Aprenda o que é brand voice e qual a importância desse recurso para o seu marketing

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Publicado: 23 de junho de 2022 | Atualizado: 18 de maio de 2023.

Brand voice é o que te aproxima do seu consumidor e te permite conquistar um público fiel ao seu negócio. Quer saber como isso acontece e por quê? Então este conteúdo é para você!

Atualmente, se aproximar e fidelizar clientes é essencial para quem quer tornar sua marca relevante e indispensável.

Para isso é necessário criar uma boa estratégia de comunicação da marca, o que não é possível sem a definição de um tom de voz a ser utilizado na estratégia de branding.

Pois bem, é aí que mora a estratégia de brand voice.

A qual é um grande diferencial para quem quer ter um cenário revolucionário nos resultados do negócio.

Sabendo disso, que tal entender sobre esse conceito, seus benefícios e como criar o tom de voz da sua empresa? Confira os tópicos abaixo!

O que é brand voice?

A imagem mostra uma mesa cheia de papéis com três pessoas envolta.

A Brand Voice é a definição da forma como a sua marca vai se relacionar e se comunicar em todos os seus canais de contato com o público.

Isso inclui também o estilo da escrita do seu blog ou site institucional, por exemplo.

Inclusive, seu tom de voz deixa claro para os consumidores quais os valores da sua empresa. Isso contribui para a fidelização de clientes, pois eles passam a entender o comportamento da sua marca e a se identificar com a sua comunicação.

Essa estratégia se faz essencial, pois hoje os consumidores se importam, e muito, em saber o posicionamento e os valores defendidos pelas empresas.

Quando você adota um tipo de linguagem bem definido e sua marca ganha uma personalidade nos canais de comunicação, o cliente passa a conhecê-la melhor e se relacionar de forma mais confortável e confiável com seu negócio.

Se sua brand voice for devidamente planejada, as chances de fazer o seu cliente confiar no seu negócio são maiores, o que aumenta também suas possibilidades de vendas.

Brand Voice e Brand Persona são a mesma coisa?

De forma direta, não, brand voice e brand persona não são a mesma coisa!

A brand persona se refere à construção de um personagem ou uma personalidade capaz de representar a sua marca, tal como seus valores, missão e essência.

Podemos dizer, então, que um conceito é complementar ao outro.

Ou seja, quando falamos em tom de voz da marca, é importante complementar a estratégia com a criação de um personagem que represente a sua empresa com a brand persona.

Um perfil semi fictício que vai dar um “rosto” ao seu negócio e uma personalidade.

Isso tudo ajuda a garantir que o contato com os usuários aconteça de forma mais natural e humanizada.

E-book da Ideal Marketing sobre como iniciar um projeto de marketing

Os benefícios de criar a voz da sua marca

Ao criar o tom de voz da sua marca você precisa pensar no tipo de comunicação que vai manter com o consumidor e levar em consideração todo o branding da sua marca.

Isso porque essa estratégia de comunicação não é capaz apenas de oferecer novas e boas probabilidades de venda, mas também algumas outras vantagens.

Destaque no mercado

Hoje em dia fica cada vez mais difícil se destacar dentro de um mercado tão exigente, competitivo e concorrido.

Não à toa as empresas buscam cada vez mais ferramentas e estratégias para se destacar.

Uma pesquisa feita pela Content Trends 2019 mostrou que fortalecer o reconhecimento de marca (72,5%) e gerar engajamento (68,6%) são os principais objetivos de quem trabalha com estratégias de Marketing de Conteúdo, as quais são diretamente relacionadas à brand voice.

Com a aplicação correta de uma brand voice exclusiva do seu negócio, você passa a se destacar aos olhos do cliente por ter uma comunicação própria.

Isso faz com que seu estilo de linguagem se encaixe no que o consumidor procura e torne sua marca mais relevante dentro do mercado de atuação.

Assertividade nas estratégias de marketing

Quando você adota um tom de voz da marca, precisa considerar e abranger todas as estratégias de marketing do seu negócio.

