19 ideias de conteúdo para Instagram + ferramentas para aumentar o engajamento

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Publicado: 18 de outubro de 2023 | Atualizado: 19 de outubro de 2023.

Criar conteúdo para as redes sociais se tornou fundamental dentro do Marketing Digital. Aprenda a potencializar a presença online da sua marca com essas dicas de conteúdo para Instagram. Confira.

O Instagram foi oficialmente lançado em 6 de outubro de 2010, a princípio a rede se concentrava apenas em fotos e possuía um layout simples, intuitivo e poucos recursos disponíveis. 

Em 2012 a Meta (Antiga Facebook Inc.) anunciou a compra da plataforma  e desde então o Instagram passou por grandes mudanças em seu algoritmo. 

A rede conta com mais de 2 bilhões de usuários, somente no Brasil a marca chega a 99 milhões de pessoas conectadas no aplicativo diariamente. O que começou com um espaço para postar fotos de gatinhos e pratos de comida chiques, agora é uma potência mundial também para negócios.

De acordo com levantamento realizado pela OpinionBox, 795 dos usuários acreditam que o Instagram aproxima pessoas e empresas. Além disso, 44% dessas pessoas dizem já ter conversado com empresas pela rede.

Acompanhe o guia completo com dicas de conteúdo para Instagram e ferramentas para a sua marca.

Antes de começar 

Ilustração mostra um megafone com alguns ícones relacionados a redes sociais ao lado.

Produzir para o Instagram vai além de ligar a câmera, tirar uma boa foto e postar no feed. Para uma estratégia eficiente é preciso levar em consideração algumas características da plataforma e do público. 

Por esse motivo, separamos alguns aspectos que devem estar no planejamento. A partir deles, sua estratégia na plataforma atingirá mais pessoas. Confira:

Estude e entenda a sua persona

A persona é um personagem semi-fictício criado para entender determinado público. A marca deve reunir informações específicas sobre sua audiência para desenvolver um perfil assertivo com formações como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Desejos;
  • Dificuldades;
  • Objeções.

A partir desse perfil, é possível compreender como diferentes públicos se comportam para então encontrar meios efetivos de se comunicar com essas pessoas. Com isso, a empresa passa a entender aspectos como linguagem, tom de voz e formatos certos para investir.

Use diferentes formatos

O Instagram oferece diferentes formatos para criação de conteúdo, como:

  • Reels;
  • IGTV;
  • Lives;
  • Fotos;
  • Carrossel;
  • Loja;
  • Stories.

Cada um deles oferece oportunidades para divulgação de produtos, construção de uma relação positiva com os seguidores e aumento da autoridade. Portanto, é fundamental diversificar a produção de conteúdo e utilizar os recursos que a rede oferece. 

Além disso, é preciso ter em mente que o Instagram é uma rede dinâmica e pede por novidades o tempo inteiro. Sendo assim, é importante não se prender a um estilo e experimentar novas possibilidades.

Trabalhe em conjunto com os algoritmos

O algoritmo é um conjunto de regras que definem os conteúdos que aparecem para os usuários. De forma prática, é o que faz com que os seus posts cheguem até os seguidores da sua conta. 

Isso funciona por meio de Inteligência Artificial que possui critérios que avaliam os conteúdos e os direciona para o público-alvo que melhor se encaixa em seus interesses. Essa é uma característica importante da plataforma e não deve ser esquecida.

No entanto, é fundamental que a marca não foque apenas no algoritmo e se esqueça que, em primeiro lugar, ela está produzindo para pessoas e não códigos.

Portanto, estude e entenda como os algoritmos do Instagram funcionam e como eles impactam os conteúdos. Mas, adicione no cálculo também aos hábitos dos usuários para desenvolver peças que se destacam e que engajam.

Crie um calendário editorial

Para gerir uma estratégia completa nas redes é preciso organizar bem as publicações sem esquecer de cobrir os assuntos importantes, a divulgação de produtos, posts divertidos, datas sazonais e muito mais.

Para não deixar nada de lado e garantir a cadência que a plataforma exige, é preciso criar um calendário editorial onde as pessoas responsáveis consigam visualizar tudo o que será publicado de forma clara.

