Marketing de Posicionamento na Internet (MPI) x SEO: o que são, qual a diferença e como investir

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Publicado: 28 de junho de 2023 | Atualizado: 29 de junho de 2023.

O Marketing de Posicionamento na Internet (MPI) são ações de otimização para posicionar seu site nos primeiros resultados do Google e outros buscadores. Essa tecnologia é patenteada pela Ideal Marketing.

Você já deve saber que o SEO é uma das formas de alavancar os resultados da sua empresa. Mas entre diversas agências que oferecem esse serviço, como realmente conseguir se destacar da concorrência no Google?

O Marketing de Posicionamento na Internet (MPI) é uma tecnologia patenteada pela Ideal Marketing, que reúne ações de otimização de site, produção de conteúdo e conversão de leads.

Estruturado em quatro pilares para reformular completamente o site da da sua empresa, o MPI apresenta resultados superiores a qualquer outra estratégia de SEO.

Para saber o que é o MPI, quais são suas vantagens em relação ao SEO e como podemos ajudar sua empresa a alcançar as primeiras posições nos buscadores, continue a leitura! 

O que é o Marketing de Posicionamento na Internet (MPI)?

As ações de otimização de site para mecanismos de busca fazem parte das estratégias fundamentais de Marketing Digital

Empresas que investem na divulgação dos seus produtos online disputam pelas primeiras posições do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores. 

O objetivo é posicionar uma marca, produto ou serviço de forma relevante e competitiva nos mecanismos de busca e em outros canais online.

Esse tipo de trabalho é conhecido como SEO (Search Engine Optimization) ou mesmo SEM (Search Engine Marketing).

Mas, afinal, por que é tão importante ter um bom posicionamento na internet? A resposta para essa pergunta é bastante simples.

Investir em estratégias de posicionamento aumenta o alcance e a visibilidade dos seus produtos ou serviços. Por meio dos buscadores, a empresa estabelece sua presença na internet e cria canais de comunicação com os consumidores.

Os conteúdos que conquistam as primeiras posições dos buscadores recebem mais acessos e cada um desses leitores é uma nova oportunidade de negócio.

Em termos práticos de marketing, mais usuários representam maior número de leads convertidos, e mais leads são mais vendas.

É pensando nos benefícios que o Marketing de Posicionamento na Internet pode trazer para as empresas que a Ideal Marketing patenteou sua tecnologia própria que oferece resultados garantidos.

No MPI, o site da sua empresa é totalmente reformulado com as melhores práticas de otimização para conquistar os primeiros resultados da SERP do Google

Para isso, trabalhamos com a implementação de quatro pilares de eficiência testada e comprovada em diversos segmentos comerciais, industriais e de serviços.

Desde a produção de conteúdos estratégicos com suas principais palavras-chave, fazendo com que seu público-alvo encontre suas páginas de venda, até o desempenho do site.

Pessoas sentadas mexendo em celulares, tablets e escrevendo em cadernos.

Como funciona uma estratégia de MPI?

O primeiro passo na implementação da estratégia de MPI é a definição de quais são as ações necessárias para colocar sua empresa nas primeiras posições do Google.

O Google, de acordo com o Statista, detém cerca de 85% do mercado de buscas online. Por esse motivo, o MPI tem esse canal como maior foco dos seus esforços.

No entanto, os critérios das outras plataformas são muito semelhantes, de forma que o que funciona no Google também performar bem no Bing, Yahoo e outros.

Quem ocupa as primeiras posições dos buscadores tem vantagem competitiva na captação de novos clientes, aumenta a autoridade da marca e alcança novos públicos.

Isso porque esses materiais fundamentais ajudam os consumidores na resolução de problemas e na solução de dores.

Sempre que um usuário pesquisar pelo produto ou serviço na internet, é o seu conteúdo que vai ser encontrado. 

Por meio desse posicionamento de palavras-chave estratégicas, o MPI é capaz de transformar completamente os resultados de vendas da sua empresa.

Qual a Diferença entre o MPI e o SEO?

O MPI da Ideal Marketing vai muito além das outras estratégias de SEO oferecidas no mercado. 

