O que é IGTV? Conheça a nova maneira de divulgar seu negócio no Instagram
Publicado: 22 de junho de 2018 | Atualizado: 2 de setembro de 2019.
Já está sabendo o que é o IGTV? Agora na maior rede social de compartilhamento de fotos e vídeos do mundo você pode postar vídeos de até 1h! A ideia pareceu interessante? Isso porque você ainda não viu como essa nova forma de divulgação pode alavancar seu negócio!
Com mais de 800 milhões de usuários, o Instagram é uma das redes sociais mais usadas do Brasil e no mundo!
A rede social exclusiva para compartilhamento de fotos e vídeos constantemente passa pelas ideias inovadoras do CEO norte-americano Kevin Systrom, “Manda-Chuva” maior da empresa.
Desde outubro de 2010, a evolução das funções oferecidas pelo Instagram é incrível.
E o aplicativo que era apenas um lugar para postar fotos quadradas, hoje tem até uma TV!
Pois é, amigo, foi isso mesmo que você leu! O tio Systrom arrumou mais uma vez um jeito de inovar com uma ideia já presente no mercado.
Depois de desbancar o Snapchat com a função do Instagram Stories e de lançar a função de Instagram para Empresas, surgiu um concorrente para o gigante dos vídeos o YouTube: foi criado o IGTV.
Uma ferramenta presente dentro do próprio aplicativo do Instagram, cheia de funções e facilidades para postagem de conteúdos em vídeos.
E os vídeos que antes só poderiam ter 60 segundos, agora podem ter 60 minutos de duração.
Dessa forma, ter mais tempo em uma rede social tão cheia de gente como o Instagram, pode significar mais possíveis clientes ouvindo e vendo tudo sobre seus produtos e serviços!
Por isso, então, aprenderemos tudo sobre o IGTV com os tópicos a seguir:
Por isso, então, aprenderemos tudo sobre o IGTV com os tópicos a seguir:
O que é o IGTV?
Explicando de maneira simples, o IGTV é uma plataforma para publicação e visualização de conteúdos em vídeo.
Em um primeiro momento foi lançado um aplicativo para atender a essa função, contudo agora é possível usar a função apenas atualizando o aplicativo do próprio Instagram.
Depois da atualização, fica disponível no canto superior da tela inicial um ícone laranja que lembra muito um aparelho de TV. Veja:
E esse ícone no “logotipo” da função não é à toa!
Segundo as palavras do próprio Kevin Systrom, CEO do Instagram:
“Assim como acontece ao ligar a TV, o IGTV começa a tocar assim que você abre o aplicativo. Você não precisa pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses”
Entende agora?
O IGTV tem o objetivo claro de dispor conteúdo com mais acessibilidade aos usuários do Instagram. Por isso também os vídeos são em tela cheia e verticais.
Além disso, ao contrário das restrições comuns que o Instagram sempre teve, os vídeos não se limitam a um minuto. Cada vídeo pode durar até uma hora!
Sem esquecer, é claro, que esses conteúdos em vídeo também podem receber curtidas e comentários ou até mesmo ser enviados a amigos pelo Direct.
Ou seja, a partir de agora aquele seu documentário sobre Empreendedorismo e Vendas, por exemplo, pode ser assistido no Instagram tranquilamente!
Legal, não é mesmo?
Para isso, foi realizado em São Francisco – CA, nos EUA, um evento de lançamento do IGTV para todo o mundo, onde apresentou-se do IGTV o propósito de seu surgimento e todas a inovações presentes na ferramenta.
Para conferir na íntegra todo pronunciamento de Kevin Systrom e de vários colaboradores a respeito do aplicativo, clique aqui!
Como pode ver no vídeo, foi divulgado na conta oficial do Instagram um trecho com as principais falas da apresentação.
Então, agora que você já sabe o que é o IGTV e os traços principais do layout da ferramenta, vamos ver contra qual gigante o IGTV terá de disputar espaço no mercado?! Já consegue imaginar?!
Disputa com o YouTube: afinal, quais as diferenças entre os dois?
Quando o assunto é: “vídeos na internet” aposto que um logo vermelho já vem a sua mente, não é mesmo?
É verdade! O YouTube domina esse mercado desde Janeiro de 2005 e nunca houve nenhum aplicativo, site ou plataforma que fosse tão eficiente e popular em postagem de vídeos na Web.
Segundo dados do próprio YouTube, o site googliano têm mais de 1 bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da Internet.
Diariamente essas pessoas assistem bilhões de horas de vídeo, gerando mais bilhões de visualizações.
Por essa razão que hoje é possível até ganhar dinheiro com postagem de conteúdos.
Isso porque, no YouTube, o grande volume de usuários viabiliza a venda de anúncios. Para os grandes canais, com altos números de visualizações e de inscritos, paga-se bastante bem pelo alcance das divulgações.
Sabe quando você está super afim de ouvir aquela sua música favorita no YouTube, mas antes dela começa um anúncio? Pois é! A venda deles é o que fortalece principalmente a monetização dos vídeos no YouTube.