Vale ressaltar: quanto mais simples melhor. Portanto escolha uma plataforma eficiente para reunir todas as informações, algumas opções são: Google Calendar, Notion, Trello, Asana.

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Não esqueça da espontaneidade

Se manter fiel a estratégia é importante, certo? Mas não é apenas isso que define o sucesso de um perfil nas redes sociais. 

É preciso ter em mente que, por trás das telas existe uma pessoa em busca de um conteúdo que a cativa, que dê um motivo para ela não arrastar até o próximo vídeo ou foto.

Para isso, siga o calendário editorial que foi montado, mas não esqueça de aproveitar as oportunidades de criar algo espontâneo. Observe as trends do momento e surfe nas possibilidades.

Defina os horários certos

Redes sociais são usados por pessoas e pessoas têm hábitos que podem ser rastreados e usados para potencializar as ações de Marketing da marca. Isso inclui, os horários que as pessoas mais estão online na rede.

Um estudo realizado pela Sprout Social, plataforma de gestão de mídias, mostrou que os melhores horários para postagem são: de segunda a sexta, às 11h. Em relação ao alcance e engajamento, o destaque ficou para às terças, das 11h às 14h. 

Faça parcerias com influencers

Influenciadores digitais são grandes aliados no mundo das redes sociais e as marcas devem aproveitar esse fenômeno para alcançar novos públicos e aumentar sua autoridade. 

Utilize a persona para entender qual é o perfil de influenciador ideal para o seu negócio e faça uma parceria que seja benéfica para ambas. 

Lembre-se que, não é necessário escolher uma pessoa com milhões de seguidores se não fizer sentido para o negócio, opte por quem segue os valores da empresa e que tenha um público ideal.

19 ideias de conteúdo para Instagram

Nos tópicos anteriores, abordamos como construir a base para começar a produzir conteúdos de sucesso no Instagram, agora chegou a hora de colocar a mão na massa e colocar as ideias em ação.

Confira os principais formatos da plataforma e dicas de ouro para potencializar sua marca:

Dê dicas

Passar dicas é engajador e mostra ao seguidor como o seu perfil pode ajudá-lo. Portanto, identifique um problema ou dificuldade que o público possui e produza uma lista de dicas especiais para ele. 

Por exemplo, um pet-shop pode criar uma série de Stories com dicas de brincadeiras com o pet, tutorial de como fazer brinquedos em casa ou como lidar com um pet travesso. Solte a criatividade! 

Poste fotos

Ainda que o Instagram tenha mudado radicalmente ao longo dos anos, sua essência se mantém e fotos são bem-vindas.

Para tirar o máximo de proveito desse formato, produza imagens em boa qualidade e siga a identidade visual da marca. Além disso, alinhe todas as imagens de uma forma que faça sentido no quadro geral do perfil. 

Esse formato funciona muito bem com divulgação de produtos, antes e depois de serviços, memes e dicas.

Mostre os bastidores

Mostrar os bastidores da empresa é uma forma de aproximar o seguidor. Dessa forma, a pessoa do outro lado da tela conhece a rotina e passa a conhecer também seus produtos e serviços. 

O perfil de uma loja, por exemplo, pode mostrar como funciona o processo de embalagem e envio de seus produtos. Assim, ele cria uma relação próxima com seus clientes, humanizando seus processos e mostrando o valor da marca.

Use o carrossel

O Carrossel é um recurso que consiste em uma sequência de fotos ou vídeos em um único post. Nele é possível mostrar detalhes de produtos, uma sequência de reviews ou até mesmo um passo a passo.

Crie um visual coeso entre as fotos escolhidas e equilibre bem a quantidade de texto com a arte. Dessa forma, além de ser informativo, o Carrossel fica extremamente cativante ao olhar.

Poste Reels

A aba Reels foi implementada no Instagram com a ascensão dos vídeos curtos no TikTok. Esse formato revolucionou a forma de produzir conteúdo, agora a disputa pela atenção do usuário se tornou ainda mais acirrada. 

