O que é nicho de mercado? + [Guia 8 dicas para definir]

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 3 de outubro de 2023 | Atualizado: 3 de outubro de 2023.

Nicho de mercado é um segmento de público com necessidades específicas ou particulares, pouco ou não atendidas por empresas. Entenda a importância dos nichos e como definir um para sua empresa.

No marketing e nas vendas, tentar vender para todo mundo nem sempre é a melhor estratégia. Saber como e para quem direcionar a divulgação dos produtos pode ser a chave do sucesso para seu negócio.

Isso porque, alguns grupos ou segmentos de consumidores são pouco ou, muitas vezes, ainda nem são atendidos pelas empresas concorrentes. Esse tipo de público é conhecido como nicho de mercado e se diferencia por suas necessidades ou características específicas.

Focar nos nichos reduz a concorrência dos seus produtos ou serviços, qualifica sua oferta e aumenta a fidelização, entre outras vantagens.

É por isso que preparamos este conteúdo para você! Saiba o que categoriza um nicho de mercado e como encontrar ou redescobrir o seu com o artigo a seguir.

O que é nicho de mercado?

A imagem mostra uma representação 3d de um gráfico de pizza junto de alguns bonequinhos que representam a divisão do público conforme o gráfico

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos entender o que é um nicho de mercado.

Nicho de mercado é uma fatia de consumidores existentes dentro de um mercado específico. Ou seja, é uma parcela menor dentro de um mercado amplo, mas que é pouco atendido devido às suas necessidades específicas.

A oportunidade surge justamente de uma negligência com esse público específico, e é aí que a criatividade entra em cena e se prepara para apresentar soluções não tão comuns para esses consumidores.

Mas, cuidado para não confundir nicho de mercado com segmento de mercado. Apesar de serem termos parecidos, um segmento de mercado se refere a uma parcela mais ampla de consumidores com desejos e dores semelhantes.

Já o nicho de mercado é um grupo bem menor e mais específico desse público. Isto é, um nicho de mercado é uma subdivisão dentro de um segmento.

Isso quer dizer que, se sua empresa trabalha no ramo da moda, o segmento seria roupa de academia e o nicho de mercado seria roupa de academia para mulheres, por exemplo.

Por que definir um nicho de mercado?

Certo, mas qual é a vantagem de se trabalhar com um nicho de mercado? Afinal, não seria mais fácil atingir um público geral do que uma parcela menor da audiência?

Imagine que você está há semanas procurando por uma edição específica do seu livro favorito. Existem diversas livrarias vendendo a edição mais famosa, mas nenhuma tem no estoque o que você quer.

Então, depois de tanto tempo, você encontra a tal edição em uma livraria pequena do seu bairro que vende tanto livros novos quanto livros usados em bom estado.

A partir do momento que você fica satisfeito com a compra, automaticamente, sabe que pode contar com a pequena livraria mais vezes quando precisar procurar por determinada edição de um livro.

Entende como, apesar de ser apenas um cliente, a livraria se tornou uma referência para você? Isso porque, a comunicação foi certeira e o problema foi resolvido. Dentro daquele nicho de mercado, a livraria foi bem sucedida ao atingir potenciais clientes.

Além disso, outros benefícios que podemos citar são:

  • Mais eficiência nos planos de marketing;
  • Público qualificado;
  • Menor concorrência;
  • Maior margem de lucro;
  • Melhores parcerias;
  • Sem desperdício de investimentos etc.

Em resumo, atendendo um nicho de mercado, sua empresa se destaca e é valorizada pelo público atendido. Seja divulgando sua marca ou estando disposto a pagar um pouco mais pela garantia de que encontrará o que procura.

Tipos de segmentação

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, vamos explorar algumas formas de categorizar os clientes de um segmento por meio das suas características.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar um nicho de atuação dentro dessa parcela.

Geográfica

Com ênfase em lojas físicas, a segmentação geográfica nada mais é do que uma forma de identificar os consumidores por país, estado, cidade ou região onde a empresa está inserida.