Eles são feitos pelo Google Adsense. Inclusive, tem um conteúdo completo sobre essa ferramenta aqui no nosso blog. Para aprender mais sobre, clique no link e aprenda tudo sobre.
Pois é! O IGTV disputará espaço justamente com esse gigante da internet.
Cabe então questionar: por que entrar em um mercado tão restrito e dominado por uma empresa tão bem estabelecida?
Por um único e simples motivo: o IGTV é muito diferente do YouTube e procura aparar as arestas deixadas por ele.
8 passos para postar vídeos no IGTV
Agora você sabe tudo sobre o que é o IGTV e a quê ele veio. Portanto, aprenderemos a seguir como postar vídeo nessa ferramenta com 8 passos simples.
Na página principal do seu “canal”, clique em “Carregar Vídeo”:
Selecione em sua Galeria de Fotos e Vídeos a mídia que deseja postar;
Depois de escolhido o vídeo, você pode escolher uma capa (Imagem de Capa) a partir de uma imagem ou de algum momento do próprio vídeo;
Agora, depois de escolher a capa do seu vídeo, você tem a opção de editá-la, se quiser;
Você deve incluir agora um título, uma descrição e escolher se quer que seu vídeo também seja publicado no Facebook. Veja:
Depois de clicar em publicar, você será redirecionado a sua página inicial onde verá a barra de porcentagem sendo carregada;
Pronto! Agora seu vídeo aparecerá assim no seu canal;
Está disponível para ser assistido assim;
Funções interessantes presentes no IGTV
Sobre o gerenciamento dos seus conteúdos vale ressaltar que:
Caso você queira excluir o vídeo, também é bem simples: clicando nos três pontos do lado esquerdo do botão “Explorar” você terá a seguinte tela:
Na aba informações, você tem um controle interessante sobre o desempenho do seu vídeo:
Além da facilidade na postagem dos conteúdos, uma característica fundamental do IGTV é que você pode deslizar a tela para cima e alternar a seleção do conteúdo que quer assistir a partir de 4 abas:
“Para você“: sugestões de vídeos baseadas nas suas curtidas, seguidores e interesses;
“Seguindo“: vídeos publicados pelas pessoas que você segue no Instagram;
“Popular“: sugere os vídeos mais curtidos, visualizados e comentados no IGTV naquele exato momento;
“Continuar assistindo“: mostra o conteúdo que o usuário começou, mas não terminou. Ao clicar, você consegue continuar “de onde parou”. Vale lembrar que na Imagem de Capa (imagem do vídeo) aparece o minuto e segundo em que o vídeo foi interrompido.
São grandes as possibilidades, não é mesmo? Mas não para por aí!
Uma das maiores inovações é que segundo o Kevin Systrom é que: “No IGTV, os criadores são os canais”.
Isso significa que a publicação dos vídeos é permitida para todos os usuários.
Logo, qualquer membro do Instagram pode ter seu próprio canal para publicar conteúdos diversos. Desde vídeos de entretenimento até divulgação de produtos e serviços de empresas.
Por causa disso, elencamos 5 dicas para você levar em consideração antes de criar e postar seu vídeo no IGTV.
BÔNUS: infográfico com 5 super dicas para você aplicar o IGTV na sua empresa
Agora é hora de inovar na divulgação do seu negócio com o IGTV!
Por fim, agora você já sabe tudo sobre o IGTV. Vamos recapitular:
O que é o IGTV e para que ele serve?
O IGTV é uma função nova do Instagram para disponibilizar a postagem de vídeos maiores (de até 1h) no Instagram, algo que antes era bastante restrito aos vídeos de no máximo 15 segundos no “Instagram Stories” e a 60 segundos para mídias postadas no Feed.
Por que existe o IGTV?
A principal razão da existência do IGTV é oferecer um novo formato de consumo de conteúdo ao internauta que desde sempre foi exclusivamente usuário do YouTube, com seus vídeos reproduzidos na horizontal. Não obstante, fornecer um novo modo de gerenciamento de canais.
Qual a sua principal relevância?
Acessibilidade! O IGTV tem o propósito de facilitar o trabalho dos produtores de conteúdo. Agora eles podem iniciar seus canais tendo como sua plateia sua lista de seguidores.
No IGTV, os criadores são os canais. Quando você segue um criador no Instagram, o canal IGTV deles é exibido para você assistir.
Qualquer pessoa pode ser um criador de conteúdo – você pode enviar seus próprios vídeos IGTV no aplicativo ou na Web para iniciar seu próprio canal.
Em outras palavras, ao contrário do YouTube, por exemplo, criar seu “canal” no IGTV não é conquistar um público do zero. 😉
Aí, então, vem a cereja do bolo: os conteúdos do IGTV não precisam ser exclusivamente para entretenimento.
Você, empreendedor, pode e deve aplicar as seguintes áreas do Marketing no IGTV:
- Marketing de Conteúdo
- Branding
- Vendas por E-commerce
- Conversão de leads e retenção de clientes
- Aumento no engajamento
Agora, amigo leitor, aproveite todos os benefícios do IGTV. Se divirta, trabalhe e mãos à obra!