Para utilizar esse formato com sucesso, aposte na criação de vídeos curtos que mostram a rotina da empresa, depoimentos ou até mesmo trends do momento.

Ensine passo a passo

Passo a passo é uma ótima forma de informar os seguidores e trabalhar a confiança na marca. Esse tipo de conteúdo pode ser sobre produtos, serviços ou sobre um assunto do momento. 

Uma escola de inglês, por exemplo, pode criar um passo a passo sobre rotina de estudos, com informações como: por onde começar, o que fazer durante o processo de estudo e o que fazer fora os períodos em sala de aula. 

Proponha reflexões

Para dar um respiro entre uma foto ou vídeo para outro, e diversificar o feed, aposte em frases inspiradoras e reflexões para interagir com os seguidores. 

Esse tipo de material costuma atrair curtidas e reposts nos stories, fazendo com que novas pessoas conheçam o perfil. Mas, não se esqueça de manter a identidade da marca e não sair muito do nicho da empresa.

Crie testes e enquetes

Não existe forma melhor de interação do que propor desafios. Por isso, utilize os Stories para criar testes criativos e convide o seguidor a dar sua opinião em enquetes sobre a marca ou algum produto novo. 

Use gatilhos mentais no texto e escolha imagens divertidas para chamar atenção. Além disso, incentive o compartilhamento dessas brincadeira entre o ciclo social dos usuários.

Faça Stories diariamente

Os Stories são vídeos ou fotos que ficam disponíveis por 24h nos perfis e podem ser usados para mostrar bastidores, criar enquetes, divulgar produtos e muito mais. 

Nesse formato a cadência é muito importante, portanto encontre um equilíbrio entre o que o algoritmo demanda e o que o público quer. Faça publicações todos os dias e mantenha uma dinâmica que faz sentido com o perfil da empresa.

Interaja sempre

Interação é a chave quando se trata de marketing nas redes sociais, isso porque, não adianta ter um perfil com milhões de seguidores se eles não comentam, curtem nem compartilham. 

Para conquistar essa troca com os seguidores, a marca deve criar textos cativantes e estruturar uma comunicação clara com a pessoa que a segue. Isso não é algo que acontece do dia para a noite, e sim com uma estratégia bem elaborada. 

Abra caixa de perguntas

As famosas caixinhas de perguntas podem ser usadas para interagir com os seguidores e conseguir feedbacks. 

Uma loja de papelaria, por exemplo, pode abrir uma caixa de perguntas para saber o que os consumidores acharam dos produtos. Também vale fazer dinâmicas como “O que você acha que será lançado?” ou “Qual será o próximo tema da nossa coleção?”

Passe informações

Criar um conteúdo informativo ajuda a educar o público e diversifica os assuntos abordados pelo perfil da marca. Além disso, é uma forma de agregar ainda mais valor ao perfil de forma efetiva. 

Para encontrar a pauta ideal, fique de olho nas principais notícias do momento e como a sua empresa pode abordar o assunto. Esse tipo de material pode ser criado em Carrosséis, Stories, IGTV e Reels.

Use memes 

Publicar memes ajuda a aumentar a identificação que o usuário sente ao se deparar com a marca em seu feed, além de arrancar uma boa risada. Outro ponto positivo desse tipo de post é: é um formato compartilhável.

Isso significa que mais pessoas irão compartilhar a imagem em seus Stories ou enviar aos amigos, com isso o perfil da empresa é mais visto e mais seguido.

Mostre cases de sucesso

Assim como as reviews, os cases de sucesso mostram às pessoas os impactos positivos que a empresa teve na vida de seus clientes. Além de ser um gatilho de prova social, é uma forma excepcional de melhorar a imagem da marca. 

Grave vídeos, poste nos Stories ou chame essas pessoas para lives, são várias as possibilidades de usar os cases de sucesso na estratégia de conteúdo do seu negócio.

Faça listas

Listas são conteúdos rápidos de ler, fáceis de compreender e possuem um impacto positivo no usuário. De forma prática, é um jeito dinâmico de dar dicas e ainda possui um grande engajamento. 

