Funil de marketing: conheça a estratégia que educa o seu mercado

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Publicado: 28 de outubro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O funil de marketing é muito importante para empresas que desejam gerar mais conversões e vendas de seus produtos e serviços. Afinal de contas, só quem pratica uma estratégia que te ajuda se adaptar aos novos hábitos de consumo consegue atender a demanda de um público cada vez mais exigente.

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A competitividade do mercado aumentou consideravelmente de uns anos para cá e, por isso, empresas devem ter a capacidade de se inovar todos os dias para garantir o aumento de lucratividade.

Entre as inovações que podemos perceber nas grandes corporações, por exemplo, é a mudança de como as vendas de produtos e serviços são feitas.

Para se ter ideia, antigamente tudo era vendido à força para o consumidor, o que acabava deixando-o bastante insatisfeito.

Agora, os métodos de vendas utilizados são outros, e hoje os empreendedores passam a utilizar uma estratégia chamada funil de marketing, a qual visa passar informações úteis para os consumidores antes que os mesmos decidam fechar uma compra com a marca.

Quer saber o que é funil de marketing e como educar o seu mercado com esta estratégia? Então confira o nosso post para esclarecer todas as dúvidas!

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Afinal, o que é funil de marketing?

O primeiro passo para começar a educar o seu mercado de forma eficiente é saber o que é funil de marketing.

Até porque em todo e qualquer trabalho você precisa conhecer a teoria para que, em seguida, a prática possa ser realizada com sucesso.

Para contextualizar melhor a ideia de funil de marketing, é necessário compreender que o marketing foi usado durante muito tempo como uma metodologia invasiva, a qual interrompia a atividade de uma pessoa com uma propaganda desnecessária.

Na televisão, por exemplo, era comum os telespectadores terem os seus programas favoritos interrompidos por um anúncio colocado no meio dele.

A verdade é que grandes marcas ainda fazem isso, uma vez que essas ações ainda dão bons resultados.

Porém, é necessário que todas as tendências sejam voltadas para o Inbound Marketing que, caso você não se lembre, é o Marketing de Atração.

Isso porque com ele você passa a conhecer as necessidades de todo o seu público-alvo, a fim de oferecer as melhores soluções para os seus problemas, ao mesmo tempo que o atrai de forma voluntária para a compra de produtos e serviços da sua marca.

E para conseguir fechar um negócio com todos os seus leads, o Inbound respeita a jornada de cada um deles por meio de uma estratégia chamada de funil de marketing.

Nela, o acompanhamento da evolução do possível consumidor é feito a partir de três etapas, as quais correspondem a todas as fases de uma jornada de compras, como podemos ver a seguir:

  • Topo de Funil (aprendizado e descoberta);
  • Meio de Funil (consideração do problema);
  • Fundo de Funil (decisão de compra).

E para que a sua estratégia seja assertiva, você precisa compreender muito bem como cada uma das etapas do funil de marketing funciona, que é exatamente o que vamos tratar no próximo tópico.

Conheça as etapas do funil de marketing

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Agora você sabe o que é funil de marketing e está pronto para aprender como essa estratégia funciona na prática.

Portanto, preste muita atenção na descrição dos estágios abaixo para saber como a sua empresa deve agir em cada um deles:

Topo de Funil

A primeira etapa do funil de marketing é o Topo de Funil, também conhecido como ToFu (Top of the funnel), no qual os leads não tem uma solução específica para buscar ou nem sabem se estão enfrentando algum problema.

Por isso, você deve centrar as suas ações na identificação do problema, investindo em técnicas e estratégias que alcancem todos esses potenciais clientes, como:

  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • Anúncios pagos;
  • Campanhas.

Não à toa, no estágio de Topo de Funil, é recomendado não utilizar termos técnicos nem conteúdos os quais tenham grande profundidade no assunto, uma vez que os seus potenciais clientes ainda não conhecem direito os produtos ou serviços da sua empresa.

