Descubra o que é web 3.0 e como ela pode impactar em sua vida

//Descubra o que é web 3.0 e como ela pode impactar em sua vida

Por: | Publicado: 18 de outubro de 2018 | Atualizado: 29 de outubro de 2018.

Se você não sabe o que é web 3.0 ou como ela pode refletir em sua vida e negócio, esse é o post certo você! Isso porque a web 3.0 não é mais especulação e inclusive já está presente na maioria das casas, então veja agora como ela funciona e como você pode se beneficiar dessa fase da internet.

A internet tem cada vez mais avançado para patamares que antes pareciam só ideias de filmes de ficção científica, e por essa evolução da internet baseada nos avanços tecnológicos e nas mudanças no modo de uso das pessoas passou por diversas fases.

A primeira delas é no começo da vida da internet, e era chamada de Web 1.0, ela era aquela fase em que a internet só tinha sites de empresas, os usuários não participavam, só recebiam informações.

E com certeza, ainda não existiam negócios online nessa fase da internet.

Já na Web 2.0 começou a praticar a dinâmica e a interatividade, com a criação das redes sociais as pessoas começaram a ver outras finalidades na internet além só de pesquisas para estudos.

A internet se torna entretenimento e permite que os usuários participem do conteúdo, e claro que aqui já começam a surgir os negócios online.

Essa fase da Web 2.0 substituiu totalmente a 1.0, mas diferente do que aconteceu com essa evolução da internet, a Web 2.0 e a 3.0 não se substituem, mas se completam de uma certa maneira.

Então antes de falar sobre a Web 3.0 veja nosso conteúdo sobre a Web 2.0 para conhecê-la em detalhes.

Mas para você entender melhor a fase atual das mudanças na internet, vamos te falar mais sobre o que é Web 3.0 nos seguintes tópicos:

O que é web 3.0?

Saiba o que é Web 3.0

A Web 3.0 pode ser considerada como a fase atual (2018) dentre as mudanças da internet, ela é a mais próxima da realidade que vivemos.

Mas é claro que uma nova fase das mudanças da internet já está sendo pensada, e você pode ver as expectativas para a Web 4.0 aqui.

Por enquanto, nosso assunto é o que é a web 3.0, ou a internet 3.0, os dois termos representam a mesma coisa, que é a web inteligente, ela é a mais presente dentre as anteriores.

Isso porque nessa fase, os avanços tecnológicos permitiram que a internet esteja presente além dos aparelhos que foram feitos exatamente com a intenção de receber a conexão.

Ou seja, a internet 3.0 não é limitada a computadores, e nem mesmo a celulares smartphones.

A terceira fase das mudanças da internet tem como conceito a leitura, a escrita e a execução, ou seja, fora das telas.

Até por isso, o conceito de o que é web 3.0 pode ser associado a internet das coisas e a Web Semântica.

A internet das coisas trata exatamente dos avanços tecnológicos que permite aos objetos do cotidiano receberem conexão com a internet para automatizar algumas de suas funções.

Já a Web semântica tem uma relação maior com a suposta inteligência a ser criada pela internet. O modo como a ferramenta de busca “pensa” para escolher quais o conteúdos mais relevantes de acordo com a pesquisa de cada pessoa é um exemplo de web semântica.

Pois os resultados podem ser adaptados de acordo com diversos fatores, fatores esses que a inteligência da ferramenta de busca analisa para mostrar os resultados de acordo com o que ela entende como conveniente a busca de cada pessoa.

Mas pode ser que você ache que o conceito de o que é Web 3.0 não tem impacto algum em sua vida já que parece tão presente, mas falaremos sobre o impacto dele no próximo tópico.

Como a internet 3.0 pode impactar seu dia-a-dia?

Veja o impacto do conceito de o que Web 3.0 no seu dia-a-dia

É possível que quando você viu o que é Web 3.0 tenha pensado que como isso já está acontecendo provavelmente não vai fazer nenhuma diferença em sua vida.

Mas a internet 3.0 está acontecendo sim, mas ao mesmo ela ainda está crescendo e chegando cada vez em mais lugares.

A internet das coisas é um bom exemplo, já que apesar da maioria das Tv’s atualmente já serem Smart, ainda existem muitos outros objetos sendo estudados para receberem a conexão com a internet.

Então vamos ver onde e como a internet 3.0 pode afetar sua vida, seja pessoal ou profissional.

Âmbito pessoal

Em sua vida pessoal pode ser que ela já estava presente na Tv, por exemplo. Mas em breve você poderá acender seu forno quando estiver saindo do trabalho, com um simples comando de aplicativo.

E pode parecer pouca coisa, mas é só o começo do mundo em que o que é web 3.0 é algo comum.

Além disso, a ideia é exatamente possibilitar que as pessoas tenham menos trabalho, e o que para alguns pode soar como preguiça, a internet 3.0 visa como aproveitamento de tempo.

Isso feito a partir da maior autonomia das máquinas se tornando mais do que simples objetos e tornando-se otimizadores do estilo de vida.

Âmbito profissional

Já em sua vida profissional os efeitos de o que é Web 3.0 podem aparecer ainda antes, já que as chances dessa evolução da internet chegar primeiro a indústria é bem grande.

Isso porque no começo das comercialização esses produtos costumam custar um valor com pouca acessibilidade, mas de acordo com o nível de otimização de alguma tarefa, podem ser comprados por empresas.

Mas a tecnologia de informação está ao alcance de todos, então cada vez sua empresa vai precisar se esforçar para garantir que a imagem da marca seja bem vista.

Com a interação e comentários dos usuários, cada vez mais eles podem expor suas opiniões sobre algum produto ou serviço, o que pode impactar diretamente nos resultados de sua empresa.

Além disso, como as inteligências estão cada vez mais autônomas com os avanços tecnológicos, se sua empresa tiver como principal mercado a internet, vai precisar preparar conteúdo e material relevante para ser vista em um local tão concorrido.

Mais presente do que se imagina

Aproveite os benefícios do conceito de Web 3.0

Agora que você já conhece e entende o que é Web 3.0 pode já começar a reparar e pensar em facilidades da sua vida que são possíveis graças a internet 3.0.

Além disso, como você já está ciente das mudanças na internet pode já ir pensando em como sua empresa pode se adequar às novas possibilidades do mundo digital.

Lembrando-se sempre que a tecnologia de informação deixa os usuários cada vez mais críticos, então se quiser conhecer a melhores técnicas de marketing digital temos um conteúdo cheio delas.

E ainda se você quiser se manter atualizado com os avanços tecnológicos e de negócios, continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.

2018-10-29T10:57:15+00:00

Deixar Um Comentário