Revisão de conteúdo: entenda a importância dessa prática e saiba como fazer

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Publicado: 16 de novembro de 2023 | Atualizado: 21 de novembro de 2023.

Para assegurar a produção de qualidade é preciso uma rotina de revisão de conteúdo, dessa forma os materiais agregam valor à marca e aos consumidores. Acompanhe o conteúdo e confira dicas de como revisar com eficiência.

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias para se destacar na internet de forma orgânica. Por meio da produção desses materiais, os leads passam a conhecer melhor uma empresa, para depois realizar uma compra.

Portanto, é importante que essa criação seja feita com eficiência, cuidado e buscando a melhor forma possível de resolver uma dor da persona. É por meio desse conteúdo que uma pessoa deve ter uma dúvida esclarecida ou um desejo sanado. 

Isso faz com que esse visitante se aproxime das soluções da marca, uma vez que, depois que conferir um material rico ou um artigo no blog, ela conhece um pouco mais da empresa. 

E para que esse processo seja ainda mais assertivo, é fundamental que haja uma revisão de conteúdo bem feita, para assegurar a qualidade e o valor nas produções. 

Acompanhe o conteúdo e confira as principais dicas para uma revisão de conteúdo com qualidade.

Por que escrever conteúdo é importante?

A imagem mostra a mão de um homem segurando uma caneta vermelha, em uma mesa estão algumas folhas onde esse homem anotou algumas informações.

A produção de conteúdo para blogs é algo comum no Marketing de Conteúdo, por meio desses materiais uma pessoa encontra e conhece mais de uma empresa. Entre os benefícios dessa prática, se destacam:

Para assegurar o sucesso da criação de conteúdo, principalmente para web, existem algumas técnicas que são utilizadas por redatores experientes. O copywriting é uma escrita estratégica usada com o objetivo de incentivar, cativar e educar os leitores. 

Essa prática é amplamente usada para fazer do conteúdo algo que ajude o leitor a conhecer mais das soluções de uma marca e está presente em todos os materiais publicitários que vemos diariamente.

Ao utilizar práticas como o copywriting, a empresa passa ao seu potencial cliente informações que ele tem buscado, sana suas dores e oferece respostas para seus questionamentos. 

Dicas para revisar conteúdo com qualidade

Já sabemos que existem técnicas de escrita amplamente utilizadas por redatores para potencializar a imagem de uma empresa e educar seus leads. Mas, parte importante desse processo é a revisão de conteúdo.

Isso porque, ao revisar um texto, é possível assegurar a qualidade, originalidade e valor que esse conteúdo possui. Além disso, quando falamos sobre conteúdo web é preciso estar de olho também em questões relacionadas ao SEO.

Confira as principais dicas para revisar um conteúdo com assertividade:

Siga a hierarquia de informações

Para que um texto faça sentido é preciso que ele siga uma hierarquia de informações. Ou seja, ele precisa ser escrito com um começo, meio e fim, de fácil entendimento e com uma  escaneabilidade boa. 

Com isso, o conteúdo pode ser lido com maior fluidez, sem confundir o leitor e com todas as informações que ele precisa. Quando falamos sobre textos para a web, é preciso assegurar a clareza, objetividade e construção de ideias. 

Portanto, no momento de fazer a revisão de conteúdo observe como as informações estão dispostas ao longo do texto, se os parágrafos fazem sentido entre si e se o leitor é capaz de entendê-lo.

Observe se o objetivo foi atendido

Quando um conteúdo é escrito, ele precisa ter um objetivo claro, seja ele de educar o leitor, captar mais leads, divulgar uma solução e etc. Cada uma dessas etapas é importante para o aumento de autoridade e alcance da empresa. 

Ao se escrever um texto, é preciso definir com clareza qual o objetivo dele, afinal, atirar para todos os lados pode dificultar a produção e confundir o leitor. 

Sendo assim, no momento da revisão é fundamental identificar em que etapa do funil de vendas o conteúdo se encaixa e entender se o texto está alinhado. 

