Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
Publicado: 11 de julho de 2018 | Atualizado: 17 de julho de 2020.
Você se pergunta: como divulgar minha empresa na internet? Pois devia! Afinal, se você é um empresário antenado deve ter percebido como o mercado digital vem crescendo ano a ano, tornando-se uma das principais modalidades de divulgação. Então, que tal estar presente na web e alcançar milhões de pessoas diariamente?
Nos últimos anos, a internet se transformou no principal meio de conexão entre as pessoas.
Por isso, com todo esse alcance oferecido, ela vem se tornando um excelente canal de divulgação de produtos ou serviços.
Além disso, graças à web, a relevância de uma marca ultrapassa as barreiras geográficas.
Tanto é que os dados sobre o crescimento de empresas que utilizam o Marketing Digital como ferramenta de divulgação são bastante promissores.
Segundo pesquisas de empresas do ramo, era esperado um crescimento de mínimo 30% em 2017.
Em outras palavras, enquanto passamos por uma crise nas modalidades comerciais tradicionais, o Marketing Digital não para de crescer.
Por isso você deve estar pensando: “como divulgar minha empresa nos principais canais online?”
Bem, as possibilidades são diversas! Isso porque existem desde estratégias para otimizar sites até a utilização das redes sociais como canal de propaganda.
Sendo assim, preparamos um conteúdo completo sobre como divulgar minha empresa na Internet nos principais canais online e obter sucesso para a sua empresa. Confira:
Por que divulgar meu negócio na Internet?
A internet trouxe mudanças significativas na forma das pessoas se relacionarem, pois ela quebrou limites territoriais e encurtou distâncias.
Tanto é que hoje é possível acessar conteúdos dos quatro cantos do globo a partir de um só clique!
Mas, como consequência, isso mudou completamente a forma de fazer negócios e pensar em estratégias de marketing apenas com alcance regional já não é o bastante.
Isso porque agora as marcas podem e devem considerar um alcance muito maior, mesmo ainda limitadas aos recursos financeiros referentes às questões de logística.
Contudo, como o alcance dessa nova forma de divulgação de empresa é efetivamente maior do que qualquer pessoa jamais imaginou, não dá para se deixar levar pelas limitações, certo?
Sim! Mas como divulgar minha empresa com as melhores estratégias de divulgação?
Bem, toda a ação de uma empresa deve ser devidamente planejada e com a divulgação online de um negócio não é diferente!
Por isso, comece com o planejamento!
Antes de tudo… Planeje!
Se você se pergunta “como divulgar minha empresa” e quer se quiser inserir o Marketing Digital nas estratégias de divulgação de sua empresa você deve, antes de mais nada, planejar as ações a serem aplicadas.
Mas como assim planejar as ações? Ainda não estou entendendo como divulgar minha empresa na Internet.
Então, primeiramente você deve ter em vista com qual mercado sua empresa pretende interagir.
Por isso, para cada segmento de mercado existe uma maneira ideal de divulgar sua empresa online e, sendo assim, é preciso analisar atentamente questões internas e externas do seu negócio.
As questões internas devem girar em torno do perfil do seu cliente, ou seja, sua buyer persona e o produto ou serviço oferecidos.
Hã? O que é persona?
Bom, persona é a representação semi fictícia do seu cliente ideal. Você consegue criá-la a partir de pesquisas feitas com seus atuais consumidores.
Dessa forma é possível conhecer hábitos, preferências e tudo o que a ajuda a decidir comprar pelo o seu produto e não pelo o do seu concorrente.
Por isso é tão importante ter uma persona definida, pois assim você consegue fazer com que sua estratégia de divulgação seja muito mais direcionada e eficiente!
Com isso você consegue até determinar qual o canal mais adequado para estabelecer o contato.
Por exemplo, para divulgar uma marca de roupas, o Instagram pode ser mais indicado se pelo perfil da persona foi constatado que ele é a rede social mais usada pelo seu público.
Já as questões externas têm a ver com a forma de divulgação utilizada pela concorrência.
Isso é, você precisa conhecer a concorrência, saber como ela se comunica com sua persona, quais são estratégias que trouxeram resultados etc.
