O que é Conversational Marketing e como funciona o Marketing de Conversação

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 5 de outubro de 2023 | Atualizado: 5 de outubro de 2023.

Marketing Conversacional é a estratégia de automatização do atendimento da empresa por chatbots e aplicativos de mensagem. Entenda como usar ferramentas para otimizar a jornada dos clientes pelo funil de vendas.

Oferecer bom atendimento e serviço de suporte é fundamental na experiência de compra do público com sua empresa. Por meio dos canais de comunicação, os clientes solucionam dúvidas ou buscam ajuda com dificuldades na compra.

Mas, não é só a isso que está limitado o potencial do atendimento, essa interação pode ser trabalhada para vender e divulgar os produtos ou serviços da organização. Isso porque, esse é um contato direto com os clientes e deve ser integrado nas ações de marketing

É aqui que o Conversational Marketing, ou Marketing de Conversação, entra. Nessa estratégia, os canais são funcionais e otimizados para atender os usuários com rapidez e agilidade com o uso de chatbots e aplicativos de mensagem.

Quer saber mais sobre o Conversational Marketing? Acompanhe o conteúdo e conheça os benefícios dessa prática.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de vendas no WhatsApp

O que é Conversacional Marketing?

A imagem mostra a mão de um homem segurando um circulo com uma carinha feliz, dele saem alguns corações.

Conversational Marketing, ou Marketing de Conversação, é uma estratégia que visa automatizar o atendimento para tornar a comunicação entre empresa e consumidor mais eficiente. 

De forma prática, o Conversational Marketing utiliza chatbots e aplicativos de mensagens otimizados para responder aos usuários de forma humanizada e eficiente, sem a necessidade de um atendente humano para prestar suporte ao consumidor. 

O grande objetivo dessa estratégia é oferecer um meio eficiente para que um lead se comunique com a empresa sempre que desejar. Na prática, esses chatbots podem ser integrados a canais como WhatsApp e chat no site da empresa. 

É importante ressaltar que, mesmo sendo um canal automatizado, os chatbots devem unir a inteligência artificial e o conhecimento humano para oferecer uma experiência positiva ao usuário.

Por que usar Marketing Conversacional?

Com o Conversacional Marketing, a empresa se torna capaz de otimizar seus atendimentos e oferecer uma experiência de compra positiva aos seus consumidores. 

Entenda mais sobre essas vantagens e se prepare para potencializar o atendimento do seu negócio com eficiência:

Atendimento constante

Ao utilizar chatbots é possível oferecer atendimento 24 horas por dia nos 7 dias da semana sem precisar se preocupar com finais de semana e feriados. Essa é a principal característica dessa estratégia e é sem dúvidas seu diferencial.

Com essa autonomia no atendimento, a empresa se torna capaz de atender seus leads de forma mais eficiente e sem se preocupar com as intermináveis filas em picos de contatos.

Personalização

Quando uma pessoa entra em contato com uma empresa é importante fazer com que ela se sinta única e isso pode ser um desafio e tanto quando a automatização é utilizada. Isso porque, por usar inteligência artificial pode existir um distanciamento no atendimento. 

Para circular esse problema, é fundamental que a empresa saiba personalizar seu atendimento e garantir que a pessoa do outro lado tenha suas necessidades atendidas.

Dessa forma, mesmo com o uso de chatbots, a organização entrega um bom atendimento e aprimora a experiência do cliente.

Unificação de diferentes áreas

O chatbot é ideal para prestar suporte aos leads durante sua jornada de compra, no entanto, para além dessa funcionalidade, esse canal também pode ser utilizado para potencializar ações de marketing e vendas. 

Ao programar o chatbot com eficiência, é possível definir uma régua de mensagens para guiar o lead por meio de seu ciclo de compras. Isso pode ser feito ao:

  • Oferecer promoções;
  • Informar sobre lançamentos; 
  • Oferecer cupons de desconto.

Escalabilidade

O grande benefício que o uso de chatbot traz para as grandes empresas é a possibilidade de escalabilidade. Ou seja, permite um número maior de atendimentos sem precisar de contratações. 

Dessa forma,a empresa pode investir seus recursos em outras pontas e deixar o atendimento para a tecnologia. 

Como o Marketing Conversacional pode ser usado?

A imagem mostra uma mulher realizando um atendimento em seu computador.

Para colocar essa estratégia em prática com eficiência, é fundamental que a empresa entenda se essa abordagem é a ideal para seu público e se existe, de fato, necessidade de implementação.

Ao entender se existe essa demanda, é possível encontrar também quais são os canais certos para a implementação dessa tecnologia. Ela pode ser inserida em locais como site da empresa e WhatsApp Business

Após ser implementada, existem algumas boas práticas para garantir o bom funcionamento da estratégia, confira: 

  • Responda rápido: utilize a automação para facilitar o atendimento, lembre-se que a demora no atendimento pode fazer com que o lead deixe de continuar no chat e busque por ajuda em outro lugar;
  • Entenda o usuário: para que o chatbot seja programado com eficiência é preciso entender sua funcionalidade para o usuário. Portanto, conheça o perfil do seu consumidor e pense sempre em como a automação tornará sua vida mais fácil;
  • Humanize: é importante tomar cuidado para que o uso do chatbot não seja robotizado. Para isso, é necessário criar mensagens que transmitam a mesma confiança que um atendimento feito por um humano. 

Automatize e otimize

O  Conversational Marketing é uma estratégia de automatização de atendimentos que ajuda a empresa a construir um diálogo mais eficiente e ágil com seus consumidores. É muito comum vermos essa tecnologia integrada em canais como WhatsApp Business. 

Por meio dela, a empresa garante um atendimento ágil e eficiente para seus leads e clientes. Além disso, é uma forma de oferecer um suporte de qualidade e com escalabilidade.

Dessa forma, a empresa pode entregar seu atendimento para a tecnologia e investir em outras pontas, sem deixar o bom funcionamento de lado. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing de Conteúdo para otimizar sua estrat´égia

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!