Conheça as 5 principais técnicas de Marketing Digital para você incluir no seu negócio

//Conheça as 5 principais técnicas de Marketing Digital para você incluir no seu negócio

Por: | Publicado: 18 de outubro de 2018 | Atualizado: 31 de outubro de 2018.

Dominar as principais técnicas de Marketing Digital é essencial para quem quer criar estratégias eficientes de divulgação. E se você não quer ficar para trás em relação a sua concorrência, conheça as 5 principais práticas online que te levarão mais para perto do sucesso.

Se você tem um negócio online, quando o criou deve ter se questionado como fazer para ele ser bem sucedido na internet tão concorrida de hoje.

Para isso, você deve ter pesquisado por meios de garantir esse sucesso e pode ter se deparado com conteúdos os quais abordavam assuntos como:

O que é marketing digital? ou Para que serve o marketing digital?

Mas ainda que você saiba a resposta para essas perguntas, pode ser que não saiba como aplicar esse método ao seu negócio de forma que o faça se aproximar do sucesso ou talvez não conheça as técnicas responsáveis por isso.

Bom, fique tranquilo! Pois neste conteúdo vai conhecer algumas das estratégias e técnicas de marketing digital que farão seu negócio alavancar seus resultados online. Confira:

1 Conteúdo

A primeira das técnicas de marketing digital que abordaremos é a que move o mundo atualmente: o conteúdo!

Isso porque com a era atual, marcada por uma sobrecarga de informações 24h por dia, o conteúdo de qualidade e relevante tem sido o diferencial para destacar um produto ou serviço no ambiente online.

Por isso desenvolveu-se o Marketing de Conteúdo, cuja metodologia consiste na produção de um material personalizado o qual consiga agregar informações relevantes ao consumidor.

Dessa forma você consegue entregar um conteúdo valioso e que além de ajudar um possível cliente, também ajuda a tornar sua página relevante, construindo assim a autoridade da sua marca no assunto.

Ok, mas qual tipo de conteúdo posso oferecer hoje como um diferencial de negócio?

Bom, ter um conteúdo de qualidade que seja completamente relevante para o seu consumidor já é uma forma de criar seu diferencial de mercado.

Mas existem formas de conectar com seus visitantes que podem ser bastante interessantes para o seu negócio. E é sobre isso que falaremos a seguir: técnicas e formatos de conteúdo atrativo.

Materiais Ricos

Aqui se encaixam os materiais mais complexos de produção e mais completos de conteúdo.

Os materiais ricos, como diz o próprio nome, são aqueles ricos em informações que agreguem algo ao leitor.

Esse tipo de formato de conteúdo agrega valor ao seu negócio online, pois ele apresenta uma forma de você entregar novidades e conteúdos de relevância para os seus visitantes.

Mas quais são de fato os formatos que podemos encontrar de materiais ricos?

Os materiais ricos podem ser vídeos, ebooks, infográficos, guias, podcasts, whitepapers e etc.

Mas nada adianta criá-los se você não souber conectar com seu público. E para isso, a técnica mais indicada é a que verá a seguir!

Copywriting

Esta técnica é baseada na criação de textos produzidos com palavras estratégicas com a função de agir como gatilhos mentais na mente dos consumidores, levando a leitura de um modo despretensioso a alguma ação específica.

A copywriting é uma forma de conectar seu leitor ao que você precisa, seja a venda de um produto, um serviço, ou até mesmo uma ideia.

Para isso, essa técnica não utiliza simplesmente palavras imperativas, como “compre”, “faça”, “baixe”, mas faz todo um estudo de linguagem para entender o que mais conecta com o público-alvo em questão.

Imagens

Falando em imagens, elas são parte importante de suas técnicas de marketing digital.

Afinal, as imagens vão ser suas parceiras agregadoras de relevância em textos de modo geral, desde que você consiga conectar o assunto abordado a ela.

Além disso, quando bem feitas, elas podem ser fator muito decisivo para que o cliente conclua uma compra em seu site, por exemplo.

E além disso, já ouviu a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois bem! Muitas vezes vale mesmo, afinal, com a quantidade de informações que as pessoas recebem atualmente, ter uma imagem de impacto pode ser todo o diferencial necessário para prender a atenção do leitor.

Palavras-chave

Já imaginou aparecer no lugar e momento certo quando um potencial cliente seu te procura?

