Como agendar post no Instagram? Veja o passo a passo e saiba como fazer

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 15 de agosto de 2023 | Atualizado: 29 de agosto de 2023.

Seja para criadores de conteúdo ou empresas, o Instagram não pode ficar de fora das estratégias de redes sociais e otimizar essa produção é o segredo para o sucesso. Acompanhe o artigo e aprenda como agendar post no Instagram.

O Instagram está no pódio das redes sociais mais utilizadas no Brasil. A plataforma, que agora faz parte da Meta, possui mais de 113 milhões de usuários, ficando atrás apenas do Whatsapp e Youtube, de acordo com dados da We Are Social e Meltwater.

Desde seu surgimento, em 2010, a rede caiu nas graças das pessoas e se tornou a plataforma de fotos favorita dos usuários. Com o tempo, e com Mark Zuckerberg a partir de 2012, a rede passou por inúmeras atualizações e ganhou novos recursos. 

Além disso, a transformação da plataforma chegou até as empresas e fez dos simples usuários grandes criadores de conteúdo. Isso mudou a forma de produzir para a rede e hoje ela é figurinha carimbada nas principais estratégias de Marketing Digital.

Com isso, surgiram diversos recursos que otimizam a produção de conteúdo para a rede e facilitam a vida de quem cria para ela. 

Quer saber mais? Acompanhe o artigo e confira o passo a passo de como agendar post para Instagram e aprenda a publicar com praticidade.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing de Conteúdo para as redes sociais

Por que agendar postagens no Instagram?

Com uma lista extensa de redes sociais que fazem parte de estratégias de Marketing de Conteúdo, é preciso organizar o calendário editorial para não se perder entre as plataformas e deixar de interagir com os seguidores.

Confira a seguir os principais benefícios de agendar posts no Instagram:

Melhor organização

Criar um calendário de publicação é importante para visualizar de forma macro todas as peças que são publicadas em uma rede social.

Com isso, a marca consegue alinhar o tom de voz de cada post e criar um feed coeso e sem ruídos que possam dispersar ou confundir os seguidores.

Maior praticidade na hora de postar

Para uma empresa ou criador que precisa publicar todos os dias, a praticidade vira aliada e principal meio para seguir com uma boa cadência de publicações. 

Com esse recurso, é possível agendar diferentes posts de uma só vez e assim economizar tempo para investir em outras pontas como desenvolvimento de pautas, criação das artes e produção da copy.

Estratégia alinhada com outras redes

Como citamos no primeiro tópico, a organização do feed ajuda a marca a ter uma visão macro de seus posts e facilita o alinhamento com estratégias de outras plataformas. 

Por exemplo, uma empresa que deseja fazer uma campanha especial para celebrar uma data sazonal, como Dia das Mães, pode visualizar o feed inteiro do Instagram pronto e com todas as publicações agendadas. 

Com isso, pode desenvolver peças semelhantes, com o mesmo tom de voz e elementos visuais, para as demais plataformas. 

Passo a passo de como agendar post no Instagram

O Instagram possui uma ferramenta chamada Meta Business Suite que permite o agendamento de publicações, visualização do calendário editorial, vinculação de anúncios e muito mais. 

Confira o passo a passo de como agendar post no Instagram utilizando esse recurso:

1) Acesse o Meta Business Suite

O primeiro passo para agendar um post no Instagram é acessar a ferramenta Meta Business Suite. Por ser um recurso criado pela própria Meta, também é possível realizar publicações no Facebook.

Print da homepage da plataforma Meta Business Suite.

2) Conecte a conta

Conectar a conta do Instagram ao Meta Business Suite é muito simples. Basta colocar o e-mail, nome de usuário ou telefone vinculado à conta e adicionar a senha. 

Não é preciso ter uma conta no Facebook, mas caso a empresa tenha, basta adicioná-la depois.

3) Crie a publicação

Para agendar o post, basta clicar na opção “Criar publicação” logo abaixo do username da conta. A tela será redirecionada para a interface de criação onde é possível adicionar a mídia, legenda e ter uma visão de como o post ficará.

Print da etapa de criação de um post para Instagram no Meta Business Suite.

4) Defina data e hora

Depois de criar a copy e subir as mídias, defina a data e hora da postagem e clique em “Programar”. Prontinho! Seu novo post está pronto. 

Print do agendamento de um post para instagram no Meta Business Suite.

5) Bônus: Planner

O recurso de Planner é a tela que aparece após o agendamento do post pelo Meta Business Suite. Com ele podemos visualizar as próximas publicações agendadas e organizar com maior eficiência o calendário editorial.

Outras ferramentas para agendar conteúdo

O Meta Business Suite é uma ferramenta criada pela Meta para otimizar as publicações no Instagram e Facebook, mas existem outros recursos que podem ser grandes aliados na hora de agendar posts.

  • Planoly: o Planoly possui uma interface simples que une as principais funções do Instagram como: linkagem, hashtags, localização e mais;
  • PostGrain: além da opção de agendamento, o PostGrain também oferece opções de interação com os seguidores e todo o gerenciamento de conteúdo do perfil;
  • MLabs: o MLabs é uma opção acessível para quem deseja otimizar as publicações na rede. Ele reúne os principais recursos do Instagram e ainda gera insights e relatórios;
  • Estúdio de criação: o Estúdio de Criação é uma ferramenta da Meta que permite publicações no Instagram e Facebook, mas apenas perfis comerciais podem utilizá-la;
  • Buffer: além do agendamento de posts, o Buffer oferece uma análise de dados de engajamento e outras métricas fundamentais para campanhas no Instagram;
  • Hootsuite: o Hootsuite é uma ferramenta que permite agendamento, revisão de posts, monitoramento de menções e muito mais;
  • Latergram: para quem deseja ter uma visão completa do feed, o Latergram permite a visualização de todos os posts agendados e acompanhamento de métricas importantes do Instagram.

Agende as publicações e economize tempo

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, além de ser uma plataforma que, atualmente, conta com diversos recursos para criadores de conteúdo e empresas que querem divulgar seus produtos e aumentar suas vendas.

Com o Meta Business Suite é possível criar uma nova publicação com opções de agendamento, responder mensagens de forma mais rápida, conferir o calendário completo de publicações e muito mais.

Ao usá-lo, o criador de conteúdo ou empresa é capaz de organizar suas publicações e otimizar sua estratégia de marketing na rede social. Com isso, economiza tempo e pode direcionar seus esforços para áreas que precisam de mais atenção.

Gostou do conteúdo? Então baixe o nosso ebook gratuito com dicas de Marketing no Instagram para iniciantes:

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de marketing no Instagram para iniciantes

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!