4 dicas para usar o Instagram para empresas e impulsionar seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 3 de maio de 2018 | Atualizado: 28 de março de 2022.

Utilizar o Instagram para empresas é como cuidar de uma árvore: você precisa dedicar tempo e cuidados especiais a fim de que ela floresça e dê frutos. Mas para colher o melhor que ela pode dar é preciso saber a melhor jeito de nutri-la.

Desde a sua criação, em 2010, o Instagram cresceu de forma impressionante e hoje conta com mais de 800 milhões de contas ativas no mundo.

Você já pensou que dentro desse número estão os futuros clientes da sua empresa?!

Pois é! É por isso que o número de negócios aderindo ao Instagram para empresas é cada vez maior.

E pensando em ajudar a promover o encontro entre você e seus futuros clientes, nós preparamos um conteúdo completo com o objetivo te fazer aproveitar o melhor da plataforma.

Ebook gratuito com dicas de Marketing Digital para o Instagram

Neste artigo você vai conhecer como funciona a rede social e quais são as táticas necessárias para arrasar com o Instagram para empresas.

Então, está esperando o que? Confira aí o conteúdo!

Você sabe o que é o Instagram?

Conheça o Instagram para empresas

Apesar de estar no auge do sucesso agora, o Instagram não é uma rede social tão nova assim.

Ele surgiu em 2010 e era bem restrito no começo, pois apenas os usuários do sistema operacional da Apple podiam usá-la.

Por isso, mesmo tendo um apelo muito forte com sua proposta de apenas publicar fotos, o Instagram só foi cair nas graças das pessoas quando liberou o acesso aos usuários do Android também.

E isso aconteceu em 2012, quando Mark Zuckerberg, criador do Facebook, anunciou a compra do Instagram.

Mas até esse momento, o aplicativo era apenas de uso pessoal e não possuía funções voltadas aos perfis empresariais.

Entretanto, a concentração de pessoas em um só lugar foi chamando a atenção das empresas, que passaram a ficar interessadas em divulgar seus produtos ou serviços na plataforma.

Foi então que no ano de 2016 a opção de Instagram para empresas foi disponibilizada, fazendo a alegria dos gestores e diretores mundo afora!

Conheça o Instagram para empresas

Mesmo sendo dedicado ao ramo empresarial, o app Instagram para empresas não é tão diferente da versão tradicional.

A mudança dessa atualização é que, no caso de um negócio, o Instagram para empresas realiza medições e análises importante a um empresário, além de possibilitar a criação de anúncios.

Essas análises são feitas com a ajuda do Instagram Ads, a fim de mensurar os resultados de ações dentro da rede social, mas falaremos disso mais à frente.
Isso porque agora vamos a parte prática do app. Afinal, como funciona o Instagram para empresas?

Conheça o funcionamento do aplicativo

Saber como usar o Instagram no modo “normal” é importante para o bom funcionamento da sua conta no perfil empresarial.

Isso porque as funcionalidades são parecidas para publicar ou realizar interações com seus seguidores.

E como o objetivo aqui é que você arrase no uso do Instagram, vamos ao passo a passo para acabar com as dúvidas.

1. Crie uma conta

Saiba como funciona o Instagram para empresas

O primeiro passo é criar uma conta no Instagram e não poderia ser mais simples.

Você pode utilizar um email ou apenas conectá-lo a sua conta do Facebook.

Depois disso, o Instagram vai pedir que você crie um nome de usuário e senha.

Tendo feito isso, agora é hora de tornar o comercial o seu perfil. Para isso, basta acessar as suas configurações e selecionar a função “alternar para o perfil comercial”.

Nessa hora o Instagram para empresas irá solicitar a conexão com a página do Facebook do seu negócio.

Por fim, é hora de adicionar algumas informações de contato para enriquecer o seu perfil.

2. Consiga seguidores

Quanto mais seguidores você conseguir no Instagram, mais visibilidade terá a sua empresa, o que é fundamental para atrair possíveis clientes.

Uma boa forma de conseguir seguidores é usar as sugestões de amigos do Facebook.

Além disso, temos aqui um guia como ganhar seguidores no Instagram para te ajudar.

3. Conheça os ícones

O Instagram para empresas é bem didático e assim como versão básica possui cinco “botões” na barra inferior com a finalidade de guiar a sua navegação.

Aprenda como funciona a interface do Instagram para empresas

Feed de notícias

O primeiro deles, o feed de notícias, simbolizado por uma “casinha”, vai te mostrar os assuntos mais falados entre seus seguidores e gerar oportunidades de interação com eles.

Pesquisa

Seguindo pelo lado direito, encontraremos uma “lupa”, ou seja, a sessão de pesquisa do Instagram. Aqui você poderá ficar de olho em seus concorrentes, nas publicações em alta e as hashtags mais citadas.

Estar por dentro do que está acontecendo é fundamental para conhecer os hábitos de seu público de interesse e o que mais os atrai, assim você sabe o que precisa por em seus posts.

