>>Saiba como criar uma pesquisa de público-alvo e fique mais perto de conquistar mais clientes

Saiba como criar uma pesquisa de público-alvo e fique mais perto de conquistar mais clientes

Publicado: 7 de agosto de 2018 | Por: | Atualizado: 29 de julho de 2019.

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A pesquisa de público-alvo deve ser um dos primeiros passos dados antes de começar a planejar qualquer tipo de ação. Afinal, é preciso conhecer TUDO sobre as pessoas que se identificam com o seu negócio e apresentam potencial de se tornarem seus clientes. Por isso, aprender como identificar esse grupo é essencial para o sucesso da sua empresa.

Uma das principais questões no mundo empresarial é como se posicionar de forma sólida no mercado e conseguir atrair mais clientes.

Mas a ânsia por bons resultados não pode te fazer pular uma etapa muito importante: a pesquisa de público-alvo.

Isso porque ao criar um simples questionário você está a um passo de conhecer melhor seus futuros clientes e fazer um melhor uso do seu dinheiro ao ter informações estratégicas para pensar em ações mais assertivas.

Viu só como uma pesquisa de público-alvo pode fazer toda a diferença no seu negócio? Aliás, com ela você só tende a ganhar tempo, afinal você não vai mais precisar ficar atirando no escuro.

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O que é público-alvo?

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Público-alvo nada mais é do que um grupo específico de pessoas os quais compartilham interesses em comum e possuem um perfil semelhante.

Para definir o público-alvo de uma empresa geralmente se realizam pesquisas, como a que te ensinaremos a fazer aqui.

Assim, por mais que o intuito seja vender para todo mundo, as empresas conseguem direcionar as suas ações a quem está mais propenso a realizar uma compra com elas.

E aqui vale ressaltar um detalhe: embora estejamos falando sobre possíveis clientes, não confunda público-alvo com persona.

Isso porque a persona é a representação semi-fictícia de um cliente ideal, um perfil muito mais específico, diferentemente do público-alvo, o qual dá uma visão geral de um grupo de pessoas e não características específicas de uma só.

Mas um conceito não exclui o outro, por isso, o melhor seria unir os dois para te ajudar na criação de estratégias assertivas.

Para saber mais sobre o que é público-alvo e a diferença para persona, confira o nosso artigo sobre o tema.

Além disso, caso ainda não tenha se convencido a criar sua persona, veja nossa publicação sobre o que é persona, como e por que criar uma para a sua empresa e tire todas as suas dúvidas!

E como sabemos que vai terminar a leitura já querendo criar a sua, veja o nosso guia como criar uma persona e corra para o abraço!

Por que é importante realizar uma pesquisa de público-alvo?

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Como os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de escolher qual produto comprar, é preciso ser mais cuidadoso na forma como o seu negócio se relaciona com ele.

Por isso, ao definir o público-alvo de uma empresa é possível estreitar esses laços e fazer com que ele perceba que aquela é mesmo a melhor opção de compra.

Assim, você conquista esse cliente e de bônus ainda ganha um promotor da sua marca, afinal quando curtimos uma boa experiência fazemos questão de espalhar para todo mundo.

Além disso, se não investir em uma pesquisa de público-alvo para conhecer as necessidades e preferências dos possíveis consumidores, você acabará criando estratégias menos eficientes, bem como estará desperdiçando recursos, como tempo e dinheiro.

Complicado, né? Mas nem perca muito tempo se preocupando com isso, pois já vamos te ensinar como identificar o público-alvo de uma empresa!

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Como definir o público-alvo de uma empresa?

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Apesar do nome incluir “pesquisa”, no processo para definir o público-alvo de uma empresa essa é a última etapa.

Isso porque primeiro existem alguns objetivos e critérios os quais precisam ser estabelecidos!

Por isso, antes de mais nada, você precisa saber a resposta para duas perguntas:

  • Por que as pessoas teriam mais benefícios com seus produtos?
  • Quem são essas pessoas?

Aqui você precisa entender as necessidades as quais o seu produto irá atender, bem como as situações nas quais ele é útil.

Além disso, tente pensar nas pessoas as quais podem usá-lo e se ele poderia ser usado de uma maneira diferente por outras pessoas.

Como descobrir o público-alvo de uma empresa?

Bom, depois de ter realizado esse brainstorm sobre o público e seu produto, é hora de ir a campo realizar de fato uma pesquisa de público-alvo.

Mas antes é preciso elaborar algumas perguntas, não é mesmo?

E nessa hora crucial existem alguns critérios que elas devem abordar e não podem ser deixados de lado em hipótese alguma, tais como:

  • Comportamento na hora da compra;
  • Hábitos de consumo;
  • Classe social;
  • Dados demográficos;
  • Condição socioeconômica;
  • Preferências.

Dessa forma será possível definir o público-alvo de forma assertiva para suas estratégias!

Agora basta criar as suas perguntas, as quais podem ser de múltipla escolha, dissertativa, sim ou não… aí fica ao seu critério e de acordo com as suas necessidades.

Depois disso, basta divulgar seu formulário, o que é muito simples graças a tecnologia de hoje em dia.

Como identificar o público-alvo de uma empresa?

Independentemente do meio usado para realizar a pesquisa de público-alvo, agora é a parte crucial desse processo: saber analisar as informações colhidas e enfim conseguir definir o público-alvo de uma empresa.

Para isso, existem alguns critérios os quais podem te ajudar nessa hora, como:

  • Quem é o seu consumidor final: empresas ou pessoas físicas?
  • Dados geográficos: de onde são as pessoas as quais comprariam de você?
  • Dados demográficos: aqui você precisa definir quem são as pessoas, então se atente aos seguintes dados:
    • Gênero;
    • Idade;
    • Renda;
    • Nível de educação;
    • Estado civil;
    • Outro aspecto social o qual julgar importante para as suas necessidades.
  • Fatores psicológicos: o que levam as pessoas às compras?
  • Ciclo de vida: em qual momento da vida de uma pessoa o seu produto é mais procurado?

Assim, depois de analisar essas informações, você estará pronto para definir o público-alvo como o do exemplo a seguir:

Mulheres, entre 18 e 24 anos, as quais moram nas grandes capitais, com ensino superior completo e administradoras de médias e grandes empresas. Classes A/B, renda média entre R$ 6.000 e R$ 9.000, prezam por estarem sempre bem vestidas, no estilo casual chique. Procuram sempre por produtos de qualidade e priorizam o custo-benefício deles.

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Comece a definir o público-alvo da sua empresa e crie ações mais assertivas!

Neste conteúdo você relembrou o conceito de público-alvo e ainda obteve mais detalhes sobre como defini-lo.

Além disso, te mostramos como é importante conhecer a audiência da sua marca, pois assim você consegue criar ações assertivas as quais podem trazer grandes resultados a sua empresa.

Para isso, apresentamos todos os detalhes da criação de uma pesquisa eficiente, desde o processo de brainstorm até o de análise.

Por fim, agora é hora de você arregaçar as mangas e começar a planejar a sua própria pesquisa de público-alvo e se preparar para mudar o destino do seu negócio!

E se você quiser mais dicas, confira o blog da Ideal Marketing.

2019-07-29T15:12:02-03:00

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  1. […] os passos seguintes serão determinar linguagem e tema. Ou seja, é preciso conhecer o perfil do público-alvo, pois a partir do estudo desse perfil será possível saber qual a linguagem mais pertinente e […]

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