Aprenda a potencializar as vendas com divulgação nas redes sociais
O uso de plataformas digitais no marketing se tornou fundamental para empresas que desejam encontrar novos públicos e potencializar suas vendas. Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre divulgação nas redes sociais.
Com a constante evolução dos meios de comunicação, o consumidor agora, mais do que nunca, tem diversas opções de canais para se informar sobre uma empresa que tem interesse.
Essas novas possibilidades abrem um grande leque de novos lugares, produtos e serviços para escolher. Para as empresas, esse desafio deve ser visto como algo a ser vencido, afinal, agora, a atenção do público é cada vez mais escassa.
Com isso em mente, os empreendimentos devem pensar na divulgação nas redes sociais como aliada e trabalhar lado a lado com algoritmos e novos hábitos de consumo.
Apesar de parecer águas misteriosas, esses canais são a oportunidade de potencializar a imagem da marca, criar autoridade, captar leads e muito mais.
Acompanhe o conteúdo e descubra como fazer uma divulgação nas redes sociais de sucesso.
Por que usar as redes sociais para divulgação?
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência We Are Social, 44% das pessoas usam as redes sociais para encontrar produtos.
Esse número mostra o potencial que essas plataformas têm de potencializar vendas e colocar empresas em destaque. Agora, são nesses ambientes que os potenciais consumidores estão e eles estão ativamente em busca de novas possibilidades.
Para entender esse fenômeno, não precisamos ir tão longe, basta olhar atentamente para as inúmeras pessoas que vemos utilizando redes como Instagram e TikTok que recebem propagandas.
A partir dessa análise, fica claro que empresas que não usam as redes como aliadas estão perdendo público e vendas.
Principais redes sociais
Sabemos que o uso das redes sociais só tende a aumentar com os anos, mas como exatamente cada rede pode ser usada pelas empresas para divulgação e venda de produtos?
Confira a lista das plataformas mais utilizadas e como o seu negócio pode aproveitá-las com eficiência:
O WhatsApp atingiu o número de 142,2 milhões de contas no Brasil em 2023, de acordo com a pesquisa do We Are Social, esse número é o indicativo da popularidade do app e de como ele pode ser usado.
Por conta do extenso número de pessoas utilizando essa rede, em 2018 chegou o WhatsApp Business, uma versão voltada para empreendedores. Nessa versão, é possível otimizar processos, efetuar vendas e atender os consumidores de uma empresa.
Por meio do WhatsApp Business um empreendimento pode oferecer um canal de atendimento ágil, eficiente e simples de utilizar, facilitando a vida do consumidor e potencializando sua experiência de compra.
Youtube
Por meio do Youtube uma empresa pode educar seus potenciais clientes ao produzir materiais ricos, além de ser um canal ideal para veiculação de anúncios. Essa rede faz parte do dia a dia dos consumidores e deve ser usada.
No Youtube, a empresa pode criar vídeos educativos, realizar webinars e preparar uma programação especial para seus consumidores. Nesse canal, a audiência busca por conteúdos mais aprofundados e longos.
Sendo assim, é ideal para construir a autoridade da marca e estabelecer uma relação mais próxima com o consumidor.
O Instagram é uma rede social amada pelos brasileiros e tem se tornado, cada vez mais, um grande aliado das empresas que querem divulgar seus produtos e atingir novos públicos.
As vantagens de utilizar essa rede são inúmeras, entre elas estão os diversos recursos que a plataforma oferece para criação de conteúdo, possibilidade de anúncios pagos, parcerias com influenciadores e mais.
Inserir o Instagram nas estratégias de divulgação é quase que obrigatório nos dias de hoje, portanto, não deixe de considerar essa plataforma nos esforços da sua empresa.
O Facebook é uma plataforma que também oferece inúmeros recursos para empresas, proporcionando diferentes formatos para produção de conteúdo e integração com outras redes.
Além disso, o Facebook funciona também como marketplace, um local voltado para venda de produtos de uma forma mais simples e acessível para um grande número de pessoas.
Por meio dessa ferramenta, as empresas podem veicular seus produtos e encontrar novos consumidores. Além de poder contar com toda a estrutura da plataforma.
TikTok
O TikTok se tornou muito popular no Brasil em 2020, quando diversas pessoas passaram a se dedicar à produção de conteúdo na rede quase que exclusivamente. A plataforma de vídeos curtos conta com um público fiel e está cada vez mais investindo na área comercial.
