Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso

//Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso

Por: | Publicado: 31 de janeiro de 2018 | Atualizado: 30 de novembro de 2018.

4Ps de Marketing? Oi? O que é isso? Bom, o marketing é a estratégia responsável por explorar, identificar necessidades, criar, comunicar, entregar valor e investir em ofertas. Ele faz isso para satisfazer as demandas de determinado mercado e garantir a lucratividade dos investidores a partir de 4 pilares norteadores: Produto, Preço, Praça e Promoção, chamado Mix de Marketing.  

Fazer marketing é fazer com que o produto supra a necessidade de um determinado público-alvo, gerando assim, real interesse.

Para executar essa tarefa, o Marketing conta com 4 pilares responsáveis por direcionar suas ações e investimentos, os quais são chamados de Mix de Marketing, ou podem ser conhecidos também como Composto de Marketing.

Esse Mix de Marketing foi criado pelo professor Jerome McCarthy e disseminado por Philip Kotler.

Descubra como crescer sua empresa com Marketing Digital

Pare de perder espaço no mercado! Tudo que você precisa saber sobre as tendências de Marketing Digital reunidas neste eBook Gratuito.

Preparamos o conteúdo a seguir com o intuito de te ajudar a entender o conceito e a importância dos 4Ps do Marketing para tornar possível identificá-los e inseri-los na sua empresa, visando seu crescimento exponencial.

O Mix de Marketing age em conjunto para o sucesso

4p do marketing

Antes de começar a entender o Mix de Marketing, vamos conversar sobre a essência do sucesso financeiro da sua empresa: as vendas. São elas as responsáveis por gerar receita e garantir o lucro das empresas.

Porém, para vender é necessário construir sua marca, conquistar seu espaço no mercado e manter os consumidores informados. E isso significa muito mais do que abrir um canal de vendas e expor a mercadoria.

É nesse momento que entra o trabalho do Marketing, afinal você sabe o que é Marketing? Você pode conferir tudo sobre o assunto no link!

Vamos pegar um exemplo claro de sucesso para explicar a ação dos 4Ps de Marketing: a Netflix!

A Netflix foi fundada em 1997 nos Estados Unidos com o serviço de entrega de DVDs via correio. Porém, com a expansão do streaming, tecnologia responsável por enviar multimídias através da transferência de dados, a qual funciona através da Internet, a empresa investiu no aprimoramento do seu serviço e, hoje, mais de 190 países têm acesso à sua plataforma.

Sendo assim, vamos entender os 4Ps do Marketing desse case de sucesso:

O produto da Netflix é seu serviço de áudio e vídeo via streaming.

Atualmente, a Netflix possui alguns níveis de preços diferentes de acordo com os planos que disponibiliza aos seus consumidores.

A praça da Netflix é a Internet, sendo uma rede de distribuição muito abrangente e está presente em cerca de 190 países que têm acesso à plataforma.

Já a promoção da Netflix faz parte do dia a dia das pessoas, afinal constantemente vemos ações da empresa em redes sociais, mídias tradicionais, tais como pontos de ônibus, comerciais televisivos, displays, ações promocionais e assim por diante.

A empresa se faz presente com sua promoção em ambiente on-line e off-line.

Sendo assim, é possível entender que os 4Ps de Marketing da Netflix são bem desenhados e alinhados, eles trabalham em conjunto e harmonia. É exatamente nesse ponto que queríamos chegar.

O sucesso desse case e de qualquer outro está justamente no equilíbrio desses 4Ps do Composto de Marketing.

Agora que você viu a aplicação do conjunto dos 4Ps do Marketing, vamos explicar exatamente um por um para que você saiba identificar e aplicá-los no seu negócio, podendo transformando a sua marca em um verdadeiro case de sucesso, de acordo com suas metas e objetivos de Marketing.

O Produto

4ps do Marketing - Produto

O primeiro P do Mix de Marketing que explicaremos é o de Produto. Uma empresa precisa ter algo a oferecer, o produto é basicamente o que essa empresa oferta aos consumidores. Ele pode ser um produto, um serviço ou uma ideia, por exemplo.

O P de Produto no Mix de Marketing é o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis oferecidos ao público-alvo, relacionando-o diretamente à demanda do mercado, ou seja, está ligado à ideia de satisfazer um desejo ou uma necessidade de um mercado e seus consumidores.

Neste P do Mix de Marketing são trabalhados pontos como: conteúdo, embalagem, cor, forma, tamanho e etc.

