SEO para LinkedIn: as 10 melhores dicas para otimizar seu perfil

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Publicado: 8 de agosto de 2023 | Atualizado: 29 de agosto de 2023.

O SEO para LinkedIn te ajuda a construir um perfil qualificado e aumenta suas chances de ser encontrado pelos recrutadores. Para isso, é preciso aplicar otimizações que alavanquem o alcance da sua conta. Vamos saber quais?

O LinkedIn é a principal rede social do meio profissional. A plataforma reúne empregadores e profissionais, em constante comunicação, servindo de banco de talentos para empresas e criando oportunidades de emprego. 

É ali que você pode encontrar a vaga dos seus sonhos! Mas, com isso, vem a dúvida: como se destacar dos demais candidatos e fazer com que as empresas certas escolham o seu perfil entre tantos outros? 

Para isso, existe o SEO para LinkedIn, que, diferentemente do que muitos pensam, é uma forma eficiente de aumentar e qualificar o seu alcance na rede social. 

Sendo assim, não nos resta mais nada além de separar as 10 melhores dicas para você otimizar seu perfil no LinkedIn usando boas práticas de SEO. Vamos lá?

O que é SEO?

A otimização dos mecanismos de busca, também conhecida como SEO, é uma série de boas práticas digitais voltadas para destacar empresas na internet. 

O SEO costuma ser trabalhado em ações voltadas para os websites, a fim de posicionar páginas no topo dos resultados de busca para palavras-chave.

Mas, como explicaremos no decorrer do conteúdo, também é possível construir autoridade nas redes sociais – em especial no LinkedIn.

Isso porque, embora não se trate de um buscador, as pesquisas são parte fundamental das atividades das empresas na plataforma.

Inúmeros recrutadores trabalham ativamente no LinkedIn para encontrar os melhores talentos para suas empresas. Isso requer a realização de consultas constantes em busca desses profissionais. 

Seguindo a lógica do SEO tradicional, no LinkedIn você pode se antecipar às intenções de busca dos recrutadores e, com isso, preparar seu perfil para garantir que ele seja encontrado e considerado para as melhores vagas. 

Sendo assim, vamos às dicas que separamos especialmente para você:

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Como aplicar o SEO para LinkedIn?

Por mais que o mais comum no LinkedIn seja profissionais se candidatando às vagas de seu interesse, essa não é a única dinâmica na plataforma.

Nesse sentido, o ideal é preparar seu perfil e torná-lo mais “encontrável” para as empresas. Vamos saber como:

1 – Crie uma URL amigável para seu perfil

O primeiro passo para qualificar seu perfil no LinkedIn é criar uma URL amigável. Esse conceito representa links que dizem exatamente do que tratam, sem tirar nem pôr.

Vamos a um exemplo de URL amigável: 

www.linkedin.com/in/ideal-marketing/

Agora, um exemplo de URL não-amigável: www.linkedin.com/in/ideal-marketing837706745/?miniProfileUrn=urn%3Ali%3Afs_miniProfile%3AACoAAB63gSsBV2oM232FaXov9B0ownnvEXLho1Q

Deu para perceber como o primeiro exemplo deixa claro que se trata de um perfil da Ideal Marketing no LinkedIn, sendo um link curto e intuitivo. 

Já o segundo é extenso e confuso, muitas vezes fazendo com que o usuário tenha que abri-lo para saber o que é. Por esse motivo, a URL amigável gera mais cliques e aumenta o interesse pelo seu perfil.

Para criar a sua, siga o passo a passo: Configurações e Privacidade > Visibilidade > Editar seu Perfil Público > Alterar sua URL personalizada.

Print do LinkedIn mostrando a página para criação de uma URL amigável para o um perfil no LinkedIn,

Então, é só colocar seu nome separado por hífens e criar sua própria URL amigável!

2 – Atente-se à foto de perfil

A foto de perfil é parte fundamental de como você se apresenta aos recrutadores. Sabendo disso, ela deve transmitir profissionalismo e estar sempre atualizada. 

Saiba escolher sua imagem de perfil com base no seu ramo de atuação. Se você é fotógrafo, pode optar por um retrato segurando uma câmera, por exemplo. 

O mesmo já não pode ser dito se você é um profissional de recursos humanos, por exemplo, uma profissão com menos “jogo de cintura” para esta ação.

O que precisa ser evitado é o uso de fotografias informais, que remetem às demais redes sociais em que os perfis costumam ser totalmente pessoais. 

3 – Mantenha seu cargo atualizado

É aqui que entramos nos aspectos mais avançados do SEO para LinkedIn. Seu cargo e as informações referentes a ele são elementos que precisam estar sempre atualizados. 

Ao pensarmos na lógica de pesquisa dos buscadores tradicionais, o cargo desempenha o mesmo papel das palavras-chave. Ou seja, colocar o cargo certo garante que seu perfil seja encontrado por empresas em busca de profissionais como você. 

