Aprenda o que é engajamento e leve seus leads a um passo da compra!

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Publicado: 24 de julho de 2018 | Atualizado: 13 de agosto de 2019.

Você sabe o que é engajamento? Chegou a hora de saber como engajar leads e levá-los a um passo da compra! Conheça as ações capazes de deixar seu potencial cliente coladinho na sua marca.

Se você tem um negócio e vive a procura de táticas para ter seus potenciais clientes perto de você, deve saber o quanto é difícil manter uma aproximação contínua e suficientemente interessante para que o lead efetive a compra.

Afinal, lembre-se: leads são pessoas que demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço. Ou seja, o primeiro passo já foi dado.

Pois sua proposta foi divulgada por meio de algum canal de comunicação e, a partir dessa exposição, o potencial cliente encontrou a sua marca, se interessou e deixou algum dado de contato por meio desse canal.

E agora?! Esse lead entrou em sua base de dados, então qual será o próximo passo?

Vai sentir frio na barriga e esperar o lead aumentar o interesse pela sua marca sem nenhum estímulo?

Claro que não, certo? Afinal, quando o assunto é venda não há tempo nem leads a perder! Por isso, o próximo passo é engajar esse lead de maneira constante até ele se sentir confiante para fechar negócio com a sua empresa.

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Mas o que é engajamento? Como engajar leads? Como engajar pessoas?

Calma lá, amigo! Não se preocupe. Preparamos o conteúdo a seguir especialmente com o fim de te explicar direitinho o que é engajamento e como criar ações de engajamento.

Vamos começar?

O que é engajamento?

Descubra o que é engajamento

Quando se pensa sobre o que é engajamento, em termos de negócios, podemos dizer de um modo geral o seguinte: se trata do envolvimento, interação e relacionamento que alguém mantém com a sua marca.

Aliás, note que são fatores muito delicados e possuem até mesmo uma parcela de subjetividade.

Por isso, o sucesso de ações para engajar leads até pode ser medido por meio de algumas métricas. No entanto, ele é compreendido muito mais por meio do comportamento do consumidor que por qualquer índice numérico.

Para facilitar ainda mais a sua compreensão observe o seguinte exemplo:

Sua empresa disponibiliza no blog conteúdos ricos a serem baixados gratuitamente pelos visitantes. O Charles, que está procurando justamente por aquele tipo de material, faz o download e deixa o endereço de e-mail na sua landing page.

Ou seja, agora você tem o email do Charles e precisa contatá-lo para entender as suas necessidades e fazê-lo confiar que a sua marca é a mais capacitada a ajudá-lo.

Para isso, é preciso engajar o Charles com o objetivo de levá-lo a se envolver, interagir e se relacionar com a sua empresa.

Pois com esse nível de engajamento, ele estará cada vez mais próximo da sua marca e da confiança necessária para fechar o negócio.

Entendeu melhor agora? Então, você pode estar pensando: Já sei o que é engajamento, mas como engajar leads?

Não se preocupe, ações de engajamento não são difíceis de pôr em prática. Mas antes de chegarmos nesse ponto. Vamos conhecer as vantagens de saber como engajar pessoas.

Vantagens de engajar leads

Bom, agora você já sabe o que é engajamento, certo? Então não deve ser difícil entender os benefícios de engajar leads.

Afinal, conforme pontuamos acima, o engajamento propicia a aproximação do lead com a sua marca.

Dessa maneira, toda e qualquer barreira a qual ele possa ter com relação a sua proposta vai sendo quebrada a medida que ele interagir com os seus diferenciais, ou seja, o lead vai perceber, consequentemente, o valor da sua empresa.

Além disso, ao engajar leads você também promove a boa reputação da sua marca.

Isso porque um dos pontos aliados às ações de engajamento é o compartilhamento espontâneo da qualidade dos seus produtos ou serviços.

Pois acredite, ao engajar leads e deixá-los satisfeitos com a sua empresa, futuramente, eles poderão se tornar divulgadores fiéis da sua marca, afinal eles terão tido uma boa experiência além de ter ao longo do processo um relacionamento próximo com o seu negócio.

Ou seja, quando alguém perguntar sobre a sua empresa eles irão dar respostas positivas e, certamente, aconselharão a pessoa a negociar com você.

Aliás, não é preciso dizer que a propaganda boca a boca, espontânea e natural, é muito mais efetiva que propagandas pagas, não é mesmo?

Então, esses são só alguns dos benefícios de saber o que é engajamento e como engajar pessoas!

Agora sim! Chegou a hora de conhecer os segredos por trás da missão de engajar leads!

Como motivar pessoas com ações de engajamento?

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Ações de engajamento podem parecer muito simples, mas exigem atenção e inteligência estratégica.

Isso porque em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer ação, você deverá entender em qual etapa do funil, ou seja, da jornada de compra, o lead se encontra. Só assim será possível saber quais os conteúdos mais adequados para engaja-lo naquele momento.

Para isso, observe o tipo de material o qual ele baixou em seu blog ou seja lá qual for o canal, o importante é verificar a estrutura do conteúdo no qual ele demonstrou interesse. Com isso você saberá se foi algo informativo ou mais avançado.

