Entenda tudo sobre outreach marketing e seus vários benefícios

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 16 de agosto de 2022 | Atualizado: 10 de fevereiro de 2023.

Outreach Marketing é uma estratégia que busca incluir influenciadores na rede de conversa sobre o seu negócio. Esse tem se tornado um processo cada dia mais aconselhado. Entenda como ele funciona e comece já a colocar em prática!

Também conhecido como marketing de influência, esse conceito é de suma importância para alavancar seu negócio. Feita da maneira correta, sua marca ganha mais destaque e, de quebra, gera mais vendas.

Aqui o objetivo é fazer com que seu negócio chegue em locais que ainda não alcança. Para isso, é necessário ter um leque de influenciadores que faça sentido.

Quando as pessoas certas falam sobre sua empresa, ela chega até um público relevante para você. Lembre-se que é preciso ter um alvo bem definido, pois só assim é possível filtrar quem faz parte da sua rede.

De nada adianta alcançar um monte de gente que não busca aquilo que você tem a oferecer. Por isso, o Outreach Marketing atrelado às relações públicas, e com os planos corretos, se torna um combo de sucesso. Fique com a gente para entender mais sobre esse tema:

O que é Outreach Marketing?

A ilustração mostra um alvo com seis ícones de pessoas no centro e outras doze ao redor.

Antes de tudo, é importante entender sobre o que se trata esse conceito. De forma bastante resumida, ele busca envolver o seu negócio em uma rede de criadores de conteúdo para promover a sua marca.

Se pararmos para pensar, nos dias atuais ser visto de forma positiva por essas pessoas é indispensável. Cada vez mais, os seguidores tendem a aceitar as dicas de quem elas acompanham nas redes sociais.

Com uma campanha realizada da maneira correta, essas pessoas atraem uma grande parcela do público para o seu negócio.

Muitos criadores de conteúdo têm bastante autoridade em sua bolha. Se o assunto abordado por eles for o que você oferece, essas pessoas se tornam intermediários dos sonhos.

Por isso, construir essa rede traz benefícios que muitas vezes outras estratégias acabam levando mais tempo para conquistar.

Claro, nada funciona de forma separada; é importante manter um conjunto de boas práticas de marketing para permanecer em destaque. Investir de um lado e esquecer do outro é como montar uma casa sem pensar na estrutura geral.

A seguir, trataremos dos benefícios que o Outreach Marketing – ou marketing de influência – pode trazer ao seu negócio online.

E-book gratuito da Ideal Marketing com diversas dicas para aumentar as vendas.

Os principais benefícios de uma estratégia de Outreach Marketing

Ser citado pelas pessoas certas traz vários benefícios ao seu negócio. Quando procuramos por um produto ou serviço, gostamos de ouvir a opinião de quem entende e tem autoridade naquele tema, certo?

Já nesse ponto é possível entender o quão favorável pode ser para o seu negócio quando um influenciador recomenda os seus produtos.

Não esqueça de que as pessoas seguem criadores que as representam de alguma forma, esse é um jeito muito prático de encontrar o público certo.

Melhora o seu ranqueamento

Uma boa estratégia vai fazer com que pessoas com grandes números nas redes sociais falem sobre você e, assim, o Google enxergará a sua autoridade.

Isso porque você terá um aumento do tráfego no seu site e de backlinks direcionados a ele. Pontos importantíssimos para os algoritmos do mecanismo de pesquisa.

Mais credibilidade

Um dos principais motivos para se adotar esse método é aumentar a credibilidade do seu negócio. Como citamos anteriormente, a voz de uma pessoa com autoridade é um ponto mais do que positivo e relevante para você.

Com tempo e cuidado, logo você monta uma rede de contatos prestigiados que além de gostar de seus produtos, os divulgam em suas redes sociais para seus seguidores.

Vendas impulsionadas

O objetivo de todo negócio é lucrar, certo? Para chegar até isso, porém, não se pode ir com muita sede ao pote.

Construir um Outreach Marketing leva tempo e necessita atenção, mas os benefícios que são colhidos fazem os seus serviços, ou produtos, atingirem outro patamar. O que, claro, aumenta as vendas.

Como fazer Marketing de Relacionamento

Como falamos lá no começo, não adianta atingir muita gente se essas pessoas não buscam aquilo que você tem a oferecer. Por isso, a primeira lição é: seguidores são importantes, mas não são tudo.

É mais indicado buscar um criador de conteúdo que possui 10 mil seguidores, que fale sobre um assunto relacionado ao seu negócio, do que um de 50 mil que não tenha esse foco, por exemplo.

Antes de escolher alguém para ser a voz da sua marca, tenha em mente os seguintes pontos:

  • Engajamento;
  • Frequência de posts;
  • Nível de credibilidade;
  • Forma de se comunicar.

Então, identifique as pessoas certas e faça uma abordagem impactante. Nada de mensagens prontas e genéricas. Mostre que você tem um projeto sério e que ambos podem ganhar com aquilo.

Como dissemos, essa estratégia anda de mãos dadas com as relações públicas. Essa ligação ocorre porque a imagem da sua marca é evidenciada, o que demanda um plano muito bem pensado antes de ser, de fato, colocado em prática.

Por isso a importância de ter todo um cuidado e dedicação com a abordagem.

É essencial lembrar que essas pessoas trabalham com isso e levam as marcas muito a sério. É necessário ter cautela para que a ação não saia de forma contrária e o influenciador passe a falar mal de sua empresa.

Acompanhe os resultados das campanhas para saber o que está sendo falado. Nem sempre você vai acertar. Analise os números e saiba identificar os problemas para reduzir riscos.

Use os influenciadores a seu favor

Agora, você já entende a importância do Outreach Marketing: o que é isso, como fazer e seus benefícios.

Essa estratégia é cada vez mais utilizada pelas empresas, que atraem embaixadores poderosos à marca.

Por isso, o seu negócio precisa aprimorar desde já todo esse marketing de influência, pois ele com certeza faz a diferença. Isso tudo, claro, atrelado às boas práticas que você acompanha aqui no nosso blog.

Saber filtrar essa rede de contatos e trabalhá-las da forma certa faz com que ela, muito em breve, influencie por você. Os seguidores dessas pessoas estão ali por um motivo: confiam e gostam daquele conteúdo.

Gostou deste artigo? Siga atualizando as suas práticas virtuais com o conteúdo especial que trazemos em nossa newsletter!

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!