Saiba qual aplicativo para Instagram pode ajudar a turbinar seu perfil de negócios na plataforma

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 16 de abril de 2018 | Atualizado: 12 de agosto de 2019.

Usar algum aplicativo para Instagram com intuito de gerenciar e otimizar a comunicação na rede social é a grande sacada do momento. Já imaginou potencializar seus resultados a partir da atração de novos públicos? A possibilidade de convertê-los em clientes efetivos do seu negócio parece interessante, né?

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

Com imagens de qualidade e comunicação instantânea, o Instagram está se tornando a ferramenta queridinha das marcas quando o assunto é alcançar consumidores.

Só no ano passado, a rede social atingiu mais de 800 milhões de usuários ativos mensalmente.

Além disso, pelo menos 25% desse público interage com perfis de marcas e empresas diariamente.

Ou seja, o Instagram se tornou uma verdadeira vitrine online que as marcas usam com o objetivo de apresentar seus produtos.

O que o torna uma ótima plataforma para quem tem como intuito atrair o público-alvo de sua empresa de forma eficiente e assertiva.

Essas informações mostram alguns dos motivos das redes sociais terem conquistado um papel importante nas estratégias de Marketing Digital das empresas.

E com essa realidade surgiram diversos tipos de aplicativos para Instagram que oferecem uma série de funções, desde agendar postagens até mesmo fazer interações automatizadas com o público.

Mas antes de entrarmos de cabeça nesse conteúdo, vamos falar um pouco sobre o tráfego do seu site?

Nossos especialistas criaram um material detalhado sobre como aumentar o tráfego de qualquer site em 4 semanas, isso mesmo!

Nossa missão aqui será indicar os aplicativos que possibilitam gerenciar e otimizar sua própria conta de Instagram, tornando a comunicação de seus negócios mais interessante aos consumidores. Confira os tópicos abordados:

Além de tudo, este material é gratuito! Pois é, aposto que seu bolso gostou dessa informação não é mesmo?

Mas vamos voltar a falar sobre o nosso texto.

Por que investir em um aplicativo para Instagram?

Aplicativos para Instagram

Vamos lá, se a ideia é falar de um perfil de Instagram voltado para negócios, nada melhor do que conhecer a extensão da rede social especialmente criada para isso: o Instagram for Business!

A extensão foi disponibilizada, pois desde a criação do Instagram, no ano de 2016, a plataforma ganhou mais destaque ao olhar de inúmeras marcas.

Após perceber a boa performance e audiência trazida por meio da plataforma, as empresas começaram a utilizar o perfil de negócios a fim de aumentar a visibilidade e engajamento dos consumidores.

Além disso, o Instagram se mostrou eficiente em facilitar a conversão de vendas dos produtos ou serviços.

Hoje, são mais de 25 milhões de empresas utilizando suas contas no Instagram com objetivo de criar um vínculo mais forte com seus consumidores e gerar mais presença de marca no ambiente virtual.

Esse número faz sentido se considerarmos os aproximadamente 500 milhões de usuários utilizando a rede social todos os dias.

E o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial de usuários da rede.

Esses dados mostram a importância de ter uma presença efetiva na plataforma.

Mas, apesar de toda a facilidade oferecida pela plataforma, está se tornando cada vez mais difícil e competitivo conquistar o público na rede social.

Por isso, quem está começando a se aventurar no Instagram pode utilizar uma ajuda extra com as diversas possibilidades de aplicativos disponíveis que auxiliam na gestão de contas da rede social.

“Ok, mas qual aplicativo para Instagram seria ideal para o meu negócio?”

A resposta vai depender dos objetivos do seu planejamento de Marketing Digital.

Mas pense no seguinte: imagine conseguir produzir conteúdos capazes de impactar e engajar seu público. Parece um verdadeiro desafio, não é?!

Esses aplicativos são ferramentas práticas que ajudam as marcas a fazerem a gestão de seus perfis de forma mais eficiente, sendo assim, você pode incluí-los nas suas estratégias com intenção de otimizar sua presença na rede social.

Sendo assim, eles possibilitam focar esforços no impacto e engajamento do público.

Ficou mais claro qual é a utilidade desses aplicativos?

Então vamos conhecer aqueles que poderão ajudá-lo a melhorar sua comunicação, gestão e até mesmo descobrir como ganhar seguidores no Instagram. Confira!

Descubra quais são as principais ferramentas para Instagram e como usá-las

Aplicativo para Instagram

Como falamos antes, o Instagram está se tornando muito mais do que uma rede social divertida na qual se postam selfies ou fotos do prato do dia.

