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3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua

Publicado: 19 de julho de 2018 | Por: | Atualizado: 8 de janeiro de 2020.

Com esses 3 exemplos de persona você vai entender na prática como definir aquela que melhor atende às necessidades do seu negócio! Crie campanhas de marketing mais assertivas e colha os frutos de direcionar sua divulgação ao público certo.

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Toda empresa precisa investir em ações de marketing se deseja crescer. Superar a concorrência não é tarefa fácil e nesse sentido a divulgação é uma boa vantagem.

Afinal, todos nós conhecemos aquele ditado que diz: “quem não é visto, não é lembrado”. Se o consumidor nunca teve alguma forma de contato com seu negócio, ele não lembrará dele na hora de realizar suas compras.

No entanto, existem formas eficientes de realizar esse contato com seu público! Mas é preciso entender as características do seu consumidor para saber a melhor maneira de abordá-lo.

Para isso, as estratégias de marketing precisam criar uma persona! Pois ela é o passo inicial de qualquer planejamento de divulgação.

Aliás, você já definiu a persona do seu negócio? Ainda não?! Então este texto está aqui para ajudá-lo nessa importante tarefa, além de trazer 3 exemplos de persona capazes de te auxiliar no desenvolvimento da sua.

Confira só os tópico do conteúdo:

O que é uma persona?

Vamos começar pelo básico: entender o significado das coisas é o melhor caminho para compreendê-las.

Por conceito, persona significa uma espécie de máscara. Essa palavra tem sua origem no teatro grego em que cada ator fazia uso de uma máscara com o objetivo de interpretar melhor seu personagem.

Essa palavra ganhou diferentes significados com o passar do tempo em diferentes áreas e deu até nome a um filme.

Já no mundo do marketing, persona é um personagem fictício criado para guiar todos os pontos de uma estratégia de divulgação. Isso porque, ela será baseada em dados reais e concretos sobre os consumidores do seu produto.

Ou seja, ela é a representação do seu cliente ideal.

Dessa forma, a persona define informações importantes a serem levadas em conta na criação de suas ações de divulgação, como melhores horários, melhores plataformas, melhor linguagem, entre outras.

Por isso, neste conteúdo, traremos 3 exemplos de persona para te inspirar a desenvolver a sua própria. Aliás, basta clicar neste link se quiser entender a fundo como criar uma persona para seu negócio!

E, é sério, depois de ler os benefícios trazidos no próximo tópico, você vai querer abrir esse link e entender como criar o modelo de persona ideal para o seu negócio.

Quais os benefícios de criar uma persona?

exemplos de persona- vantagens

Como já vimos, ter estabelecido seu modelo de persona te permite definir todos os aspectos de suas ações de marketing.

Afinal, ela se baseará em resultados reais e informações de clientes já conquistados para definir a melhor forma de atrair novos.

Por exemplo, você entende que seu público tende a abrir mais emails enviados entre às 18 e às 22 horas nos dias da semana. Esse dado será incluído na descrição de sua persona, baseando o trabalho de divulgação.

Sabendo disso, sua equipe de marketing programa o envio nessa faixa de horário obtendo um maior número de aberturas.

Claro! Isso é só um ponto entre tantos. A persona definirá também os melhores assuntos, a melhor linguagem, o melhor canal de divulgação…

Enfim, ela garante ações de marketing mais assertivas, resultando em melhores resultados de suas campanhas.

Interessante, não é?! Então, você vai querer acompanhar os exemplos do nosso próximo tópico.

3 exemplos de persona para se inspirar

Antes de começarmos a te explicar como criar seu modelo de persona ideal, é preciso alertar que esses exemplos de persona são hipotéticos. Vamos imaginar empresas fictícias e dados não necessariamente reais.

Afinal, esses exemplos são apenas para servir de inspiração! Não adianta colar, é preciso criar o seu próprio!

Estamos entendidos? Então vamos desenvolver os exemplos de persona marketing para que você consiga criar o seu modelo de persona ideal, afinal, criar uma persona marketing não precisa ser tão difícil quanto muitos fazem parecer.

Exemplo 1 – Fernandinho

exemplos-de-persona-Fernandinho

Nessa situação entre os exemplos de persona marketing, vamos imaginar você como dono de uma loja de suplementos alimentares, roupas e outros acessórios para prática de musculação localizada no centro de São Paulo.

