Tenha um conteúdo relevante e posicione seu site ou blog no topo do Google!

//Tenha um conteúdo relevante e posicione seu site ou blog no topo do Google!

Por: | Publicado: 29 de junho de 2018 | Atualizado: 25 de setembro de 2018.

Criar um conteúdo relevante pode ser a peça que falta para fazer seu site ou blog posicionar em primeiro lugar! Invista em textos de excelência e coloque a sua marca no topo da mente do consumidor e das pesquisas do Google!

Em tempos nos quais o contexto digital está em forte ascensão, os usuários estão cada vez mais procurando por um conteúdo relevante.

Com isso, as empresas se vêm com o desafio de estarem presentes nesse cenário e oferecer textos de muita qualidade em seus sites ou blogs.

Isso porque, não adianta escrever se o seu conteúdo não tiver uma posição estratégica nas buscas online, e para conquistar um posicionamento positivo a fim de alcançar e atender ao seu público, é extremamente necessário investir em conteúdos de excelência.

Pois a qualidade do seu texto é fortemente considerada e analisada pelos algoritmos do Google no momento de rankear as páginas com maior destaque.

Por isso, preparamos especialmente para você um artigo destinado a te mostrar um caminho completo de como criar conteúdo relevante e se destacar no enorme cenário da internet.

Assim, além de oferecer conteúdos de excelência ao seu leitor você também garante uma posição estratégica gerando maior reconhecimento à sua marca.

Então, veja só o que vai encontrar por aqui:

Qual a importância de oferecer conteúdos relevantes em seus canais de comunicação

Conteúdo relevante

Bom, se estamos falando em técnicas efetivas de posicionamento, é extremamente importante oferecer conteúdos que sejam produzidos nos mínimos detalhes necessários para merecer um bom rankeamento!

E para isso, podemos contar com ajuda de agências como  Agência Wiggle,  especializada em marketing de conteúdo, criação de sites e iscas digitais que vão facilitar a ascensão de seu site no buscador.

Isso porque, conforme mencionado anteriormente, no momento de posicionar o Google leva em consideração inúmeros fatores os quais apontam a relevância e utilidade do seu canal e conteúdo para o leitor.

A verdade é que ter um bom posicionamento é quase uma disputa! E nessa disputa vence aquele que oferecer o melhor conteúdo ao usuário, respeitando e considerando aspectos como: qualidade de texto, palavra-chave, linkagens úteis para canais importantes etc.

Mas não se preocupe, aprenderemos sobre tudo isso mais adiante.

Por hora, queremos evidenciar que ter um conteúdo relevante está totalmente relacionado com técnicas efetivas de posicionamento e vice versa.

Por isso, se quer ter seu site ou blog no topo do ranking invista em mensagens personalizadas, considerando as expectativas e necessidades dos usuários para quem elas se destinam.

Além disso, em termos de Marketing de Conteúdo, não é difícil perceber que a publicidade tradicional já não é mais tão efetiva no momento de atrair e converter clientes.

Isso porque, hoje em dia, um conteúdo relevante e estratégico é muito mais conversivo em todas as esferas do Marketing Digital.

Ou seja, o seu canal de comunicação online acaba tendo muito mais potencial no momento de atrair e engajar clientes, do que uma publicidade que com certeza seria muito mais cara e traria menos resultados lucrativos para o seu negócio!

Aliás, se quer entender mais sobre investimento e retorno confira nosso conteúdo sobre o que é roi!

Voltando ao nosso tema principal…

Com essa mudança nas estratégias de atração do cliente, o desafio do momento para qualquer empreendedor é investir em técnicas efetivas de posicionamento e alcançar o cliente no contexto digital – o qual ele está fortemente presente e ativo comercialmente.

Para isso, iremos te apresentar algumas dicas importantes no momento de criar conteúdo para blog ou site, travando uma comunicação estratégica com o cliente e, sobretudo, capaz de gerar resultados para o seu negócio!

Como criar conteúdo relevante para o seu site ou blog?

Antes de mais nada, quando se pensa em produção de conteúdo para sites ou blogs é extremamente importante planejar sua estratégia para esses canais.

Isso porque, você precisa estabelecer os objetivos que quer alcançar, além de conhecer o público com o qual se comunica, esses com certeza são os primeiros passos quando se pensa em como criar conteúdo para blog.

Assim, você se certifica que seus conteúdos trarão resultados por serem relevantes para o seu público bem como para o seu negócio!

Por isso, no momento de definir os objetivos e público que estarão dentro do seu planejamento, acompanhe tendências, faça pesquisa de mercado e se debruce totalmente em questões de qualidade, afinal qualidade e conteúdo relevante caminham lado a lado.

Além disso, direcione seu conteúdo às expectativas da sua persona.

Agora você deve estar se perguntando: Afinal, o que é persona?

Calma! Finalmente chegou o momento de falarmos sobre persona. Isso porque ela integra a nossa primeira dica essencial sobre como criar conteúdo relevante.

Vamos começar?

Para quem você escreve? Defina sua Persona!