Para isso, é preciso considerar a cultura e as necessidades de cada lugar, além de estudar cautelosamente a concorrência local. Assim, você se beneficia ao abrir uma pizzaria em um bairro com poucas opções de delivery ou com apenas uma única opção de consumo.

Demográfica

Já a segmentação demográfica se define pelo perfil dos consumidores. Ou seja, leva em conta tópicos como a idade, gênero, profissão, renda, religião, etnia, entre outros.

Esses fatores influenciam diretamente os hábitos de compra ou o interesse dos clientes. Um bom exemplo disso é o McLanche Feliz, criado pelo McDonald’s, para atender e atrair o interesse das crianças.

Comportamento

A segmentação baseada no comportamento se dá pelos hábitos de consumo e pelos feedbacks recolhidos após uma compra.

Ou seja, estamos falando sobre os aspectos que caracterizam a pesquisa de um produto, o nível de conhecimento sobre determinada oferta, a frequência de compra, nível de satisfação e mais.

Psicográfica

Por fim, a segmentação psicográfica leva em consideração a crença, a mentalidade, os princípios e a personalidade do público-alvo.

Isso porque, de uns tempos para cá, os valores da empresa se tornaram muito importantes para os consumidores. É comum encontrar clientes que consomem marcas as quais se identificam e apoiam as mesmas causas.

Um exemplo disso são as marcas de cosméticos cruelty free. Ou seja, não testam seus produtos em animais.

Como descobrir o nicho de mercado do seu negócio

Suponhamos que sua empresa atue em determinado segmento de mercado, como encontrar o nicho de mercado ideal?

Acompanhe a lista abaixo:

Defina em qual mercado atuar

O que não falta são possibilidades de negócio, mas o que vai fazer com que sua empresa prospere de verdade é a paixão por aquilo que oferecem. Não adianta trabalhar para um mercado o qual você não acredita, não é?

Com o tempo, a alta demanda de trabalho pode acabar desmotivando e o caminho mais fácil é deixar para lá. Mas, se você gosta do que faz, fica mais fácil se manter estudando e investir em oportunidades de um mercado já conhecido.

Encontre o problema

Na hora de criar uma empresa, não se esqueça de pensar qual papel deseja exercer dentro daquele mercado. Qual é o problema que o seu negócio vai resolver? Afinal de contas, ele precisa existir por um motivo, para servir a um tipo de necessidade.

Uma forma eficiente de encontrar a sua razão, é por meio da pesquisa de palavras-chave no Google ou ouvindo a opinião do seu público.

As pessoas tendem a deixar rastros por onde passam, principalmente na internet. Por isso, fique atento aos comentários e tendências que surgirem ao redor.

Esteja disposto a apresentar soluções para quaisquer problemas ou dúvidas, além de ouvir sugestões para ações futuras.

Saiba como ajudar

Garanta que a sua empresa tem o que é preciso para sanar a dúvida dos potenciais clientes. Procure dominar o ramo em que atua e colocar na prática o que aprende e compartilha com seus clientes.

Não basta “entrar na onda”, é preciso abraçar a causa e se colocar no lugar do cliente para convencê-lo da sua credibilidade e mostrar que você tem o que é preciso para ajudá-lo.

Observe a necessidade

Lembra do exemplo da livraria que demos lá em cima? Então, para que a história fosse bem sucedida, primeiro foi preciso haver uma necessidade real.

É assim que o seu negócio deve funcionar. Você só poderá atender o desejo de alguém se ele existir de fato.

Saiba as dores do seu público e procure entender suas intenções de compra para descobrir qual é o volume daquela suposta demanda. Se não há interesse em uma solução, então talvez não haja um problema a ser resolvido.

Estude a concorrência

O foco de trabalhar com um nicho de mercado é atender a um público que não conta com tantas opções para solucionar uma incógnita.

Por isso, é importante estudar a concorrência disponível em uma região ou de maneira geral.

Sua audiência está monopolizada por uma única oferta ou ela conta com tantas opções que a sua empresa pode passar despercebida?

Entender esses aspectos é fundamental para compreender o cenário atual e descobrir onde seu empreendimento se encaixa.

