Disparo de e-mail marketing: 10 passos para montar uma campanha arrebatadora

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Publicado: 7 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Disparo de e-mail marketing é uma estratégia que muitas empresas aplicam, mas poucas obtém real sucesso, sabe o porquê? O segredo está nos 10 passos de sucesso para montar uma campanha arrebatadora!

Você sabia que a estratégia de disparo de e-mail marketing é fundamental na conversão e nutrição de leads (potenciais clientes) do seu negócio?

Até porque o e-mail marketing aparece, geralmente, como uma das 3 melhores ferramentas de Marketing Digital.

Isso porque uma lista de e-mails de clientes e potenciais clientes ativos, pode oferecer uma revolução nas suas vendas como você nunca viu antes.

E aí, quer saber como fazer e-mail marketing e revolucionar o cenário do seu negócio? Então, confira a seguir as 10 dicas de e-mail marketing que preparamos para revolucionar seus resultados!

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A importância do email marketing para o seu negócio

O disparo de e-mail marketing é essencial para os gestores que apostam na estratégia de marketing digital.

Isso porque ele necessita de um baixo custo de investimento e oferece um retorno bastante interessante para os resultados.

Porém, para ter um resultado positivo é necessário planejar antes as ações para que as campanhas sejam enviadas de forma bastante estratégica.

Ok, mas ainda não entendi o porquê devo apostar no disparo de e-mail marketing.

Bom, temos aqui algumas das vantagens que essa estratégia é capaz de trazer para o seu negócio:

  • Geração de tráfego para o seu website;
  • Conversão de novos leads e vendas dos seus produtos e/ou serviços;
  • Geração de relacionamento com seus prospects e/ou clientes;
  • Divulgação de conteúdo relevante ao público-alvo, tornando sua empresa referência no seu segmento.

Ou seja, as vantagens são fundamentais para a sustentabilidade do seu negócio, não é?

Agora, se você quer realmente ter resultados positivos, é necessário se atentar a algumas dicas de e-mail marketing para montar uma campanha de sucesso.

Então, vamos a um checklist completo sobre a estratégia!

Checlikst: 10 passos fundamentais para a criação do seu email marketing

disparo de e-mail marketing

Agora sim, chegou a hora de aprender com as melhores dicas de e-mail marketing como fazer uma campanha de sucesso.

Então, confira os 10 passos para fazer seu disparo de e-mail marketing de forma eficiente daqui para frente!

1. Envie para uma lista de e-mail assertiva

Ao montar sua lista de disparo de e-mail marketing, nomeie ela antes, anote de forma clara qual o objetivo da sua ação com aquela lista e revise quem são os contatos presentes sempre.

Ou seja, se eles estão ativos ou não, se eles devem permanecer naquela lista ou mudar e assim por diante.

Por exemplo:

  • Leads vindos do ebook X – Ativos;
  • Leads vindos do ebook X – Inativos;
  • Clientes da casa;
  • Clientes para renovação de contrato;
  • Participantes do evento Y.

Sendo assim, segmentando bem suas listas e tendo claro quais são as pessoas presentes nelas, você saberá quais são as estratégias e campanhas enviadas para cada uma de forma assertiva.

2. Faça disparo de e-mail marketing para a campanha certa

Uma vez que o primeiro passo foi feito de maneira bem sucedida, o disparo de e-mail marketing para a campanha certa acontece de forma muito mais eficiente e assertiva.

Isso porque você segmentou sua lista, então agora basta direcionar a campanha certa para a lista certa.

Porém, qualquer desorganização pode ser extremamente prejudicial para a sua campanha, afinal de contas elas devem atingir o público certo, se isso não acontecer, a chance da sua campanha falhar é muito grande.

Outra dica de e-mail marketing para uma campanha assertiva que vale dizer é: visualize sua campanha e a lista dela ao menos duas vezes antes do disparo.

Assim, você poderá se certificar que você está enviando, sim, a campanha certa à lista certa.

3. Escolha a dedo o e-mail e nome do seu remetente

Uma das dicas de e-mail marketing fundamentais para o sucesso das suas campanhas se refere ao nome e e-mail de remetente.

O primeiro passo é verificar se o e-mail de remetente é o mesmo da pessoa que assina o e-mail e se ele não está longo demais.

Isso porque caso esteja muito longo, é prejudicada sua visualização, principalmente em dispositivos móveis.

Sendo assim, a primeira das dicas de e-mail marketing referente ao nome escolhido é: facilite para quem está recebendo sua campanha.

Usar “José da Ideal Marketing”, por exemplo, ajuda a criar empatia com quem está recebendo, mas você ainda pode facilitar a visualização e usar “José da Ideal MKT”, assim não corre o risco do nome aparecer cortado.

Já a segunda das dicas de e-mail marketing diz respeito ao e-mail em si.

Afinal, você concorda que a chance de você entender como SPAM um e-mail que não acompanha pelo menos o nome da pessoa ou da empresa remetente é gigante?

Sendo assim, quando você personaliza seu e-mail, como josé@idealmarketing.com.br, aumentam as chances do destinatário interagir com você.

Ou seja, verifique que o nome é o mesmo a ser usando no e-mail do remetente e crie suas campanhas tornando um contato muito mais pessoal, assim seu disparo de e-mail marketing pode gerar resultados muito mais positivos para o seu negócio.

4. Crie um assunto matador

Uma das primeiras informações que seu lead verá quando receber um e-mail é o Assunto dele e isso influenciará completamente na decisão dele de abrir ou não.

