Guia definitivo sobre o tamanho de imagens para Facebook e Instagram
Publicado: 24 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 28 de agosto de 2019.
O tamanho de imagens para Facebook e Instagram varia muito, pois cada ferramenta tem sua característica. Entretanto, quando você sabe quais são as dimensões ideais de cada imagem, seus resultados podem ser potencializados, gerando mais lucros ao seu negócio.
Quase ninguém sabe o tamanho ideal para todas as funções do Facebook, isso porque o tamanho de capa Facebook é um, a foto de perfil é outro e, caso você queira fazer um post patrocinado, saiba que o tamanho de anúncio no Facebook muda novamente.
O Instagram também é outra rede social que trabalha com o uso de imagens e seus tamanhos variam de acordo com cada ação.
Realmente pode parecer muito complexo, mas se você seguir este guia, os seus problemas acabaram (como dizia o Seu Creysson).
Aqui todas as dúvidas serão sanadas e quando acabar esse artigo você saberá como suas imagens impactam no seu negócio. Aprenda como potencializar o lucro da sua empresa com os tópicos a seguir:
Por que é tão importante saber o tamanho de imagens para Facebook e Instagram?
Os tamanhos variam dependendo de onde você irá colocar sua imagem, isso é fato. Mas você precisa saber qual o tamanho de imagem certo para conseguir impactar o público-alvo da sua empresa.
Antes de tudo, não é só fazer o download, publicar uma imagem e pronto. Talvez você até saiba disso, mas por via das dúvidas, iremos explicar melhor.
Você precisa adequar os formatos, deixá-la visível e compreensível, pois quando o usuário ver a publicação sua no feed de notícias, ou em sua timeline, a primeira coisa que ele precisa é te reconhecer.
Quando falamos em redes sociais, a identidade de marca da sua empresa é composta por tudo que é publicado. Portanto, conhecer o tamanho da foto de perfil do Facebook e do Instagram também ajuda a compor a sua identidade.
Ele precisa saber que aquele post foi publicado pela sua empresa e quando o tamanho de imagem não está adequada ao formato ideal exigido pela rede social (Facebook e Instagram, nesse caso) você está dificultando a compreensão do público.
Imagens embaçadas, muito aproximadas ou muito pequenas são comuns quando um perfil ou fanpage não estão seguindo as regras de formatação.
Portanto, conhecer o tamanho de imagens para facebook e para instagram é extremamente importante para que sua estratégia de mídias sociais seja aplicada corretamente.
Tamanho de imagens para Facebook
As imagens chamam mais atenção do público do que um simples texto, isso porque o ser humano retêm 80% das informações visuais.
Em comparação com um texto, o número reduz drasticamente para 20%.
O Facebook permite a inserção de imagens em diversas ocasiões, seja a publicação de uma foto, a inclusão de uma imagem em uma publicação acompanhada de um texto ou em um anúncio.
Você com certeza já ouviu alguém falando: “preciso ver para crer”. É mais ou menos assim que a mente humana funciona.
Resumindo, usar imagens é uma maneira de fixar sua ideia na mente do consumidor, e assim ter um resultado melhor da sua estratégia de marketing.
Então, vamos aos formatos!
Tamanho da foto de perfil Facebook
Saber todos os formatos de imagens é essencial, mas conhecer esse é o mais importante de todos.
Quando falamos de redes sociais, é impossível negar que sua foto de perfil (ou avatar, como alguns gostam de dizer) é o cartão de visitas da sua página.
Você precisa se apresentar aos usuários quando eles visitarem sua página, e a primeira apresentação é a foto de perfil.
Por isso, sua foto precisa estar adequada ao tamanho da imagem do Facebook para impactar os visitantes logo de cara.
As imagens de perfil têm o formato de 170×170 pixels, ou seja, elas são quadradas. Em um smartphone, ela terá 128×128 pixels.
Criar um tema no Facebook
Essa ferramenta ajuda a promover eventos ou acontecimentos do cotidiano, como as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, por exemplo.
Temas são virais e, geralmente, os usuários que se sentem parte do evento colocam o tema em seu perfil, assim a interação é cada vez maior com a empresa que promove os eventos.
Para fazer um tema, você pode criá-lo pelo próprio Facebook, entretanto ele precisa ser aprovado, e isso pode demorar até uma semana. Ou você pode acessar o site do Twibbon e começar seu tema por esse aplicativo, por exemplo.
