O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente

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Publicado: 8 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 29 de agosto de 2019.

Conheça o que é posicionamento de marketing e entenda que entre posicionamento de marketing e branding há uma diferença que não se resume ao posicionamento no Google. Porém a imagem que a sua marca possui no mercado, inclusive na web, também está relacionada a esse método.

O que é posicionamento de marketing

Realmente é um alto investimento até conseguir chegar lá no topo da primeira página de resultados do Google, seja investimento em ações de posicionamento orgânico ou em links patrocinados.

Um se refere ao cuidado com dinheiro investido e o outro se refere a qualidade do conteúdo da marca, afinal de contas posicionamento orgânico demanda tempo e o posicionamento patrocinado precisa de recursos financeiros.

O conceito base de todo o posicionamento de marketing é tentar mostrar ao seu público-alvo, qual a diferença entre você e os seus concorrentes, sem a necessidade de citá-los.

É entre o posicionamento e a venda que se encontra o branding um processo que se faz presente desde posicionamento da sua marca até a etapa de vendas dos seus produtos ou serviços.

Só para você entender, no ambiente on-line, para uma empresa definir o seu posicionamento no Google, existe uma série de estratégias de marketing digital para isso, porém a imagem da sua empresa para o público de um modo geral é extremamente importante e não se constrói do dia para a noite.

Já que o objetivo deste artigo é ajudar você, empreendedor, na gestão de marketing do negócio, vamos começar com o que pode ser entendido por posicionamento.

Dá só uma olhada no que você vai encontrar aqui:

Posicionamento de marketing é…?

O posicionamento de marketing é o conjunto de estratégias que, ao serem adotadas e executadas de forma eficiente, conseguem alcançar o objetivo de divulgar o produto/serviço de uma empresa no mercado e fortalecer a imagem do seu negócio por meio do Top Of Mind.

Top Of Mind nada mais é do que a imagem de uma empresa na mente do consumidor quando o assunto for determinado produto ou serviço. É como pensar em lâmina de barbear. Aposto que você pensou em Gilette!

De um modo geral, o branding marketing é o valor agregado a um produto ou serviço relacionado à sua empresa. Um bom exemplo disso é a diferença nos valores de celulares com marcas diferentes.

Por exemplo: um Iphone só vale mais do que um Samsung, porque a Apple trouxe valores “não monetários” muito maiores que seus concorrentes aos produtos. Neste caso, além do preço, o valor do produto está ligado a algo muito mais emocional.

Isso é posicionar um produto dentro do marketing, ou seja, você não apenas dá um valor monetário para o produto/serviço, mas também desperta um interesse do público, um valor de relevância social, de status.

O objetivo da prática está diretamente voltado para o sucesso na conversão e na memorização da marca pelo cliente, muito para impactar diretamente o consumidor final.

Além disso, vale entender que o posicionamento da marca está diretamente ligado aos 4Ps do marketing:

  • Preço;
  • Praça;
  • Produto;
  • Promoção.

Sendo assim, o método de posicionamento de marketing procura atender uma necessidade de consumo do seu cliente e, assim como já dissemos, fortalecer a sua marca no mercado.

Porém não é apenas o posicionamento de marketing que afeta no desempenho da sua marca, existe mais um conceito para isso chamado branding marketing e é fundamental saber a diferença entre um e outro.

O que é branding marketing para uma empresa?

Queira ou não, existe uma certa ligação entre o posicionamento e o que é branding marketing em uma empresa, apesar de serem vertentes distintas no marketing digital, uma ajuda a outra no caminho para o sucesso na conversão de clientes.

Entender o que é branding marketing consiste em como a sua marca será vista no mercado, e está diretamente relacionada à “reputação” da sua empresa.

Não é apenas um cuidado seu, mas envolve sócios, diretores, líderes, funcionários, parceiros, fornecedores e, é claro, seus consumidores.

