Outro modo de aprender o que publicar nas suas mídias sociais é observar as grandes empresas.

Faça uma lista de organizações que costumam interagir bastante com o público e veja a forma que elas abordam cada assunto.

Exemplo de redes sociais Netflix

Observar como as grandes empresas interagem com os usuários é uma excelente chance de aprender vendo na prática como essa aproximação e presença de determinada marca acontece de fato.

Bancos on-line, startups ou aplicativos de filmes são excelentes fontes para quem procura manter um relacionamento próximo com os usuários e clientes nas mídias sociais.

Exemplo de redes sociais NuBank

Com isso, as chances de você conquistar mais aproximação com os seus clientes estão diretamente ligadas às estratégias definidas na gestão de redes sociais.

Quanto maior a presença nessas mídias fica mais fácil investir em um monitoramento de redes sociais para começar a pensar em tipos de estratégias de marketing com o objetivo de gerar potenciais clientes e conversões na sua página da web.

Esse monitoramento pode ser acompanhado por ferramentas como Google Analytics e o Pixel Facebook os quais oferecem dados relacionados às suas ações de marketing dentro das redes sociais.

E se você quiser mais dicas sobre marketing de conteúdo para as redes sociais e assim melhorar os seus resultados, confira o conteúdo sobre o tema.

Aprenda a analisar os resultados da gestão mídias sociais

Análise de resultados em redes sociais

Conhecer a ferramenta Analytics é necessário para entender os dados oferecidos pelo site.

Para entender a usar essa ferramenta de análise, de uma olhada em nosso artigo sobre o que é Google Analytics e veja onde e como mensurar os dados apontados por essa ferram

No entanto, existem mídias sociais que oferecem suas próprias ferramentas de análise, o Facebook Ads e o Instagram Ads são exemplos disso. Eles oferecem dados e relatórios sobre a quantidade de seguidores, likes e, o mais importante, número de conversões em anúncios.

É por isso que os analytics não são apenas um conjunto de gráficos e números apresentados aleatoriamente, pois, todo e qualquer dado que possa ilustrar a realidade de uma ação de rede social é de extrema importância para o social media.

Mas fique atento para não cair nas chamadas métricas de vaidade, as quais mensuram número de likes em publicações normais, quantidade de seguidores, compartilhamentos e coisas desse tipo.

Esses dados não servem para ilustrar a eficiência da gestão de redes sociais feita por uma equipe de social media. O cuidado com esses dados deve ser redobrado e por isso é preciso se atentar quando for analisar um anúncio no instagram, por exemplo.

É necessário levar em consideração quantas pessoas efetivamente clicaram no seu anúncio e não quantos “coraçõezinhos” o post teve.

Por meio dos dados oferecidos com a análise correta das mídias sociais, você conseguirá desenvolver estratégias de gestão de redes sociais voltadas para um determinado tipo de público-alvo.

Fácil, não acha?

Bem, agora que você entendeu como analisar os resultados de uma gestão de redes sociais, é importante prestar atenção nas ações tomadas a partir desses dados e focar seus vendedores para a etapa de conversão!

#PartiuVendas!

Pensando de forma mais direta, a gestão de redes sociais acontece quando uma empresa procura manter um relacionamento mais próximo com cada cliente.

Ou seja, se você está presente e ativo nas mídias sociais, é muito possível que diferentes pessoas conheçam o seu trabalho.

Com isso, as chances de conversão desses usuários em leads (potenciais clientes) e desses leads em clientes efetivos são muito grandes.

É por isso que a gestão de redes sociais é voltada para a nutrição e fidelização de clientes dá negócio!

Essa participação da empresa nas mídias sociais mais acessadas pelos clientes é uma forma bastante prática de garantir aproximação e interação com cada um dos seus seguidores.

Por isso, cuidar da gestão de redes sociais pode ser a cereja no topo do bolo para quem precisa vender mais.

Aproveite essas dicas e estude em quais mídias sociais seus clientes estão para fincar raízes lá também!

#Atéaproxima

Compartilhe nas Redes Sociais!