Por isso, tenha em mente as seguintes questões:
- Quais as formas para divulgar serão utilizadas?
- Qual o alcance esperado com o uso desse ou daquele canal online?
- Quais os hábitos dos usuários dentro da rede?
- Quais as campanhas de divulgação online utilizadas pela concorrência com bons resultados?
Então, com tudo isso em mãos você vai saber como divulgar sua empresa de forma eficiente!
Além disso, podemos destacar dois modelos de estratégias de ação de marketing: o Inbound e o Outbound.
Inbound Marketing X Outbound Marketing
Se você está pensando em “como divulgar minha empresa na internet?”, é importante saber a diferença entre os dois modelos de estratégias de marketing utilizados: o Outbound e o Inbound Marketing.
No Outbound Marketing as estratégias são mais agressivas, pois seu objetivo é trazer o cliente até a marca.
Isso faz com que esses tipos de ações sejam um pouco invasivas e, por vezes, até incômodas aos possíveis clientes.
Em contrapartida, o Inbound Marketing tem como principal objetivo atrair o público de maneira menos invasiva, pois tem como intenção educar o mercado por meio de conteúdos.
Sendo assim, o Marketing de Conteúdo é a principal estratégia para atingir esse objetivo.
Isso porque ao disponibilizar conteúdos em um blog, site, ou qualquer outra plataforma, você vai se aproximar de um público mais engajado e com maiores chances de conversão.
Agora você já sabe a resposta de “como divulgar minha empresa na internet”, então vamos conhecer um pouco sobre os principais canais online para divulgar sua empresa!
Conheça os principais canais de divulgação online
A essa altura você ainda deve estar pensando: “tudo bem, já sei planejar minha estratégia de marketing, mas não sei como divulgar minha empresa pela Internet”.
Mas não se desespere!
Elaboramos uma lista dos principais canais utilizados para divulgar sua empresa na Internet.
Entretanto, antes de mais nada, devemos definir o conceito de canal online.
O que é canal online?
Antes de pensar em como divulgar minha empresa na web, vamos definir os canais de divulgação online.
Segundo o dicionário Caldas Aulete, canal significa sulco ou vala, natural ou artificial, por onde corre ou circula água. Em outras palavras é o percurso realizado pela água.
E quando falamos de canais online é quase a mesma coisa. Mas em vez da água pense no cliente e em seu produto ou serviço.
Ou seja, um canal online é o caminho pelo qual você conduz o seu cliente até a compra ou contratação do produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
Isso é, a maneira pela qual você irá oferecer produtos e serviços de sua empresa.
Portanto, o objetivo desse canal é justamente facilitar a vida de seu consumidor, fazendo com que ele gaste o menor tempo possível para chegar até a oferta de uma empresa.
Depois de termos definido um canal online, você ainda deve estar se perguntando “como divulgar minha empresa nesses canais online?”.
Pois bem, muita calma nessa hora! Isso porque agora já podemos pontuar os principais canais utilizados nas estratégias de Marketing Digital.
Ferramentas de otimização da busca
Um dos caminhos possíveis a serem feitos para encontrar produtos na internet é por meio de um mecanismo de busca, como o Google, por exemplo.
E vamos combinar, hoje em dia quase todas as pessoas usam esses buscadores para procurar por um produto ou serviço.
Dessa forma, ter um posicionamento de relevância nos principais sites de busca é fundamental para a sua empresa.
Isso porque de acordo com dados de 2017, o Google registra mais de 3,5 bilhões de buscas por dia!
Imagine então a sua empresa aparecendo nos primeiros resultados para todo esse tanto de gente! Bem legal, não é?
Mas como posso fazer com que minha empresa apareça em primeiro nos resultados de busca?
Bom, existem dois tipos de meios para atingir este objetivo: o orgânico ou pago.
Posicionamento orgânico com técnicas de SEO
Dentro das estratégias de marketing digital existe um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de seu site em ferramentas de busca, conhecido como SEO (Search Engine Optimization).
De maneira resumida, esse é um conjunto de critérios nos quais os sites de buscas se baseiam para avaliar a qualidade de uma página na web e assim posicioná-la bem nos resultados orgânicos, ou seja, não pagos.