Conteúdo relevante identificando persona

Depois de ter seu planejamento estratégico bem estruturado, o próximo passo quando se pensa em produção de conteúdo para sites e blogs é: conheça as pessoas para as quais você escreve e a partir disso defina sua persona!

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal criada com o objetivo de definir o consumidor característico do seu negócio. Neste caso, se trata do leitor característico do seu site ou blog.

Ao definir a sua persona, as suas chances de captar mais audiência para o seu blog se tornam muito maiores, isso porque, de um modo geral você passa a escrever a coisa certa para a pessoa certa.

Ou seja, emissor e receptor estão com as expectativas alinhadas.

Além disso, quando se pensa em técnicas efetivas de posicionamento e conteúdo relevante é possível entender o seguinte: não adianta escrever textos aleatórios para pessoas “X”.

Isso porque, no momento de posicionar o Google não vai considerar a sua proposta como algo realmente útil.

Por isso, quando se conhece a sua persona, ou seja, os leitores que são a audiência do seu canal, é mais fácil conquistar um posicionamento positivo.

Isso porque você passa a oferecer o que o leitor realmente quer e precisa “consumir” tornando a experiência dele com o seu blog produtiva para ambos.

Mas como identificar a minha persona e criar um conteúdo relevante para ela?

Bom, isso vai depender muito do nicho do seu negócio e blog, mas os principais pontos a serem considerados são:

  • Quem é o potencial leitor que vai acessar seu site ou blog? Liste desde características físicas e psicológicas dele;
  • Defina um nome, idade, sexo, profissão e estado civil;
  • Quais temas do seu setor interessam ao seu leitor?
  • Quais assuntos gerais são de seu interesse? Ele procura por temas de entretenimento, política ou de negócios?
  • Qual é seu nível de instrução?
  • Quem influencia suas decisões?

Perceba que ao definir sua persona com base nas respostas dessas perguntas você terá condições muito mais sólidas de criar um conteúdo relevante, por ter um perfil de leitor super objetivo e segmentado.

Coloque-se no lugar do leitor

Se você tem presente na sua rotina a produção de conteúdo para sites e blogs, depois de definir a sua persona é importante se colocar na posição dela, ou seja, refletir sobre a experiência que ela quer ter no seu canal e dirigir sua mensagem com base nisso.

Isso porque, quanto mais você investir em uma comunicação dirigida e capaz de atender as expectativas do leitor, mais o seu conteúdo se torna relevante pois o ambiente oferecido a ele se torna altamente compatível com os seus desejos.

Além disso, ao se pôr no lugar do usuário e oferecer uma comunicação totalmente direcionada e inclinada a atender às suas necessidades, você o torna mais receptivo ao seu conteúdo.

Aliás, ter um conteúdo relevante capaz de ser bem recebido pelos leitores com certeza faz parte das técnicas efetivas de posicionamento!

Se adeque a linguagem e ao conhecimento do seu leitor

Um deslize que com certeza não pode ser cometido ao pensar em como criar conteúdo para blog é: não escreva usando uma linguagem rebuscada, cheia de termos técnicos e que vai dar origem a um conteúdo que pode ser lido mas não compreendido por todos.

Por isso, se você tem a sua persona definida, se adeque a linguagem e ao conhecimento dela!

Isso quer dizer o seguinte:

Para ter um conteúdo relevante ele precisa ser compreendido e assimilado pelo leitor, por isso, se a sua persona tem um perfil mais jovem e não possui um grau de instrução super alto, não adianta escrever como se estivesse produzindo conteúdo para um acadêmico.

Isso porque, o seu leitor não vai ter o mínimo de empatia com o seu texto além de não compreender todos os pontos da sua mensagem. Isso com certeza pode gerar interpretações equivocadas.

Ao contrário deste cenário, quando se pensa em criação de conteúdo relevante, você personaliza sua linguagem de acordo com a do leitor, considerando fortemente os seus níveis de conhecimento.

E com isso, oferece a ele um canal com textos direcionados capazes de quebrar barreiras linguísticas e garantir a completa assimilação da mensagem passada.

Acredite: se quer trabalhar em cima de técnicas efetivas de posicionamento esse é o caminho do sucesso!

Valorize aspectos de SEO, mas não os coloque em primeiro lugar.

Bem, ao falar de conteúdo relevante e técnicas efetivas de posicionamento é preciso esclarecer o seguinte:

Você pode e deve considerar os processos de SEOSearch Engine Optimization– para posicionar o seu conteúdo na primeira página, isso envolve usar palavras-chave: aquelas com alto volume de busca pelo seu público etc.

No entanto, não torne isso uma lei extrema e primária.

Isso porque, conforme falamos anteriormente, no momento de posicionar o Google também considera questões de qualidade do texto.

Inclusive, isso está dentro dos próprios processos de SEO, por isso os pontos considerados por ele precisam estar integrados e em completa sinergia.

Ou seja, foque em palavras-chave e nos demais requisitos necessários para posicionar em primeiro lugar, mas conecte tudo com isso com a qualidade do seu texto.

Afinal, no final das contas você escreve para o seu leitor e não para o google.

