Saiba como definir a estratégia de preço correta para o seu produto!

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Publicado: 25 de janeiro de 2022 | Atualizado: 24 de janeiro de 2022.

Estratégia de preço bem planejada é fundamental para o sucesso comercial de um produto. Mas você sabe o que você deve fazer para implementá-la da forma correta e como definir o preço certo ajuda nas vendas?

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Ao começar um novo negócio é normal que o empreendedor tenha muitas dúvidas em relação ao produto, às vendas e ao próprio negócio como um todo.

Muitas questões importantes precisam de decisões rápidas e, sem dúvida, a estratégia de preço do produto é uma delas.

Inclusive, é certo dizer que o empreendedor deve começar a traçar a estratégia do seu produto com base nessa relação de valor e preço.

Vamos falar mais profundamente sobre como definir preço do seu produto neste conteúdo. Por aqui você encontra:

O que são estratégias de precificação?

o que é

Antes de entrar em questões mais profundas sobre a estratégia correta, é preciso começar pelo básico para definir preço.

Primeiro, você deve saber que preço e valor são coisas diferentes.

O preço é a unidade monetária que é colocada em produtos e serviços. Já o valor pode ser entendido como a importância do seu produto para os clientes, o que ele realmente vale para as pessoas.

A estratégia de preço pode ser definida como um conjunto de técnicas utilizadas para determinar o preço de um produto ou serviço, tendo como base a relação valor x preço.

Fato é que existem algumas estratégias e métodos específicos para cada tipo de produto ou serviço, sendo os mais conhecidos: preço de penetração, preço de custo acrescido, precificação do produto baseada no seu valor e precificação de competição.

Uma boa escolha de estratégia é fundamental para gerar lucro em cima do produto oferecido, pois só assim é possível entender a melhor forma de atingir os clientes com bons preços e valores.

Como falamos no começo do texto, essas estratégias são muito importantes para o preço final do produto e devem ser planejadas para gerar lucro.

Como deve ser planejada a estratégia de preço do meu produto?

como planejar

Cada estratégia depende do tipo de produto ou serviço que você vende.

Tendo isso como base, é certo dizer que o planejamento de preço do seu negócio pode começar a ser feito a partir de algumas etapas, tais como:

  • Estimar a demanda e fluidez do produto;
  • Calcular os custos de produção;
  • Analisar a concorrência (preço, produtos e custos);
  • Escolher um método de estratégia de preço;
  • Analisar todas essas informações e calcular o preço final.

Ao seguir esses passos, o empreendedor tem uma base para escolher sua estratégia e definir o preço dos produtos e serviços.

As principais estratégias de preço

Quais são as principais estratégias de preço do mercado?

Abaixo trazemos algumas delas para você, explicando detalhadamente cada uma.

1. Precificação competitiva

Essa estratégia é bem básica e se resume à análise dos preços dos concorrentes.

Assim você coloca no seu produto um valor pouco menor ou pouco maior que o deles, dependendo do que se vende.

Essa estratégia é fácil de ser aplicada, mas pode dar errado pelo simples fato de não haver um planejamento profundo na sua implementação para definir preço.

2. Estratégia skimming (“deslizando”)

Esse tipo de estratégia é muito usado por empreendedores que possuem produtos inovadores e querem saber como definir preço.

A principal característica desse método são os altos investimentos em produção e preços um pouco acima da média, que vão caindo com o tempo e com a demanda, por isso ele se chama “skimming”, em português significa “deslizando”, pois o preço vai diminuindo.

3. Preço alto-baixo

Na estratégia alto-baixo, o produto começa a ser vendido por um determinado preço, acima da média de outros produtos no mercado.

Com o passar do tempo, o preço desse produto começa a cair lentamente (geralmente em datas comemorativas), atingindo o desejo do cliente.

Na hora de definir preço e estratégia que utiliza, muita gente confunde preço alto-baixo com skimming.

Apesar de parecidos, as dinâmicas de implementação são diferentes!

Isso porque a estratégia alto-baixo diz respeito às datas comemorativas, enquanto a skimming não.

4. Preço de penetração

Ao lançar um produto ou serviço, a empresa coloca um preço bem abaixo dos concorrentes, pois o objetivo é aparecer e angariar clientes de forma rápida.

No começo, podem acontecer prejuízos financeiros. Entretanto, com a marca em evidência, o prejuízo é rapidamente contornado com inúmeros clientes.

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Dicas valiosas para definir estratégias de preço

Como falamos no decorrer desse artigo, saber como definir preço do seu produto é um grande desafio.

Existem muitas estratégias e escolher a certa é essencial.

Por isso, vamos te dar algumas dicas para definir sua estratégia.

Primeiro, é essencial ficar atento aos custos de produção do seu produto, afinal essa é a base da sua precificação.

Também é importante definir sua estratégia em relação à concorrência, pois é fundamental analisar preços, produtos e promoções dos seus concorrentes.

Por fim, vamos te dar uma dica fundamental: use e abuse de ferramentas e sistemas que te ajudem no processo de definição de preço. Elas facilitam sua vida e reduzem os problemas, além de ajudar a definir preço.

Estratégia de preço correta é fundamental para o sucesso do seu produto!

estratégia correta

Vimos acima que estratégia de preço é fundamental para o desenvolvimento de vendas do seu produto.

A escolha da estratégia correta faz muita diferença e pode ajudar o seu negócio a se desenvolver cada vez mais.

Se você começou a ler este artigo para saber como definir preço do seu produto e está terminando com muitas informações valiosas, saiba que é assim que funciona nosso blog!

Portanto, se você quer saber tudo sobre definir preço, estratégia de mídia e marketing digital, confira tudo que temos aqui no blog para bombar o seu negócio.

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