Antes de seguir para os outros Ps do Marketing, é necessário entender as características que o produto precisa adotar. Por exemplo:

  • Quais as necessidades e/ou desejos seu produto deverá satisfazer?
  • Quais as funções ele deve ter para atingi-las?
  • Qual será a utilidade dele para o consumidor?
  • Onde e quando o consumidor irá usá-lo?
  • Como ele é fisicamente?
  • Existem outras cores, tamanhos e estilos disponíveis?
  • Qual o nome? E a marca?
  • Qual seu diferencial dentre outros produtos e serviços já existentes no mercado?

É necessário realizar um acompanhamento do produto para saber em qual fase do mercado ele está, isso ajudará a entender como atuar em suas estratégias de Marketing, assim como nos demais Ps do Mix de Marketing.

Seu produto pode estar nas seguintes fases:

  • Introdução: quando o produto é novo e ainda está sendo inserido no mercado. Os consumidores ainda estão conhecendo-o e tendo um primeiro contato;
  • Crescimento: Após ser inserido, o produto começa sua fase de expansão e crescimento, na qual os clientes já tiveram sua primeira impressão e agora ele está sendo reconhecido cada vez mais pelo mercado;
  • Maturidade: Nesse período o produto já ganhou popularidade e já está maduro no mercado. Os consumidores já buscam ele sabendo de suas características e benefícios, não sendo mais uma novidade;
  • Declínio: Essa é a fase de risco do produto, é quando ele começar a “morrer” perante o mercado, começa a não ser mais procurado pelos consumidores e esquecido por eles.

Dependendo do ciclo de vida que o seu produto estiver, você deverá tomar ações diferenciadas, por isso a importância de reconhecer o ciclo de vida do seu produto.

O Preço

4ps do Marketing - Preço

O Preço é o P do Mix de Marketing responsável pela sobrevivência do negócio. O preço é o valor monetário cobrado pela solução que você oferece.

Cabe entender aqui a diferença de preço e valor. Preço é a quantia paga por um produto. Valor nada mais é que a forma como o consumidor vê o produto. Ex: Iphone, ele tem um preço alto, porém seu valor agregado também é muito alto, portanto é válido desprender um alto custo para adquirir o produto.

Essa ideia se aplica também em  projetos como ONGs, por exemplo, sem fins lucrativos, tendo o preço entendido como o valor agregado ao serviço.

O preço é o item do Mix de Marketing que deve ser atrativo para o público e gerar lucro para o negócio, embora através da promoção também é possível gerar receita. O preço se baseia no custo, lucro, prazo e desconto.

Algumas perguntas devem ser respondidas no momento de estipular o preço dos produtos, tais como:

  • Qual o valor do seu produto ou serviço para o comprador? Ou seja, qual sua importância para ele?
  • Quais as faixas de preço em cada ponto de distribuição?
  • Qual o comportamento do cliente em relação ao preço?
  • Quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece?
  • Qual o limite mínimo e máximo de preço?
  • Existe a necessidade de criar ações de preço específicas para segmentos de público (pessoas jurídicas, clientes fiéis)?
  • Como seu preço se compara em relação aos seus concorrentes?

Lembre-se de que o preço do Mix de Marketing estará intimamente ligado, não apenas ao produto, mas também a percepção da sua marca pelo seu público, então invista nesse P do Marketing de maneira cuidadosa e assertiva.

A Praça

4ps do Marketing - Praça

A praça é P do Composto de Marketing responsável por visar a colocação no mercado, é onde você oferta e por onde os clientes chegam até os seus produtos.

Para realizar a divulgação seja do que for é necessário ter em primeiro lugar um estudo sobre o seu público-alvo, para ter certeza de que você irá vender seu produto, por exemplo, exatamente em locais em que as pessoas irão buscar por ele.

Esse P do mix de marketing trabalha diretamente ligado à logística e distribuição do Marketing. A praça pode ser entendida como:

  • Lojas físicas;
  • Lojas on-line;
  • Canais de distribuição no geral;
  • Ambientes para armazenamento.

As perguntas para você definir da melhor forma a Praça em que irá atuar, são:

  • Onde seu público costuma procurar pelos seus produtos e serviços?
  • No caso de estabelecimentos físicos (pontos de venda), quais os tipos específicos?
  • No caso de estabelecimentos on-line, em quais investir (e-commerce, catálogo, redes sociais)?
  • Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?

Essas respostas, junto ao estudo dos outros pilares do Marketing, vão ajudar a definir onde e como sua empresa deve estar acessível para os consumidores.

Por exemplo:

Será que guardas-chuva são tão utilizados na Bahia, quanto em São Paulo?

Com certeza, não!

Não é à toa que, em São Paulo, eles são encontrados em todo lugar. Desde a banca de jornal, até a padaria. Isso acontece por conta da estratégia feita para o público-alvo daquele produto.

