SEO Friendly: como otimizar seus conteúdos para os buscadores

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Publicado: 11 de maio de 2023 | Atualizado: 11 de maio de 2023.

SEO Friendly é o termo que representa um conteúdo otimizado para os buscadores, como Google, Bing e Yahoo. Sendo assim, seguir essas boas práticas na sua produção impulsiona o tráfego, posicionamento e autoridade dos seus materiais.

A produção de conteúdo SEO Friendly é um desafio constante para profissionais de marketing. Afinal, existe uma série de requisitos e boas práticas que precisam ser seguidas. 

Logo, muitos dos produtores de conteúdo não têm conhecimento técnico ou as ferramentas necessárias para desenvolvê-los.

Uma pesquisa realizada pela SEMrush revela que 46% dos profissionais de marketing consideram a performance em SEO fundamental para o sucesso do Marketing de Conteúdo.

Sendo assim, percebemos que o aspecto SEO Friendly é visto como essencial para a produção de conteúdo capaz de impulsionar empresas na internet.

Pensando nisso, criamos este conteúdo com dicas valiosas para você otimizar suas produções. 

Continue a leitura, aplique os insights no seu conteúdo e prepare-se para colher excelentes resultados!

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O que é um conteúdo SEO Friendly?

Em resumo, um conteúdo é considerado SEO Friendly quando ele conta com otimizações para os mecanismos de busca. 

É importante entender que otimizar um material para SEO não significa que ele deve ser feito pensando no buscador. Qualquer conteúdo precisa ter foco nas pessoas, ou seja, o público-alvo que você deseja alcançar e gerar valor.

Afinal, o foco no usuário é um fator de ranqueamento do Google, anunciado na atualização Helpful Content (conteúdo útil) em 2022.

Assim, criar materiais pensando somente em “agradar” o buscador tende a deixá-lo para trás da concorrência.

Dito isso, seu conteúdo pode ser SEO Friendly sem deixar de lado o foco no usuário. Para isso, basta incluir e otimizar elementos que facilitem o entendimento do Google sobre o seu material, como:

  • Título;
  • Imagens com atributo ALT;
  • Links de referência bem contextualizados;
  • Meta description;
  • Palavras-chave bem distribuídas.

Quanto melhor você trabalhar cada um desses (e outros) elementos de SEO, maior é a chance de você alcançar o topo dos buscadores.

Ilustração de foguete sendo lançado de um notebook para o céu. Representa a ideia de crescimento de um site com a criação de conteúdo SEO Friendly.

Como criar conteúdo otimizado para SEO?

Agora que já abordamos os aspectos de um conteúdo SEO Friendly, é hora de descobrir como produzi-lo! 

Para isso, vamos aos pilares fundamentais de um material amigável para os buscadores: 

Defina suas palavras-chave 

A primeira etapa da criação de conteúdo SEO Friendly é a definição das palavras-chave que serão trabalhadas.

O estudo de palavras-chave é um aspecto importante do SEO, porque é a partir dele que se estrutura um conteúdo capaz de alcançar o topo do Google. Para isso, pense no que o seu público-alvo costuma pesquisar. 

Crie um material otimizado e relevante para esses termos. Dessa forma, você conquista uma posição de destaque na SERP e faz seu conteúdo chegar até a audiência desejada. 

Portanto, busque entender o comportamento de pesquisa da sua audiência. Encontre os termos mais buscados e crie conteúdos otimizados a partir deles.

Assim, quando você conquistar relevância e posicionamento, o público que irá acessar seus conteúdos é o mesmo que você quer transformar em clientes da sua marca.

Descubra a intenção de pesquisa e o melhor formato para cada material

A intenção de pesquisa de uma palavra-chave é o que o público deseja aprender ao buscar por aquele termo.

Dessa forma, podemos resumir a intenção de busca às perguntas que o usuário quer que sejam respondidas ao fazer uma consulta

Com isso, o Google prioriza os materiais que correspondem a essas características, entregando um material de valor ao usuário.

Portanto, o formato e conteúdo do material devem ser pensados para se adequar ao que o leitor quer encontrar após uma consulta.

Vale dizer que nem toda intenção de busca tem como objetivo o aprendizado. O usuário pode simplesmente estar em busca de um site específico ou querendo comprar determinado produto.

Tendo em vista o tipo de conteúdo desejado e a palavra-chave definida, você consegue escolher o melhor formato para a sua produção, como:

Crie um título atraente e otimize seu meta-title

O título do seu artigo não é o que aparece nos resultados de busca. Afinal, estamos falando do meta-title, ou seja, o título SEO Friendly do conteúdo.

Esse recurso precisa ser pensado para não ocupar muito espaço (até 60 caracteres) e deve conter a palavra-chave foco do seu artigo.

