Saiba como anunciar no Google Ads de forma simples
Publicado: 5 de junho de 2019 | Atualizado: 20 de abril de 2023.
Anunciar no Google Ads é uma excelente alternativa para as empresas que desejam potencializar os resultados da sua estratégia de divulgação online. Esteja entre os sites mais acessados e torne a sua marca conhecida entre o seu público com a próximas dicas!
Quer alcançar sucesso e gerar receita? O Google Ads é a ferramenta que seu negócio precisava para crescer online.
Considerada a maior plataforma de links patrocinados disponível hoje, com ela você pode não só aparecer no topo da página de resultados, como também gerar anúncios para o YouTube e banners em sites parceiros do buscador.
Só que diferente dos outros tipos de anúncios, o do AdWords são exibidos para uma audiência qualificada, pois eles aparecem de acordo com o que foi buscado, aumentando as chances de sucesso.
Ou seja, não é sobre aparecer mais e sim sobre aparecer para as pessoas certas. Dessa forma, é possível ganhar destaque na internet e tornar sua estratégia de marketing mais eficiente.
Mas se ainda tem dúvidas em relação a ferramenta e quer saber como funciona o Google Ads, esse post tem como objetivo saná-las.
Isso significa que é hoje que você vai aprender tudo sobre o Ads e atingir o sucesso online que você sempre quis!
Então, vamos lá?
Descubra como anunciar no Google Ads
Para começar a anunciar no Google Ads, primeiro você precisa ter uma conta cadastrada no Gmail, pois será por meio dela que fará o login no site da plataforma.
Além disso, a ferramenta também irá pedir algumas informações da sua empresa, como nome e website correspondente.
Não se esqueça de criar um título engajador, com uma proposta imperdível para atrair a atenção do usuário, bem como um texto simples e objetivo.
Outra dica importante de como anunciar no Google Ads é fazer uma escolha estratégica das palavras-chave as quais deseja posicionar, pois assim o aproveitamento do seu investimento será o melhor possível.
No mais, a inscrição para anunciar no Google Ads é gratuita, sendo que o seu negócio só será cobrado se alguém interagir com ele, isso é, clicar em seu anúncio.
Para tanto, você pode escolher entre três formas de pagamento:
- Custo por clique (CPC = Custo total ÷ Número de Cliques);
- Custo por mil impressões (CPM = Custo total ÷ [Visualizações ÷ 1.000]);
- Custo por aquisição (CPA = Total Investido ÷ Número de Conversões).
Como pode perceber, o uso do Google AdWords é bastante intuitivo, pois ele vai te informando os passos que deve tomar para criar links patrocinados, por exemplo.
Mas é importante ressaltar que além desse tipo de anúncio, a plataforma ainda dá outras opções, como podemos ver no tópico a seguir.
Conheça os diferentes tipos de campanha do Google Ads
Para obter mais conversões e melhorar a eficácia do seu anúncio, é muito importante que você entenda quais são os tipos de campanha oferecidas pelo Google AdWords.
Isso porque dessa forma é possível escolher o formato ideal para cada objetivo da sua estratégia de marketing digital, trazendo um retorno maior sobre o seu investimento.
Por isso, se você quer que a sua campanha tenha o melhor desempenho possível confira os próximos tópicos!
Rede de Pesquisa
A rede de pesquisa é o formato clássico de anúncio do AdWords.
Conhecida também como links patrocinados, essa campanha se baseia na palavra-chave utilizada pelo usuário para realizar uma busca.
Sendo assim, essa é uma excelente maneira de atrair um tráfego qualificado para a sua página na web, pois o anúncio só vai aparece para aqueles que tem alguma afinidade com a área da sua empresa.
Parceiros de Pesquisa
O raciocínio dos parceiros de pesquisa é o mesmo da rede de pesquisa.
Isso porque esse tipo de campanha permite que os anúncios apareçam não só no Google, mas também nos sites parceiros como Walmart, Amazon e eBay.
Ou seja, esse formato é ideal para quem deseja maximizar o seu alcance sem perder a qualidade do tráfego.
Além disso, como o anúncio irá aparecer em sites tipo e-commerce, essa é uma excelente forma de atingir uma parcela do público que já está na fase de decisão de compra, melhorando seus resultados de modo geral.
