5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 30 de agosto de 2018 | Atualizado: 12 de julho de 2019.

Conhecer cases de sucesso marketing digital é essencial para desvendar os segredos das campanhas bem sucedidas. Conheça 5 exemplos de estratégias que trouxeram bons resultados e se inspire para criar planos de ação assertivos.

Caso não saiba o que é case de sucesso, esse é o termo que usamos quando queremos nos referir a um exemplo de estratégia bem sucedida dentro de um ramo.

E eles são importantes, pois assim conseguimos estudar todas as partes que fizeram essa campanha ser tão assertiva e tomar nota disso.

Assim você consegue replicar essas situações, reparar pontos nos quais pode estar errando e ainda melhorar os resultados da sua empresa.

Mas para isso é preciso conhecer alguns cases de sucesso marketing digital, certo? Então, vamos lá:

1. Red Bull

cases de sucesso red bull

Para se destacar no mundo virtual, é preciso criar estratégias de marketing digital que não entreguem mais do mesmo.

Por isso, uma das metodologias mais populares dele é o Inbound Marketing, cujo combustível é a produção de um conteúdo educativo que prepare melhor o cliente antes dele tomar alguma decisão de compra.

Então, seguindo esse raciocínio, a nossa primeira parada na lista de cases de sucesso marketing digital é justamente a marca de energéticos Red Bull.

Isso porque o seu lema “Red Bull te dá asas” norteia a produção de um conteúdo original e relevante ao seu público-alvo: jovem e cheio de energia.

Dessa forma, suas redes sociais são repletas de fotos e vídeos que vão desde esportes radicais até festas, ou seja, atividades praticadas por quem consome o produto.

Assim a marca consegue engajar a sua audiência e conquistar novos fãs, afinal ela não está apenas vendendo um energético, ela também vende um estilo de vida.

2. Prefeitura de Curitiba

Prefeitura

Se o primeiro exemplo da nossa lista de cases de sucesso marketing digital era de uma marca super descontraída, agora vamos mostrar que dá para fazer sucesso assim até em um perfil institucional!

Durante pouco mais de três anos, a Prefeitura de Curitiba provou que é possível tratar de assuntos sérios e promover ações institucionais por meio de posts bem humorados e informais.

Com uma linguagem próxima ao público aliada a referências artísticas e culturais, a “Prefs” conseguiu emplacar campanhas importantes, como a #busaosemabuso, contra o assédio sexual no transporte público.

Dessa forma, fica provado como cases de marketing digital podem ser uma importante tática para aumentar o alcance das ações de órgãos públicos e servir de conscientização social.

3. Dove

O nosso próximo exemplo da lista de cases de sucesso marketing digital é a campanha Real Beleza da marca de cosméticos Dove.

Com um vídeo visto por quase 6 milhões de pessoas, a empresa figura na relação das campanhas publicitárias mais assistidas na história do YouTube.

E todo esse sucesso se deve a estratégia de produzir um conteúdo relacionado ao ramo do negócio capaz de passar uma mensagem bonita e emocionar.

Isso porque o tema central do vídeo é questionar como entendemos a nossa beleza e como cada um de nós é tão crítico consigo mesmo.

Mas claro, pouco adianta produzir um conteúdo espetacular se ele não for veiculado no canal correto.

Por isso, outra sacada genial desse case de sucesso foi ter preferido publicar o vídeo no YouTube e direcionar a campanha para as redes sociais.

Sendo assim, além de estar mais próxima do público, a marca também não ficou limitada ao curto espaço de tempo disponível para comerciais na televisão, por exemplo.

4. Magazine Luiza

Magazine

Nossa lista de cases não ficaria completa se em algum momento não mencionássemos a loja Magazine Luiza.

Isso porque sua forte presença digital a qualifica como um dos maiores exemplos de marketing digital do Brasil.

Com canais online sempre atualizados e com conteúdos relevantes direcionados aos seus clientes, a Magazine Luiza foi além e conta até com a Lu, avatar que interage com os consumidores.

Além disso, a Lu também tem como missão conquistar novos clientes, nem que para isso precise entrar no Tinder, app de relacionamento.

Até o momento a estratégia tem dado certo, tanto que a loja online da Magazine Luiza figura entre as 10 maiores do Brasil.

5. Havaianas

Tão tradicional quanto o arroz e feijão, a marca de chinelo Havaianas passou a ser considerada uma marca moderna e descolada graças ao marketing digital.

Isso porque o alto investimento em ações para um eficiente reposicionamento de mercado foram essenciais nessa virada.

Aliás, uma das frentes de ataque foram campanhas bem-humoradas, como a com Suzana Vieira, para aproveitar a popularidade dos memes da atriz nas redes sociais.

E com o objetivo de aumentar ainda mais o engajamento do público com a marca, a empresa disponibilizou gifs da campanha no Tumblr!

Se inspire nos cases de sucesso Marketing Digital e melhore os resultados da sua empresa

Nesta publicação você conheceu 5 cases de sucesso marketing digital para se inspirar e criar ações mais assertivas na sua empresa.

Isso porque vimos como é importante produzir um conteúdo relevante capaz de conversar com os interesses da sua audiência.

Além disso, também é preciso escolher os canais certos, afinal uma estratégia só é eficiente se for de encontro com as pessoas que têm potencial de se tornarem seus clientes.

Claro que truques para turbinar a sua campanha nunca é demais, por isso confira o conteúdo sobre técnicas de marketing digital e se aprimore no tema.

Compartilhe nas Redes Sociais!