Um title com mais de 60 toques é cortado nos resultados de busca. Isso é visto pelos buscadores como um ponto negativo do conteúdo. 

Seu meta-title precisa ser visto de forma integral pelo usuário logo de cara, então não passe do limite de caracteres.

Já o título do artigo, que o usuário vê ao acessar o conteúdo, pode ser maior e mais descritivo. Não se preocupe com limite de caracteres: transmita a mensagem central do texto!

Para otimizar sua H1, utilize termos do tipo: “Por que”, “Quando”, “Como”, “O quê” e “Onde”. Eles transmitem ao leitor a ideia de que ele irá aprender algo valioso ao continuar a leitura.

Além disso, crie listas e utilize números para agregar ainda mais valor ao título. Se ao menos um desses elementos estiver presente no seu H1, o conteúdo passa a ser ainda mais atraente para sua audiência.

Crie uma meta description inteligente

A Meta description (meta descrição) é o texto que o usuário vê logo abaixo do título de um conteúdo na página de pesquisa. 

Ela é fundamental para o usuário clicar no seu conteúdo no lugar de um concorrente. Por isso, precisa estar bem otimizada para atrair mais acessos, e separamos algumas regrinhas para você seguir na hora de criar as suas: 

  • Garanta que todos os conteúdos tenham uma meta description condizente com o que o texto aborda;
  • Inclua sua palavra-chave foco;
  • Evite escrever mais de 160 caracteres. Mesmo que não haja um limite, esse é o máximo que você consegue escrever sem que parte da MD deixe de aparecer;
  • Se preciso, inclua uma CTA chamativa para induzir o leitor a realizar uma ação desejada. 

Estruture o texto de modo que faça sentido para o leitor

Construa parágrafos mais curtos e inclua H2 e H3 no decorrer do texto para tornar a leitura do seu conteúdo SEO Friendly o mais fluida possível.

Os subtítulos são vistos com muito bons olhos pelos mecanismos, já que facilitam a varredura dos robôs de busca. Eles dividem e criam um layout otimizado para o texto posicionar nos primeiros lugares da SERP.

No que diz respeito aos parágrafos, o ideal é criar pequenos blocos de até 3 linhas de texto. Vale, também, mencionar a importância de frases mais curtas – de até 25 palavras.

Esses fatores potencializam seus resultados nos buscadores e oferecem uma experiência de leitura mais positiva. 

Adicione imagens otimizadas

O apelo visual da internet é inegável. Com isso, as imagens ganham cada vez mais 

relevância como um aspecto de SEO.

Nesse contexto, os buscadores passaram a entendê-las como um ativo fundamental para a experiência do usuário em uma página de conteúdo.

Porém, não basta apenas encher seus conteúdos de imagens. Elas precisam servir a algum propósito, seja educativo (como gráficos e tabelas) ou lúdico (fotos que representam situações levantadas no texto). 

Toda imagem publicada por você deve conter o atributo ALT, um recurso de acessibilidade valioso. Ele serve para descrever a imagem ao máximo para que pessoas com deficiência visual consigam compreendê-la e é fator de ranqueamento.

Além desse atributo, inclua nomes descritivos nas imagens e redimensione cada uma delas para que tenham o tamanho certo. 

Com isso, suas imagens carregam com mais facilidade e aprimoram a experiência do usuário.

Utilize links internos

O uso de uma estratégia de links internos permite elevar a relevância das páginas mais estratégicas do seu site sem precisar de referências de terceiros. 

Para isso, você deve seguir dois caminhos: crie grupos de tópicos que façam sentido e insira links relevantes nos conteúdos produzidos.

Os tópicos do seu site devem incluir temas centrais do seu conteúdo. Essa organização ajuda a direcionar o tráfego e gerar mais cliques para materiais estratégicos da sua marca.

Além disso, temos a inserção de links internos feita em cada conteúdo produzido, assim como estamos fazendo neste. 

Repare que as referências são colocadas de maneira natural para aprofundar sua leitura e oferecer uma experiência mais satisfatória.

Logo, o texto âncora deve representar o conteúdo que está sendo “linkado”. Do contrário, os buscadores tendem a ignorar a referência ou direcionar seu tráfego para as páginas erradas.

Teclado de um computador com mãos humanas próximas a ele. Uma delas está com o indicador encostando em uma barra de pesquisas, como a do Google.

Aplique o que aprendeu no seu Marketing de Conteúdo!

Utilize o conhecimento adquirido neste artigo para criar conteúdo relevante para a sua audiência e impulsionar seus resultados na internet.

Com materiais SEO Friendly, você tende a se tornar referência na sua área de atuação e atrair um público cada vez mais qualificado para consumir suas soluções.

E para continuar aprendendo ainda mais sobre a otimização para os mecanismos de busca, confira os demais conteúdos de SEO e preparamos aqui no blog Ideal Marketing.

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