Pense: Na Bahia chove muito? Não. Sendo assim, não é hábito da população comprar guarda-chuva. Onde está o público-alvo específico desse produto então? Talvez em Supermercados, lojas específicas e assim por diante.

Já em São Paulo o produto pode ser inserido em muitos mais pontos de venda, pois é hábito da sociedade comprar tal produto para não ser pego desprevenido, afinal nessa região a mudança climática acontece constantemente.

Ou seja, os pontos de venda do seu negócio precisam ser alinhados ao seu público-alvo, assim como deve ser levado em conta a questão da regionalização.

Lembre-se: Não adianta nada ter uma linda vitrine se não há público em frente a ela ou, ainda, se esse não é o público que vai, de fato, efetuar compras.

A Coca-Cola soube lidar muito bem com essa questão na campanha de Marketing feita em Parintins, município situado a 369 km de Manaus. Lá a cidade é movida pelo amor a dois bois, sim, dois bumbás, o Garantido e o Caprichoso.

A influência desses dois bois é tão forte no município que a Coca-Cola não quis perder clientela, para isso sua equipe de Marketing adequou a ação à cultura local. A empresa investiu em embalagens azuis e vermelhas, sendo que cada cor representa um boi.

4ps do Marketing - Praça - Coca Cola

As cores dos bois tomam conta da cidade, mas dificilmente se misturam. Pois, assim como time, o torcedor do Corinthians não usa uma blusa do Palmeiras e nem vice-versa, a torcida dos bois acontece da mesma forma.

Visando atender à população local, o presidente da Coca-Cola do Brasil, Marco Simões, explicou que “Quem é azul não compra nada vermelho. Sendo assim, só chegavamos a parte da população. Obviamente teríamos que nos adequar à cor dos bois. Claro que jamais desrespeitaríamos isso colocando a cor normal da Coca-Cola, vermelha, em manifestações do Caprichoso. Para isso tivemos que ter uma autorização especial da rede internacional. Parintins é o único local no Brasil onde isto acontece”, disse Simões.

A partir desse exemplo de regionalização da praça, podemos entender que esse case de Marketing também foi um sucesso para trabalhar o P de Promoção, afinal foi uma ação específica de divulgação do produto no município.

Mas vamos para o próximo tópico, nele explicaremos melhor como funciona a Promoção, a qual é um dos Ps do Mix de Marketing.

A Promoção

4ps do Marketing - Promoção

Muitos confundem o P de Promoção do Mix de Marketing com a ideia de liquidação de produtos, mas não é isso! A promoção que tratamos nesse P é referente a Promover sua marca e produtos, fazer com que ela seja vista e requisitada.

Ou seja, promoção é a forma como você vai ofertar algo ou alguém, é onde entra o campo da publicidade, baseando-se em estratégias de divulgação, ou seja, as maneiras de fazer com que os clientes saibam da sua existência através dos canais de divulgação.

Perguntas relevantes a serem feitas na sua estratégia de promoção, são:

  • Quando e onde você pode divulgar de forma efetiva, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?
  • Quais os melhores canais on-line e/ou off-line para apresentar as suas soluções para possíveis clientes?
  • Seu mercado é sazonal? Se sim, qual deve ser o calendário para poder aproveitar as chances de aumentar as vendas e promoções?
  • Como os seus concorrentes fazem a promoção de produtos e serviços?

Esse então é o último P do Mix de Marketing, mas tão importante quanto os demais. Ele que tornará público sua marca e aumentará a possibilidade de crescimento e reconhecimento da sua marca no mercado. Inclusive te ajudará a se destacar frente a concorrência.

A Internet é uma grande disseminadora de informações, sendo assim, promoções realizadas no ambiente on-line ganham visibilidade de maneira rápida e abrangente.

Já no ambiente off-line podemos ressaltar novamente o exemplo da Coca-Cola. A divulgação que a empresa fez foi um case de extremo sucesso, afinal ela promoveu seu produto entendendo exatamente o que o público-alvo de determinada região gostaria de ter.

4ps do Marketing - Promoção - Coca Cola

Essa divulgação contou com banners, stands, embalagens e etc, distribuídos na cidade e garantindo uma promoção de sucesso para a marca.

A evolução do marketing

Ao longo de anos a sociedade vem passando por diversas mudanças e com ela as práticas de Marketing também foram aprimoradas, gerando suas fases evolutivas e, consequentemente, os Ps de Marketing também foram se adaptando.

Foram 4 fases de evolução do Marketing e cada uma delas teve suas especificações, confira:

1ª fase: Marketing 1.0

A primeira fase do Marketing é a mais distante da que conhecemos atualmente. Ela surgiu, ou seja, o Marketing como estratégia surgiu no final da Segunda Guerra Mundial, em um período de revolução industrial do final e pós Guerra.

