Guia de Copy para Landing Page: o que é, dicas e exemplos

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de novembro de 2023 | Atualizado: 23 de novembro de 2023.

Entenda como criar copy para Landing Page de alta conversão em suas estratégias de Marketing Digital. Aumente o aproveitamento dos leads e feche mais vendas online.

As Landing Pages são parte fundamental de campanhas de Marketing Digital, é nessas páginas de conversão que você apresenta todos seus argumentos e benefícios para seus leads.

Para que a LP tenha alta taxa de conversão é preciso saber como persuadir os leitores por meio das informações e imagens.

É aí que entra a copy para landing page! As técnicas de escrita e de argumentação usadas na página fazem toda a diferença no resultado.

Aqui no conteúdo, separamos as principais dicas e fórmulas para escrever textos vendedores, e também apresentamos um checklist prático para criar a sua LP. Acompanhe nos tópicos abaixo.

ebook-landing-pages

O que é copywriting

A copywriting, ou simplesmente copy, é a prática de redação publicitária para criação de textos. Você pode aplicar técnicas de escrita da copy em todo tipo de material de divulgação de produtos ou serviços.

Isso porque, essa escrita foi desenvolvida para transmitir mensagens claras e influenciar nos processos de tomada de decisão dos consumidores. Em outras palavras, persuadir o seu leitor (ouvinte ou espectador) a realizar a compra.

Nas estratégias digitais, como no Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, a copy é utilizada para aumentar a conversão em todas as etapas do funil de marketing. Para isso, as técnicas foram adaptadas para atender às diferentes necessidades dos leads em cada estágio.

Em resumo, copy para landing page é o uso dessas técnicas de escrita nas páginas de conversão para provocar determinada decisão (clique, interação, curtida etc.).

Dicas de copy para landing page

A imagem mostra um exemplo de landing page para e-commerce

Já sabemos que o objetivo da copy é a conversão, mas como escrever textos que influenciam na tomada de decisão dos leads?

Separamos algumas dicas abaixo para te ajudar nessa missão.

Conheça a persona

O primeiro passo para criar uma boa copy para landing page é conhecer a persona, ou seja, entenda para quem se está escrevendo.

Se você ainda não sabe, a definição de manual de persona no marketing é algo como “personagem semi-fictício que representa o cliente ideal”. Ficou complicado?

A forma mais fácil de compreender o que é persona é em comparação com o público-alvo

Enquanto o público-alvo é o segmento de mercado que seu produto atende (gênero, faixa-etária, profissão, interesses); a persona é um personagem criado a partir dessas características (Paulo, homem, 50 anos, CEO, interesse em empreendedorismo).

É com a persona definida que o redator consegue entender para quem escreve e tornar o texto mais direcionado.

Acerte o tom de voz

Quem já tomou uma bronca “olha como você fala comigo, eu não sou seus amigos” sabe que existem formas diferentes de se comunicar dependendo do ambiente e do interlocutor.

Tom de voz da marca, ou branding voice, é o “estilo” que a empresa desenvolve para conversar com seu público. Isto é, vocabulário, referências, valores…

Acerte o tom para transmitir informações, ganhar relevância em seus conteúdos e construir relações com seus leads.

Para isso, conheça profundamente seus clientes, suas características e dores, em quais canais buscam por informações etc.

Use verbos de ação

A dica mais prática e simples da nossa lista é essa, simplesmente “use verbo de ação”. Verbos de ação são os verbos do modo imperativo, isto é, verbos que ordenam ou pedem determinada ação.

Alguns exemplos comuns são:

  • Clique aqui;
  • Baixe o e-book;
  • Assine nossa newsletter;
  • Veja mais;
  • Compre agora.

Utilize esses verbos na copy para landing page para instruir ou persuadir o leitor a realizar a ação desejada.

Os imperativos também devem ser usados para apresentar os benefícios ou vantagens do produto. Por exemplo, escrever “conquiste mais clientes com marketing digital” é mais vendedor que “com o marketing digital você pode conquistar mais clientes”.

No entanto, fique atento para que a copy não pareça grosseira ou invasiva. A persuasão deve sempre ser uma troca justa de ganhos, e não algo imposto. 

Aplique gatilhos mentais

Por último, mas não menos importante, aplique gatilhos mentais na sua copy para landing page.

Gatilhos mentais são automações de tomada de decisão do inconsciente humano. Em outras palavras, o cérebro humano reage a alguns estímulos de forma previsível.

Por isso, conhecer e aplicar os estímulos certos ativam os gatilhos e influenciam diretamente na decisão de compra.

O gatilho mental da escassez, por exemplo, é o uso da ideia de quantidade limitada de produtos disponíveis. Esse esgotamento apela para o risco iminente de ausência de recurso do inconsciente humano.

Outro gatilho mental muito aplicado nas copys é o da prova social. Isto é, de forma simples, usar experiências positivas de outros clientes com o produto como atestado da qualidade.

A lista de gatilhos mentais não para por aí:

  • Prazer x Dor;
  • Conexão;
  • Urgência;
  • Novidade;
  • Exclusividade;
  • Entre outros.

Domine o storytelling

Storytelling, no marketing, é o uso de narrativas, isto é, histórias, nos conteúdos para transmitir valores, ideias e experiências de uma marca ou produto.

Isso porque, as narrativas têm o poder de transmitir valores morais, criar afetos e gerar aprendizados.