Crie conteúdo de valor

Como a sua empresa pode ser útil? Quando alguém procura por algum produto ou serviço na internet, a tendência é que ela encontre o que procura. O marketing de conteúdo pode ser um grande aliado na hora de se estabelecer no ambiente online.

Conteúdo de qualidade gera valor para o cliente ideal e reforça a responsabilidade do seu negócio. Além disso, se destaca em meios aos concorrentes e garante uma vantagem competitiva. Você pode apostar em posicionamento orgânico, totalmente gratuito com as estratégias de SEO.

Potencialize a experiência de compra

Grande parte do sucesso depende de uma experiência satisfatória do cliente. Por isso, é preciso entender que cada etapa conta, desde o primeiro contato e interesse no produto ou serviço ofertado até o pós-venda.

Sua empresa precisa assumir uma postura profissional e responsável que mostre disposição para resolver qualquer problema ou receber qualquer feedback (positivo ou não), de maneira construtiva.

Personalize

Tenha um registro da sua persona. Busque conhecê-la a fundo e tenha anotado suas necessidades, preferências e dores a serem solucionadas.

Como mencionado anteriormente, os consumidores deixam pistas e seus pareceres podem ser pivô para um insight genial de alguma ação futura. É essa atenção aos detalhes que aumenta suas chances de se destacar em meio a tantas opções no mercado geral.

Ferramentas para encontrar o nicho de mercado

A imagem mostra uma mão fincando um alfinete em um quadro com anotações autocolantes. Em uma delas há um bonequinho desenhado com um alvo bem ao centro.

Para finalizar, separamos uma lista de ferramentas que podem ser úteis na hora de identificar o nicho de mercado perfeito para o seu negócio.

  • Google: a ideia é investir tempo na busca de palavras-chave, explorando suas variações de long tails;
  • Buzzsumo: a ferramenta perfeita para ficar por dentro dos mercados em alta na internet. Além disso, você pode acompanhar e antecipar tendências de consumo com uma busca de palavras-chave;
  • Google Trends: assim como a anterior, esse recurso também possibilita a busca e descoberta de tendências por meio da busca de termos relacionados;
  • SEMrush: o queridinho de muita gente te ajuda a entender melhor as demandas por meio dos relatórios de volume de busca e competição de palavra-chave na web;
  • Keyword Planner: como o nome sugere, essa ferramenta auxilia na descoberta e organização de termos relevantes. Além de oferecer sugestões semelhantes para o seu segmento;
  • Redes sociais: Facebook e Instagram são apenas alguns exemplos de redes sociais que acumulam diversas opiniões sobre as marcas nos comentários. Você também pode ficar atento às pesquisas feitas dentro de cada plataforma.
  • MOZ: para quem quer e pode pagar por uma ferramenta mais precisa, a MOZ junta diversos recursos de SEO úteis, além de disponibilizar algumas funções gratuitas ou dentro do período de teste de 30 dias;
  • Ahrefs: é uma das mais completas ferramentas no mercado atual e conta com métricas avançadas, principalmente quando o assunto é nicho de mercado, já que é possível segmentar suas buscas por regiões e gerar um relatório mais preciso.

Tudo pronto para começar!

Se destacar em um rumo segmentado e específico é uma grande vantagem de se ter um nicho de mercado definido. Direcionar seus investimentos para uma parcela menor de público-alvo pode gerar grande satisfação para os clientes e tornar sua marca referência.

Seja grande ou pequeno, encontrar um espaço com consumidores não atendidos é uma oportunidade valiosa para suprir uma demanda específica e impulsionar seu negócio. Por isso é tão importante se manter atento aos arredores e saber identificar necessidades.

Depois deste artigo você está preparado para descobrir o seu nicho de mercado e fortalecer a imagem da sua marca. Lembre-se que o objetivo é atrair a atenção da sua persona e fidelizá-la enquanto consumidor.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir nossos artigos já disponíveis e de acompanhar o blog da Ideal Marketing para não perder nada sobre o mundo do marketing digital!

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Inbound Marketing para melhorar seus resultados

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações