Instagram Aesthetic: Saiba como otimizar o seu perfil na rede social

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Publicado: 12 de dezembro de 2023 | Atualizado: 12 de dezembro de 2023.

Instagram Aesthetic é uma forma de otimizar o perfil na rede social para atrair mais seguidores e conseguir mais vendas. Acompanhe o conteúdo e aprenda a potencializar o perfil do seu negócio.

Tem sido cada vez mais comum que uma pessoa busque pelas redes sociais das empresas para conhecer mais sobre suas soluções. 

Por conta desse novo hábito de consumo, é fundamental que as empresas desenvolvam uma identidade visual única e otimizem seus perfis para que esse potencial cliente encontre o que busca com facilidade. 

Esse é o objetivo do Instagram Aesthetic, um conceito que cobre os principais elementos visuais e textuais presentes no perfil da plataforma. 

Para empresas, essa prática demanda um certo cuidado para que a mensagem ao consumidor seja passada de forma clara.

Acompanhe o conteúdo e confira as principais dicas para desenvolver um Instagram Aesthetic com eficiência.

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Por que o Instagram Aesthetic é importante?

A imagem mostra três telas de post do Instagram.

O Instagram é, acima de tudo, uma rede social visual que prende a atenção dos usuários com fotos e vídeos. Ao longo do tempo, a rede se atualizou e agora conta com recursos que podem ser usados pelas empresas em suas ações de marketing

Recursos como carrossel, IGTV e Stories oferecem uma oportunidade de empreendedores mostrarem suas soluções ao sua audiência e até conquistar vendas. 

Para isso, não basta apenas criar um perfil, é preciso colocar em prática ações de Marketing de Conteúdo e SEO para Instagram para potencializar o alcance do perfil. 

Além disso, é preciso saber como fisgar a atenção do usuário no momento que ele entrar no perfil e é aqui que o Instagram Aesthetic entra. 

Este conceito reúne os principais elementos visuais de um perfil e concede um direcionamento para os empreendedores para criar um perfil agradável levando em consideração aspectos como:

  • Foto de perfil;
  • Bio;
  • Paleta de cores;
  • Cores;
  • Fontes.

Dicas para potencializar o Instagram Aesthetic do seu negócio

Agora que você já conhece o Instagram Aesthetic, chegou o momento de colocar algumas ações em prática para oferecer uma boa experiência ao usuário que passa a conhecer seu negócio por meio do Instagram. Confira:

Tenha a personalidade da marca muito bem definida

A personalidade da marca é o que dita a forma com que a empresa se comunica com sua audiência. Para organizações que vendem soluções mais “jovens”, por exemplo, a personalidade da marca é algo mais extrovertido e informal. 

Já no caso de marcas de luxo, a comunicação se dá por meio de um tom e voz mais sério e exclusivo, passando ao consumidor um aspecto único e de difícil acesso. 

No caso de empresas, a definição de uma personalidade pode ser mais trabalhosa, uma vez que não existe uma pessoa à frente do perfil para que os usuários se identifiquem. Mas, não é impossível.

Para começar a criar essa proximidade com o público, entenda mais sobre as soluções do seu negócio e como você quer que o cliente o enxergue. A partir disso, se torna mais simples definir outros aspectos como o tom de voz.

Crie uma identidade visual coesa

Identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que tem como objetivo passar uma mensagem a um público. No caso de empresas, essa identidade deve condizer com sua personalidade. 

Um empreendimento que vende soluções para cabelos e tem um público mais jovem, por exemplo, pode optar por uma identidade mais colorida, com paletas que saltem aos olhos e fontes divertidas. 

Vale levar em consideração o perfil do público-alvo e os objetivos do empreendimento para então começar a montar um manual de identidade visual que servirá de guia para todas as peças da empresa. 

A imagem mostra ícones de curtida, seguidores e comentários presentes no Instagram.

Defina a paleta de cores

As cores são parte importante da identidade visual, isso porque, elas podem despertar emoções no espectador.

Algumas das cores mais usadas e seus significados são:

  • Azul: segurança, conhecimento e confiança;
  • Verde: juventude, crescimento e fartura;
  • Amarelo: luz, riqueza e atenção;
  • Vermelho: paixão, emoção, perigo e fome;
  • Laranja: aconchego, proximidade, calor;
  • Preto: luxo, exclusividade e luto;
  • Branco: pureza, limpeza e paz;
  • Roxo: nobreza, criatividade e imaginação.

A escolha da paleta depende de aspectos do público-alvo, mas quando escolhida, deve ser respeitada em todos os materiais publicados pela empresa no Instagram.

Escolha uma fonte

Assim como as cores, as fontes também ditam o tom da marca, grandes organizações como Mattel, Coca-Cola e Spotify tem fontes marcantes e que podem ser reconhecidas de longe.

A escolha desse elemento deve ser feita pensando na visão que a empresa deseja que seu público tenha. Uma marca de luxo, por exemplo, opta por fontes com um aspecto clean, focando sempre na leveza.

Já marcas de roupas de esportes acabam optando por fontes mais despojadas. Para definir a certa para a sua organização, é preciso conhecer bem o perfil do público para que exista coesão.

Otimize a bio para Instagram

A bio para Instagram é parte importante da otimização do perfil, isso porque, a descrição é uma das primeiras coisas que o usuário olha ao entrar no perfil pela primeira vez. Além disso, é nesse local onde informações importantes devem ser adicionadas.

Dados como site da empresa, horário de funcionamento e nicho da empresa podem fazer parte da descrição. Outros elementos que também podem fazer parte são frases que representem a marca.

A bio é o lugar certo para mostrar a personalidade da marca, portanto, não deixe de criar uma descrição criativa e de fato funcional a quem visita o perfil. Dessa forma, a pessoa passa a conhecer a empresa com facilidade e encontra o que procura.

Elabore um calendário de publicação

Um calendário editorial ajuda a empresa a enxergar de forma macro as ações feitas nas redes sociais, além de permitir uma organização e um planejamento mais eficientes para assegurar o bom funcionamento dessas redes.

Isso porque, nesse calendário é onde ficam dispostos todos os conteúdos que serão publicados em um determinado período de tempo. Com isso, a marca se torna capaz de encontrar novas possibilidades de criação.

Para isso, vale utilizar recursos como Trello, Notion e até o Google Planilhas para criar uma organização eficiente e simples para toda a equipe.

Tudo pronto para implementar o Instagram Aesthetic

O Instagram se tornou peça chave na estratégia de Marketing de empresas ao redor do mundo, isso porque, o novo hábito de consumo agora é pesquisar as redes de uma empresa antes de efetivar a compra.

Com essa mudança, agora o uso da plataforma para empresas é obrigatória, é daqui que surge o Instagram Aesthetic, um conceito que prega pela otimização dessa rede para os consumidores.

Por meio de ações como, construção de identidade visual, definição de personalidade e mais, as marcas se tornam capazes de traçar uma comunicação mais clara e direta com seus consumidores.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

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