Pesquisando seus clientes, descobriu que a maioria deles têm entre 20 a 30 anos de idade, possuem uma renda mensal média de 3000 reais, frequenta a academia três ou mais vezes por semana, costumam acessar o Facebook e o Instagram diariamente…

Com essas informações sua persona seria algo como:

  • Fernando, apelido Fernandinho;
  • Reside no bairro do Bom Retiro;
  • 25 anos de idade;
  • Possui a renda mensal de R$3000,00 mensais;
  • Usuário diário de redes sociais;
  • Bodybuilder – busca obter um corpo musculoso como os competidores de fisiculturismo;
  • Interessado em competições de fisiculturismo, preocupado com a alimentação e com a boa forma.

Então, sua estratégia de marketing pode realizar as seguintes ações:

  • Realizar postagens diárias no Facebook e Instagram;
  • Publicar notícias sobre competições de fisiculturismo, dicas alimentares e vídeos de séries de musculação;
  • Distribuir panfletos em portas de academia no bairro do Bom Retiro.

Exemplo 2 – Márcia

exemplos-de-persona-Marcia

Nesse segundo dos exemplos de persona marketing, vamos imaginar você como o dono de uma escolinha infantil em Niterói.

Esse caso é bastante interessante, afinal você precisa convencer os pais de seus alunos, pois são eles quem tomam a decisão.

Realizando a pesquisa, você descobriu informações como: Idade entre 30 e 40 anos, trabalham em horário comercial, renda mensal média de R$5000,00, mais de um filho, descobriram a instituição por meio de indicação de amigos.

Então, sua persona seria:

  • Márcia;
  • 37 anos de idade;
  • Reside em Niterói;
  • Renda mensal de R$5000,00;
  • Dois filhos;
  • Passa a maior parte do dia longe das crianças;
  • Procura por um local seguro e confiável para educar seus filhos;
  • Confia mais em recomendações diretas.

Com essas informações, as ações de marketing poderiam ser:

  • Oferecer descontos na mensalidade para irmãos;
  • Criar eventos e festas para pais e alunos abrindo espaço para as famílias convidarem conhecidos;
  • Inserir câmeras na sala de aula possibilitando aos pais assistirem transmissões ao vivo, confirmando a segurança de seus filhos.

Exemplo 3 – Enzo Fernando

exemplos-de-persona-Enzo Fernando

No último de nossos exemplos de persona marketing, vamos imaginar uma situação bem delicada.

Nessa situação hipotética, você é dona de uma farmacêutica que desenvolve estimulantes sexuais para impotentes.

Levantando dados sobre seus consumidores, descobriu que eles têm entre 60 e 70 anos, são divorciados, aposentados, passam o dia em casa, assistem a canais abertos de televisão, frequentam bailes da terceira idade e estão a procura de novos pares românticos.

Com isso, você definiu:

  • Enzo Fernando;
  • 65 anos de idade;
  • Assiste Record e SBT;
  • Possui renda de R$2000,00;
  • Gosta de sair às sextas-feiras e frequentar festas flashback;
  • Tem interesse por mulheres de sua faixa etária.

Assim, sua equipe pode pensar em algo para esse último dos exemplos de persona marketing como:

  • Comerciais de televisão exibidos na parte da tarde;
  • Imagens sobre relacionamentos felizes na terceira idade relacionadas ao uso de estimulantes sexuais;
  • Usar como garoto propaganda uma referência marcante da época da juventude de seus consumidores, como Roberto Carlos, por exemplo.

Dê o primeiro passo com o pé direito

Neste conteúdo entendemos o que é uma persona e como ela é essencial para definir os rumos de suas campanhas de marketing em cada detalhe.

Afinal, ao construí-la de forma correta, baseando-se em dados concretos sobre seus consumidores, você será capaz de criar campanhas de marketing mais assertivas e obter melhores resultados.

Por isso, para te inspirar, criamos juntos 3 exemplos de persona em diferentes situações hipotéticas e traçamos os melhores rumos para campanhas de marketing pensando em atingi-las.

Agora, você já pode dar o primeiro passo com o pé direito em suas campanhas de marketing, afinal, já está preparado para criar o modelo de persona marketing para o seu negócio!

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