DICA: Se por acaso a sua empresa não tiver uma fanpage, mas tiver um perfil, você pode colocar um vídeo de 8 segundos no lugar da imagem, basta acessar pelo celular, gravar ou escolher um vídeo e pronto!
Dimensões de capa Facebook
A imagem de capa fica ao lado da foto de perfil em fanpages. Este é o segundo contato que o visitante terá com a sua página, portanto o tamanho de capa Facebook precisa ser bem compreendido.
O tamanho de capa Facebook é de 820×312 pixels em desktops e recomendamos escolher uma imagem que tenha harmonia com a foto de perfil da sua página, assim você preserva a identidade visual da marca.
Esse é um ótimo exemplo! O Itaú conseguiu deixar imagem de perfil e capa em perfeita harmonia.
Eles estamparam uma frase que está sendo usada em uma das campanhas no ano de 2018.
O Itaú aproveitou e juntou as cores azul e laranja que são a identidade visual da empresa.
Em perfis, a imagem de capa fica acima do avatar e muitas pessoas criam capas super criativas, como por exemplo este rapaz que conseguiu deixar sua capa extremamente divertida.
Eu não tenho ideia de onde ele é, mas realmente ficou sensacional!
EITA! Error 404 not found
É acho que dá pra ficar um pouco confuso com essa capa, mas vamos seguir com o conteúdo (ou pelo menos tentar).
O tópico abaixo irá mostrar que você não precisa apenas conhecer as dimensões de capa do Facebook, mas que você pode colocar um vídeo e tornar sua página muito mais dinâmica.
Vídeos de capa
Assim como o Google, você pode colocar um vídeo em sua capa.
São 4 simples passos para deixar sua fanpage mais “moderninha”.
Primeiro você vai até a tela inicial da sua página e clica em “Alterar capa”.
Depois disso, você deve escolher qual vídeo irá colocar em sua página. O ideal é de 20 a 90 segundos.
Após selecionar o vídeo, faça o upload e pronto. Basta conferir como ficou seu novo vídeo de capa.
Você pode conferir um bom exemplo dessa técnica entrando neste link. Essa é a FanPage do GoogleBrasil, e é um ótimo exemplo a ser seguido.
É importante frisar que essa ação só é possível para fanpages, perfis são impossibilitados de fazer isso.
Tamanho de banner Facebook para anúncio
Quando você investe em mídia paga, você pode criar um anúncio de foto.
O tamanho de banner Facebook recomendado é de 1200×628 pixels, porém o tamanho mínimo é 600 x 315 pixels, a proporção da imagem é 1:1 ou 1.9:1. Eles permitem até 25 caracteres de título da oferta e no texto até 90 caracteres.
Tamanho de imagens para Instagram
O Instagram é a rede social das imagens, nele mais de 30 bilhões de fotos são compartilhadas diariamente. Confira aqui os formatos para imagens e stories.
Tamanho de foto Instagram – Perfil
Diferente do Facebook as imagens de perfil do Instagram são circulares. Mas o tamanho de foto no Instagram é parecido com da outra rede social, 152×152 pixels.
São só 18 pixels de diferença entre eles.
O mínimo é 110×110 pixels, mas não é muito recomendado, pois desse jeito você perde qualidade de imagem.
Tamanho de foto Instagram – Stories
O tamanho recomendado é 1080×1920 pixels e essa é outra funcionalidade que permite interagir com o público, por imagens ou vídeos, mas não é muito utilizada por perfis empresariais.
Uma imagem no storie tem 5 segundos, e quando é um vídeo ele só pode ter no máximo 15 segundos.
Tamanho de post Instagram
Até o fim de 2015 o Instagram só permitia postar imagens quadradas de proporção 1:1. Hoje isso mudou e agora está permitido postar fotos retangulares.
O mínimo para fotos quadradas é 600×600 pixels, e o recomendado é 1080×1080 pixels.
Já quando não são quadradas, o tamanho de imagens retangulares são de no máximo de 1920 pixels de largura.
Ajuste suas imagens ao formato ideal e otimize seu negócio
Agora que você já sabe adequar o tamanho de imagens para Facebook e Instagram em suas publicações, sua estratégia de marketing não sofrerá nenhum imprevisto em relação às fotos do seu post.
Evite arquivos pesados, pois as redes sociais têm o intuito de ser interativas e rápidas, e quando você seleciona um arquivo muito pesado, ele demora para ser carregado, atrasando suas postagens.
Então escolha sua imagem, selecione Facebook ou Instagram e #partiu publicar para conquistar ainda mais fãs!