Ele agora é uma poderosa ferramenta de Marketing Digital!

Ao ser aprimorado com funções que já eram comuns nas outras redes sociais, como o Stories (Snapchat) e o Ads (Facebook), o Instagram se tornou muito mais importante aos negócios que buscam melhorar a atração, visibilidade e percepção de marca no ambiente on-line.

Por isso, listamos os aplicativos essenciais à quem quer potencializar seu sucesso na rede social. Confira!

Aplicativos de métricas e gerenciamento

Os aplicativos voltados ao gerenciamento e monitoramento das métricas e dados relevantes do seu perfil são essenciais à quem quer construir uma boa estratégia na rede social.

A seguir você confere os principais:

Iconosquare

Esse é um aplicativo para Instagram completo na hora de fazer a gestão dos negócios na rede.

Uma ferramenta analítica que permite o usuário fazer a gestão de diversas contas simultaneamente, o Iconosquare está disponível para Android, iOS e Desktop.

Ele disponibiliza dados como o crescimento, alcance e engajamento da audiência.

Aplicativos para Instagram - Iconosquare

Ainda, o aplicativo para Instagram permite ao usuário fazer a gestão de posts individuais a fim de entender os diferentes resultados de cada tipo de post (comentários, visualizações, likes, etc.).

Além de mostrar as datas e horários que concentram maior audiência e engajamento.

Ele também possibilita a programação de postagens, ajuda a gerenciar os conteúdos e alinha suas estratégias com o objetivo de encontrar influenciadores de destaque no seu segmento de negócio.

No entanto, a plataforma está toda em inglês, isso exige um pouco de domínio da língua por parte do usuário.

MLabs

Ao contrário da primeira, o MLabs é um aplicativo para Instagram nacional.

Por isso, ele é todo em português, permitindo ao usuário fazer a gestão e o monitoramento de suas redes sociais em um único lugar.

Aplicativos para Instagram - MLabs

Disponível apenas em desktop, a ferramenta facilita a gestão de múltiplas redes sociais ao mesmo tempo.

Além disso, o usuário tem acesso a relatórios completos, incluindo o diagnóstico de seu desempenho no Instagram.

Esse aplicativo para Instagram também possibilita montar fluxos de produção, ou seja, permite o acesso de mais de um administrador de conta.

Assim o usuário pode integrar sua equipe na plataforma e distribuir tarefas, de forma que todos consigam fazer a gestão das postagens, sem a necessidade de compartilhar um mesmo login.

Isso torna também o processo mais simples e seguro.

Unum

O Unum é um aplicativo para Instagram gratuito que possibilita ao usuário realizar a análise de desempenho das últimas postagens medindo o engajamento em cada uma delas.

Este aplicativo para Instagram está disponível em Android e iOS.

Seu grande diferencial está na possibilidade de organizar o feed de imagens.

Isso facilita ao usuário mudar o posicionamento das fotos da maneira que preferir, sem precisar excluir postagens antigas.

Ele também informa o melhor horário e dia de postagens, mostra quais são as hashtags mais indicadas no seu segmento e etc, além de enviar lembretes ao usuário, com o intuito de lembrar ao administrador de manter as postagens em dia.

Aplicativos para Instagram - Unum

Social Rank

O Social Rank traz informações demográficas sobre a audiência da conta cadastrada, assim ele pode construir uma estratégia de Marketing Digital direcionada e mais assertiva.

Aplicativos para Instagram - Social Rank

Esse aplicativo para Instagram está disponível diretamente no browser, organiza as informações, dados e métricas em filtros de influência e engajamento, assim o gestor tem mais flexibilidade e consegue produzir conteúdo de forma mais eficaz.

Sprout Social

Outra poderosa plataforma de gestão de redes sociais, o Sprout Social une as funções de monitoramento, agendamento e interação.

O aplicativo para instagram tem versão em português e pode ser encontrado tanto em iOS quanto em Android.

Aplicativos para Instagram - Sprout Social

Ele oferece ferramentas voltadas aos perfis de negócios na rede social.

Com elas o usuário consegue levantar relatórios de desempenho, fazer a análise de mais de um perfil, além de poder transformar os diagnósticos em apresentações prontas.

Além disso, também possibilita a criação de um calendário de conteúdo, com objetivo de alinhar toda a equipe no fluxo de produção.

Ele também permite gerenciar e responder comentários do público com maior facilidade.

Aplicativos de agendamento

Lidar com a demanda de postagens e manter um fluxo constante de conteúdo não é uma tarefa simples.