Display
Também conhecido de remarketing, o display nada mais é do que um anúncio realizado em sites e blogs fora da plataforma Google com base na última busca daquele usuário.
Esse tipo de campanha tem um maior apelo visual e permite anúncios em diferentes formatos: banners, caixas de texto dentro de sites, peças na caixa de entrada do gmail e até anúncios dentro de aplicativos.
Não à toa, ele é indicado para recuperar a atenção daquele usuário que estava no seu site, mas que por algum motivo saiu dele ou até desistiu da compra.
YouTube e Gmail
Sabe os anúncios que aparecem antes de um vídeo no YouTube? Ou os emails que aparecem na aba “Promoções” ou “Social” do Gmail?
Então, eles também são criados a partir do Google Ads.
Assim como as outras opções, eles também podem ser segmentados de acordo com a idade, sexo, local e interesses dos usuário.
Dessa forma, você consegue aumentar o seu alcance para nichos específicos do público, qualificando ainda mais a audiência do seu site.
Aplicativos Mobile
A única ponte que estava faltando o AdWords cobrir, o último formato de campanha é voltado para quem deseja promover e aumentar o alcance em aplicativos.
Esse tipo de anúncio é bem interessante de se realizar, uma vez que as pessoas usam cada vez mais plataformas desse tipo.
Sendo assim, é possível aparecer para o seu público mesmo quando ele não está realizando uma busca ou acessando o seu email.
Agora que você já conhece os tipos de campanha do Ads, é preciso lembrar que não basta escolher uma para colocá-la no ar, pois primeiro você precisa saber que a plataforma posiciona os links patrocinados por meio do Ad Rank.
Isso porque a plataforma funciona como uma espécie de leilão, só que a moeda de troca não é necessariamente dinheiro.
Se por um lado esse é um ponto positivo para as empresas, no outro, para posicionar um anúncio no Google ele precisa estar, de fato, muito bom.
Entenda como o índice de qualidade dos links patrocinados é calculado
Para determinar qual anúncio deve aparecer no topo da página de resultados, o Google AdWords leva em consideração os seguintes critérios:
- CTR (Click through Rate): número de cliques dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido;
- Relevância: avalia a relevância do texto do seu anúncio e do conteúdo da sua página para a pesquisa;
- Página de destino: considera relevância, originalidade e confiabilidade da página de destino após o clique em seu anúncio.
Como conseguir uma boa classificação?
O SEO (Search Engine Optimization) é um dos principais aliados para que você consiga passar pela avaliação do Ad Rank.
Isso porque essa sigla representa um conjunto de técnicas para otimização de sites, cujo objetivo é proporcionar uma boa experiência ao usuário.
E como já vimos neste conteúdo, esse é um dos principais critérios de avaliação do Google!
Sendo assim, uma das técnicas mais relevantes desse conjunto para anunciar no Google Ads é a utilização de palavras-chave, que nada mais é do que os termos inseridos na caixa de texto para realizar uma pesquisa.
Isso porque para entender como funciona o Google AdWords você precisa primeiro comprar algumas palavras-chave para posicionar o seu conteúdo na página de resultados delas.
Para otimizar seus anúncios e escolher os melhores termos, pesquise quais são as buscas feitas com relação ao seu serviço ou produto e as escolha com base nisso.
Lembre-se, só use palavras chave que realmente tenham a ver com seu anúncio, caso contrário, seu link patrocinado perderá relevância e cairá na classificação.
Conquiste o topo da página de resultados com o Google Ads!
O Google Ads é a melhor plataforma quando se trata de campanhas de links patrocinados, e não à toa tem se mostrado cada vez mais necessária e eficaz.
Se você está começando agora, lembre-se de planejar e executar suas campanhas com calma.
Pegue as dicas apresentadas neste conteúdo e crie anúncios engajadores e objetivos seja qual for o objetivo da sua empresa.
Não se esqueça de analisar os resultados obtidos para otimizar suas campanhas e colher resultados cada vez melhores.
Se você quiser mais dicas, confira nosso conteúdo sobre como vender pela internet e conquistar mais lucros para o seu negócio.