Agora sim, a partir dessa constatação por meio do material o qual ele buscou, ou seja, depois de saber se o possível cliente é um lead mais indeciso ou inclinado a comprar, você poderá iniciar as suas ações de engajamento!

Confira:

Email Marketing

Já sabe o que é engajamento? Então confira dicas para engajar seus leads com email marketing

Ao saber o que é engajamento você poderá compreender o seguinte: o email marketing é o canal mais propício para as suas ações com o fim de engajar leads.

Isso porque na maioria das vezes, você só terá o endereço de email dele para estabelecer contato. Ou seja, explore todas as possibilidades desse meio.

Mas não se esqueça de ter bom senso e não ser “chato”. Afinal, se ficar disparando inúmeros emails sem nenhum cronograma planejado o lead certamente vai direcionar o seu domínio à caixa de spam.

Por isso quando se pensa em como engajar pessoas a dica é: seja oportuno e conveniente! Ou seja envie emails os quais sejam relevantes e respeite um espaço de tempo adequado entre o envio de um e outro material.

Newsletters

A Newsletter é uma espécie de email informativo e pode-se usá-la para dar continuidade ao conteúdo do material no qual o lead demonstrou interesse.

Além disso, você pode usá-la para informa-lo sobre promoções ou condições especiais de pagamento, por exemplo.

Dessa maneira, se o lead possui objeções com relação ao preço do seu produto será possível quebrar essa barreira.

Contudo, conforme dissemos anteriormente, o primeiro passo é compreender em qual fase do processo de compra o lead se encontra. Com isso, a equipe de marketing saberá qual o conteúdo mais pertinente a ser usado na newsletter.

Material rico

Quando se pensa sobre o que é engajamento você deve considerar o envio de materiais ricos, pois eles são materiais mais aprofundados e personalizados sobre determinados temas.

O material rico é uma ótima ação para engajar leads, pois eles são repletos de informações, dados completos, abordagens mais densas sobre assuntos importantes.

Ou seja, se você tem um lead o qual demonstrou interesse por um tema mais complicado que envolve muitos detalhes, é interessante enviar materiais ricos, pois assim ele poderá se aprofundar no assunto.

Vejamos então alguns formatos de materiais ricos:

Podcast

O podcast é uma espécie de programa de rádio, a diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, quando quiser. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

Ou seja, sua empresa pode apostar nesse diferencial e, ao invés de oferecer conteúdos ricos somente por meio de textos, explorar a opção do podcast e tratar de temas interessantes de forma descontraída.

Acredite, quando se pensa sobre o que é engajamento o podcast pode ser seu aliado no momento de oferecer modalidades diferenciadas de interação.

Webinar

O Webinar é um seminário online em formato de vídeo, gravado ou ao vivo e geralmente permite a interação da audiência via chat.

As principais plataformas de Webinário são Youtube Live, Google Hangouts e WebinarJam. Considerado um eficiente formato de conteúdo, é muito utilizado para engajar leads.

Isso porque assim como no exemplo acima, você oferece ao usuário outro modelo de interação mais descontraído.

Além disso, se a pessoa gosta de consumir informação por vídeos e não por textos ela encontrará aqui um ótimo recurso. E conforme vimos, é possível manter contato via chat.

Ou seja, você também pode pensar em como engajar leads iniciando um diálogo.

E-book

O e-book é uma espécie de livro digital. Trata-se de um conteúdo textual muito mais longo e altamente detalhado.

Você pode oferece-lo a um lead o qual ainda está no início da jornada de compra. Pois depois de ter tantas informações relevantes ele estará mais esclarecido e confiante sobre a autoridade da sua marca no assunto.

Campanhas Sazonais

Sim, aproveite datas especiais para pensar em como engajar leads!

Afinal, são datas comerciais muito fortes nas quais as pessoas costumam fazer compras para comemorar ou presentear.

Por exemplo, se existe um lead interessado em sua linha de perfumes femininos, por que não mandar um e-mail marketing, no dia das mães, apresentando valores especiais sobre um dos seus melhores produtos?

Sim, use e abuse das datas comemorativas e saiba como engajar leads com empatia e conexão.

Já sabe o que é engajamento? Leve seus leads a um passo da venda!

E então, já sabe como engajar leads por meio de inteligentes ações de engajamento?

Com certeza sim!

Isso porque você aprendeu ao longo deste conteúdo como engajar pessoas com táticas estratégicas e eficientes.

Além disso, você conheceu os benefícios sobre como engajar leads pode ser decisivo para os bons resultados do seu negócio.

Por isso, não perca mais tempo. Afinal, já sabemos o que é engajamento! Então trace as ações mais adequadas aos objetivos da sua empresa e perfil dos seus leads e veja seu número de conversões decolar!

Ah, ainda não se vá! Não podemos esquecer o seguinte: cuidar de leads tem a ver com fazer uma boa segmentação. Por isso, confira nosso conteúdo sobre tipos de segmentação: como fazer uma boa segmentação de leads.

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