Sendo assim, os aplicativos focados na automatização de postagens são uma verdadeira mão na roda para quem trabalha diretamente com a rede social.

Eles dão conta da postagem não só de fotos, mas também de vídeos, montagens e até stories a partir do agendamento.

Conheça os indicadores a seguir:

Hootsuite

O Hootsuite é uma das principais ferramentas para Instagram quando o assunto é agendamento de posts.

Aplicativos para Instagram - Hootsuite

Nele é possível não só programar a data das postagens, como também monitorar o conteúdo e o desempenho dos posts.

Além disso, com ele você pode fazer toda a gestão em equipe.

O aplicativo está disponível para Android, iOS e desktop e possui planos gratuitos.

Etus

O Etus é uma ferramenta que permite ao usuário automatizar e programar postagens de stories, imagens múltiplas, GIFs, vídeos, links ou imagens 360° com dias e horários específicos.

Aplicativos para Instagram - Etus

Ele é um aplicativo para Instagram voltado aos perfis corporativos e possui inúmeras funções focadas na programação de postagens.

Além disso, também traz ferramentas de gestão que permitem fazer o diagnóstico de desempenho.

O app pode ser encontrado para desktop e Android.

Later

O aplicativo disponibiliza ferramentas de programação semanal e mensal do conteúdo de postagens, além de permitir o gerenciamento de múltiplas contas ao mesmo tempo.

Aplicativos para Instagram - Later

Ele está disponível para Android e iOS, além de desktop.

Um diferencial do Later: o aplicativo para Instagram permite a sincronização de galerias de mídia, isso pode ser feito diretamente do computador, do Drive, Dropbox, além de smartphones, ajudando a otimizar o fluxo de produção.

Aplicativos de interação

Aplicativos para Instagram - interação

Para fazer uma comunicação eficiente e positiva nas redes sociais, não basta apenas postar bons conteúdos, é preciso manter contato com seu público.

No entanto, dependendo da demanda, dar conta de responder todos os comentários e interações pode ser bem difícil.

Assim, os aplicativos de interação são ferramentas criadas com o objetivo de facilitar a comunicação entre marca e público na plataforma.

Além disso, muitos têm funções de também automatizar curtidas, seguir públicos de interesse, entre outras. Confira:

GrowSocial

Esse aplicativo para Instagram possibilita segmentar o público com objetivo de direcionar suas estratégias de forma mais eficaz.

O GrowSocial é justamente a ferramenta feita com intuito de ajudar quem precisa interagir com um volume expressivo de usuários, pois ele automatiza a função de forma eficiente.

Isso significa que ele irá seguir, comentar e interagir com seu público automaticamente, de acordo com a tag previamente definida, seguindo as normas do Instagram para não prejudicar sua conta.

A ferramenta só está disponível no browser (a barra de navegação dos computadores), porém pode ser acessada por meio de smartphones e tablets.

Bume

O Bume é um aplicativo para ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica, trazendo mais consumidores com os mesmos interesses de sua marca, diretamente no seu perfil na rede social.

Aplicativos para Instagram - Bume

O usuário pode definir o público segmentando por perfil, localização e hashtags, assim, ele interage com o consumidor certo de acordo com seu negócio.

O aplicativo para instagram está disponível apenas em desktop e permite ao usuário fazer um teste gratuito por até 5 dias.

Gerenciagram

Com funcionalidades similares aos anteriores, o aplicativo está disponível para dispositivos Android e desktop.

O Gerenciagram possui uma interface mais simples e totalmente em português a fim de facilitar a vida do gestor.

Além disso, o aplicativo tem funções de interação com os usuários de seus concorrentes e públicos de interesse.

Aplicativos para Instagram Gerenciagram

Aplicativos para vendas on-line

Quem comercializa produtos diretamente pelo Instagram já sabe: a plataforma ainda não é tão prática quando falamos em vendas.

A linkagem de produtos nem sempre acontece e as pequenas marcas precisam chamar o consumidor constantemente aos links na biografia. Isso acontece com o intuito de garantir um fácil acesso à compra dos produtos.

Os aplicativos para Instagram com foco em vendas são ótimas pontes para quem busca vender diretamente pela plataforma.

Afinal de contas, a rede social tem um papel fundamental aos negócios com grande apelo visual, como roupas, acessórios e artesanato.

Veja quais são:

InstaOrders

Aplicativos para Instagram - Instaorders

Esse aplicativo permite sincronizar as imagens do seu Instagram e possibilita ao usuário precificar e vender diretamente.