Enquanto a maior parte das agências focam apenas em otimizar o que já existe em um domínio, nós reformulamos o seu site do zero.

Afinal, é mais difícil posicionar um domínio mal otimizado ou um site que foi idealizado com o intuito de conquistar autoridade nos buscadores? 

E não para por aí: para além de reconstruir seu site do zero e realizar os esforços de posicionamento, nós também focamos em converter seus visitantes em leads e aumentar suas vendas! 

Para isso, utilizamos uma estrutura baseada em 4 pilares: planejamento estratégico, conteúdos para posicionamento, reformulação do site e rede de parceiros. 

A seguir, vamos entender cada um deles e como esse conjunto de elementos pode colocar sua empresa no topo do Google. 

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Como colocar um planejamento de Marketing de Posicionamento na Internet em prática?

Agora que você já sabe como uma estratégia de MPI funciona, vamos entender como é feito o nosso planejamento de Marketing de Posicionamento na Internet na prática.

Confira os 4 pilares que trazem sucesso aos nossos clientes com o MPI: 

1º Pilar: Planejamento estratégico 

Parte fundamental da estratégia é definir quais são as palavras-chave mais importantes para a sua marca

É por meio dessas keywords que você irá construir autoridade, ganhar posicionamento, aumentar o tráfego, gerar leads e vender pela internet

Para isso, é necessário conhecer suas personas e o público-alvo da sua marca a fundo. Com base nisso, você tem acesso a diversas métricas importantes que indicam o que seu cliente ideal busca na internet e o que ele quer encontrar ao acessar um conteúdo.

2º Pilar: Criação de conteúdos voltados para o posicionamento

Uma vez que suas palavras-chave forem definidas, é hora de focar na construção de materiais relevantes e otimizados para SEO.

Tendo em vista as diversas atualizações do algoritmo do Google, como o Helpful Content de 2021, um conteúdo precisa ser bom e valioso para se posicionar na primeira página.

Por consequência, priorizar o posicionamento passa a ser priorizar a qualidade dos seus materiais

Um não pode existir sem o outro, então busque oferecer ao usuário soluções adequadas para suas dores e necessidades. 

Estude em qual etapa da jornada de compra cada conteúdo se encaixa, liste os tópicos essenciais para os conteúdos e mãos à obra! 

3º Pilar: Reformulação do site

Mesmo que você faça as melhores postagens para posicionar suas keywords principais, nada garante que elas irão se posicionar bem,

Afinal, a estrutura do seu site também influencia nos resultados de SEO, sendo um pilar fundamental desse universo. 

Logo, estruture todo o seu domínio para oferecer a melhor experiência possível para o seu usuário. Isto é, foque em UX! 

No mais, aproveite para inserir e aprimorar iscas de captação e conversão para aumentar ainda mais sua geração de leads. 

Posicione esses elementos em locais estratégicos do site. Nos blogposts, utilize iscas mais sutis, que pedem somente nome, email e até telefone.

Já em materiais ricos ou conteúdos épicos, que oferecem mais valor ao usuário, pense em captadores mais poderosos, como as landing pages. 

4º Pilar: Redes de Parceiros

Uma das principais táticas de construção de autoridade e posicionamento na internet é a de link building.

Trata-se da rede de links internos e externos voltados para a sua marca, ou seja, links que direcionam o usuário para suas páginas.

Eles podem ser obtidos de forma orgânica, ainda mais se forem conteúdos de grande qualidade. Mas, além disso, também é possível trabalhar com outros recursos, como a troca de guest posts!

De qualquer forma, ter links relevantes apontando para suas páginas (especialmente as que fazem parte da sua estratégia) é essencial. 

Ao somar esses elementos, sua estratégia de Marketing de Posicionamento na Internet tem tudo para dar certo!

Pessoa mexendo no computador com diversos elementos gráficos que fazem parte do MPI ao redor dela.

Fluxo de Implementação MPI: confira o passo a passo

Já falamos sobre o conceito de MPI, como ele funciona e o que não pode faltar no seu planejamento.