Pois bem, as palavras-chave são termos que resumem um conteúdo, as quais são capazes de proporcionar essa ação.

O uso da palavra-chave é uma das técnicas de marketing digital mais usadas atualmente, pois esse tipo de ação auxilia no posicionamento do seu site.

E um melhor posicionamento ajuda tanto na atração de tráfego para o seu site, bem como na geração de leads, potenciais clientes do seu negócio.

Como já vimos no blog, a palavra-chave é o termo usado para fazer uma busca dentro dos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo quando se está pesquisando algo.

Por isso ela é tão importante, pois quando você conhece a palavra relacionada ao tema do seu conteúdo e a forma como seu lead fará a busca, fica mais fácil para que seus possíveis clientes encontre o seu material.

Mas apenas conhecer a sua palavra-chave não é o suficiente, pois é preciso inseri-la com cuidado dentro do material, ou seja, ela deve ser usada naturalmente e dentro do contexto certo.

Não adianta ser repetitivo e maçante, afinal como dissemos, na era do conteúdo a busca é por entregar conteúdo de relevância para os usuários, então não é positivo tentar ser invasivo ou perder a qualidade do conteúdo que será entregue.

2. SEO x Links Patrocinados

Caso não saiba, SEO (Search Engine Optization– Otimização dos mecanismos de busca) é um dos conjuntos de técnicas de marketing digital mais usadas atualmente.

Esse conjunto de práticas visam otimizar o seu site com o objetivo de auxiliar no posicionamento da sua página nos mecanismos de buscas.

Com elas você consegue trazer mais relevância para seu site, pois os mecanismos de pesquisa entenderão que o seu conteúdo irá proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Além disso, um diferencial das técnicas de SEO é que todas são feitas de maneira orgânica, ou seja, não recebem nenhum investimento financeiro para trazerem resultados.

E quando falamos de técnicas de marketing digital para posicionamento, podemos citar algumas delas.

Link building

O link building representa a construção de links estratégicos em conteúdos.

Sejam linkagens internas (para outras páginas de seu próprio site) ou externas (links de outros sites para as suas páginas), esse tipo de comportamento te ajuda a criar relevância por conta da quantidade de páginas que apontam para você.

Pense da seguinte forma: é como se fosse um indicação. Se muitas pessoas que você considera, falam bem de uma terceira pessoa, ela passa a ganhar relevância para você, certo?

As linkagens funcionam assim também, como um processo de indicação, quanto mais sites direcionam para sua página, mais ela deve ser levada em conta para os buscadores na hora de posicionar.

Densidade de palavras

A densidade de palavras é referente a quantidade de vezes que você utiliza sua palavra-chave ao longo do texto de maneira proporcional ao tamanho dele.

Isso é, como as ferramentas de busca tentam sempre gerar a melhor experiência para o usuário, elas fazem uma leitura do conteúdo, entende o que é falado ali e buscam o resultado que se adeque mais a pesquisa.

Por isso, como falamos anteriormente, quanto mais você usar o termo de forma natural e relevante, maiores são as chances de você aparecer bem posicionado.

Meta Tags

Existem muitas meta tags, mas algumas são mais relevantes para as técnicas de marketing digital.

Elas são:

  • title
  • meta description
  • heading tags
  • alt text

O title tag refere-se ao título de sua página no Google e podemos dizer que é como um cartão de visitas da sua marca destacado no meio dos resultados de busca.

Logo abaixo vem a meta description, um sucinto e claro resumo do conteúdo de sua página.

A description é um dos melhores lugares para se aplicar as técnicas de copywriting, afinal, você tem em média duas linhas para fazer com que o usuário queira acessar sua página.

Já as heading tags, são todos os H1 (títulos), H2 (subtítulos) e tópicos em ordem de H3, H4 e assim vai dentro de cada heading anterior.

As ferramentas de busca entendem a presença desse tipo de divisão dentro do texto como uma maneira de facilitar a compreensão dele.

Além disso, elas servem como uma comprovação de que o texto contém partes como início, meio e fim.

Por fim, as alt text consiste em nomear as imagens que vai usar em sua página.

Assim além do peso de conteúdo atribuído a elas, essas imagens também podem ser posicionadas por meio da palavra-chave na pesquisa por imagem.

Links Patrocinados

Diferente das técnicas de marketing digital baseadas no SEO, esse tipo de método baseia-se exatamente no sentido contrário, pois ele exige um investimento financeiro.