Câmera

Já a parte da câmera é usada com o objetivo de criar novas publicações, sejam elas em imagem ou em vídeo.

Notificações

Depois da câmara tem o ícone do coraçãozinho. Lá estarão todas as notificações de curtidas, comentários e seguidores novos, importante para você saber se a tática adotada está sendo eficaz.

Além disso, você também consegue ver a atividade das pessoas as quais você segue, o que é bom para você conhecer seus gostos e ter inspiração para produzir conteúdo.

Perfil

Por fim, temos o botão de perfil, no qual é possível administrar a conta no Instagram e ver todas as postagens já feitas.

4. Tenha maior presença online

Saber utilizar o Instagram para empresas dá a você boas chances de conquistar ainda mais presença online e atrair novos clientes.

Mas para isso é preciso compartilhar o seu dia a dia usando o stories instagram, recurso específico para esses pequenos momentos.

Essa é uma maneira fácil de interagir com os usuários e fazê-los criarem empatia pela sua marca e começar a construir um relacionamento com esse possível cliente.

Além disso, é preciso estar atento às tendências e novas funcionalidades que o instagram disponibiliza, como é o caso do Instagram Music ou mesmo a ampliação do Reels.

Essas novas ferramentas possibilitam criar novos formatos de conteúdo, alcançar novos potenciais clientes e interagir de forma mais dinâmica, mantendo seu perfil em destaque.

Descubra as vantagens de usar o Instagram para empresas

Assim como Zuckerberg fez no Facebook para empresas, o Instagram veio para facilitar o trabalho de profissionais como o social media ou o analista de marketing de um negócio.

Isso porque o grande pulo do gato do Instagram para empresas é dar a possibilidade de mensurar dados e estatísticas sobre o número de pessoas alcançadas com as ações de divulgação feitas por meio da rede social.

Com essas informações você consegue estabelecer as condições mais favoráveis as suas publicações, o que aumenta as suas chances de se tornar referência na web e isso por sí só já oferece uma excelente chance de conquistar novos clientes!

Ah entendi o conceito de Instagram para empresas e o principal benefício dele, mas existem outros?

Existem e nós separamos um a um a fim de que você consiga entender melhor.

Dá só uma olhada:

1. Anúncios

Possuir um perfil comercial permite a você criar anúncios dentro do Instagram para empresas.

E para isso você vai precisar usar a ferramenta Instagram Ads, que como já ensinamos no blog, é a mesma usada para gerar anúncios no Facebook.

Nela é possível indicar o público o qual deseja alcançar, quanto deseja gastar e por quanto tempo deseja veicular essa promoção.

Ao publicar um novo anúncio no Instagram, ele irá aparecer no feed de notícias das pessoas as quais você definiu como alvo dessa ação.

Por isso as chances de direcionar essa pessoa ao seu site são muito boas.

2. Acesso às métricas

Saiba como analisar os dados das ações feitas com o Instagram para empresas

Lembra quando nós falamos sobre utilizar dados a fim de conseguir saber se uma determinada ação de marketing ou publicação trouxe mais ou menos acessos ao seu site?

Pois bem, com o Instagram para empresas é possível saber como anda o desempenho do seu perfil e o número de pessoas que costumam interagir mais com as publicações feitas.

Isso é importante pois assim é possível escolher a melhor abordagem em seus posts. Por exemplo, se por meio dessas métricas você viu que o seu público tem entre 20 e 25 anos, uma linguagem mais jovem é a mais adequada.

Além disso, o Instagram para empresas disponibiliza dados sobre os seguidores que clicam nos anúncios, os que entram no seu site e os que apenas curtem sua publicação.

Contudo, é preciso entender as métricas corretamente a fim de fazer uma análise certeira. E a partir daí você percebe qual o real interesse dos usuários.

Vamos lá?

  • Alcance – É número de perfis que visualizaram seu post no Instagram.

Quanto mais contas visualizarem os conteúdos do seu perfil, melhores são as chances de você ter uma empresa conhecida na web.

  • Impressões – Número de vezes que o seu perfil foi acessado.

Cada vez que um seguidor entra no seu perfil significa que você teve uma impressão e esse indicador ajuda a criar anúncios de remarketing a essas pessoas as quais mostraram interesse.

Quer saber como fazer um anúncio assim? Então dê uma olhada em nosso conteúdo sobre o que é remarketing.

  • Cliques no site – Número de pessoas que entraram no link do seu site por meio de uma publicação feita no Instagram para empresas.

Esse número mostra quantos seguidores deram mais um passo à caminho da compra.

O indicador mostra quem foram essas pessoas e ajuda a empresa a destinar anúncios específicos da busca daquela pessoa.

  • Atividades do seguidor – É o indicador que mostra a média de vezes que os seus seguidores acessem o app.

É importante a sua empresa saber quantas vezes as pessoas acessam o Instagram porque assim é possível definir a periodicidade das publicações e melhorar a sua estratégia.

