Vídeos interativos e o novo jeito de fazer audiovisual focado na experiência do usuário

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 20 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Vídeos interativos são um excelente complemento para a sua estratégia de Marketing Digital. Tê-los é fazer parte de um processo de inovação para atrair cada vez mais clientes.

O conteúdo interativo é considerado uma tecnologia recente, mas que na verdade não é nenhuma novidade entre os empresários mais atualizados.

Isso porque sempre houve – e haverá – um grande interesse em realizar algo que envolva e engaje cada vez mais as pessoas para aproximá-las aos negócios.

Para entender melhor como funciona esse tipo de conteúdo, leia os seguintes tópicos:

O que são vídeos interativos?

Hoje é possível encontrar inúmeras empresas que investem no audiovisual com o objetivo de se destacar da concorrência e manter-se sempre inovadoras.

Graças a esse fato, o mercado de vídeos mudou muito de uns anos para cá, possibilitando o surgimento de uma modalidade incrível: os vídeos interativos.

Basicamente, os vídeos interativos são muito parecidos com vídeos lineares – seu antecessor -, com a diferença de que os primeiros conseguem estimular o espectador a interagir com o conteúdo presente em sua tela.

Então quer dizer que eu posso participar do vídeo?

É isso mesmo! Porque nessa estratégia há muitas ferramentas das quais permitem a integração entre as plataformas, o que possibilita que o usuário clique, comente, arraste, role a barra e complete outras ações de interação com o conteúdo.

Caramba, que legal! Eu consigo encontrar outros tipos de funcionalidades nesses vídeos?

Consegue sim, por exemplo:

  • Hotspots: é uma funcionalidade que permite ao usuário clicar em áreas dentro do vídeo capazes de levá-lo a outras páginas relacionadas ao conteúdo transmitido;
  • Visão 360º: dá ao espectador a possibilidade de enxergar toda a imagem em 360º;
  • Ramificações: garante que o usuário possa escolher quais caminhos tomar para interagir com o vídeo;
  • Input de dados: uma funcionalidade que permite a inclusão de campos informativos, como o nome, a idade, entre outras informações do espectador;
  • Quizzes: é a combinação de botões e ramificações para que a experiência seja cada vez mais personalizada por meio de perguntas e respostas.

O lado bom de todos esses vídeos são as vantagens que eles trazem para o seu empreendimento.

Quer conhecer algumas? Então vamos ao próximo tópico.

Quais são as vantagens dos vídeos interativos?

Como deixamos bem claro, a estratégia de vídeos está presente na vida dos empreendedores.

Por isso, quanto mais interativo essas ferramentas forem, melhor para experiência do seu potencial cliente – chamado de lead – e da sua empresa hoje em dia.

Com o vídeo interativo, por exemplo, você consegue alcançar inúmeros benefícios, como:

1. Levar a sua mensagem de forma simples

Por se apresentar como destaque em muitas estratégias de marketing digital, o audiovisual apresenta para os seus consumidores muitos conceitos capazes de ajudar essas pessoas a entenderem o que você realmente quer passar.

E com o vídeo interativo há a possibilidade de fazer com que os espectadores interajam com o conteúdo de forma simples.

2. Aumenta a taxa de engajamento

De acordo com o relatório da Digital Video and The Connected Consumer, feita pela Accenture, cerca de 87% dos clientes usam mais de um aparelho eletrônico ao mesmo tempo.

Isso significa que a audiência está cada vez mais disputada, dificultando o aumento do nível de engajamento dos consumidores com a sua marca.

A boa notícia é que, como os vídeos são interativos, o engajamento com a sua audiência aumenta rapidamente em pouco tempo.

3. Ajuda a otimizar as experiências

Muitas empresas agora estão adotando um profissional chamado de Customer Experience, que está focado em entregar uma experiência maravilhosa para os seus consumidores.

Para isso, eles se utilizam de pesquisas para entender quais são as necessidades do seu público-alvo, para então apresentar vídeo interativos capazes de mostrar conteúdos relevantes para eles.

Com essa interatividade, a sua empresa consegue realizar propostas eficientes para fechar realmente um negócio.

