Tiktok Ads: entenda como funciona a ferramenta de anúncios da rede social do momento

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Publicado: 30 de junho de 2022 | Atualizado: 5 de julho de 2022.

Tiktok Ads, você sabe como criar diferentes anúncios na rede social do momento? Conheça os tipos de solução da plataforma e descubra se vale a pena para seu negócio.

Seja um dancinha ou vídeo divertido, você com certeza já foi impactado por conteúdos do TikTok. Não é à toa que essa é a rede social que mais cresce atualmente.

O aplicativo já ultrapassa a casa do bilhão em número de usuários e seu alcance vem cada vez mais chamando a atenção de empresas anunciantes.

Isso acontece não só pelos impressionantes números, mas também pela diversidade dos seus usuários e pelas taxas incríveis de engajamento que os conteúdos encontram na plataforma.

Quer saber mais sobre o Tiktok Ads, como funciona, quais os tipos de anúncios, quanto investir e quais os passos para ter sucesso? Preparamos este conteúdo completo sobre o tema.

O que é Tiktok Ads?

o que é tiktok ads

O Tiktok Ads é a ferramenta de anúncios da rede social de vídeos curtos Tiktok.

Em outras palavras, ele é a solução para que empresas possam criar anúncios de diferentes formatos para alcançarem os usuários do aplicativo.

Para isso, essa ferramenta reúne recursos criativos e de direcionamento de público. Opções que permitem aos anunciantes experimentar, segmentar e entender como obter melhores resultados.

A ferramenta de anúncios vem agradando grandes marcas, que estão cada vez mais presentes nessa rede social.

Mas se engana quem acredita que não existe espaço e soluções para pequenos e médios negócios.

Isso porque o algoritmo da rede torna o Ads Tiktok capaz de segmentar e melhor direcionar as publicidades dentro dos públicos e modelos mais adequados.

Quanto custa investir em Tiktok Ads?

No Tiktok Ads, o orçamento é bastante flexível e definido pelo custo diário máximo que o anunciante deseja investir.

Os valores mínimos variam entre 20 e 50 dólares diários.

Esse recurso é bastante semelhante ao das ferramentas do Google Ads.

Na prática, você define na ferramenta Tiktok Ads Manager o teto de custos diário daquele anúncio e também o início e fim da sua exibição.

print tiktok ads

A cobrança de valores é feita por meio do método de pagamento selecionado na criação da conta de anunciante.

Esse pagamento pode ser realizado de forma manual ou automática, ou seja, boletos ou cartão vinculado.

Em outras palavras, é sim possível investir pequenos valores na plataforma de forma flexível e sem grandes burocracias e contratos.

Quais são os formatos de anúncio?

O Tiktok Ads possibilita diferentes tipos de anúncios para que as empresas possam trabalhar com diferentes objetivos e descobrir qual formato traz melhor resultado.

Mas, atenção, alguns desses anúncios só são acessíveis para marcas gerenciadas, ou seja, marcas parceiras do aplicativo que são representadas pela equipe de vendas do TikTok.
Anúncios de imagem no TikTok Ads
Esse é o primeiro tipo de anúncio em feed da ferramenta e é anunciado em toda rede de plataforma do TikTok (BuzzVideo, TopBuzz e Babe).

Nesse formato, o anúncio conta com uma imagem, banner, nome ou logo da marca e texto anunciado.

Anúncios de vídeo no TikTok Ads

Mais comum solução entre as acessíveis para pequenas empresas, o anúncio em vídeo também é circulado em toda gama de plataformas TikTok.

O anunciante define o vídeo, uma imagem de display de anúncio, nome da marca ou aplicativo e texto.

Esses vídeos têm de 5 segundos a 1 minuto de duração e são veiculados em tela cheia para os usuários no feed.

Anúncios em spark no TikTok Ads

Os anúncios spark são na verdade o impulsionamento de vídeos orgânicos, produzidos pela empresa ou por outro usuário.

Segundo os indicadores do próprio TikTok, esse formato de anúncio alcança até 142% mais engajamento e 24% mais conversões que outros tipos.

Anúncio Topview

Disponível apenas para contas gerenciadas, esse é o anúncio que aparece assim que o usuário abre o aplicativo.

Ou seja, é o primeiro vídeo que o usuário encontra.