Sendo assim, aqui os materiais que você criar devem abordar temas de modo geral, possuindo uma linguagem fácil de ser entendida, a fim de ajudar o leitor no momento da identificação do problema.

Portanto, a dica para alcançar leads no Topo de Funil é: tente coletar as informações dos leitores para conseguir entrar em contato com eles novamente, enviando outros tipos de materiais úteis e relevantes.

Meio de Funil

Bom, no Topo de Funil é possível perceber que há um número relevante de leads da sua marca que, porém, não vão pesquisar a fundo sobre o que você tem a oferecer a eles.

No entanto, aqueles que tiverem a atenção chamada, acessando outros conteúdos do blog da sua empresa, por exemplo, terão mais dúvidas com o passar do tempo e, por isso, vão buscar soluções para os seus problemas.

Portanto, no Meio de Funil, que também pode ser chamado de MoFu (Middle of the funnel), a intenção é realizar uma qualificação dos leitos para torná-los, de fato, em leads da sua marca.

Sendo assim, no Meio de Funil é necessário fornecer conteúdos voltados para um sentido mais técnico e específico, a fim de sanar todos as dúvidas que podem ter surgido no ToFu.

Aliás, como você provavelmente buscou as informações desses leitores, é possível encaminhar as mensagens certas e no momento mais adequado a fim de fazê-los chegarem a última etapa.

Fundo de Funil

No Meio de Funil, os conteúdos que você produziu devem esclarecer para o leitor que tipo de problema ele está enfrentando, ao mesmo tempo que existem soluções possíveis.

Já no Fundo de Funil, conhecido como BoFu (Bottom of the funnel), a sua empresa deve ser apresentada para o leitor, evidenciando todos os produtos e serviços que você tem a oferecer a ele.

Isso porque os leads já estão qualificados, ou seja, sabem do problema que tem e estão prontos para escolherem a solução ideal para resolvê-lo.

Portanto, no Fundo de Funil tente colocar a sua marca à mostra para que o seu lead entenda o valor da sua marca e tome uma decisão favorável a sua empresa.

Sendo assim, foque em técnicas de incentivo, como casos dos quais os seus produtos e serviços foram comprados por outras pessoas e solucionaram os problemas dos mesmos.

Além disso, aposte em vídeos tutoriais e infográficos que mostrem a sua solução em ação para seja mais fácil entender o seu valor diante de determinado problema.

Por fim, lembre ainda de pedir no Fundo de Funil o feedback de seus clientes para atualizar o seu funil de marketing e prestar o melhor atendimento sempre.

Entenda a importância do funil de marketing

Depois de conhecer as etapas do Funil de Marketing, é preciso saber qual a importância de aplicar o conceito de Topo de Funil, o Meio de Funil e o Fundo de Funil como estratégia para o seu negócio.

Para começar, todos os dados que você conseguir obter com o funil de marketing podem ser convertidos em novas ações para atrair mais clientes para a sua marca.

Além disso, fica muito mais fácil descobrir em qual estágio de compra o potencial cliente está, permitindo fazer um contato com ele ou não.

No entanto, recomendamos que você utilize o funil de marketing sempre alinhado ao Inbound Marketing, diminuindo cada vez mais os custos de venda dos seus produtos e serviços.

Aposte no funil de marketing para gerar mais conversões

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Agora que você sabe o que é funil de marketing, fica muito mais fácil entender e aplicar estratégias capazes de gerar mais conversão de leitores em leads e, posteriormente, em clientes da sua marca.

Além disso, quando se alinha corretamente a estratégia com a metodologia de inbound marketing, os lucros podem aumentar, fazendo também com que você seja visto como uma referência do mercado.

Como você já sabe o que é funil de marketing, que tal melhorar ainda mais seus resultados com as dicas certas?

Para tanto, confira nosso conteúdo para saber como tirar o máximo da sua estratégia de inbound marketing.

Bons negócios!

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