Mas, decidimos ir além: decidimos trazer o passo a passo do fluxo de implementação do Marketing de Posicionamento na Internet da Ideal Marketing. Confira a seguir:

1 – Kickoff

A primeira etapa do nosso fluxo é a reunião de kickoff, que descreve todas as etapas do projeto e dá início à implementação do MPI na sua empresa. 

Além disso, esse primeiro contato também inclui o envio de um formulário de briefing para os nossos clientes preencherem com o máximo de detalhes que conseguirem. 

Dessa forma, nossos analistas têm todos os insumos necessários para iniciar os esforços de posicionamento e construção de autoridade da sua marca. 

2 – Estudo de palavras-chave

Como já explicamos, o estudo de palavras-chave é essencial para qualquer projeto de Marketing de Posicionamento na Internet. Por isso, esse é um dos pilares do nosso trabalho! 

Com base no que foi coletado durante o kickoff, nossa equipe realiza um estudo minucioso para determinar as melhores palavras-chave para cada cliente. 

Para isso, consideramos:

  • Área de atuação do cliente;
  • Palavras com maior potencial de atrair visitas e convertê-las em vendas;
  • Dificuldade de posicionamento de cada palavra-chave;
  • Estratégias necessárias para posicionar cada keywords, entre outras estratégias.

3 – Aprovação do estudo de palavras-chave

Uma vez que o nosso estudo esteja concluído, o cliente determina as palavras-chave de maior valor agregado para o seu negócio. 

É importante ressaltar que toda keyword de um projeto é aprovada por um departamento técnico antes dele ser implementado

Afinal, é preciso garantir que elas poderão ser posicionadas e gerar o impacto desejado na assinatura do contrato! 

4 – Envio de informações técnicas

Após a definição das palavras-chave, o cliente deve enviar as informações técnicas pertinentes ao seu projeto para nossa equipe de conteúdo ICM (Intellingent Content Machine).

Assim, os profissionais da Ideal Marketing conseguem produzir conteúdos otimizados para posicionar as palavras-chave definidas e gerar conversões.

É fundamental que o cliente envie textos e imagens de qualidade para a equipe responsável utilizar nas páginas MPI.

Afinal, isso enriquece os conteúdos que serão produzidos e aumenta as chances de sucesso da estratégia. 

5 – Conclusão do site

Uma vez que as etapas anteriores tenham sido cumpridas, nossa equipe pode realizar a conclusão do site – já com os conteúdos ICM otimizados para os buscadores.

Posteriormente, o setor de qualidade da Ideal Marketing submete o domínio a uma série de testes para garantir que ele esteja dentro dos padrões estabelecidos em contrato. 

6 – Aprovação do site

Com o site concluído, o cliente pode avaliá-lo e determinar se o projeto pode ser continuado ou se deseja realizar algum ajuste na estrutura do domínio.

7 – Publicação 

Após a aprovação do cliente e do setor de qualidade da Ideal Marketing, o projeto é publicado! 

8 – Início das ações de posicionamento e construção de autoridade

A partir da publicação do projeto, nossa equipe passa a implementar diversas ações para posicionar o cliente no topo dos buscadores. 

Com isso, buscamos construir autoridade para colocar seu site na primeira página do Google e garantir o sucesso da sua empresa na internet! 

Aposte no MPI para colocar sua empresa em evidência na internet!

Neste conteúdo, você aprendeu tudo sobre o Marketing de Posicionamento na Internet e o que ele pode fazer pela sua empresa.

Listamos os principais benefícios, oferecemos dicas de como implementar ações e, de quebra, listamos o passo a passo de um fluxo de implementação do MPI aqui na Ideal Marketing.

Sabemos que a internet é a maior vitrine de vendas do Brasil e do mundo, e queremos continuar colocando os nossos clientes em evidência nesse ambiente tão disputado.

Por isso, se quiser adotar o MPI como a sua estratégia de Marketing Digital de sucesso, fale com um dos nossos especialistas!

E-book gratuito da Ideal Marketing sobre Marketing de Conteúdo.

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
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  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
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  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
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