Sendo assim, a maior vantagem de usar essa técnica é o investimento, ou melhor, a ausência dele, pois investir em SEO é muito mais em conta do que qualquer outro método tradicional de posicionamento, como os links orgânicos.
Se você quiser saber mais sobre o que é SEO em detalhes, pode acessar o artigo em nosso blog e matar todas as suas dúvidas sobre o assunto, afinal para quem busca por “como divulgar minha empresa”, o SEO é uma ótima resposta!
Mas, caso você tenha dúvidas sobre como divulgar um site, uma ótima dica é procurar por empresas como a Doutores da Web que está há anos no mercado digital e é pioneira em posicionar organicamente sites de diversos nichos.
Mídia paga
Como o próprio nome sugere, a mídia paga é um investimento financeiro com o objetivo de aumentar a exposição da marca por meio de anúncios dentro de plataformas online.
As plataformas com essa finalidade mais conhecidas são o Google Adwords, Facebook Ads e o Instagram Ads.
E apesar de haver gasto com essa técnica, ela é responsável por aumentar a visibilidade de sua marca de forma garantida.
Mas você ainda tem dúvidas de como divulgar minha empresa na internet? Calma! Iremos te ajudar!
Isso porque como agora sabemos bastante sobre ferramentas de otimização de busca, então nós já podemos falar sobre os canais de divulgação online que revolucionaram o modo das pessoas se relacionarem e as formas de divulgação online respondendo à questão “como divulgar minha empresa”: as redes sociais.
Redes Sociais
Devido ao crescente número de usuários das redes sociais elas se tornaram um canal de grande importância para a divulgação online.
Por isso, se você está buscando por “como divulgar minha empresa online” essa é uma das melhores formas.
Isso porque a principal característica dessa forma de divulgar sua empresa na Internet é a proximidade criada pela marca com o seu cliente.
Sendo assim, o relacionamento amigável entre marca e cliente aumenta o engajamento e pode ocasionar na fidelização de clientes, trazendo maiores resultados para sua empresa.
Ficou interessado? Então confira a seguir as principais redes sociais com algumas de suas características.
O Brasil é o terceiro país com maior número de usuários ativos no Facebook, chegando a marca de 139 milhões de pessoas conectadas, perdendo apenas para EUA e Índia.
Com essa quantidade imensa de brasileiros você não vai querer ficar de fora dessa oportunidade, não é mesmo?
Então entenda o mais importante sobre essa rede: as pessoas a utilizam com o objetivo de interação, sendo assim não adianta forçar a barra para divulgar sua empresa.
Como divulgar minha empresa por meio do Facebook?
A melhor forma é produzir conteúdos engajando as pessoas, isso é, publicações as quais fazem as pessoas curtirem, comentarem e compartilharem.
Pois, quanto maior for o número de interações em sua página, maior será sua visibilidade.
Outra maneira de divulgar sua empresa na rede é por meio do Facebook Ads.
Com a sua página criada você poderá fazer anúncios variados dependendo do objetivo da sua campanha, do perfil de seu cliente ideal, entre outras especificações.
Os tipos de campanha são: o anúncio em foto, em vídeo, slideshow e em carrossel.
Tendo isso em mente você poderá escolher a campanha de Facebook Ads mais apropriada aos objetivos do seu negócio.
Para tornar esse assunto mais claro, separamos um conteúdo exclusivo sobre Facebook para empresas, leia e fique atento a todas as dicas.
Outra rede importante para ser utilizada como canal de divulgação online é o Instagram.
Apesar do número de usuários da rede ser bem menor se comparado ao Facebook, o Instagram ainda é uma das principais redes de relacionamento no Brasil.
Isso porque a característica principal desta plataforma é o compartilhamento de fotos e imagens.
O que significa que sua empresa deverá se aproveitar desse aspecto. Mas como?
Como divulgar minha empresa através do Instagram?
A dica para essa rede é investir na experiência visual promovendo imagens as quais despertem o interesse e a curiosidade do usuário.
Isso porque pesquisas mostram que postagens com emojis, ou engraçadas geram muito mais engajamento.
