Search Generative Experience: saiba o que é e como impacta o SEO

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 6 de dezembro de 2023 | Atualizado: 6 de dezembro de 2023.

Search Generative Experience é um recurso que permite a integração da inteligência artificial em buscas no Google. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre a ferramenta.

No dia 8 de novembro o Google realizou uma atualização em seu mecanismo de buscas, agora o Bard IA, inteligência artificial da empresa, está integrado às pesquisas dos usuários. 

O Search Generative Experience (SGE) é uma interface de pesquisa que mostra respostas geradas pela IA no topo dos resultados convencionais. 

A novidade ainda está em fase de testes, mas promete uma mudança significativa na forma de realizar buscas, de acordo com o Google, a mudança chega para auxiliar em pesquisas mais aprofundadas e com resultados mais assertivos.

Saiba mais sobre o Search Generative Experience e como essa novidade impacta  SEO.

E-book da Ideal Marketing com 20 dicas para quem quer apostar em SEO.

O que é Search Generative Experience?

Com o boom da inteligência artificial, os buscadores passaram a se preocupar com os hábitos de pesquisa de seus usuários. O que antes era feito quase que exclusivamente por meio desses buscadores, agora pode ser feito com muito mais simplicidade em um chat.

Para evitar a queda nos acessos e assegurar a segurança e uso de informações, grandes buscadores como Google e Bing passaram a integrar a IA em suas interfaces.

No caso do Bing, por exemplo, os usuários podem se comunicar diretamente com a IA por meio de recursos na interface do buscador com facilidade. 

Agora, o Google entrou na brincadeira e lançou uma atualização que também integra um novo recurso em sua interface. 

O Search Generative Experience ainda está em fase de testes, mas promete oferecer uma experiência de pesquisa aprofundada e com resultados mais assertivos.

IA Generativa

Para entender melhor o SGE, precisamos dar um passo para trás e aprender um pouco sobre IA generativa.

Esse recurso usa modelos de linguagem para entender a intenção por trás de uma pesquisa. Ou seja, compreender exatamente o que uma pessoa deseja encontrar quando procura por algo nos buscadores. 

Por meio desse entendimento, esses buscadores oferecem respostas mais assertivas, oferecendo ao usuário a solução certeira para sua dúvida. 

Como o Search Generative Experience impacta o SEO?

Ilustração mostra um homem sentado em uma mesa e mexendo no computador.

Agora que já sabemos o que é Search Generative Experience, chegou a hora de entender como ele afeta o SEO. Vale lembrar que esse recurso ainda está em fase de testes e pode passar por mudanças.

Confira os principais impactos do SGE:

Maior precisão nos resultados

O Search Generative Experience permite uma maior precisão nos resultados de pesquisa, uma vez a IA generativa compreende melhor o que o usuário realmente está buscando. 

Isso evita resultados variados sobre determinados assuntos, oferecendo resultados mais relevantes a quem faz a pesquisa. Dessa forma, resultados irrelevantes perdem seu espaço para o que realmente importa. 

No SEO, essa mudança permite o uso de palavras-chave mais específicas e centradas no que o usuário deseja, sendo assim, para conquistar espaço em meio a essa mudança vale focar em long tails.

Pesquisas conversacionais

O formato de chat chegou com tudo no lançamento da IA da OpenAI e conquistou espaço no coração dos usuários. Agora, a tendência é que esse formato se torne cada vez mais parte da nossa rotina, inclusive nos motores de busca. 

A pesquisa conversacional funciona como um chat entre o usuário e a inteligência artificial. Esse formato simula uma conversa e promete facilitar as buscas

Por meio dela, a IA generativa entende o que o usuário procura e passa a entregar os conteúdos com base no contexto dessa conversa.

Aprofundamento nas respostas

Ao entender exatamente o que o usuário quer, é possível entregar para ele um conteúdo mais aprofundado e complexo.

Vale lembrar que o Google já possui uma política sobre conteúdos voltados para pessoas e não algoritmos, mas agora conteúdos mais focados em ajudar os usuários ganharão ainda mais destaque. 

Sendo assim, é fundamental que as estratégias de Marketing de Conteúdo passem a priorizar os usuários e que exista uma melhor otimização desses conteúdos para a IA.

Melhor entendimento de diversas mídias

O uso da IA generativa permite a entrega dos conteúdos certos para o usuário e isso inclui vídeos e até imagens. Sendo assim, não são apenas textos que devem ser otimizados para a nova era dos buscadores. 

Isso porque, o Search Generative Experience também entende diferentes mídias e as inclui na entrega de conteúdos para os usuários, otimizando ainda mais o resultado de buscas.

Fique de olho no SGE

Em novembro de 2023 o Google lançou o Search Generative Experience, um elemento presente na interface do buscador que usa inteligência artificial para otimizar o resultado de pesquisas. 

Com ele a IA generativa passa a compreender melhor a intenção e busca do usuário e, por meio do contexto, consegue oferecer os melhores resultados possíveis para suas pesquisas. 

A novidade ainda está em fase de testes, mas já promete revolucionar a forma com que usuários utilizam o Google.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

E-book gratuito da Ideal Marketing sobre Marketing de Conteúdo.

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!