O que é conteúdo humanizado? Conheça a nova forma de produzir para internet

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Publicado: 17 de outubro de 2023 | Atualizado: 19 de outubro de 2023.

Conteúdo humanizado é uma forma diferente de criar conteúdo, focando na qualidade e não só na quantidade para se aproximar mais do consumidor. Acompanhe o artigo e aprenda a transformar sua produção.

No Marketing de Conteúdo e no SEO, o conteúdo precisa estar além da otimização para mecanismos de busca. São as pessoas que leem esses materiais e por esse motivo os artigos devem ser escritos para elas.

A produção deve ajudar o leitor, informar, educar e construir relações mais profundas com suas necessidades e emoções. É aqui entra o conteúdo humanizado, que mostra ao leitor o lado cativante e único da marca, com valores e comunicação transparente.

Mas como equilibrar a qualidade e a quantidade de conteúdos? Pode ser difícil manter um calendário editorial e produzir textos úteis e relevantes.

Acompanhe o artigo e descubra como usar o conteúdo humanizado para transformar sua produção.

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O que é conteúdo humanizado?

A imagem mostra um homem, ele está de costas para a câmera e olhando fixamente para uma parede cheia de papais colados.

O conteúdo humanizado é uma abordagem de produção que foca em ter uma conversa mais próxima com a persona. Ou seja, é feito para responder suas dores com maior sensibilidade e cuidado.

Com essa produção, a marca pode se comunicar melhor com o consumidor, aumentando a confiança e estabelecendo uma conexão verdadeira. 

É fundamental lembrar que o conteúdo humanizado prioriza pessoas, não algoritmos. Mesmo buscando um bom posicionamento nos buscadores, ele deve sempre se concentrar no leitor. 

Por ser centrado em pessoas, essa abordagem leva em consideração as emoções do consumidor. Utilizando uma linguagem sensível e personalizando a produção de uma forma que o leitor se veja no conteúdo.

Por que produzir conteúdo humanizado?

O conteúdo humanizado é um grande aliado do marketing e ajuda a fortalecer a imagem da marca e aumentar sua autoridade. Isso porque, por meio de conteúdos de qualidade e pensados para pessoas, os usuários passam a confiar na empresa.

Quando as pessoas veem que suas preocupações são levadas a sério, elas se envolvem mais, curtindo, compartilhando e comentando com mais frequência. 

Outro ponto bastante importante é que essa abordagem potencializa a chance de fidelização de clientes. Ao mostrar ao consumidor que a marca se preocupa com suas necessidades, desejos e dificuldades, a organização se torna número 1 em sua mente.

Além disso, o cliente feliz volta a comprar da empresa que o entendeu e serviu bem, pois se sente confiante e satisfeito.

Dicas para humanizar o conteúdo da sua marca

O conteúdo humanizado veio para transformar a comunicação entre marca e consumidor por meio de produções centradas em pessoas.

Esse movimento no Marketing de Conteúdo contribui para o fortalecimento na imagem da empresa e em sua autoridade.

Para colocar essa visão em ação, é preciso mudar a forma de produzir, confira as dicas que separamos para que a sua marca transforme seus clientes por meio de conteúdo:

Estude sua persona

Persona é um personagem semi-fictício criado para descrever o perfil do cliente ideal. A partir desse perfil, a marca se torna capaz de compreender com mais profundidade quais são os desejos, necessidades e objeções do público.

Para criar a persona, é preciso realizar uma pesquisa entre o público-alvo da empresa para traçar suas similaridades, encontrando pontos de semelhança entre as pessoas e definindo um perfil.

Uma marca de maquiagem que foca em produtos veganos, por exemplo, pode desenvolver sua persona da seguinte forma:

  • Nome: Larissa;
  • Idade: 23 anos;
  • Nacionalidade: Brasileira;
  • Objetivo: Encontrar maquiagens veganas;
  • Desejo: Uma marca com bom custo-benefício;
  • Dificuldade: Marcas caras demais para seu orçamento;
  • Meta: Montar um kit de maquiagem completamente vegana.

Por meio dessas informações a marca já consegue identificar qual será a melhor abordagem para se comunicar com seu público.