Por isso, se quiser ter mais relevância na rede é bom pensar nesses aspectos.
Se você quer saber como funciona o Instagram para empresas, acesse nosso conteúdo e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Além disso, você pode utilizar o Instagram Ads para criar anúncios pagos na rede social.
Para isso, assim como o Facebook Ads, sua campanha é criada a partir do Facebook definindo as especificações de sua campanha: objetivo, perfil do público, investimento da ação, entre outras.
Os tipos de anúncio são 4: em foto, em vídeo, slideshow e em carrossel.
Dessa forma, para conseguir fazer um Instagram Ads você precisa ter uma conta no Instagram e uma página no Facebook.
Pois é a partir da página que os seus anúncios serão criados.
Agora você já tem ideia do que fazer no Instagram, podemos discutir sobre o Twitter?
A maior qualidade do Twitter como mídia social é a oportunidade do usuário de acompanhar em tempo real as novidades e acontecimentos importantes.
Isso porque essa rede social permite à marca divulgar ações pontuais, eventos importantes, entre outras informações.
Mas como divulgar minha empresa por meio do Twitter?
Tendo em vista as características acima mencionadas, para conseguir uma maior visibilidade da sua marca você precisa usá-lo como meio de atualizar os usuários sobre os principais acontecimentos da sua empresa.
Sendo assim, faça postagens pontuais dizendo sobre uma promoção especial, ou um evento importante próximo do dia da postagem.
Dessa forma, sua conta no Twitter pode ser otimizada e gerar os resultados planejados.
Além disso, a rede social possui um sistema de mídia paga: o Twitter Ads.
Nele é possível escolher entre 3 tipos de anúncios pagos: conta sugerida, tweet promocional e TT’s (Trend Topics) patrocinados.
E as três modalidades possuem duas formas de pagamento: o leilão, em que você pode fazer uma lance a um tipo de anúncio, o outro é a partir do seu orçamento disponível.
Apresentando o capital disponível para investir no Twitter Ads, a rede social vai te direcionar ao tipo de anúncio que cabe no seu bolso.
Se quiser mais informações de como utilizar o Twitter para empresas acesse o conteúdo em nosso blog.
E vamos descobrir “como divulgar minha empresa” em uma mais uma rede social: o LinkedIn.
A princípio o LinkedIn era uma rede social voltada a postagens de currículos e o relacionamento entre profissionais e empresas.
Contudo, essa rede mudou bastante, tornando-se referência em interações voltadas aos negócios.
Dessa forma, essa mídia social é um ótimo meio de conseguir networking e deixar a busca “como divulgar minha empresa” de lado.
Como divulgar minha empresa no LinkedIn?
O primeiro passo de uso do LinkedIn para empresas é, a partir do seu perfil pessoal, criar uma página para o seu negócio.
Mas lembre-se: as páginas de empresas são voltadas à negociação.
Em seguida, você precisa organizar sua página colocando uma imagem de capa que seja coerente com a identidade visual da empresa.
Além disso, é necessário alimentar a sua página com conteúdos de forma regular para que aumente o engajamento com sua marca.
E os conteúdos podem ser variados, todo o tipo de mídia será bem-vinda em sua página: vídeos, imagens, textos curtos, ebooks, use sua criatividade e conheça sua persona.
Assim, você poderá ter um alcance maior e mais eficiente dentro da rede.
Outra opção é utilizar a rede para divulgar links patrocinados, por meio do LinkedIn Ads, em que existem 3 opções: Sponsored Content, Sponsored InMail e Text Ads.
Os dois primeiros são exclusivos para os usuários do LinkedIn, enquanto o Sponsored Content é utilizado para promover o conteúdo e o Sponsored InMail é um anúncio enviado por mensagens entre a empresa e os usuários.
Já o Text Ads pode ser feito por qualquer empresa mesmo que ela não esteja no LinkedIn.
Isso porque esse tipo de anúncio é configurado por um texto que direciona os usuários há uma página externa por meio de backlinks.
Agora que você já sabe como anunciar no LinkedIn podemos falar sobre outra rede promissora: o Youtube.