Cuidados para a imagem da sua empresa

Existem diversas atribuições que podem ser utilizadas na área e estão relacionadas com o que é branding marketing e com a forma que você cuidará da imagem de uma emrpesa de um modo eficiente, por exemplo:

  • Conhecimento de mercado baseado em pesquisas;
  • Identidade visual;
  • Gestão de marca;
  • Relações públicas.

Esse conjunto de ferramentas permitem a você identificar o branding marketing, levando em consideração os atributos da marca que são notados pelo público de um modo geral, ou seja, qualquer pessoa com acesso a sua marca, e não necessariamente os clientes em potencial do negócio.

Utilizar um serviço especializado com o de uma agência de marketing digital pode facilitar o trabalho da sua empresa, embora normalmente o especialista em marketing do seu negócio saiba trabalhar com essa ferramenta de forma eficiente.

Ao pensar no que é branding marketing é importante apostar muito na criação de princípios que possam definir a sua empresa, tal como: missão, visão e valores do negócio. Isso também será fundamental para conscientizar os colaboradores quanto à cultura da marca. Sacou?!

Os princípios mostram ao público quem a sua empresa é e o que ela pretende para o futuro. Com o auxílio de um especialista em branding marketing ou de uma agência de marketing digital você poderá montar, em parceria com sócios e diretores, os pilares da sua empresa.

  • Missão – O que a empresa pretende com o serviço ou produto oferecido;
  • Visão – Em que a empresa acredita para manter o foco na missão que lhe foi atribuída;
  • Valores – Como a empresa chegará no objetivo. Estilo de trabalho e fatores de sucesso.

Por isso, ao perguntarmos “o que é branding marketing” você deve ligar diretamente aos fatores que fazem da sua empresa uma referência no mercado. Aquele diferencial, o qual só você possui.

O que é branding marketing para empresas

Diferença entre marketing e branding

Tanto o marketing quanto o branding marketing são extremamente necessários para o bom desenvolvimento estratégico de um negócio, e não importa de qual nicho de mercado estamos falando. Os dois são conceitos diferentes na organização de um setor de marketing.

Enquanto o Branding marketing cuida de questões relacionadas a imagem que as pessoas terão da sua empresa, o marketing como estratégia é responsável por atender as necessidades do mercado e dessa forma aumentar da vendas de um negócio usando estratégias para atingir o cliente.

Essas estratégias são pensadas para atrair os consumidores ao seu produto ou serviço.

O termo “marketing” faz as pessoas pensarem em links patrocinados, e-mail marketing, Inbound Marketing, SEO e algumas outras estratégias.

Enquanto o conceito do que é branding marketing se resume em fazer o cliente se lembrar da qualidade do seu produto/serviço e do seu atendimento.

Ou seja, um está direcionado a imagem do público para a sua marca, fazendo um trabalho para melhorar e manter a percepção positiva dos clientes para a sua empresa, enquanto o outro trabalha de forma constante para garantir que esta imagem positiva se transforme em leads e clientes para o site.

Bom, agora que você já entendeu a diferença entre posicionamento e o que é branding marketing, é preciso conhecer as vantagens desses serviços no seu negócio.

Impactos do posicionamento de marketing no branding

Muitos empresários acham que os conceitos de branding marketing e de posicionamento de marca só funcionam dentro de grandes empresas ou multinacionais.

No entanto, essas pessoas não entendem que qualquer empresa, seja de pequeno ou médio porte deve fazer uso desses métodos para alavancar o sucesso do negócio.

O posicionamento permite ao seu negócio se tornar mais reconhecido entre os clientes que procuram por serviços e produtos do seu segmento.

Isso melhora as estatísticas de campanha e posicionamento online, afinal de contas, vende aquele que está no campo de visão do cliente. Desse modo você acaba reduzindo as taxas de churn (cancelamento solicitado pelos clientes).

Um bom exemplo de como uma estratégia interfere na outra é fazer você pensar em uma empresa a qual valoriza o atendimento personalizado e de qualidade a todos os clientes nas campanhas de branding marketing.

