Os 5 ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!

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Publicado: 14 de setembro de 2018 | Atualizado: 14 de novembro de 2023.

Você sabia que o mix de marketing foi incrementado e agora tem mais um elemento? Pois é! Chegou a hora de conhecermos os 5 ps do Marketing e ter estratégias mais assertivas ao analisar Pessoas!

Produtos e serviços são criados e ofertados a todo momento. De modo geral, pessoas trabalham para atender desejos e necessidades de outras pessoas.

No meio desse ciclo há processos, demandas, ferramentas e tudo o mais que é preciso para fazer essa roda girar.

Com isso o campo do marketing se vê constantemente rodeado por técnicas, fórmulas e metodologias diversas para se comunicar com os consumidores da maneira mais assertiva.

Assim, para facilitar a vida de todos, existem conceitos com o fim de otimizar a visualização dos aspectos mais cruciais, os quais são capazes de nortear as estratégias do pessoal de marketing.

Aliás, um dos conceitos mais populares e amplamente seguido por todo o mercado é o famoso “4 Ps do Marketing.

Mas você sabia, inclusive, que esse conceito foi reformulado com o passar do tempo quando as pessoas passaram a ser mais exigentes e ter hábitos de compra mais críticos?

Foi então que surgiu a necessidade de adicionar mais um P nos Ps norteadores do marketing mix.

Quer entender melhor quais são todos eles e qual o motivo dessa mudança?

É só vir com a gente saber tudo por meio deste conteúdo!

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Conheça os 5 Ps do marketing e veja como esse quinto elemento é essencial para os negócios.

5 ps- conceito

Conforme falamos lá no início, os 4 Ps do marketing é um dos conceitos mais usados hoje dia para dar estrutura e direcionamento às estratégias da área.

Isso porque estamos falando dos pilares de qualquer planejamento de marketing e vendas.

Os 4 Ps – composto de marketing ou até mesmo mix de marketing como também é chamado, pode ser entendido como os pilares que, quando unidos, dão sustentação ao sucesso de campanhas e outras peças de comunicação.

Esses pilares são nada mais que o Preço, Praça, Produto e Promoção!

Observe que um está relacionado ao outro. Por isso, como dissemos, para que o sucesso do seu negócio seja uma realidade é preciso aliá-los.

Além disso, se o sucesso for pouco e você quiser ir além como, por exemplo, se destacar do mercado, aposte também no quinto elemento adicionado à esse composto:

O P de pessoas!

Sim, embora os 4 Ps tenha sido um conceito fechado por muito tempo os consumidores e o mercado, de modo geral, mudaram.

Com isso temos hábitos de compra mais delicados e pessoas que estão no centro das relações de negócio. Seja por parte da empresa ou dos próprios clientes, é preciso atender e investir na satisfação das necessidades humanas.

Por isso, é indispensável a qualquer empresa que queira ter uma desenvoltura completa adicionar o P de people marketing em suas estratégias.

Dessa maneira você alia a qualidade e funcionalidade do seu objeto de venda (Produto) ao valor real e simbólico dado a ele (Preço), ao espaço físico ou online por meio do qual ele é vendido (Praça), as formas de divulgação (Promoção) e como gran fine, às pessoas envolvidas durante todo esse processo!

Ou seja colaboradores e clientes!

Aliás, é importante esclarecer que os comentários sobre a adição desse quinto P ao conceito geral são diversos e, não necessariamente, há uma concordância geral quanto à quem, de fato, se refere esse P.

Por exemplo:

Há quem diga que ele se refere somente às pessoas as quais integram o circuito de criação e divulgação do produto – colaboradores. Por outro lado, há quem defenda a teoria de que ele diz respeito aos consumidores, ou seja, aqueles para quem se destina o produto.

Do nosso lado defendemos a importância de entender esse quinto P como a oportunidade de atender a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na existência daquele produto.

Portanto, considere colaboradores e consumidores!

Dessa maneira, além de não correr o risco de agradar a uns e outros não, você ainda consegue uma performance completa.

Bom, e se já estamos entendidos sobre teorias e aplicações é hora de conhecermos os 5 Ps do Marketing ou Mix de Marketing, Vamos lá?

