Como ser afiliado Shopee: passo a passo para ganhar uma renda extra

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 15 de novembro de 2023 | Atualizado: 16 de novembro de 2023.

A Shopee é uma das maiores plataformas de vendas do mundo e oferece algumas possibilidades para que microempreendedores façam uma renda extra. Acompanhe o conteúdo e saiba como ser um afiliado da Shopee.

O comércio online tem crescido nos últimos anos, agora o consumidor preza pelo conforto, além de focar apenas na economia. Esse cenário se popularizou durante a pandemia com o aumento de entregas por aplicativos e tem se estendido para outros setores.

Por conta dessa demanda, inúmeras plataformas de vendas tem feito sucesso no Brasil, gigantes como Shein, Aliexpress e Shopee mostram que comprar e vender nunca foi tão fácil. 

A Shopee foi fundada em 2015 em Singapura e chegou ao Brasil em 2019, desde então caiu nas graças do público e se tornou o principal canal de compra de diferentes segmentos. 

As vantagens que a plataforma oferece não englobam apenas os consumidores, mas também quem deseja vender e ganhar uma renda extra, para isso existe o programa de afiliados Shopee.

Quer saber como ser um afiliado Shopee? Acompanhe o conteúdo e descubra como usar a plataforma para lucrar.

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

O que é programa de afiliados da Shopee?

O programa de afiliados da Shopee é uma forma de receber uma pequena comissão ao realizar a divulgação dos produtos vendidos na plataforma. 

Para que o afiliado receba esse valor, é preciso que a compra do item tenha sido feita por um link que pertence a essa pessoa. 

É comum vermos criadores de conteúdo nas redes sociais divulgando seus links de afiliados, essa é uma forma de conquistar uma renda extra com praticidade. 

No entanto, para que dê certo é preciso que exista um perfil em uma plataforma digital para divulgação desse link aos seguidores. 

Quais os benefícios de ser afiliado da Shopee?

A imagem foca na tela de um celular onde está o ícone do aplicativo da Shopee.

Ser afiliado da Shopee oferece boas vantagens para quem deseja receber uma renda extra trabalhando com a internet. Confira a seguir os principais benefícios de utilizar a Shopee.

Taxa de comissão

O grande objetivo do trabalho da Shopee com os afiliados é recompensar as pessoas que fazem divulgação dos produtos vendidos na plataforma. Isso contribui para um aumento no alcance do e-commerce e potencializa as vendas.

Para isso, a Shopee oferece uma porcentagem da venda como uma comissão. Isso é feito por meio de um link que cada afiliado recebe ao fazer seu cadastro. 

Facilidade de uso

A Shopee é uma plataforma simples de usar, seja comprador ou vendedor, e para os afiliados não é diferente. O programa de afiliados possui um cadastro simples e intuitivo. 

Para conseguir ingressar é preciso ter um perfil público em uma rede social onde serão vinculados conteúdos. Após o cadastro é preciso apenas aguardar pela aprovação e pronto. 

Possibilidade de acompanhamento 

A Shopee oferece uma plataforma de acompanhamento das vendas realizadas pelo link de afiliado. Por meio dela é possível identificar o número de pessoas que utilizam o link e a taxa de sucesso da divulgação. 

Dessa forma, o afiliado pode observar se sua estratégia de divulgação está sendo bem sucedida, o que pode fazer para mudar e quais os resultados de seus esforços.

Como ser afiliado na Shopee

Agora que você já conhece as vantagens de ser um afiliado da Shopee, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a usar a plataforma para conquistar uma renda extra.

Veja o passo a passo:

Crie um perfil em uma rede social

O perfil em uma rede social pública é muito importante para se tornar um afiliado, isso porque, essa é a única exigência que o e-commerce faz. Afinal, o grande objetivo aqui é justamente divulgar os produtos vendidos na plataforma.

Sendo assim, se você ainda não tiver um perfil em uma rede social, crie uma e otimize a sua página. Algumas redes mais usadas são:

  • Instagram;
  • TikTok;
  • Twitter;
  • Youtube.

Faça o cadastro na Shopee

O cadastro de afiliados é rápido e fácil de fazer. Para isso é preciso apenas seguir esses passos:

Caso você já tenha um cadastro na Shopee é só realizar o login que você será direcionado para a próxima parte.

Preencha os dados corretamente

A próxima etapa é preencher os dados solicitados, para isso é preciso colocar informações como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Contato.

Depois disso é só confirmar o e-mail que receberá da Shopee e colocar o código na página de afiliados. 

É nesse momento onde a rede social usada é inserida e depois algumas outras informações como: categorias de produtos anunciados, tipo de parceria e mais. 

Feito o cadastro é preciso aguardar 3 dias úteis para receber a resposta da aprovação.

Bônus: dicas para potencializar suas vendas

A imagem mostra a tela de um celular onde tem um produto vendido na Shopee.

Agora que você já é um afiliado da Shopee chegou a hora de aprender como potencializar o seu link para garantir boas vendas. 

Confira:

Entenda seu público-alvo

Por se tratar de uma divulgação de link de afiliado é preciso conhecer bem o seu público consumidor e identificar quais são suas necessidades. Afinal, não adianta divulgar produtos de moda para pessoas interessadas em papelaria, por exemplo.

Sendo assim, fique de olho nos interesses das pessoas que te seguem nas redes sociais e comece a anunciar produtos que despertem o interesse de compra nelas. Dessa forma, a estratégia de venda se torna mais focada e eficiente. 

Crie conteúdo

A produção de conteúdo, nesse caso, diz mais respeito sobre a construção de uma rede de seguidores do que a divulgação do link de afiliado. Isso porque, você só consegue lucrar com as vendas se, de fato, alguém comprar com seu link.

Portanto, é fundamental construir uma certa autoridade no perfil da rede social escolhida, conquistar seguidores e possuir engajamento para então começar a divulgar o link de afiliado. 

Para isso, produza conteúdos variados, focados no seu nicho, para que mais pessoas conheçam seu perfil e utilizem seu link.

Aproveite as datas sazonais

Datas sazonais são grandes aliados das vendas, isso porque, mais pessoas procuram por determinados tipos de produtos em certas datas, como Dia das Mães, Natal, Páscoa e etc. 

Sendo assim, fazer a divulgação de produtos como essas temáticas se torna mais fácil e  assertivo. Para isso, é preciso criar uma abordagem de vendas mais centrada na data sazonal do momento.

Garanta uma renda extra com a Shopee

A Shopee é uma das maiores plataformas de vendas da atualidade, ela oferece inúmeros benefícios para seus consumidores e vendedores. Além disso, os afiliados também podem garantir uma renda extra com o e-commerce.

O programa de afiliados oferece uma porcentagem do valor das vendas realizadas por meio do link de afiliado, possibilitando uma maior divulgação para a plataforma e uma comissão para quem a divulga.

Para isso, é preciso ter uma rede social pública e fazer o cadastro no programa, depois é só divulgar o link e ficar de olho nas métricas que a própria plataforma oferece.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

E-book Ideal Marketing sobre tudo que você precisa saber sobre as redes sociais.

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!