Analise o tom de voz usado

O tom de voz usado em um texto é importante para que o leitor entenda e se identifique com o material que está vendo. Essa é uma característica importante para a marca, uma vez que o brand voice deve coincidir com toda sua identidade.

Por exemplo, uma empresa farmacêutica ou educacional deve conter um tom de voz mais formal, assim como um escritório de advocacia e etc. A marca deve levar em consideração o perfil de sua persona e escrever em seu tom. 

A imagem mostra a mão de um homem segurando uma caneta vermelha, em uma mesa estão algumas folhas onde esse homem anotou algumas informações.

Confira os dados

O uso de dados é algo comum na escrita de conteúdos, mas é preciso atenção e cuidado ao inserir estudos e demais informações técnicas. Isso porque, os dados devem ser verdadeiros e conter a fonte.

Isso mostra ao mecanismo de busca que o site é confiável, além de atribuir credibilidade a ele. A inserção de fontes também mostra ao leitor que ele pode depositar sua confiança no conteúdo.

Arrume os erros ortográficos

Erros ortográficos costumam passar batido, mas isso deve ser evitado ao máximo. No momento da escrita, os redatores podem deixar uma vírgula a mais ou um acento a menos, portanto, é tarefa do revisor se certificar de que tudo está seguindo as regras do português.

Para isso, vale fazer uma lista com os principais erros que podem aparecer, como acentuação, erros ortográficos, semântica, redundância e etc. Dessa forma, o revisor pode conferir o conteúdo de forma mais assertiva. 

Insira as palavas-chave com atenção

O texto escrito para web deve ser criado com atenção ao SEO, responsável por fazer com que o conteúdo seja bem posicionado nos motores de busca. E uma parte importante disso é o uso e distribuição das palavras-chave.

As palavras-chave são termos que uma pessoa procura nos buscadores, por meio deles que ela encontra um material de uma empresa. Sendo assim, ao escrever o texto, o redator deve inserir essas palavras específicas.

Mas, isso deve ser feito com cuidado, uma vez que encher um conteúdo com essas palavras pode ser mal visto pelos buscadores e atrapalha a experiência de leitura. 

Portanto, adicione esses termos pensando no quadro geral do texto, com naturalidade e fluidez.

Confira o link building

O link building, assim como a inserção de palavras-chave, deve ser feito com atenção. Essa técnica é utilizada para ligar um conteúdo a outro e assim manter o leitor dentro do site. 

O uso de linkagens, internas ou externas, deve fazer sentido e estar alinhada à intenção de busca do visitante. 

Por exemplo, um conteúdo sobre Marketing, deve conter links sobre esse assunto, se no meio do texto houver um link que não converse com esse tema, o leitor poderá perder seu ritmo e se desconectar do texto.

Portanto, observe atentamente os links inseridos no texto e veja se eles estão lá para melhorar a experiência do leitor.

Faça da revisão uma rotina

Revisar conteúdos é uma parte muito importante do Marketing de Conteúdo, portanto ele deve se fazer presente na rotina dos times de produção. Dessa forma, a empresa garante que está oferecendo apenas o melhor ao seu potencial cliente. 

Para manter esse processo vivo, vale organizar o ciclo de produção dos redatores e separar um tempo apenas para a revisar. Com isso, todos os conteúdos são revisados e a qualidade se mantém.

Produza e revise com qualidade

A produção de textos para web é fundamental no Marketing de Conteúdo, portanto, assegurar a qualidade desses materiais com a revisão de conteúdo também faz parte do processo.

Com isso, a empresa se certifica de que está entregando o melhor ao seu potencial cliente, passando a educá-los, capturar mais leads e construir mais autoridade e alcance. Tudo isso, com uma rotina de revisão.

Para isso, é preciso se manter atento aos detalhes, observar os objetivos de cada texto, encontrar o tom de voz da marca e arrumar erros que acontecem durante a produção. O resultado são conteúdos assertivos e altamente eficientes.

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