Além de tudo isso, é um formato que pode ser usado por qualquer empresa de qualquer segmento. 

Por exemplo, uma marca de carros pode criar uma lista sobre os melhores veículos para viagens, assim, como, uma marca de roupas para bebês pode listar os acessórios mais usados no momento.

Reposte

Tem se tornado cada vez mais comum uma pessoa postar em suas redes sociais uma nova compra que fez, suas viagens, shows e demais experiências. Isso pode ser utilizado no perfil da empresa.

As vantagens da repostagem incluem:

  • Gatilho de prova social;
  • Interação com os seguidores;
  • Trabalha a relação entre marca e consumidor

Mostre novidades

Já falamos aqui sobre mostrar os bastidores, mas além disso vale também mostrar algumas novidades que estão chegando na marca. Fotos com “spoilers”, enquetes e quizzes ajudam a fomentar os lançamentos e aumentam a curiosidade dos seguidores. 

Para aproveitar o momento de lançamento, também vale organizar o perfil na identidade visual do novo produto para criar uma coesão maior. 

Faça lives

As lives caíram nas graças das pessoas durante a pandemia e até agora continuam fazendo grande sucesso. 

Além de ser uma ótima oportunidade de interagir com a audiência, as lives oferecem espaço para divulgação de produtos, lançamentos, convidados especiais e muito mais. 

Para que essa estratégia seja um sucesso, é preciso criar um roteiro e preparar o ambiente com antecedência. Afinal, não queremos que dê nada errado em um evento ao vivo.

Marque pessoas

Fez parceria com um influenciador ou um cliente comprou algo em sua loja física? Faça um Stories e marque essa pessoa, isso faz com que essa pessoa reposte a foto e ainda humaniza a marca.

Essa pode parecer uma ação simples, mas quanto mais a empresa mostrar que está próxima de seu público, melhor será sua receptividade e aumento de autoridade

Ferramentas para Instagram

Agora que você sabe como potencializar a estratégia de conteúdo no Instagram, chegou a hora de conhecer algumas ferramentas que vão ajudar a criar peças únicas.

Confira:

Canva

O Canva é uma plataforma online de design e comunicação visual que oferece inúmeros recursos para criação de peças publicitárias. O grande diferencial dessa ferramenta está em sua praticidade e simplicidade, ou seja, todo mundo pode e consegue usar o Canva.

Outro benefício é que a própria ferramenta disponibiliza templates prontos para Instagram, com formatos certos para a plataforma e um banco de imagens que podem ser usadas gratuitamente.

CapCup

CapCut é um ferramenta de edição de vídeo simples e com todos os recursos necessários para criar algo engajador. Vale lembrar que o próprio Instagram permite a edição de vídeos curtos, mas se quiser dar um passo além, o CapCut está aqui.

Para utilizá-lo basta baixar o aplicativo em um smartphone e criar uma conta. A ferramenta possui opções de recorte de vídeos, filtros, inserção de textos e muito mais.

Google Trends

Para não ficar de fora dos assuntos mais falados na rede é preciso um bom estudo de palavras-chave, para isso vale investir no Google Trends. Essa ferramenta gratuita fornece dados precisos sobre as principais pautas do momento.

A partir dessas informações, é mais fácil identificar as possibilidades de conteúdo, unindo um estudo estratégico às necessidades da persona.

BuzzSumo

O BuzzSumo é um software que permite buscas sobre os assuntos mais consumidos e compartilhados em uma rede social. Por meio dele é possível identificar com mais facilidade o que o público está procurando. 

Use essas ideias de conteúdo para Instagram e mão na massa

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e no Brasil seus números são gigantes. O que antes era uma rede de fotos, agora é uma potência sem precedentes.

Por esse motivo é fundamental que as empresas estejam nesse ambiente e produzam conteúdos que engajam, transformam e cativam seus seguidores. Tudo isso, por meio de peças únicas e uma estratégia que trabalhe junto com os algoritmos. 

Para isso, invista em diferentes formatos e dê asas à criatividade, sem esquecer de manter uma relação próxima aos seguidores.

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