Produto

Produto

Dentre os 5 ps do marketing o produto se refere àquilo que a sua empresa oferece ao mercado. Ou seja, também engloba serviços.

Mas esse pilar não significa somente compreender as particularidades do produto, tem a ver, também, com observar ele antes, durante e depois de sua criação como fim de entender de que maneira ele se encaixa nas necessidades do consumidor. O objetivo é torná-lo cada vez mais valioso.

Na dinâmica do marketing mix faça as seguintes perguntas e saiba como ter um produto estratégico:

  • Quais necessidades e/ou desejos seu produto ou serviço pode atender?
  • Que tipo de função ele precisa desenvolver para suprir esses objetivos?
  • Como, quando e onde o cliente irá utilizá-lo?
  • Quais são seus aspectos físicos?
  • Existem outras cores, tamanhos e estilos disponíveis?
  • Qual o nome e marca?
  • Qual é seu diferencial com relação ao restante do mercado?

Preço

Preço

No mix de marketing o preço se refere ao valor cobrado pelo produto ou serviço oferecido.

Este pilar é extremamente importante, afinal, retornos financeiros são uma das forças as quais ditam a continuidade do seu negócio.

Por isso é importante aliar um preço justo ao valor simbólico que quer agregar a marca. Para isso responda às seguintes perguntas:

  • Qual o valor do seu produto ou serviço para o consumidor?
  • Qual é a faixa de preço do seu segmento?
  • Qual o comportamento do seu cliente sobre questões de preço? Quanto ele está disposto a pagar pela solução oferecida por você?
  • Como seu preço está relacionado ou não com os de seus concorrentes diretos?

Praça

Praça

Nos 5 ps do marketing a Praça diz respeito ao espaço no qual seu produto pode ser encontrado.

As perguntas aqui são simples:

  • Onde seus possíveis clientes costumam procurar pelos seus produtos e/ou serviços?
  • Se for estabelecimentos físicos (pontos de venda), quais os tipos específicos?
  • No caso de estabelecimentos virtuais, quais são os canais mais acessados?
  • Como a sua empresa pode estar presente nos mais estratégicos pontos de venda?

Promoção

Promoção

A Promoção nesse pilar dos 5 ps do marketing não se refere a liquidação ou preço baixo, mas a forma como a sua marca será promovida e como o produto será, efetivamente, ofertado ao público.

Para isso faça os seguintes questionamentos:

  • Quando, como e onde transmitir as suas peças de marketing e divulgação ao seu público?
  • Quais os melhores canais para apresentar o valor e diferencial do seu produtos?
  • Como seus concorrentes fazem a promoção de seus produtos ou serviços? Há influência sobre as suas ações?

Pessoas!

Pessoas

É claro que a lista dos 5 ps do marketing não estaria completa sem o elemento de people marketing!

Afinal, conforme falamos lá em cima, as Pessoas foram adicionadas ao mix de marketing porque é preciso considerar esse pilar no novo formato de relações de negócio.

Portanto além dos outros já mencionados aqui, observe as pessoas envolvidas na produção e divulgação do produto bem como aquelas para quem ele se destina.

Para isso, responda a essas questões:

  • Quais são as equipes/departamentos envolvidos na criação e divulgação do produto?
  • Qual o nível de contribuição de cada um e o quanto estão inteirados com a proposta do produto?
  • Quais são as expectativas do público com o que você está oferecendo?
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Promova os 5 Ps do marketing e tenha uma performance completa!

A sua empresa já está pronta para fazer parte do time que promove estratégias completas de divulgação.

Afinal aprendemos juntos ao longo deste conteúdo o conceitos dos 5 Ps do Marketing e por quê ele foi incrementado com o passar do tempo por conta do novo perfil do consumidor.

Ou seja, agora não basta alicerçar suas estratégias somente nas partes que competem diretamente ao produto, mas também às pessoas que o fazem existir e que o consomem.

Assim, quando se passa a considerar os 5 ps do marketing, é possível se certificar de atender a absolutamente todas as esferas envolvidas na criação dele.

Por isso, leve as novas informações a todo o departamento de divulgação e direcione suas campanhas rumo ao sucesso!

E para ficar ainda mais antenado sobre as atualizações e melhorias da área não deixe de conferir nosso artigo com todos os principais tipos de marketing!

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