Então, considere sim as ferramentas de rankeamento, mas acima de tudo priorize o objetivo de oferecer uma experiência e conteúdo de excelência ao seu leitor!

Ofereça opções para que o leitor possa se aprofundar no assunto

Se você quer saber como criar conteúdo para blog com muita relevância e reconhecimento, uma outra característica importante que com certeza deve estar presente em seus textos é:

Linkagens para outros canais de referência no assunto tratado!

Isso porque, para fundamentar suas afirmações ou contextualizar determinado ponto do texto, nada melhor que oferecer links externos de peso capazes de embasar seu conteúdo.

Aliás, essa estratégia se mostra muito importante no momento de gerar relevância e credibilidade para o seu conteúdo!

Além disso, ao oferecer opções externas com o fim de aprofundar o entendimento do leitor sobre determinado tema, você torna a experiência dele muito mais completa e repleta de conhecimento.

Ofereça algo de novo ao tema tratado

Se quer ter um conteúdo relevante e com capacidade de oferecer um diferencial ao seu leitor se destacando na infinidade de textos da internet, é preciso mostrar que ele não é mais um destinado a apresentar o famoso “mais do mesmo”.

Ou seja, personalize ele com dados e informações que só você domina de modo que ele tenha condições de se sobressair.

Para isso, faça estudos aprofundados sobre o tema em questão, tenha um olhar estratégico levantando discussões as quais os seus concorrentes ainda não exploraram, e invista em uma abordagem inovadora sobre o assunto.

Ou seja, promova discussões e reflexões de qualidade e sob novas perspectivas!

Acredite, com esse conjunto de ações seu texto não será mais um no meio da multidão, será um conteúdo relevante e inovador!

Complemente o seu conteúdo com imagens, vídeos e gifs pertinentes…

Já ouviu a famosa frase “uma imagem fala mais que mil palavras?” Pois é, agora imagine mil palavras complementadas com imagens, vídeos gifs e etc…

Parece algo muito mais completo, não é mesmo?

Por isso, torne o seu conteúdo relevante apostando em imagens que traduzam suas afirmações ou o contexto no qual ele está inserido.

Além disso, você pode usar vídeos ou fazer gif complementando a sua ideia com exemplos práticos e engajadores. Assim, a assimilação e proximidade do leitor com o seu texto se tornam muito maiores.

Fora isso, como estamos tratando de técnicas efetivas de posicionamento, esse complemento visual é bastante forte para trazer a relevância necessária no momento do rankeamento!

Invista em linkagens internas para complementar a informação

Outra estratégia eficiente tanto para garantir a criação de um conteúdo relevante quanto para aprimorar o reconhecimento do seu site ou blog de um modo geral é: use e abuse de linkagens internas!

Ou seja, complemente as informações do seu conteúdo com dados contextuais ou técnicos que estão melhor detalhados em outros de seus textos.

Assim, semelhante ao objetivo do tópico que discute a importância de oferecer opções externas para o leitor se aprofundar no assunto, neste tópico você também oferece alternativas a fim de que o leitor se aprofunde no tema, mas essas linkagens são internas.

Com isso, além de oferecer um leque cada vez maior de possibilidades para o leitor saber TUDO sobre o assunto, você ainda potencializa os aspectos de SEO do seu canal e aperfeiçoa cada vez mais as suas técnicas de posicionamento!

Atualize seu conteúdo!

O último tópico deste artigo é como se fosse a última e contínua etapa para garantir a criação e manutenção de um conteúdo relevante!

Então gostaríamos de destacar aqui a importância de atualizar periodicamente seu texto!

Isso porque, vamos imaginar um cenário no qual você criou um conteúdo em 2014 e, considerando que já se passou muito tempo desde esse ano, existem chances de que a estrutura ou informações dele estejam obsoletas.

Com isso, aquele texto que foi relevante em 2014 pode não ser mais atualmente.

Como resolver isso?

Crie um cronograma de atualização periódica dos seus conteúdos de acordo com o segmento deles e atualizações do mercado e do mundo de um modo geral.

Desse modo, seu conteúdo nunca perderá a credibilidade e estará sempre coerente com questões e dados atuais.

Preparado para produzir os conteúdos mais relevantes que a internet já teve? Comece agora mesmo!

Preparando o conteúdo relevante

E então, se sente confiante para produzir o conteúdo mais relevante que seus leitores já viram?

Com certeza sim!

Isso porque te mostramos ao longo deste conteúdo a importância de investir em textos de qualidade no seu site ou blog, e como esse aspecto torna as suas técnicas de posicionamento muito mais efetivas!

Para isso, apresentamos dicas essenciais a fim de norteá-lo no momento de colocar a mão na massa e escrever com muito conhecimento, aproveitando táticas estratégicas e principalmente considerando as expectativas do seu leitor.

Por isso, não espere mais!

Aproveite nossas dicas, crie seu conteúdo relevante embasado em cada uma delas, e posicione em primeiro lugar por escrever com excelência, colocando a experiência do leitor no topo dos seus objetivos!

2018-09-25T15:43:24+00:00

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