O objetivo nesse período era unicamente vender e desenvolver produtos para compradores em massa que buscavam resolver suas necessidades físicas e biológicas.

Foi nessa época, através de Jeromy McCarthy na década de 60, que surgiu o conceito dos 4Ps de Marketing.

2ª fase: Marketing 2.0

No início da década de 70 começava uma nova fase do Marketing, afinal era visto o aumento da competitividade entre empresas.

Isso gerou a necessidade de buscar diferenciações e inovações, visando satisfazer e reter os consumidores, os quais estavam mais exigentes e buscavam melhor custo-benefício em suas compras.

Nessa fase as marcas começaram a deixar de ser meramente funcionais, para começar a oferecer um diferencial ao público, o qual começava a pagar por valores funcionais e emocionais trabalhando mais o mix de marketing das empresas.

Isso acontecia, pois as pessoas não eram mais somente compradores em massa com necessidades fisiológicas e, sim, consumidores que pensam e sentem e atrelam suas necessidades aos seus desejos.

Foi nesse momento que as empresas começaram a adotar meios diferentes para gerar interesse no consumidor, como o uso das personalidades (famosos) e suas qualidades para criar credibilidade e reconhecimento.

3ª fase: Marketing 3.0

Após a virada do século, as pessoas começaram a mudar seus hábitos de consumo por conta do tema emergente: o aquecimento global.

As pessoas começaram a ser mais conscientes e uma nova geração de consumidores estava crescendo com novos valores.

Nesse momento o Marketing deixa de tratar os consumidores apenas como compradores começa a investir na estratégia de fazer do mundo um lugar melhor, pois os clientes agora eram pessoas com mente, alma e coração.

Nesse momento o Mix de Marketing das empresas precisou se aprimorar ainda mais para acompanhar as alterações ocorridas com o tempo.

Além disso, foi percebido que um dos estágios mais importantes da venda é o pós-compra, ou seja, o momento de fidelização dos clientes.

Era visto também o avanço exponencial da internet. Ela fez com que nascesse o Marketing Digital, o qual trouxe o conhecimento de que o ideal não era bombardear os consumidores de anúncios, mas sim atraí-los com o que de fato lhes interessava.

Nisso as ferramentas como cartas, flyers e telemarketing foram avançando e os anúncios em redes sociais começavam a surgir com bastante força, assim como e-mails direcionados e newsletters segmentadas.

4º fase: Marketing 4.0

Essa fase representa a maior evolução do Marketing até agora, porém muitos estudiosos defendem que ela ainda não é uma realidade para todos os países.

O Brasil, por exemplo, ainda está no Marketing 3.0 e começou agora a caminhar para essa 4ª fase.

O Marketing 4.0 é pautado aos sentimentos humanos, de transformações sociais, de textos bem elaborados, que toquem o coração, a razão e a consciência do consumidor.

Seu foco é na internet e na geração de conteúdo com o intuito de atrair consumidores através de conteúdos relevantes e segmentados.

Ele traz à tona novos conceitos e estratégias, tais como o de Personas, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e assim por diante.  Ou seja, o Mix de Marketing nessa fase precisa se aprimorar ainda mais, visando satisfazer plenamente o desejo dos consumidores, assim como o modo de vida e pensamento deles.

Aplique os 4Ps do Marketing em conjunto e garanta o sucesso do seu negócio!

Agora está claro quais são os Ps do Composto de Marketing e sua importância no mix. É fundamental compreender que esses Ps de Marketing são a essência do negócio e se houver defasagem em algum deles, a possibilidade de ocorrer resultados negativos é enorme.

O Mix de Marketing são os itens que ajudam a definir, não apenas como vender mais, como também a maneira de ser mais efetivo na conquista e manutenção de clientes.

Ou seja, o fundamental é focar no mercado e no público, eles darão as respostas que precisa para criar os Ps de Marketing da sua empresa e levarão seu negócio ao sucesso!

Como citamos no começo do texto, a Netflix precisou se adaptar de acordo com a demanda do mercado para se manter em alta e não cair na fase de declínio no Ciclo de vida do produto.

Isso é fundamental para manter seu negócio lucrativo. Sendo assim, preste atenção no mercado, nos avanços da sociedade como um todo e não fique estagnado, apresente sempre um diferencial em seu Mix de Marketing e mantenha-se em constante crescimento.

Nesse constante crescimento, invista em conhecimento! Só assim você chegará em lugares onde ninguém chegou. Para isso, aproveite e faça agora o download do nosso E-Book Gratuito com dicas para aumentar suas vendas!

Aposte nesse Composto de Marketing para poder vender mais e com qualidade!

2018-11-30T16:46:00+00:00

Deixar Um Comentário