Por exemplo, não adianta adotar um tom de voz super descontraído e informal para falar com uma persona representada por um advogado com muitos anos de experiência no mercado.

Esse perfil provavelmente é compatível com uma linguagem mais direta, sóbria e formal.

Ou seja, conseguindo analisar os perfis, ao estabelecer sua brand voice da marca, suas estratégias de comunicação tendem a se tornar mais eficientes.

Pois você começa a ter claro exatamente como falar com o consumidor e como ele se sentirá confortável e seguro para seguir na sua jornada de compra.

Aproximação e fidelização de clientes

Ao colocar sua brand voice em prática, você garante que suas comunicações não sejam apenas despejadas para um público genérico.

E sim que elas sejam feitas sob medida para alcançar sua persona e oferecer a ela uma ótima experiência.

Isso te permite ter prioridade com os consumidores frente à sua concorrência, pois aproxima eles da sua marca e cria uma relação mais próxima.

Isso faz com que o cliente se sinta mais confortável ao investir seus recursos na sua empresa.

Uma vez que a experiência for boa, as chances de fidelização com os clientes são maiores.

Como criar brand voice do seu negócio?

A imagem mostra uma mesa com diversos papéis em cima. Ao lado tem uma mulher usando um tablet e segundando uma lâmpada que também está em cima da mesa.

Se você já entendeu que para ter sucesso, você precisa criar a brand voice da sua empresa, então está na hora de aprender a fazer isso e temos algumas dicas para te ajudar!

Alinhe o tom de voz da sua marca com o seu público-alvo

Sua brand voice deve estar completamente alinhada com a estratégia de comunicação da sua empresa com o seu público-alvo.

Ou seja, adeque sua linguagem ao público de forma inteligente. Converse de igual para igual com o estudante ou como os gerentes de multinacionais, só assim você consegue passar confiança no que está querendo comunicar.

Defina a persona do seu negócio

Quando você sabe exatamente quem é o público que quer atingir, passa a ser capaz de direcionar e personalizar ainda mais a produção de conteúdo e as comunicações da sua empresa.

Escolha os canais certos de comunicação

Não adianta saber com quem falar e se comunicar da forma que aproxima e fideliza seu público, se você não está nos canais ideias de comunicação.

Para isso, é essencial segmentar as campanhas e ações ao definir os canais certos para se comunicar.

Isso porque um público pode se adequar melhor à uma estratégia no Instagram, por exemplo, enquanto outro se faz muito mais eficaz a partir do uso do e-mail marketing.

Crie uma tabela de tom de voz

Quando você cria um guia para o tom de voz das sua marca, consegue orientar o estilo de linguagem necessário em suas comunicações.

Para isso, te sugerimos pensar em três palavras que representem a sua empresa e preencha uma tabela com a descrição de cada uma delas, tal como o que fazer e o que não fazer.

Assim você consegue ter uma referência sempre em mãos.

Humanize a sua marca

Hoje, o consumidor não quer apenas comprar um produto/serviço, ele quer se identificar e reconhecer nas marcas características humanas, valores e um comportamento adequado.

A partir disso é bem mais simples se aproximar do consumidor e fidelizá-lo à sua empresa.

Utilize a Brand Voice na produção de conteúdo

Sua brand voice não pode estar de fora da sua estratégia de conteúdos, seja na hora de produzir conteúdo para seu blog, seja para se comunicar nas redes sociais e assim por diante.

Ou seja, adote e alinhe a sua linguagem para os diferentes tipos de comunicação que você vai ter com o seu consumidor.

Aproxime e conquiste seu público com uma brand voice bem feita!

Se você leu o conteúdo por completo, ficou claro o quanto é necessário se aproximar e fidelizar clientes para quem quer tornar sua marca relevante e indispensável.

Isso ajuda as empresas a conquistar novos clientes e duradouros negócios.

Para isso é necessário contar com estratégia de comunicação qualificada e alinhada com o perfil do seu consumidor.

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