Isso porque para isso você irá utilizar algumas plataformas, como o Google Adwords, o Facebook Ads ou o Instagram Ads.

Por meio deles você criará anúncios os quais vão aparecer com destaque na página de resultados de pesquisa ou na rede social desejada.

Assim é possível aumentar a visibilidade da sua marca e atrair mais tráfego ao seu site de forma mais rápida do que seria com um posicionamento orgânico.

3. Plataforma de Hospedagem de conteúdos

Outra dessas técnicas de marketing digital pode ser a criação de um blog atrelado a sua marca.

Isso pode ser feito em diversas das plataformas existentes, pois o importante é ter uma página a qual ajude seu lead a entender a importância de sua empresa, conteúdo e serviço.

Assim você consegue educá-lo para que ele entenda porquê você é diferente dos outros que oferecem as mesmas coisas que você.

Para isso, lembre-se das nossas dicas sobre criação de conteúdo para criar uma relação forte e duradoura com seus clientes.

4. Divulgação e nutrição de conteúdo

Seja para um novo lead ou um consumidor antigo, é importante para a sua empresa que ela se mantenha na memória dele.

Isso porque um relacionamento entre marca e cliente pode ser o diferencial para que ele escolha sua marca e não a concorrente.

As facilidades de contato com sua empresa dão mais segurança ao cliente, já que ele pode ir até você diretamente.

Além disso, sempre lembrá-lo de que você produz conteúdo e pode ser parte do cotidiano do seu cliente também será uma maneira de se aproximar dele.

Redes Sociais

Uma das técnicas de marketing digital mais importante é a presença nas redes sociais.

Segundo a pesquisa da agência We Are Social e a plataforma Hootsuite, os brasileiros passam em média mais de 3 horas por dia nas redes sociais!

Isso significa que são 3 horas, todo santo dia, que você pode ter algum contato com seu lead.

Se não quiser necessariamente falar com ele, ao menos produza conteúdo que ele possa absorver enquanto está nas redes sociais.

Isso porque além de todos os públicos estarem lá, esse tipo de plataforma permite segmentar muito bem seu público, permitindo uma chance de maior taxa de conversão.

Email Marketing

Dentre as técnicas de marketing digital, o email marketing tem uma função parecida com as redes sociais, mas com a diferença de que não depende do acesso do cliente a uma rede para receber o conteúdo.

Emails são usados para trabalhos, controle de contas, negócios e outras diversas funções. Então a frequência de uso desse tipo de ferramenta é pelo menos diária.

E de qualquer maneira, diferente de um post que pode sumir, o email estará lá, esperando seu cliente vê-lo.

Sendo assim, você pode usá-lo para realizar uma comunicação personalizada e oferecer uma série de vantagens, como cupons de desconto, promoções somente por email e informações antecipadas.

5. A estratégia da Nova Era

Para encerrar nossas técnicas de marketing digital, temos o Inbound Marketing, que é composto por um conjunto de técnicas de marketing que tem como objetivo atrair e converter clientes de maneira voluntária.

Isso porque ele garante a educação do cliente para que ele realmente saiba do que precisa, o que você tem e como pode ajudá-lo.

Para isso, as técnicas de marketing precisam ser pensadas de acordo com as preferências da sua persona, ou seja, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal.

E uma vez que você cria ações personalizadas para quem realmente pode ter interesse em seu produto ou serviço, maiores são as chances de aumentar a sua taxa de conversão bem como seu retorno sobre o investimento.

Técnicas de Marketing Digital que geram resultados efetivos para o seu negócio!

Nesta publicação você conheceu as 5 principais técnicas de Marketing Digital e viu como pode ser fácil colocar a sua marca no mapa.

Isso porque a maioria das práticas apresentadas aqui precisam de pouco investimento: basta arregaçar as mangas e começar a produzir um conteúdo relevante, por exemplo.

Mas caso você tenha uma graninha sobrando e quer ter resultados mais rápidos, também há a possibilidade de investir em links patrocinados.

Depois de ler esse conteúdo você não tem mais desculpas para não investir em técnicas de Marketing Digital e não aproveitar todos os benefícios dessa estratégia!

E caso você queira se aprofundar ainda mais no assunto e saber tudo sobre Inbound Marketing, confira o artigo sobre o tema!

2018-10-31T10:35:58+00:00

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