Então, para não correr riscos de rejeição, leve em consideração 5 pontos essenciais:

  • Gere interesse – deixe claro os benefícios e aguce a curiosidade;
  • Mostre relevância;
  • Tenha uma boa reputação – seja relevante e não frustre a experiência do seu lead;
  • Gerar senso de urgência;
  • Cause emoções positivas.

Além disso, o assunto do seu disparo de e-mail marketing deve curto, tendo em torno de 20 e 41 caracteres. Assim, a informação também não aparecerá cortada.

5. Saiba se a campanha será exibida corretamente

Quando você busca saber como fazer e-mail marketing, você precisa se atentar também a como ele chega para os seus leads.

Para isso, existem ferramentas que te permitem ver a aparência antes de fazer o disparo de e-mail marketing.

Mas você pode também fazer testes, enviando seu e-mail para contas próprias em diferentes provedores, como Gmail, Yahoo, Outlook, iOs, Hotmail e Android.

Assim, você evita que os formatos cheguem distorcidos para os seus leads.

6. Aplique as boas práticas de Copywriting nos seus e-mails

Se você quer dicas de e-mail marketing arrebatadoras, leve em consideração as seguintes:

  • Aplique técnicas de copywriting no seu disparo de e-mail marketing;
  • Entregue o conteúdo que é prometido no título;
  • Adeque sua linguagem à segmentação da campanha;
  • Adeque sua linguagem à persona do seu projeto;
  • Revise o texto antes do envio;
  • Peça para uma segunda pessoa ler.

Dessa forma, não tem como o conteúdo do seu disparo de e-mail marketing frustre os leads que irão recebê-lo.

Além disso, se quer saber como fazer e-mail marketing de conversão de leads, leve em consideração também que esteja claro para o usuário as ações que você quer que ele tenha por meio de CTAs (Call-to-action), por exemplo.

7. Verifique se está enviando os links corretos

Não basta só saber como fazer e-mail marketing lindo e engajador, se os links que você precisa enviar no e-mail estiverem com algum erro.

Então, corrija os links que faltam ou os que estão quebrados. E, claro, teste antes do envio.

Sendo assim, clique em todos os links do seu disparo de e-mail marketing em uma pré-visualização e dispare para um teste nos diferentes provedores de e-mail, como dissemos antes.

8. Deixe visível o link de cancelamento

Para fazer um disparo de e-mail marketing é necessário garantir que seus assinantes te deram permissão para isso.

Mas, além disso, é fundamental que você deixe bem visível também o link para cancelamento de envio.

Caso contrário, o seu remetente poderá ser denunciado como SPAM e você não quer isso, não é?

Para isso, não force as pessoas a permanecerem inscritas no seu disparo de e-mail marketing.

E lembre-se, uma das dicas de e-mail marketing que vale ouro é: seus contatos serão mantidos por conta da entrega de conteúdo relevante em tempo hábil e não pela impossibilidade de cancelar uma inscrição. Então, NÃO esconda seu link de cancelamento.

9. Cuidado para que sua campanha não seja marcada como spam

Acredite, tudo que você não quer para a sua campanha é tê-la denunciada como SPAM, isso prejudica e muito o seu remetente.

Sendo assim, para ficar longe da pasta de lixo eletrônico dos seus destinatários ou ser denunciado como SPAM, evite algumas práticas e saiba como fazer e-mail marketing com qualidade, por exemplo:

  • Não exagere nos pontos de exclamação!!!!!!!!!!!!!;
  • Não use todas as letras do título em CAIXA ALTA (o usuário não quer você gritando com ele, isso incomoda);
  • Não tenha uma codificação HTML desleixada (verifique seu código ao converter um arquivo do Microsoft Word para HTML);
  • Não use fontes com coloração vermelha, brilhante ou verde;
  • Não use a palavra “teste” na linha de assunto;
  • Não crie um disparo de e-mail marketing com apenas uma imagem grande, com pouco ou nenhum texto;
  • Evite palavras ou frases que funcionam como gatilhos comuns de spam: compre, assine, grátis etc.

10. Revise o texto mais de uma vez

Quando você recebe um disparo de e-mail marketing cheio de erros, a chance de você entender que aquilo não é profissional é enorme, certo?

Com seu usuário acontece a mesma coisa.

Sendo assim, revise quantas vezes for necessário o seu e-mail!

Como dissemos, uma boa prática é pedir para que outras pessoas leiam o conteúdo, assim, caso seu olhar já esteja viciado naquela leitura, uma terceira pessoa pegará os erros de forma mais rápida.

Além disso, envie esse conteúdo para sua equipe interna, por exemplo, assim eles poderão identificar também se algum link está dando problema, os erros de digitação, as desconfigurações de layout e assim por diante.

Isso evita que você aumente sua taxa de cancelamentos!

Você está pronto para colocar sua campanha no ar!

Depois de ler todas essas dicas de e-mail marketing você está pronto para colocar sua campanha no ar e conquistar resultados incríveis.

Mas não se esqueça: teste sempre antes de fazer um disparo de e-mail marketing!

E, claro, siga todas as dicas que demos aqui, elas te ajudarão a conquistar os resultados positivos, diminuir sua taxa de cancelamento de inscritos e assim por diante.

Agora, não perca mais tempo, produza sua próxima campanha, afinal você já sabe como fazer e-mail marketing, e mensure todos os seus resultados, assim poderá ver o que deve ser melhorado ou mantido!

Dessa forma, você consegue aplicar as melhores técnicas de marketing digital no seu negócio e potencializar seus resultado cada vez mais!

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