Entenda o que é Meta Description, para que serve e como escrever uma para seu conteúdo

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Publicado: 6 de julho de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

Meta Description é o texto que você encontra logo abaixo do Title do seu arquivo na SERP do Google, o qual serve para resumir todo conteúdo. Mas por que ele é tão importante para o SEO?

Quem investe em estratégias de SEO precisa lidar com diversos tipos de parâmetros diferentes que influenciam no posicionamento do conteúdo. Seja no conteúdo, na performance do site, no html ou mesmo no linkbuilding.

A Meta Description pode não impactar diretamente no posicionamento do seu site ou blog, mas nem por isso deixa de ser muito importante para o tráfego orgânico.

Afinal, o algoritmo e os robôs podem determinar a posição do seu site na SERP, porém quem escolhe qual conteúdo acessar é o usuário humano. Aí está a importância de oferecer a ele uma boa experiência.

Quer saber mais sobre o que é Meta Description, para que serve, como escrever a dos seus conteúdos e qual seu impacto para obter tráfego? Tudo que você precisa está aqui no conteúdo.

O que é Meta Description?

A Meta Description é um elemento de HTML com a função de ser o resumo em texto do conteúdo presente da página.

Esse pequeno trecho não é visível para o usuário na página em si, mas aparece logo abaixo do título nos resultados de pesquisa do Google.

A imagem mostra o primeiro resultado da busca "homens de sucesso" no Google.

Atualmente, a meta não é mais critério de posicionamento para os algoritmos do Google, mas isso não quer dizer que ela não tenha mais importância.

Ainda mais se levarmos em consideração que ela também é visível no compartilhamento dos conteúdos em redes sociais.

Quem ignora ou não se preocupa com esse elemento percebe as consequências em seus resultados.

Qual a importância da Meta Description?

Mas se a Description já não é mais fator de rankeamento de uma página, qual sua importância então?

Em um exercício de imaginação, podemos dizer que a meta faz parte da “fachada” de seu conteúdo.

Como em um estabelecimento, entrar ou não, pode ser uma decisão tomada meramente ao bater o olho nessa fachada.

A meta description aqui cumpre o papel de resumo do seu conteúdo e também de chamariz.

Ou seja, pode ser determinante para o usuário acessar o seu site em vez de outros posicionados na mesma SERP ou influenciar na decisão de acessar um link postado em redes sociais.

Na prática, então, a Description é determinante para a captação de tráfego, seja nos buscadores ou em alguma rede.

Afinal, ela é um de seus recursos para se diferenciar em meio a tanta concorrência de conteúdos.

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Como escrever uma boa Meta Description?

Sendo assim tão importante, fica claro que saber como redigir a meta description de seus conteúdos é uma habilidade indispensável para sua estratégia de conteúdo.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar em todo processo de escrita da description.

Código ou WordPress

Mesmo que você não entenda de código e linguagem de programação, inserir sua description ali é bastante simples.

No código, ela deve parecer com isso: <meta name=”description” content=”Inserir aqui texto“>

Já em ferramentas de blog como WordPress existem plugins que geram um campo de texto onde deve ser inserida a meta.

Limite de caracteres

Se a ideia é resumir o conteúdo de forma atraente, o ideal é que a description apareça completa na SERP do Google. Para isso, recomenda-se respeitar o limite de 160 caracteres.

O extremo oposto também pode ser prejudicial aos resultados, já que as informações ficam limitadas.
Seja objetivo
O espaço disponível para conquistar a atenção do usuário não é muito, por isso, vá direto ao ponto do seu conteúdo.

Declare sobre o que vai falar, quais os tópicos abordados e a importância do tema. Mais importante, use a palavra-chave logo no início onde ela pode se destacar.

Use copy e gatilhos mentais

Técnicas de copywriting e gatilhos mentais são armas poderosas que podem ser usadas ao criar a description.

Desperte o interesse do leitor atacando diretamente em suas necessidades, na escassez, urgência entre outros.

Insira call-to-action

O CTA ou call to action é uma forma de instruir o leitor a qual ação deve ser tomada após ler a description.

Por isso, não tenha medo de finalizar seu resumo com um “clique aqui para saber mais” ou “acesse o conteúdo para mais informações”.

Teste e teste

Por último mas não menos importante, lembre-se que no marketing digital tudo é teste. Experimente com diversos formatos, gatilhos e CTAs e descubra quais trazem melhores resultados.

Hora de turbinar seu tráfego orgânico

Neste conteúdo entendemos que a Meta Description é um pequeno resumo do seu texto que deve ser inserido como elemento de HTML para aparecer em buscadores e redes sociais.

Apesar de não ser mais considerada fator de rankeamento no Google, ela impacta muito nos resultados dos seus esforços em marketing de conteúdo. Sendo o elemento que te diferencia da concorrência nesse espaço.

Também trouxemos algumas dicas importantes para a criação de suas descriptions. Não se esqueça de respeitar o limite de caracteres, ser objetivo, usar gatilhos mentais e CTAs.

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