Seja o mais específico que puder, o que diminui a concorrência e oferece um direcionamento mais adequado aos robôs do LinkedIn. Em vez de “Profissional de Marketing”, opte por “Analista de Marketing Digital Sênior”.

Também é importante preencher a descrição do cargo com as principais rotinas de tarefas, então inclua o que você faz no seu dia a dia para oferecer um direcionamento ainda maior às empresas.

Muitos recrutadores costumam utilizar essa seção para encontrar habilidades desejadas entre os candidatos, podendo ser um fator decisivo entre quem é recrutado e quem acaba por ser ignorado.

Para quem não está empregado, a mesma lógica se aplica, com a diferença de que, em vez de preencher o cargo ocupado, é preciso preencher o cargo desejado.

4- Compartilhe suas licenças e certificações

Licenças e certificações são parte importante do seu perfil no LinkedIn e indicam aos recrutadores que se trata de um profissional qualificado para preencher suas vagas. 

Descreva os cursos que realizou e, se possível, coloque também o link dos seus certificados para agregar credibilidade à informação.

Além disso, coloque suas principais competências no campo dedicado para ranquear seu perfil ainda melhor. 

No exemplo do analista de marketing digital sênior, habilidades como Google Ads, Inbound Marketing e SEO Local podem fazer toda a diferença. 

E não se esqueça de concluir os testes do LinkedIn para obter um selo de competência da plataforma, que agrega ainda mais valor ao seu perfil.

5 – Entre em grupos e mantenha-se ativo

A participação em grupos é uma das melhores formas de expandir seu networking com profissionais da sua área de interesse e ficar por dentro do que acontece nela.

Isso inclui oportunidades de emprego, claro, mas também notícias relevantes e conversas construtivas. 

Também é possível ir além disso e abrir linhas de comunicação diretas com recrutadores e outros profissionais. 

Essa proatividade é muito bem vista pelas empresas e podem representar o fator X da sua busca pelo emprego dos sonhos.

6 – Crie e publique conteúdos relevantes

Este ponto vai muito de encontro com a lógica do SEO tradicional, focado na produção de conteúdo valioso para alcançar organicamente um público-alvo.

Neste caso, não se trata de posicionar um material, mas de agregar valor à sua conta. No melhor dos casos, isso induz suas conexões a compartilharem o conteúdo e torná-lo viral.

Tudo isso é feito com o intuito de aumentar seu alcance e visibilidade na rede, pontos essenciais do SEO para LinkedIn. 

7 – Mantenha suas informações de contato atualizadas

Se você está procurando emprego, o LinkedIn precisa se tornar tarefa diária da sua rotina, assim como Instagram, Facebook e Twitter costumam ser.

Faça login na plataforma todos os dias e mantenha sempre seus dados atualizados, entre eles:

  • Telefone;
  • E-mail;
  • Site;
  • Portfólio.

Assim, você assegura que todas as mensagens e solicitações de conexão sejam respondidas com agilidade.

8 – Tenha um portfólio à disposição

O portfólio está entre os elementos mais importantes de um perfil no LinkedIn. Com ele, é possível condensar as principais atividades e criações profissionais da sua carreira.

Em apenas um link, você disponibiliza aos recrutadores um documento com o melhor da sua produção e dá um direcionamento claro à decisão de te contatar para uma entrevista ou simples troca de mensagens.

No caso de diversos nichos de mercado, o portfólio pode ser um recurso obrigatório para se conseguir boas vagas. Mesmo que não seja o seu caso, é um diferencial valioso em relação aos demais candidatos.

9 – Baixe seu currículo em PDF

Seu currículo do LinkedIn pode – e deve – ser baixado em PDF para uso em outros sites e ferramentas. Afinal, a tendência é que você ocupe diferentes plataformas enquanto busca por um emprego. 

Para fazer isso no desktop, basta acessar seu perfil, clicar em “Mais” e depois em “Salvar em PDF”. 

Print de um perfil no LinkedIn com a seção "mais" expandida. Nela, é possível ver a opção "Salvar em PDF".

10 – Busque você mesmo por vagas no LinkedIn

Se mesmo assim você não estiver recebendo bons contatos dos recrutadores, não fique de braços cruzados. Utilize o recurso “Vagas” na rede social para prospectar ativamente as oportunidades do seu interesse.

O ideal é que você se mantenha ativo nessa seção da plataforma enquanto garante a otimização do seu perfil para ser encontrado. Assim, suas chances de conseguir a vaga que tanto procura aumentam consideravelmente.

Não fique esperando!

O SEO para LinkedIn é uma estratégia para preparar melhor o seu perfil e aumentar suas chances de ser achado pelas melhores empresas do mercado. 

Mas, assim como as demais táticas de marketing digital, também é preciso se preparar de outras formas. 

Não se limite ao SEO: vá em busca das melhores vagas de maneira ativa, sem, é claro, deixar de lado todas as dicas que compartilhamos neste conteúdo.

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