Saiba o que é e como lidar com a volatilidade da SERP

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 5 de dezembro de 2023 | Atualizado: 5 de dezembro de 2023.

Volatilidade da SERP é a instabilidade que ocorre na página de resultados dos mecanismos de pesquisa. Acompanhe o artigo e saiba como usar o SEO para manter sua página no topo das pesquisas.

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas, com ele é possível captar leads, aumentar a visibilidade da marca e conquistar mais autoridade. 

Mas, para que seja possível desenvolver uma estratégia forte e que dê resultados, é preciso aliar conteúdo ao SEO (Search Engine Optimization). Juntos, os conteúdos da empresa ganham destaque de forma orgânica. 

No entanto, é preciso ficar de olho na SERP, a página de resultados do mecanismo de pesquisa, é nesse espaço que um site se torna visível aos usuários. Trabalhar lado a lado com ela é fundamental.

Para isso, é preciso identificar os padrões de volatilidade da SERP e traçar estratégias para manter a sua página no topo dos resultados. 

Quer saber como a volatilidade da SERP funciona? Acompanhe o artigo e fique por dentro de tudo.

O que é SERP?

SERP (Search Engine Results Page) é a página de resultados de pesquisas dos buscadores online. Ela varia de acordo com o tipo de pesquisa feita e apresenta as páginas que melhor atendam as necessidades dos usuários. 

Esse espaço possui uma interface dinâmica onde estão reunidos as principais informações de um site, como o título do conteúdo, uma breve descrição e às vezes conta com snippets, recursos que otimizam a busca de uma pessoa. 

De forma prática, a SERP é onde todas as pessoas que utilizam motores de busca encontram a resposta para suas dúvidas.

A ilustração mostra uma SERP com seus principais elementos em destaque.

O que é volatilidade da SERP?

A volatilidade da SERP é uma instabilidade que acontece quando a página de resultados apresenta variações significativas nos sites posicionados durante um período.

Em momentos de flutuações bruscas, algumas das páginas antes bem colocadas perdem seu lugar com rapidez e inconstância, prejudicando o tráfego orgânico do site. 

Portanto, é fundamental ficar de olho nessas mudanças para identificar as quedas dos conteúdos e agir para não perder visitantes.

Consequências da volatilidade da SERP

A flutuação que ocorre na SERP não é o fim do mundo, mas não deve ser ignorada. Isso porque, a volatilidade pode fazer com que algumas páginas ganhem um bom posicionamento enquanto outras perdem. 

Por esse motivo, é preciso estar de olho nas principais atualizações e mudanças dos buscadores, como o Google. Atualizações no Core Update ou no Helpful Content podem impactar diretamente o posicionamento de uma página. 

Portanto, é fundamental acompanhar as atualizações e trabalhar com um SEO estratégico para não ser pego de surpresa. Para isso, você pode acompanhar os informativos do Google sobre suas atualizações.

Vale lembrar que, a volatilidade da SERP é algo natural nos buscadores, mas para assegurar no bom posicionamento dos conteúdos a regra ainda é a mesma, se atente a escrita de conteúdos de qualidade e sempre com foco no usuário. 

Dessa forma, ainda que haja flutuações, o seu site garante um lugar entre os primeiros colocados.

A ilustração mostra uma SERP com seus principais elementos, ao redor tem 3 pessoas.

Como medir a volatilidade da SERP

Como citamos no tópico anterior, a volatilidade da SERP acontece principalmente por conta das atualizações nos buscadores. Portanto, é preciso ficar de olho nessas novidades e entender a fundo as principais mudanças aplicadas. 

Além disso, é importante medir e analisar com cuidado o posicionamento das páginas do site esporadicamente para observar se essas mudanças, de fato, têm afetado essas páginas. 

Para isso, vale usar ferramentas como:

Por meio delas, é possível ter acesso a informações sobre o posicionamento, visitantes e diversos outros dados importantes para a análise SEO e assim aplicar melhorias no conteúdo.

Sendo assim, crie uma rotina de análise e insira no dia a dia do marketing da sua empresa a cultura de observar com cuidado o posicionamento e tráfego do domínio como um todo.

Assegure o bom posicionamento de suas páginas

A volatilidade da SERP diz respeito às flutuações que acontecem nas páginas de resposta dos buscadores. De forma prática, é a alta ou baixa de páginas por conta de atualizações dos mecanismos de busca.

Essas mudanças podem fazer com que um domínio perca seu bom posicionamento, afetando assim seu tráfego orgânico. Portanto, é fundamental observar essas atualizações e trabalhar lado a lado com elas.

Além disso, vale observar os dados por meio de ferramentas como SEMrush e Ahrefs para entender exatamente o que tem acontecido na SERP. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

E-book gratuito da Ideal Marketing sobre Marketing de Conteúdo.

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!