Em setembro de 2023, a rede anunciou a chegada do TikTok Shop, a novidade permite que marcas e criadores se conectem com clientes e vendam mais. O lançamento foi realizado nos EUA e ainda não tem data para chegar ao Brasil.
Dicas de divulgação nas redes sociais
Agora que você já conhece um pouco mais de cada rede e a importância de utilizá-las nas estratégias de divulgação, chegou a hora de aprender como colocar isso em prática e potencializar as vendas do seu negócio.
Confira as dicas que separamos para você:
Faça uma planejamento
Um planejamento estratégico de marketing ajuda a dar um direcionamento claro para a empresa. Isso porque, com ele, é possível observar quais redes serão trabalhadas, o tipo de conteúdo que o público quer ver e quais ações devem ser feitas.
Além disso, ajuda a focar onde vale a pena para que não haja confusão em relação às plataformas escolhidas. Afinal, não vale a pena produzir para todas as redes sociais se o seu público não está lá para ver.
Crie conteúdos de valor
Conteúdos de valor ajudam na autoridade da marca, a educar os potenciais clientes, captar mais leads e em diversos outros pontos que ajudam a guiar essa pessoa até a fase da compra.
Essa criação de conteúdo, no caso das redes sociais, pode ser feita de diversas maneiras a depender do perfil do público e da plataforma escolhida. Nesse momento, é importante que as empresas tracem suas metas e a partir daí façam um plano de ação para as produções.
Encontre os canais certos
Falamos nos tópicos anteriores que o planejamento é importante para que sejam definidos qual caminho seguir para a assertividade das ações de marketing. Isso inclui as plataformas digitais utilizadas na divulgação de produtos e criação de conteúdo.
É importante que a empresa conheça a fundo os hábitos de seus consumidores para identificar onde deve investir seus esforços.
Para isso, vale desenvolver uma persona, um perfil semi-fictício que descreve com detalhes o perfil dos consumidores. A partir disso, é possível encontrar as melhores redes, horários, formatos de conteúdo e muito mais.
Faça parcerias
Parcerias são vantajosas pois cria um intercâmbio de públicos, isso pode ser feito entre empresas ou até mesmo com influenciadores digitais. Essa união pode potencializar a imagem da marca e aumentar sua visibilidade.
Influenciadores digitais são pessoas que trabalham exclusivamente com a produção de conteúdo, portanto são pessoas que entendem do assunto e possuem uma voz ativa perante seus seguidores.
Sendo assim, escolha as pessoas certas e crie uma estratégia de divulgação que engaje os seguidores.
Interaja
A interação é peça fundamental no sucesso de quem usa as redes sociais para trabalhar, isso porque, por meio dela que uma empresa cria uma relação próxima com seus seguidores e os algoritmos identificam o perfil como relevante.
Portanto, incentive os seguidores a comentarem, curtirem e compartilharem as publicações. Além disso, responda as mensagens enviadas e crie conteúdos com gatilhos pensados no engajamento e na interação.
Monte um calendário
O calendário editorial é um grande aliado das estratégias nas redes sociais, isso porque, com ele a empresa pode observar suas publicações a longo prazo, ações especiais, datas comemorativas e eventos importantes.
Com isso, as publicações são feitas com coesão e com uma cadência que faça sentido para os algoritmos, dessa forma o perfil é alimentado com eficiência e sem correria.
Algumas ferramentas que podem ser utilizadas são:
Otimize os processos
A otimização de processos como publicações, por exemplo, é importante para não se perder em meio a gestão de tantas redes sociais. Com as ferramentas certas é possível agendar conteúdos e se dedicar a outras pontas.
Plataformas como Facebook, Instagram e Youtube tem recursos que cuidam dessa parte do processo de postagem, oferecendo possibilidades de administrar com eficiência as publicações.
Use as redes sociais como aliadas
Tem se tornado cada vez mais comum procurarmos por empresas e produtos nas redes sociais antes de efetuarmos uma compra. Esse hábito de consumo faz parte do dia a dia dos consumidores e também deve fazer parte da rotina das empresas.
Sendo assim, é fundamental que as marcas criem estratégias voltadas para esses locais e passem a compreender melhor seus clientes e os algoritmos das plataformas digitais para divulgar seus produtos e vender mais.
A partir dessa ação, é possível aumentar a autoridade da marca, educar o público e construir uma relação mais próxima com ele. Tudo isso, usando os inúmeros recursos e ferramentas que as próprias plataformas oferecem.
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