Seu formato é semelhante ao anúncio em vídeo no feed, 5 segundos a 1 minuto, e são veiculados em tela cheia.

Desafio Hashtag

Esse formato tem como principal objetivo o engajamento e a interação com a marca.

A ideia aqui é que o anunciante lance uma tendência por meio de desafios para os usuários.

Para isso, é feito o uso de recurso de hashtag e os usuários que produzirem o conteúdo relacionado aparecem na página específica dessa hashtag.
Efeito da marca
Já no formato efeito da marca, o anunciante pode criar recursos como stickers, filtros e efeitos para serem usados por usuários do TikTok.

Assim também estimulando a interação com a marca e trabalhando com o relacionamento e engajamento do público.

Como criar anúncio no Tiktok Ads?

como criar anúncios no tiktok ads

Para começar a anunciar na rede social, primeiro é preciso criar uma conta no Tiktok Ads Manager.

Basta fornecer alguns dados da sua empresa, como site e endereço, definir método de pagamento e aguardar aprovação da plataforma.

Com a conta já criada e aprovada, você pode começar a produção dos anúncios seguindo esses passos:

Escolha o objetivo da campanha

O primeiro passo para criação de anúncios é a definição dos objetivos.

Ou seja, configurar na plataforma qual é a finalidade daquela campanha para que o algoritmo entenda a melhor maneira de veicular e custear os anúncios.

São três as categorias disponíveis no Ads Tiktok:

  • Reconhecimento: campanha com objetivo de alcançar o maior número de pessoas possíveis, aumentando o reconhecimento da marca;
  • Consideração: anúncios com objetivo de trazer o cliente para os canais da marca, seja por link de site, download de aplicativos, perfil no próprio TikTok ou trazendo leads para base de contatos;
  • Conversão: objetivo da ponta final da marca, esse objetivo está ligada a compra no catálogo ou site da empresa.

Selecione a veiculação e público

Segmentar anúncios e usar os canais de melhor resultado é essencial para qualquer campanha de marketing bem sucedida. O Tiktok Ads oferece soluções nesse sentido.

Para isso, você define seu público na criação de anúncios por meio de definições demográficas como idade, gênero, localização, ou até mesmo utilizando o recurso lookalike para definir público semelhante aos seguidores de uma conta específica.

Defina orçamento

O passo seguinte é a definição de orçamento dos seus anúncios. Neste quesito, a ferramenta conta com algumas possibilidades para que o custo seja flexível e adaptável.

Para isso, a ferramenta permite dois tipos de orçamento: diário ou vitalício.

É preciso entender que o Tiktok Ads funciona por sistema de leilões, independentemente do tipo de orçamento definido.

Também é possível definir o tipo de “entrega” dos anúncios entre padrão ou anunciada. O tipo de entrega impacta na velocidade em que o orçamento é consumido.

Outra possibilidade é optar pelo Campaign Budget Optimization, que aplica as definições para todos os grupos de anúncios.

Crie seu anúncio

Por último, mas não menos importante, é hora de criar o anúncio. Aqui o Tiktok Ads fornece uma série de ferramentas criativas com recurso de imagem e trilha sonora.

Selecione o tipo de anúncio (imagem, vídeo, spark…) e adicione os ativos necessários de imagem, áudio, vídeo e texto.

Seja criativo, mas não se esqueça da objetividade.

Extra: Impulsione conteúdos

Também é possível impulsionar conteúdos de usuários do TikTok como campanha. Basta seguir um simples passo a passo:

  1. Acesse as configurações e selecionar as ferramentas de Criador no perfil;
  2. Selecione Promover;
  3. Escolha o vídeo a ser impulsionado;
  4. Defina o objetivo;
  5. Defina audiência, orçamento e duração;
  6. Informe o método de pagamento.

Invista na rede social que mais cresce no mundo

Neste conteúdo entendemos como funciona o Tiktok Ads, ferramenta de solução em publicidade do Tiktok, seus benefícios e investimentos possíveis.

Também falamos sobre os diferentes tipos de anúncio disponíveis na ferramenta como anúncios em vídeos, imagens, impulsionamento de conteúdo entre outros.

Com isso, falamos sobre a flexibilidade e facilidade que a ferramenta oferece a seus anunciantes em simples passos num tutorial de criação.

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