Após isso, só precisa adicionar o link da marca gerado pela ferramenta, diretamente no perfil do Instagram.

Assim, todos os produtos estarão concentrados em um só local, de forma fácil e simples.

O legal do InstaOrders está na vantagem do seu negócio não precisar ter um site. Você pode apenas contar com um perfil no Instagram, afinal, o aplicativo faz justamente esse papel.

SocialBuy

Aplicativos para Instagram - SocialBuy

Similar ao InstaOrders, o aplicativo para Instagram permite ao usuário linkar as imagens de produtos postadas na rede social em uma ferramenta que direciona o consumidor direto à compra.

O SocialBuy também possibilita ao administrador do aplicado ter acesso ao conteúdo gerado pelo próprio consumidor.

Isso quer dizer que, quando um seguidor postar uma foto usando seu produto, você terá acesso a ela e poderá repostar em suas redes sociais, a fim de fortalecer a credibilidade de sua marca.

Ainda, é possível colocar links diretamente na foto, como marcações, levando o consumidor exatamente ao produto de seu interesse.

Soldsie

Aplicativo para Instagram - Soldsie

Este é outro aplicativo para Instagram com o objetivo de criar um e-commerce no perfil de sua marca.

A grande vantagem de utilizar o Soldsie é voltada às marcas que publicam conteúdo, como revistas, blogs, jornais, etc.

Pois, a ferramenta possibilita redirecionar o usuário das imagens ao artigo, texto ou vídeo respectivo.

Aplicativo de anúncios

Os anúncios no Instagram estão alcançando cada vez mais destaque com o consumidor.

Unindo as ferramentas pagas com o público potencial, é possível direcionar o seu produto ao público certo por meio de anúncios patrocinados. Confira:

Gerenciador de Anúncios do Facebook

Que o Facebook e o Instagram são agora do mesmo dono não é novidade para ninguém, porém essa união não foi feita à toa.

Quem possui a conta da rede social vinculada a uma fan page do Facebook, tem acesso ao Gerenciador de Anúncios que permite criar anúncios no Instagram e impulsionar publicações pagando por isso.

Aplicativos para Instagram - instabusiness

Além disso, o usuário pode gerenciar o progresso de suas campanhas e fazer ajustes em ambas as redes sociais, direto pelo celular, seja Android ou iOS.

Aplicativos para edição e montagem de imagens

Os aplicativos de edição de imagem são provavelmente os mais procurados pelos usuários do Instagram, principalmente à quem possui contas pessoais.

Deixar as fotos o mais bonitas e chamativas possível ajuda quem quer ganhar likes no Instagram, por isso, qualquer boa estratégia de marketing digital nessa plataforma precisa trabalhar bem o conteúdo visual que posta.

Confira abaixo os principais:

SnapSeed

O aplicativo desenvolvido pelo próprio Google é voltado à edição de imagens.

O SnapSeed tem inúmeros recursos a fim de fazer melhorias em imagens e fotos, além disso é considerado um dos melhores pelos usuários.

Aplicativos para Instagram - SnapSeed

Ele está disponível para Android e iOS.

Canva

O Canva é uma ferramenta que ajuda a criar layouts e peças gráficas, até mesmo para pessoas que não são especializadas no assunto.

Aplicativos para Instagram - Canva

Ele oferece diversas opções de edição, como filtros, textos, ilustrações, etc. Além disso, o usuário pode compartilhar suas criações diretamente do app para o Instagram.

Por isso, o Canva é uma ótima opção para quem precisa criar fotos rápidas e com qualidade.

Você encontra ele disponível nas lojas Android e iOS.

Agora, você já pode escolher o aplicativo para Instagram e impulsionar seu negócio

Como pôde ver, existem diferentes tipos de ferramentas para Instagram que podem ajudá-lo a impulsionar sua conta de negócios na rede social.

São inúmeras funções que podem auxiliá-lo na gestão de conteúdo, frequência de postagens, métricas de desempenho, engajamento de publicação, etc.

Pode parecer difícil escolher qual é a melhor, mas você irá avaliar todas as opções a fim de selecionar qual aplicativo para Instagram é o mais adequado à sua marca.

Lembre-se, sua escolha precisa estar alinhada com sua estratégia de marketing digital na plataforma, assim poderá alcançar os resultados esperados.

Então, é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática as dicas que encontrou neste artigo com objetivo de selecionar o aplicativo para Instagram que trará maior sucesso à sua empresa!

Compartilhe nas Redes Sociais!