Youtube
O Youtube é a plataforma de postagens de vídeos mais famosa do mundo todo e uma das melhores formas de divulgação online da atualidade.
Ela é tão utilizada que deu origem a uma profissão totalmente nova: os youtubers, pessoas que produzem conteúdo em vídeo de maneira periódica, independente do tema escolhido para o canal em questão.
Além disso, artistas do mundo todo lançam seus videoclipes por meio da rede social, fazendo dela a principal rede para divulgação de vídeos.
Parece uma boa maneira para quem busca como divulgar sua empresa, não?
Como divulgar minha empresa no Youtube?
Assim como todas as redes sociais dessa lista, a melhor forma de divulgação online de sua empresa é por meio da produção de conteúdo de qualidade e relevância.
Para que você consiga engajar um maior número de pessoas é importante estabelecer um tema específico e manter uma periodicidade.
Dessa forma, é preciso conhecer muito bem o perfil do seu cliente ideal, com o objetivo de produzir conteúdos que sejam relevantes a ele.
Uma outra maneira de divulgação online é por meio de parcerias com youtubers famosos que sejam um digital influencer.
Essa parceria pode acontecer de diversas formas, mas uma das mais utilizadas é a permuta: os youtubers divulgam sua marca e você fornece a eles produtos gratuitamente.
Além disso, se você sabe o que é Google AdWords, já deve ter percebido que os anúncios do Youtube Ads são criados a partir dele, oferecendo outra forma de divulgação para o seu negócio.
No YouTube existem diversos modelos de anúncios: não puláveis, curtos, de pesquisa e os anúncios gráficos.
Já as formas de pagamentos dos anúncios também são variadas: CPC (custo por clique), CPM (custo por mil impressões, ou visualizações) e CPA (custo por aquisição, ou seja, pagamento por conversão).
Para saber mais sobre o que é CPC e as outras formas de anúncios pagos é só acessar nosso conteúdo!
E aí, já tem ideia de qual rede social usar para deixar de buscar “como divulgar minha empresa online” e começar a fazer sucesso na web?
Mas saiba que ainda existem outras formas de divulgação online e uma delas é o email marketing. E vamos falar sobre isso já!
Email marketing: a mala-direta 2.0
O email marketing pode ser definido como uma mala-direta 2.0, pois seu objetivo é principalmente oferecer um meio de como divulgar na Internet sua empresa.
Isso porque o conteúdo de um email marketing pode ser chamado de newsletter (do inglês, carta de notícias).
Como o nome sugere, esse email é uma forma de apresentar ao seu cliente um resumo informativo com as principais notícias, eventos e/ou ações promovidas por sua marca.
Dessa forma, o email marketing é uma maneira de manter ativa a relação com o seu cliente, contudo não são apenas rosas.
Afinal é importante ter em mente que apenas enviar uma newsletter não aumenta automaticamente o engajamento com sua marca.
Por isso, para que sua visibilidade e, consequentemente, suas vendas aumentem você precisará produzir conteúdos de relevância.
Mas lembre-se: por este canal seu foco não será a venda direta, mas sim a aproximação do seu cliente a sua marca, além de despertar seu interesse.
Com essas dicas você já deve saber responder a questão “como divulgar minha empresa na Internet” facilmente não é mesmo? Que tal colocá-las em prática?
Arregace as mangas e aumente seu alcance!
E aí, agora já sabe como divulgar sua empresa na web?
Como vimos, os canais online são os caminhos que os seus clientes precisam “trilhar” até chegar a sua empresa.
Existem diversos canais para quem busca como divulgar na Internet e neste artigo separamos os mais utilizados pelas empresas de alta performance.
E para saber como divulgar minha empresa através desses canais é preciso estar atento ao planejamento das estratégias de marketing, a fim de descobrir o canal mais indicado ao seu tipo de atividade.
Como este artigo já respondeu à pergunta “como divulgar minha empresa na Internet” você já pode arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.
Vamos à prática!
Use as técnicas aprendidas e garanta um maior alcance de sua empresa agora mesmo!
Se quiser mais dicas sobre como divulgar na internet seu negócio e conquistar resultados de sucesso, visite o blog da Ideal Marketing.