Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 12 de setembro de 2018 | Atualizado: 2 de outubro de 2020.

Saber como aparecer na primeira página do Google pode ser um fator decisivo durante a jornada de compra do cliente. Conheça então 5 dicas essenciais para conseguir uma boa posição no mecanismo de busca.

Seja como usuário ou como empresa, como aparecer na primeira página do Google sempre foi uma incógnita para muitos.

E apesar da empresa não revelar oficialmente como funciona o posicionamento dos sites em sua plataforma, tem algumas dicas gerais que podem te ajudar a ter melhor posicionamento no ranking.

Normalmente a maioria das pessoas não passam da primeira página de resultados do Google, isso porque o Google tende a posicionar os conteúdos mais relevantes para a pesquisa, ali na primeira página.

Então a necessidade de passar dessa página pode ser dispensável. Por isso é importante garantir que seu site tenha a melhor posição possível.

Alguns fatores são essenciais para ajudar quem quer melhorar sua posição em sites de buscas, como aparecer na primeira página do Google, ou só melhorar sua posição nas pesquisas.

A maioria desses fatores, partem de ações de SEO, que é nome dado às técnicas de otimização para mecanismos de buscas.

Essas técnicas vão trabalhar em cima do seu conteúdo, e da maneira como ele é criado, para ajudar a impulsionar sua página dentro do site de buscas.

Se tiver interesse em entender mais sobre o assunto, veja nosso conteúdo sobre técnicas de Seo.

Mas antes de você saber a resposta para a questão:

Como colocar meu site na primeira pagina do Google?

Veja os tópicos que vão te ajudar a entender melhor esse processo para que página alcance a primeira página do Google.

E-book gratuito da Ideal Marketing com 20 dicas de SEO para otimizar o seu site.

Qual a importância de estar na primeira página do Google?

Atualmente o número de páginas da internet é imensurável. Só no Google são feitas em média 3 bilhões de pesquisas por dia.

Só no Brasil, de acordo com pesquisa do IBGE, são mais de 116 milhões de pessoas que acessam a internet. Logo, não é possível negar a atividade desse público.

Além dos números incríveis de pesquisas, a maioria das vivências feitas online, partem de um site de buscas. Isso não só pela facilidade de pesquisa, mas porque essas plataformas se tornam literalmente a base da navegação.

Não à toa o desejo da maioria dos profissionais que trabalham com Marketing Digital é saber como aparecer no Google.

Mas para isso você precisa, primeiro, aplicar algumas práticas de otimização em seu site, para que ele possa se destacar da multidão.

Isso não vai movimentar só o seu tráfego, mas o desenvolvimento da página como um todo, já que quanto melhor o conteúdo, mais acessado, e maior tempo de domínio, mais as chances de você brilhar na escuridão.

A essa altura, você deve estar se perguntando:

Mas afinal, como colocar ficar na primeira pagina do Google com um número tão grande de concorrência e pesquisas diárias?“.

Veja algumas dicas a seguir:

5 Dicas de como aparecer na primeira página do Google

Agora que você já sabe a importância do seu site na primeira página do Google, veja as dicas de COMO fazer isso acontecer.

1 – Palavras Chave

Apareça na primeira página do Google

As palavras-chave são parte fundamental das técnicas de SEO, isso porque elas são a ligação entre o que possível cliente busca, e o que você oferece.

Por isso um estudo delas é importante para você poder definir, como deve ser a aplicação das suas palavras chaves.

Digamos que você tenha um conteúdo sobre lâminas de barbear, mas o usuário sempre busca por gilete. Em algum momento, você pode até estar na busca, mas as chances dele chegar até sua página, vão diminuindo.

Então conhecer os modos de pesquisa do seu público, tem impacto direto na criação das suas palavras chaves.

Além disso, existem palavras curtas, conhecidas como short tail, que significa cauda curta, e palavras long tail, que são as caudas longas. A diferença delas está não só no tamanho, mas na abrangência de cada uma.

Por exemplo, palavras comuns como “Lua” terão um número de resultados muito massivo, já uma pesquisa com “a lua é um planeta?” tem um número menor de resultados.

Talvez você ache que isso te afasta daquelas pessoas que pesquisaram somente por “Lua”, mas por que te posicionar para mais pessoas, só que num local distante, se você pode buscar se aproximar de um número menor, mas específico de pessoas?

Isso não garante só seu tráfego, mas também sua taxa de conversão, já que a pessoa que encontrar seu site, vai de fato estar buscando pela palavra-chave da qual você fala, e seu site vai ser realmente relevante para a pesquisa dela.

Dessa maneira, você pode atrair essa pessoa para seu site todo, a ser fiel a seu conteúdo e não só a um post específico.

2 – Conteúdo Relevante

Como dito, o conteúdo é uma das partes mais importante do SEO, pois essa técnica visa meios orgânicos de posicionar seu site na primeira página do Google.

Orgânicos são todos os meios que não necessitam de investimento financeiro para serem aplicados.

Por isso não tenha medo de abusar do SEO em seu conteúdo, afinal ele só vai te trazer retornos, sem que você precise colocar a mão no bolso.

Para isso, foque em textos de qualidade, que realmente tenham relevância sobre o assunto escolhido, com boas inserções de palavra chave, conteúdo completo, e explicativo.

Mas caso sempre se pergunte, como colocar meu site na primeira página do Google?

Lembre-se de que a frequência de seu conteúdo tem que ser regular, afinal, como aparecer na primeira página do Google sem ter o que mostrar lá?

