O que é SEM? Descubra como atrair mais visitantes para o site da sua empresa!
Publicado: 20 de setembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.
Saber o que é SEM é fundamental para você impulsionar o seu negócio na internet. Afinal de contas, só sobrevive no mercado extremamente competitivo quem está sempre atualizado e conhece as práticas do Search Engine Marketing.
Há milhares de estratégias dentro do Marketing Digital, cada uma possuindo a sua especialidade e finalidade.
Para você compreender qual dessas ações começar a aplicar no seu empreendimento, é necessário traçar objetivos e conhecer o seu público-alvo de verdade.
A partir de então, você pode começar a utilizar técnicas do SEM, a estratégia capaz de fazer com que você apareça nas primeiras páginas no Google de maneira orgânica ou paga.
Mas espera… Você não sabe o que é SEM? Então leia agora mesmo este conteúdo!
O que é SEM?
Chamamos de SEM (Search Engine Marketing) ou Marketing para os Mecanismos de Busca, em tradução livre, o conjunto de técnicas capazes de colocar o site ou blog da sua empresa em primeiro lugar no Google, entre outros buscadores online.
Para tanto, a efetividade das técnicas do Search Engine Marketing pode ser feita tanto de forma orgânica (SEO) como de forma paga (Links Patrocinados).
Para você entender melhor ainda o que é Search Engine Marketing, vamos falar um pouquinho mais sobre o SEO e os Links Patrocinados abaixo.
Vamos lá?
O que é SEO?
Assim como o Search Engine Marketing, o SEO (Search Engine Optimization) é um dos termos mais pesquisados pelas pessoas quando o assunto é Marketing Digital.
Isso porque essa técnica visa a utilização de ações que melhoram a experiência do usuário em uma página, a fim de atestar a sua qualidade e conseguir um bom posicionamento nos resultados de uma busca.
Afinal de contas, como milhares de conteúdos são publicados diariamente em diversas páginas da web, os buscadores têm seus próprios critérios para avaliá-los e indexá-los em uma pesquisa.
Sendo assim, quando bem aplicadas, as técnicas de SEO, como a produção de conteúdo útil e relevante, uso de palavras-chave etc, ajudam os algoritmos do Google, por exemplo, a verificarem a qualidade de um site.
Com isso, as chances de você posicionar seu site entre as primeiras posições de uma pesquisa aumentam, o que é essencial para aumentar o tráfego orgânico da sua página.
Mas vale ressaltar que o Google faz atualizações constantemente, por isso é importante estar atento as novidades do Marketing Digital para se manter alinhado com as boas práticas de SEO.
Além disso, é preciso ter paciência com essa técnica dentro do conceito de o que é SEM, pois os primeiros resultados com o SEO aparecem de médio a longo prazo.
Agora que você já sabe o que é SEM e SEO, vamos entender melhor como funcionam os links patrocinados.
Impulsione resultados com os links patrocinados
Outra estratégia muito conhecida no Marketing Digital são os links patrocinados.
Com eles, você faz o site ou blog da sua empresa aparecerem em primeiro lugar do Google, normalmente sendo identificados com a palavra “ANÚNCIO”.
Se você quiser saber como fazer isso, confira nosso conteúdo sobre como anunciar no Google Adwords!
Fora os buscadores online, você também pode criar links patrocinados nas redes sociais e outros blogs parceiros, além de diversos canais.
Mas se com o SEO eu apareço nas primeiras posições de graça, por que eu vou pagar um Link Patrocinado?
Bom, como falamos no tópico anterior, vai demorar um pouco para você conseguir gerar autoridade para o domínio do seu site e conquistar boas posições nos resultados de uma busca.
Já com os links patrocinados, é possível ter resultados desde o começo, dando o tempo que a sua estratégia de SEO precisa para dar certo sem que a sua empresa sofra com isso.
Bom, agora que você sabe completamente o que é SEM, vamos explicar a diferença entre SEO e SEM no tópico abaixo.
Entenda qual é a diferença entre SEO e SEM
O SEO e SEM vão além das semelhanças entre os termos. Isso porque cada um abrange ações diferentes.
Isso porque o conceito de o que é SEM engloba estratégias que visam fazer com que o site ou blog da sua empresa apareçam nos primeiros lugares do Google, sejam elas orgânicas ou pagas.
Já o SEO se preocupa apenas com ações voltadas para o tráfego orgânico. Ou seja: o SEO é uma ação do SEM, que por sua vez é uma estratégia muito mais ampla.
A propósito, para você ficar realmente por dentro entre as diferenças de SEO e SEM, confira o nosso conteúdo sobre o tema.
Mas afinal, qual é melhor para o negócio: SEO ou SEM?
O primeiro passo para se decidir entre SEO ou SEM é avaliar a condição financeira da sua empresa.
Isso porque a partir desse ponto você saberá qual a abordagem mais adequada para a sua situação, se é focar só no tráfego orgânico ou se é possível potencializar ele com um certo investimento.
Mas de maneira bem objetiva, se você deseja construir um excelente relacionamento com os seus possíveis clientes, é preciso fazer uma estratégia de SEM completa.
Isso é, investir em técnicas de SEO, mas também apostar nos links patrocinados para conseguir manter sua estratégia sustentável desde o começo.
Assim, você gera resultados muito mais rápidos e eficazes, aumentando o lucro do seu empreendimento e tendo autonomia no mercado.
Já sabe o que é SEM? Então mãos à obra!
Eba! Agora você já sabe o que é SEM e pode começar a aplicar esse conjunto de estratégias para alavancar o sucesso da sua marca na internet
No entanto, não basta apenas usar uma única vez essas ações, pois você precisa construir conteúdos de extrema relevância para educar o seu mercado e conseguir um bom posicionamento.
Para tanto, confira nosso conteúdo sobre as melhores técnicas de marketing digital e fique por dentro das boas práticas do mercado para alcançar bons resultados mais rápido.