Por meio dessas histórias, de experiências com o produto, seu lead pode identificar os resultados que deseja alcançar com a compra.

Fórmulas de copy para landing page

A ilustração mostra uma tela de computador com alguns exemplos de landing page.

Produzir uma boa copy para landing page pode ser desafiador. Como contar uma boa história, quais palavras usar, quais gatilhos aplicar?

Felizmente, diversas abordagens diferentes de copywriting já foram testadas e já existem algumas fórmulas de eficiência comprovada. 

Todas as fórmulas podem ser usadas em diversos formatos de materiais de marketing, como blog, posts de redes sociais, e-mail marketing. Basta adaptar o tamanho do texto para a mídia e o público.

AIDA

AIDA é a sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação (do inglês Attention – Interest – Desire – Action).

O nome é bastante autoexplicativo:

  • Atenção: chame atenção do leitor;
  • Interesse: apresente informações ou novidades;
  • Desejo: desperte o desejo pelos benefícios e vantagens;
  • Ação: provoque uma resposta.

Exemplo: Você está perdendo vendas! (atenção) Ferramentas de CRM aumentam a performance do time comercial (informação e desejo). Saiba como (ação).

PAS

“Problema, agitação e solução”, é com essas etapas que trabalha a fórmula PAS.

  1. Identifique o problema;
  2. Agite as consequências;
  3. Apresente a solução.

Exemplo: Azia e má digestão? Não deixe de comer o que você gosta. Conheça nosso sal de fruta.

4U’s

Os 4U’s são outra excelente fórmula para usar na sua copy para landing page.

 

  1. Ofereça algo útil;
  2. Aplique o gatilho de urgência;
  3. Apresente benefício único;
  4. Seja ultraespecífico.

 

Exemplo: Agora: Live exclusiva e gratuita para empreendedores, respondendo todas suas dúvidas sobre como melhorar a gestão financeira.

Checklist para criação de copy para landing page

Na copywriting, definir processos de criação de texto é tão importante quanto conhecer as técnicas e fórmulas.

Por meio do processo bem definido, você garante o padrão e a comunicação de todas as informações da melhor forma possível.

Abaixo, trazemos um checklist rápido para validar sua copy para landing page:

1. Título

Os títulos são o primeiro texto  que o leitor tem contato na LP, por isso precisa resumir e apresentar todas as informações mais importantes.

Responda claramente do que se trata a landing page, o que é oferecido, quando ou como.

2. Subtítulo

Os subtítulos servem para organizar e estruturar o texto da sua copy para landing page. Por meio deles, seu leitor consegue perceber facilmente em quais seções da página está navegando e onde pode encontrar as respostas que procura.

Por esse motivo, use os subtítulos para identificar cada parte da sua página de conversão e facilitar o acesso à informação.

Sinalize claramente do que se trata cada bloco, se ali estão as vantagens do produto ou as informações de preço.

3. Listas e tópico

As listas e tópicos facilitam a leitura do texto, trazem informações de forma mais clara e direta.

Diferentemente de textos corridos, parágrafos com várias linhas escritas, as listagens destacam os itens individualmente e permitem que sejam percebidos com mais facilidade. 

Essa é uma ótima abordagem para apresentar:

  • Vantagens do produto;
  • Fazer comparações com concorrentes;
  • Apresentar passo a passo;
  • Criar linhas do tempo.

4. Imagens de ilustração

Já é papo velho dizer que “uma imagem vale mais que mil palavras”, e provavelmente nem todo redator deve gostar dessa frase também. Mas a verdade é que o apelo visual é tão importante quanto sua copy para landing page 

Imagens atraem os olhos, por isso saiba como usá-las para complementar o que está sendo dito na landing page. 

Se você está apresentando informações do produto, por exemplo, ilustre com uma foto que represente bem essas características. Já se está apresentando benefícios, uma foto de cliente satisfeito pode reforçar seus méritos.

5. Call To Action (CTA)

Call To Action, em português “chamado para ação”, ou apenas CTA é a parte final e indispensável de toda copywriting. É com o CTA que você instrui o lead sobre qual a ação que deve ser tomada.

Por exemplo, se a proposta da landing page é a oferta de um material, você deve usar o CTA que incentive o leitor a fazer o download (Baixe agora, acesse gratuitamente…) Já se está vendendo um curso, o leitor deve fazer a inscrição (Inscreva-se, garanta sua vaga…)

O CTA pode ser usado como um botão ou simplesmente como instrução para o preenchimento de um formulário de captação da sua landing page.

Para criar seu chamado-para-ação, aplique todas as dicas de copy aqui do conteúdo, principalmente, use verbos de ação.

Páginas de vendas que convertem

Neste conteúdo falamos sobre como criar copy para landing page, desde o conceito do que é copywriting até dicas práticas de como criar textos persuasivos.

A copy é a escrita publicitária que usa diversas técnicas e fórmulas de textos junto a truques psicológicos, como os gatilhos mentais.

Para criar a copy para landing page, lembrem-se das dicas e siga o checklist aqui do conteúdo para estruturar as páginas de conversão.

Aqui no blog da Ideal Marketing, temos vários outros conteúdos que ajudam a aumentar os resultados das suas campanhas de Marketing Digital. Confira! 

E-book da Ideal Marketing com tudo que você precisa saber para montar um projeto de marketing de sucesso

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!