Então, se por exemplo, viu que seus concorrentes postam 10 textos no mês, poste 12. E assim vá checando sempre o que pode ser feito para agregar em sua página.

Além do texto, imagens e vídeos, enriquecem sua página. Isso ajuda seu site a ter maior credibilidade, já que não só em fator de posicionamento, mas para o usuário, as imagens e vídeos auxiliam na redução da densidade do material apresentado.

Use e abuse desses recursos, e não se esqueça o Google Imagens, também pode ser um meio do seu possível cliente encontrar seu site.

Caso ainda esteja pensando: “Ok, mas eu não tenho experiência em criação de conteúdo e SEO, como fazer meu site aparecer no Google??”, uma ótima opção é contratar empresas como a Doutores da Web, que tem uma série de profissionais preparados para te ajudar em todas essas etapas e de forma personalizada.

3 – Link building

Link building é como a proliferação de links do seu site, por outros sites. Quanto mais sites tiverem seu link dentro deles, mais a ferramenta do Google entende que seu conteúdo é relevante.

Ele funciona como indicações, quanto mais pessoas indicam aquilo, maior a credibilidade dela. Com o link building funciona da mesma forma, quanto mais sites estiverem com seus links, maiores as chances de chegar a primeira página do Google.

Além do link building, você pode se autopromover através de linkagens internas, aplicando os links do seu site dentro dos seus textos, também serão base para agregar relevância ao seu conteúdo.

Por fim, claro que para o link building acontecer, você também vai fazer algumas linkagens externas, com links de parceiros que usam os seus links, no conteúdo deles.

Assim, uma mão lava a outra, e possibilita a ambos usufruir de benefícios como aparecer no Google.

4 – Redes Sociais

Redes sociais

Talvez você ache que o que acontece nas redes sociais fica nas redes sociais. Mas não é bem assim, pois quanto mais sua empresa gera comentários e interações, mais as pessoas se vinculam a sua página.

Ou seja, pessoas falando de você tornam seu conteúdo mais atraente. E ainda aumenta receptividade das pessoas para seus posts nas redes sociais,

Mas não só compartilhe seu conteúdo, invista um tempinho em posts exclusivos para as redes, para que o assunto possa ser comentado.

Uma vez conquistado um público, as chances dele consumir cada vez mais o que você produz aumenta exponencialmente.

Isso gera mais visitas, visitas geram conversões, e aos poucos suas chances de ir para a primeira do Google vão crescendo.

5 – URL e meta tags

Sua URL é um dos fatores que pode interferir em seu posicionamento no Google, pois se ela for totalmente desconexa com o assunto discorrido nesse link, dificilmente sua página vai aparecer na pesquisa certa.

Então aos poucos você entende melhor como aparecer na primeira página do Google, e facilitar o atendimento dessa URL pode te garantir algumas colocações a mais.

Aplique sua palavra-chave, adicione mais um dado do assunto, coisa pouca e sucinta, mas que passe o recado e facilite para a ferramenta do Google entender que seu conteúdo tem a ver com tal assunto.

Além da URL, a meta description pode ser determinante na decisão do usuário de abrir o seu site, isso porque aquele resumo de 150 caracteres que vai logo abaixo do seu title, vai ser sua primeira carta de apresentação do seu assunto.

São três linhas, que vão dizer porque seu conteúdo importa ou não, então como literalmente não custa nada, dedique um tempo a criar esse condensado das informações de seu site.

A description fica abaixo de seu title, então capriche nele também, afinal ele aparece em destaque na página de resultados, logo, ele é a primeira coisa que vai chamar a atenção do usuário.

Só depois dele a description vai poder garantir o acesso do possível cliente.

E para finalizar as dicas de como aparecer na primeira página do Google, os heading texts, são os tópicos pelos quais seus textos são divididos.

Lembra que citamos que é necessário que seu conteúdo tenha, início, meio e fim?

Então, os heading text são como garantias do desenvolvimento do seu texto, já que ele é separado por conteúdos e subdivisões dos assuntos, aumentando as chances de ser realmente relevante para o usuário.

Bônus: Google Adwords e Google Search Console

E-book gratuito da Ideal Marketing sobre Marketing de Conteúdo.

O Google adwords é jeito de como aparecer na primeira página do Google com mais rapidez. Isso porque ele inclui seu site nos resultados, em forma de anúncio patrocinado.

Ou seja, você paga para ele estar ali.

Talvez fazer isso por alguns meses já seja suficiente para adquirir uma lista de leads a serem trabalhados em seguida.

Já o Google Search Console vai analisar seu site e te falar o que pode ser melhorado nele, o que não garante uma melhor posição no ranking dos resultados, mas uma vez que você está mais adequado com as preferências do Google, a chance dele te reconhecer como pertinente aumenta.

Se quiser entender melhor os benefícios do Google Adwords temos um conteúdo completo sobre, assim como o Google Search Console.

Use, abuse e crie resultados!

Resultados

Agora que você sabe da importância do ranking e viu algumas ideias de como ficar na primeira página do Google por meio de técnicas de SEO, tente aplicá-las para melhorar sua posição nas colocações.

Não se esqueça também de fazer testes em seu site para entender quais conteúdos e técnicas tem maior resultado.

Com o tempo você vai perceber que não só sua posição melhorou, como logo os leads e suas conversões vão aumentar.

Além disso se quiser mais dicas gerais sobre como melhorar o resultado de sua empresa continue acompanhando o conteúdo do Blog Ideal Marketing para mais dicas de marketing digital.

Compartilhe nas Redes Sociais!