Como usar podcast? Aprenda tudo com dicas para aumentar engajamento e autoridade no seu mercado
Publicado: 28 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 15 de março de 2022.
Como usar podcast, você sabe? Se a sua resposta for “não”, então podemos dizer que, aqui neste conteúdo, você já está no caminho certo para descobrir um pouco mais a respeito deste formato inovador.
O objetivo do podcast marketing é disponibilizar conteúdo por meio de áudio para que as pessoas consigam ouvi-lo de onde bem entenderem.
Não à toa, hoje os podcasts vêm se tornando uma ótima alternativa para aumentar o engajamento do seu público-alvo e aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços.
Quer saber as suas principais vantagens e como fazer um para a sua empresa? Então nos acompanhe!
O que é podcast marketing?
A era do rádio passou para dar espaço ao podcast marketing que, por sua vez, é um conteúdo sob demanda que o ouvinte pode escutar no momento que bem entender.
Com este formato de comunicação a sua empresa pode chegar a outros patamares, já que ele permite que a informação seja levada com muita criatividade, independentemente do seu setor de atuação.
Assim como o rádio, o podcast marketing também teve a sua evolução: antes, o conteúdo só era acessado a partir do momento em que os usuários acessavam o site dos fornecedores para dar play ou realizar o download no computador.
Isso mudou em 2004, quando Adam Curry percebeu que esse não era o jeito ideal de oferecer um podcast marketing para as pessoas.
Por esse motivo, ele então criou uma maneira automática para que esse formato chegasse no que conhecemos hoje: os agregadores de podcast.
Quer entender melhor como Adam Curry fez para fazer a transformação na maneira como consumimos conteúdo? Então, leia as linhas abaixo e descubra como usar podcast!
Por que o podcast é uma boa pedida para o seu negócio?
Como você deve ter percebido, o podcast é um formato capaz de divulgar conteúdos por meio de áudio, podendo ser escutado tanto em players online quanto por download.
Com ele, a sua marca consegue atingir um público-alvo bem específico, como aquelas pessoas que não estão muito interessadas em consumir textos ou vídeos.
Desse modo, a diversificação se torna o grande benefício de saber como usar podcast no seu negócio, capaz de ampliar as fronteiras das suas estratégias de marketing digital.
Além disso, você consegue agregar valor e garantir autoridade no seu mercado de atuação, uma vez que esse formato prende total atenção do público.
O melhor de tudo é que, mesmo que o seu público esteja atento ao podcast, ele pode fazer outras coisas do seu dia a dia ao mesmo tempo, tornando assim essa estratégia de marketing digital muito mais dinâmica.
Sendo assim, que tal descobrir de uma vez por todas como usar podcast na sua empresa? Então leia as próximas linhas!
Como criar um podcast para a sua empresa?
Se a sua vontade é descobrir como usar podcast, por que então não vamos direto ao ponto para você criar esse formato no seu negócio?
Acredite: estruturar esse tipo de conteúdo na sua empresa é mais fácil do que parece, fazendo com que os seus ouvintes se tornem clientes fiéis à marca.
Confira abaixo as dicas para você saber como criar um podcast para a sua empresa.
Seja simples para fazer bem feito
Mesmo que você não tenha sequer nenhuma experiência com gravação e edição de áudio, não se preocupe, pois vamos te mostrar como fazer isso.
O grande segredo neste momento é focar na simplicidade e objetividade dos seus conteúdos.
Porém, quando falamos em simplicidade, não estamos falando em fazer as gravações de qualquer jeito, sem planejamento prévio sobre um assunto.
É preciso que você estude para dominar o tema para passar informações valiosas para os ouvintes.
Estude para criar um conteúdo útil
Antes mesmo de produzir qualquer conteúdo, independentemente do formato que for, o estudo se torna a base para torná-lo de alta qualidade.
Por isso, é muito importante saber como usar podcast com conteúdos que realmente valham à pena para a sua empresa e para os ouvintes.
Uma boa alternativa é realmente uma pesquisa de mercado, a qual define o seu público-alvo para descobrir que tipos de assuntos mais interessam para ele.
Depois disso, você deve decidir quais temas serão abordados para começar a pesquisa sobre cada um deles.
Faça a escolha de bons equipamentos
Alguns equipamentos são muito importantes para você começar a produzir a sua “emissora de rádio” online.
E não é preciso despender muito dinheiro para comprar bons microfones e fones de ouvido.
O que é preciso mesmo é ter um software de edição de qualidade, a fim de fazer com que a edição seja fácil e acessível para todos.
Entre os principais softwares que existem no mercado, podemos citar:
- Audacity;
- Ardour;
- Easypodcast;
- Podbean;
- Huffduffer;
- Podomatic;
- Evoca.
Depois de saber como usar podcast, agora chegou o momento de descobrir onde postá-lo.
Poste nos lugares certos
Publicar o podcast marketing na sua própria página da web pode ser muito interessante para alavancar o índice de conversão de visitantes em potenciais clientes.
Para dar um plus a essa ação, você pode muito bem produzir conteúdos escritos parecidos com os podcasts.
Isso fará com que, caso o cliente não consiga escutar naquele momento, ele tenha a opção de ler na íntegra o tema abordado.
Ainda assim, nós recomendamos que você poste em plataformas próprias para podcast, já que elas são acessadas por milhares de pessoas fieis que buscam por conteúdos parecidos com os seus.
Algumas das principais são:
- O iTunes;
- O Spotify;
- O Soundcloud;
- O Libsyn.
Para conhecer cada uma dessas plataformas com detalhes, assim como ver exemplos de podcasts de sucesso, recomendamos a leitura deste conteúdo.
Agora você já sabe como usar podcast!
Quando está inserido no mundo dos negócios é preciso engajar o público-alvo para que ele veja que a sua empresa tem os produtos ou os serviços que podem servir para solucionar os problemas dele.
Sendo assim, durante este conteúdo foi possível perceber como usar podcast pode ser uma estratégia realmente útil para educar o seu mercado, tornando o seu negócio diferente da concorrência.
Além de se tornar mais acessível para um número ainda maior de usuários e ouvintes.
E se você gostou mesmo do que acabamos de te mostrar aqui, recomendamos a leitura do nosso conteúdo sobre Melhores técnicas de marketing digital para potencializar ainda mais seus resultados!