4. Melhora as métricas

A interação de todos os seus clientes nada mais é que uma demonstração do que ele prefere ver.

Por isso, ao ter essas informações coletadas adequadamente, você tem em mãos métricas para entender melhor o seu público-alvo.

Além disso, você faz com que esse usuário receba um conteúdo completo e que faça sentido para o momento de compra que ele está vivendo com os vídeos interativos.

5. Garante a publicidade da marca

A última vantagem, mas não menos importante, que temos a falar sobre os vídeos interativos é que eles garantem o aumento da popularidade da sua empresa.

De forma geral, a sua audiência verá o verdadeiro valor quando perceber que você está envolvido em inovações audiovisuais.

E isso é totalmente positivo, pois esses espectadores sempre vão esperar um novo conteúdo diferenciado, impulsionando o engajamento entre eles e sua marca.

Como encaixar os vídeos interativos na sua estratégia de marketing digital?

Depois de conhecer as vantagens que os vídeos interativos podem trazer para o seu negócio, chegou o momento de saber como encaixá-los na sua estratégia de marketing digital.

Antes disso, é necessário que você tenha uma visão diferenciada a respeito do Marketing de Conteúdo, pois ele é peça-chave para que a sua marca seja construída de forma assertiva com o consumidor.

Isso porque, graças ao pilar sustentador do Inbound Marketing (o Marketing de Conteúdo), os leads surgem com maior frequência e facilidade, já que aumenta o engajamento e faz com que o seu negócio seja de confiança.

Sendo assim, ter um conteúdo interativo dentro da sua estratégia é uma maneira de inovar e fazer parte das tendências de mercado.

E, sem mais delongas, veja como incluir os vídeos interativos no seu empreendimento.

No SEO

Com certeza você já possui uma estratégia voltada para o Search Engine Optimization, o famoso SEO.

Se não tem, então está na hora de providenciar.

E estamos aqui para dizer que, sim, os vídeos interativos são extremamente relevantes para o SEO, te ajudando a aparecer logo na primeira página do Google.

Nas mídias sociais

Os vídeos também são grande destaque entre as principais mídias sociais, como o Google e o Instagram, por exemplo.

Atualmente já é possível se deparar com diversas opções para esses conteúdos nas plataformas, possibilitando que o usuário assista, compartilhe e interaja com o material.

Na gamificação

A gamificação tem ganhado muito espaço entre empresas que estão trabalhando com marketing digital.

Dentro dessa estratégia, os vídeos caem muito bem para atrair mais clientes, justamente por se tornar uma forma de engajar e aproximar empresa e clientes.

No branding

Também conhecido como brand awareness, essa estratégia está sempre presente nos planejamentos de marketing digital mundo afora.

Por isso, você não pode deixar de utilizar um vídeo interativo, pois garante que a sua marca seja bem lembrada por todos e fixe na mente do consumidor de maneira positiva.

Exemplo de vídeos interativos

Não poderíamos falar de vídeo interativo sem apresentar um de grande sucesso, não é mesmo?

No vídeo abaixo, mostramos o conteúdo de The Jungle Book, o vídeo interativo feito pela Disney para divulgar o filme em live-action de Mogli – O Menino Lobo.

Feito juntamente com Wirewax, o vídeo oferece ao telespectador a chance de ver como as filmagens foram feitas.

Você está pronto para incluir os vídeos interativos no seu negócio!

E-book gratuito da ideal marketing com dicas de como gerar mais leads e vendas com o marketing digital

Depois deste conteúdo, com certeza você ficou repleto de informações relevantes para definir o rumo do vídeo interativo dentro do seu negócio.

Isso porque essa estratégia de conteúdo relevante é extremamente eficaz e traz inúmeras vantagens para você conseguir atrair mais leads e vendas.

Afinal de contas, utilizar esse tipo de audiovisual é uma maneira de mostrar abertura à inovação e as tendências que o mercado oferece.

E se você quiser se tornar um especialista nisso, leia o nosso conteúdo sobre Melhores técnicas de marketing digital para aperfeiçoar cada vez mais seus resultados!

Bons negócios!

Compartilhe nas Redes Sociais!