Invista em slow content

Inspirado no movimento Slow Living, o método de produção de Slow Content foca em qualidade e não quantidade.

Essa abordagem do Marketing de Conteúdo veio para desacelerar a produção em massa e oferece uma oportunidade das marcas focarem em criar peças que façam sentido para seu público, deixando um pouco de lado a urgência de responder apenas aos algoritmos.

A vantagem do Slow Content está em mostrar ao leitor que a marca é única naquilo que faz e se propõe a estar ao seu lado a todo o tempo. Por meio de uma comunicação transparente, sensível e cativante.

A imagem foca na mão de uma pessoa que está escrevendo em um caderno, logo atrás tem um notebook desfocado.

Seja original 

A originalidade é obrigação quando falamos sobre criação de conteúdo para web. Afinal, os algoritmos dos motores de busca punem páginas que contêm artigos duplicados e o site pode ter grandes perdas de desempenho.

Além disso, esse é um fator que pode impactar também a relação que uma pessoa possui com a marca. 

Um conteúdo de qualidade e original mostra ao usuário que a empresa se preocupa em dizer as próprias palavras. Demonstrando que é ética e transparente com o leitor.

Facilite a linguagem

Uma linguagem técnica pode distanciar o leitor do conteúdo, para evitar que isso aconteça é fundamental produzir para todos os tipos de leitor que podem chegar até a página.

Uma clínica, por exemplo, pode produzir conteúdos relacionados à saúde para informar seu público. No entanto, se isso for feito apenas com termos técnicos e sem nenhuma explicação, dificilmente a pessoa entenderá e provavelmente procurará por outro artigo.

Sendo assim, pense no texto como um guia para educar o leitor, com uma linguagem simples e um tom de voz educativo. Lembre-se, o especialista no assunto é você.

Aplique storytelling

O Storytelling é a arte de contar histórias. No marketing, é a forma com que uma empresa escolhe se comunicar com seu público utilizando narrativas para divulgar e vender produtos ou serviços

A marca de fraldas, Huggies, por exemplo, realizou uma campanha onde falava sobre a importância do contato pele a pele entre mães e seus bebês. A campanha uniu informação e sensibilidade aumentando suas vendas em 30% em 2016.

Coloque os valores da empresa em ação

Quando uma organização é criada, o primeiro passo é definir sua missão, visão e valores. No entanto, diversas vezes esses pontos são esquecidos e deixam de fazer parte da realidade da empresa. 

Quando falamos sobre conteúdo humanizado, é muito mais do que criar um texto falando diretamente com o leitor. É preciso moldar todo o Marketing de Conteúdo da marca para que essas produções façam sentido com o que ela é.

Um empreendimento que se diz diverso, único e preza pela sua qualidade deve mostrar isso ao seu público em todas as peças que produz, seja um material rico ou um post nas redes sociais. 

A coesão e transparência são fundamentais para o sucesso da humanização da marca.

Escute e transforme

Nada melhor do que feedbacks para evoluir. Certifique-se do sucesso ao realizar pesquisas com os consumidores para saber o que eles estão achando dos conteúdos, campanhas e ações da empresa.

A partir desse conhecimento, é possível encontrar pontos de melhoria, estratégias que deram certo e gargalos que precisam ser superados.

Vale ressaltar que esse processo não é apenas externo. Portanto, escute também as equipes que fazem parte da organização, implemente novas ferramentas e ofereça bons recursos para assegurar o bom desempenho de todos.

Humanize o conteúdo para cativar e engajar

Conteúdo humanizado é uma abordagem diferente de produzir para web. Nesse cenário, a peça central são as pessoas e não os algoritmos. Esse tipo de produção tem como objetivo atender as necessidades, desejos e objeções dos clientes de uma forma mais próxima.

Por meio dessa prática, a empresa se torna capaz de humanizar sua marca, fortalecer seu branding e aumentar o engajamento de forma orgânica. Além de tudo isso, uma conexão entre organização e consumidor é criada. 

Esse movimento vem da popularização do Slow Content, que consiste em criar conteúdo personalizado e original, deixando de lado as produções em massa. Aqui, o foco é cada leitor e cliente.

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