Posicionamento x percepção das pessoas

Imagine que o site da empresa está lá atrás no posicionamento do Google. Como confiar em um site no qual o posicionamento de marketing na internet está lá atrás? O posicionamento do site interfere diretamente na percepção das pessoas sobre a empresa, mesmo tendo um excelente serviço de atendimento aos clientes.

Outro caso no qual fica clara essa relação entre ambos é quando ocorre o oposto: uma empresa não acolhe bem o cliente que veio por meio do posicionamento do site na primeira página do Google.

Os usuários terão uma visão negativa da empresa, justamente pelo atendimento ruim aos busca pelo seu produto ou serviço. Isso afetará o branding marketing e, consequentemente, os acessos ao site da empresa.

A saída para isso, de acordo com os especialistas em gestão de marketing, é manter a qualidade no atendimento e no cuidado com a imagem da empresa no mesmo patamar em que procuram posicionar o site na primeira página do Google.

Pense sempre naquela frase: “Sendo bem atendido, o cliente sempre volta“. E volta mesmo! Seja na loja física da empresa ou por meio do site, não importa como, o cliente sempre vai voltar se for bem atendido.

Um está diretamente ligado ao outro e o trabalho do especialista em marketing da sua empresa é fazer esse cliente ficar.

Impactos do posicionamento de marketing no branding

Relação entre branding e posicionamento de marketing

O planejamento é feito no momento em que você, gestor e empresário, define os fundamentos do negócio.

Afinal de contas, o branding marketing é o quanto a empresa representa qualidade para um cliente e o posicionamento de marketing é a forma como a empresa chega até ele.

Agora que você entende a relação de dependência necessária entre um e outro, confira uma lista de elementos do branding marketing que estão ligadas ao posicionamento de marca. As dicas podem ajudar você na gestão do seu negócio, por isso confere aí:

  1. Defina o objetivo do seu negócio. Aqui é importante ressaltar o motivo da empresa ser esse sucesso hoje;
  2. Escolha qual será a linguagem adotada pela empresa para se relacionar com os clientes. Uma forma de expressar a personalidade da empresa e deve ser usada internamente e com o cliente;
  3. Defina quais são os valores da empresa. Estes norteiam o sentimento de empresários, sócios, diretores, líderes e demais colaboradores pela empresa;
  4. Estabeleça qual será a estrutura organizacional do seu negócio. Empresas que prezam e incentivam a criatividade do colaborador são bem vistas no mercado;
  5. Agora comunique o público sobre valores, objetivos e desejos da empresa. A eficiência dessa comunicação será decisiva no momento da percepção do público sobre a sua marca.

Viu? É simples, porém eficaz! Atrelar as estratégias de branding e posicionamento de marketing, pode ser o diferencial para sucesso do seu negócio. Agora você já sabe diferenciar o que é branding e posicionamento de marketing!

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Abrace o seu sucesso!

Depois de todo o trabalho para definir e pôr em prática os valores, missão e objetivos da sua empresa, o marketing e as demais estratégias de comunicação serão os responsáveis pela forma de passar essas informações ao público.

Assim como o posicionamento aparece com o sucesso na percepção dos clientes sobre a sua marca feitas no branding, o marketing será o responsável pela consolidação da marca no mercado. Por isso ambas as estratégias são necessárias dentro do setor de marketing de uma empresa.

Agora que você já sabe o que é branding marketing e para que ele serve preste bastante atenção no modo como você trata da sua marca. Fortaleça sua marca com uma perspectiva ainda mais ampla de como você é visto na cabeça do seu cliente.

Não existe bom posicionamento de marketing sem uma boa imagem e vice versa. Ambos os serviços facilitam o processo de divulgação da sua empresa e estão diretamente ligados ao sucesso a curto, médio e longo prazo de um negócio.

Tomar cuidado com os comentários sobre a sua empresa é tão importante quanto o investimento feito em posicionamento de marketing, seja na internet ou na mente das pessoas (clientes ou não).

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