O que Nutrição Digital e como produzir conteúdo relevante

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Publicado: 29 de agosto de 2023 | Atualizado: 29 de agosto de 2023.

Nutrição digital é um termo que vem se popularizando nos últimos e tempos e representa o nível de qualidade dos conteúdos consumidos pelos usuários nas plataformas digitais. Se você ainda não sabe como utilizar isso ao seu favor, acompanhe o conteúdo a seguir.

Nossa relação com a internet avançou em pouquíssimo tempo. Se no começo dos anos 2000 estar conectado era uma novidade, hoje em dia é parte da rotina de todos.

Não há mais dúvida que a internet já é parte fundamental de nossas vidas. A questão agora é o nível da qualidade dos conteúdos que consumimos sem moderação.

Mais do que isso, precisamos considerar como isso passou a impactar os criadores de conteúdo, a reputação de marcas na internet e o que fazer para se adaptar e atuar de forma saudável no ambiente virtual.

Por isso, neste texto falaremos sobre Nutrição Digital. O termo vem se popularizando recentemente e se refere aos usuários que vêm analisando a maneira como consomem conteúdos online.

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O que é Nutrição Digital?

Foto mostra pessoas mexendo em alguns papéis.

Antes de tudo, vamos entender com mais calma o termo Nutrição Digital. Não por acaso, a primeira palavra remete a nutrição tradicional, ou seja, a qualidade dos alimentos que consumimos e como eles contribuem para uma vida mais saudável. 

Logo, a analogia é bem simples: a Nutrição Digital se refere ao valor dos conteúdos que consumimos na internet e como eles afetam nossa saúde mental e emocional. Sejam eles textos, vídeos, posts em redes sociais ou até notícias publicadas.

Qual o impacto da Nutrição digital para as marcas?

Precisamos lembrar que consciente ou inconscientemente, o que lemos, assistimos e ouvimos, interfere na nossa mente de forma positiva ou negativa.

Com a popularidade das redes sociais, veio também uma enxurrada de conteúdos de todos os lados. Destacar-se em meio a tantos concorrentes se tornou um desafio. 

Por isso, a estratégia mais eficiente para chamar a atenção é investir no que chamamos de marketing de conteúdo.

Isso porque, quando se cria e compartilha material relevante, a audiência reconhece seus esforços e comprometimento com a qualidade do que está sendo produzido. Assim, fica mais fácil criar a base de um relacionamento de confiança com o cliente.

Além disso, de acordo com Rafael Kiso, CMO da mLabs em uma entrevista para a Rock Content, um conteúdo bem feito deve entreter, informar e educar a audiência. 

Isso evita interpretações erradas e efeitos colaterais no público como danos psicológicos ou emocionais, além de uma péssima experiência com a marca.

Em uma realidade em que o público está escolhendo com cuidado o que consome, esses princípios passam a ser fundamentais na hora de definir o que será publicado.

Como colocar a Nutrição Digital em prática

Foto mostra as mãos de uma mulher mexendo em um notebook. Na tela, está a homepage de um blog.

Agora você já sabe do que se trata a Nutrição Digital e o que faz dela tão importante para a sua marca, certo? Então anote as dicas a seguir de como criar conteúdos relevantes e de qualidade e colaborar com a saúde da sua audiência.

Conheça seu público

Pode ser uma dica muito batida, mas acredite ou não, ainda há muitas empresas que ignoram esse fator e passam a criar conteúdos de forma generalizada para tentar conversar com qualquer pessoa. O que é um erro terrível.

Descubra para quem você está escrevendo. Trace um perfil psicológico e demográfico de quem está consumindo seu conteúdo e procure entender as necessidades e desejos dele. 

Dessa forma, você consegue filtrar e definir o que mais engaja e por quais materiais sua audiência aguarda.

Produza em diferentes formatos

Hoje em dia, o que não falta é variedade de plataformas com diferentes formatos. Não tenha medo de explorar e se arriscar na hora de produzir para mais de um meio digital. 

Escreva blog posts, grave vídeos, participe de trends e veja o que funciona melhor com o seu público.

Assim que descobrir, procure se estabelecer dentro daquele formato, apenas tome cuidado para não ficar para trás em tendências que surgem eventualmente.

Escolha bem as pautas

Com o seu público bem definido, o próximo passo é escolher as pautas mais relevantes e que possam sanar dúvidas e atender às necessidades deles.

 Faça um levantamento de dúvidas mais frequentes ou, se possível, tente prever as necessidades que surgirão sobre seu produto ou serviço. 

Fique atento aos comentários e interações, já que é muito comum os espectadores deixarem suas opiniões e sugestões para futuros vídeos e textos.

Siga os valores da marca

Não tente ser algo que você não é. Isso é muito importante na hora de criar uma imagem na internet, já que manter um personagem é muito mais complicado do que simplesmente ser fiel aos valores já estabelecidos da sua marca.

Para poder influenciar alguém, é preciso se conhecer primeiro. Só assim, você será capaz de entender seus limites e saber o que pode oferecer de melhor. Depois disso, basta alinhar suas capacidades com as necessidades do seu público e gerar um conteúdo único.

Uma dica interessante é ficar de olho em seus concorrentes, mas cuidado para não cair na armadilha de “já existe muita marca igual a minha, não tem como inovar”, pois acredite, sempre tem!

Analise os erros e acertos de outros perfis similares ao seu e estude o que você pode oferecer de diferente. 

Saiba o que a sua marca tem que as outras não podem oferecer e use isso ao seu favor. A resposta pode não vir de primeira, mas vai valer a pena quando aparecer.

Hora de produzir

Já deu para perceber que a Nutrição Digital não deve ser ignorada, não é? Afinal de contas, a internet faz parte de praticamente tudo o que fazemos nos dias de hoje, por isso, é preciso ficar de olho no que consumimos online e o que isso nos agrega.

É preciso entender que ser capaz de influenciar pessoas é uma grande responsabilidade e a missão da sua empresa é fornecer conteúdo de valor para que ambos os lados possam se beneficiar. Assim, seu público fica satisfeito e a reputação da marca só tende a crescer.

Tire um tempo para analisar qual o seu papel na internet e como o conteúdo produzido impacta na vida da sua audiência. Se preciso, repense seu posicionamento atual e crie um planejamento do zero para definir os próximos passos.

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