Garanta o sucesso do seu perfil em 4 passos

Se sua empresa está em busca de métodos que possam contribuir com o sucesso de sua conta no Instagram, você está no lugar certo.

O ditado já diz: para ser lembrado é preciso ser visto. Por isso chegou o momento de investir na imagem que o seu perfil passa.

1. Planeje-se

A primeira coisa a qual você precisa é conhecer o seu público-alvo.

O público-alvo é um grupo específico de consumidores que você deseja atingir.

Ele é definido por meio de diversas pesquisas para identificar características em comum, como condição socioeconômica e hábitos de consumo.

Tendo isso definido, agora você precisa pensar em tipos de ações as quais pretende tomar ao usar o Instagram de empresas.

Por isso, já tenha em mente algumas questões:

  • Quem será o responsável pelo Instagram para empresas;
  • Quanto você pretende investir nisso;
  • Como serão as publicações;
  • Qual o período das postagens;
  • Tipo de linguagem na interação com os seguidores.

Tudo isso precisa ser definido com antecedência a fim de evitar atrasos no meio do processo de criação das publicações.

2. Interaja com o seu público

Converse com o seu público. Responda comentários e tente sempre ser criativo nas respostas, afinal, uma rede social só existe para as pessoas manterem contato e compartilharem experiências.

Essa interação por meio dos contatos mostra aos seguidores que você se importa com as opiniões do coletivo e isso é um ponto muito positivo, pois assim você mostra se importar com as necessidades dele.

Outra forma de demonstrar isso é usar o Direct como canal de reclamações ou esclarecer alguma dúvida.

Além disso, também é possível interagir usando o Stories, a ferramenta do Instagram mencionada anteriormente para compartilhar alguns momentos do dia a dia da empresa.

Ele é importante pois quanto mais o público sentir que faz parte do seu dia a dia e mostrar interesse no que eles têm a dizer, mais engajador o seu perfil será.

3. Use hashtags

Lembra quando nós falamos das hashtags lá no início?

Hashtags são formas de categorizar conteúdos publicados em redes sociais e ajudam pessoas as quais buscam por determinados assuntos a encontrá-los por meio do uso de hashtags.

Elas são importantes quando você quer ter uma noção de quem está mencionando o perfil da sua empresa ou algo relacionado a ela.

Quer um exemplo?

Quando alguém vê um filme interessante usando uma determinada plataforma de filmes online ela poderá usar a hashtag com o nome da empresa de streaming, por exemplo:

  • #netflix;
  • #filmesnetiflix;
  • #fomedepodernetflix.

Dessa forma, quando estiver realizando uma publicação, escreva uma legenda simples e crie hashtags em suas postagens e menções nas redes sociais.
Assim os usuários saberão que elas remetem à sua empresa e usarão também!

Para saber como as hashtags podem ajudar a divulgar sua empresa na web, confira nosso artigo sobre a nova atualização do Instagram.

Além disso, se você quiser saber mais sobre como fazer isso, dê uma olhada em nosso artigo sobre o que significa hashtag e siga todos os passos a fim de ter a sua.

4. Agendar post no Instagram

Uma outra forma de ter mais sucesso com o uso do instagram de empresas é agendando publicações no seu perfil.

Infelizmente não há como fazer isso usando o próprio app, mas você pode baixar alguns programas os quais o auxiliam com essa parte, automatizando alguns processos.

Existem diversas plataformas as quais prometem otimizar o uso da rede social, o chamado gerenciador de Instagram.

Separamos algumas as quais você pode testar:

  • Grow Social,
  • Gerenciagram,
  • Etus,
  • Instamizer,
  • Later.

E se você quiser mais dicas para usar a ferramenta, visite a nossa publicação sobre aplicativo para Instagram.

Quando agendar post Instagram você terá mais flexibilidade para realizar outras atividades voltadas a divulgação da empresa na web, como a análise do Instagram Ads ao definir novas ações de marketing.

Além disso, o gerenciador te dá mais domínio sobre seus horários e pode planejar melhor os conteúdos os quais serão publicados em cada dia.

Agora sim, #Solteodedo para publicar!

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Depois de todo esse conteúdo, agora você será mais um dos especialistas em Instagram de empresas.

Isso porque hoje você descobriu como esses perfis ótimos para a divulgação de produtos ou serviços e ajudar na venda deles.

E como a sua conta deve priorizar a interação com o futuro cliente, fazendo publicações atrativas e responder todos os comentários e mensagens.

Além disso, você viu como anunciar na plataforma pode ser vantajoso, principalmente se você analisar todos os dados corretamente.

Bom, depois desse intensivo de Instagram para empresa, agora é o seu momento! Arregace as mangas e coloque todo o seu conhecimento em jogo.

Colocando em prática todas as informações que compartilhamos com você o sucesso do seu Instagram é garantido!

Se quiser mais dicas, não deixe de visitar o blog da Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!