O que é Google AdSense? Aprenda TUDO sobre a ferramenta e confira dicas para potencializar a monetização do seu site!

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Publicado: 31 de maio de 2018 | Atualizado: 4 de julho de 2019.

Sabe o que é Google AdSense? Diariamente, milhões de empresas buscam formas de fazer com que seus sites produzam resultados cada vez mais positivos. Esse objetivo pode se tornar possível se você souber como usar a ferramenta do Google capaz de potencializar a monetização de sites!

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Entender o que é o Google AdSense é totalmente relevante hoje em dia, afinal o canal de trabalho mais usado atualmente no mundo dos negócios é a internet!

Isso porque existe uma grande demanda de negociações online e o relacionamento com o cliente cresce cada dia mais dentro do contexto digital.

Aliás, é nesse contexto que os produtos e serviços são expostos no Google dentro de diversas plataformas como blogs, sites e redes sociais.

Para exemplificar esse grande potencial da internet em questões comerciais, recentemente o Google constatou por meio de uma pesquisa noticiada pelo G1 que, só no Brasil, as vendas pela internet devem crescer 12,4% ao ano até 2021.

Esses números significantes são resultado de um processo de evolução tecnológica e econômica muito intenso, iniciado na década de 1990.

Desde então, todo e qualquer negócio se vê na “quase obrigação” de participar desse processo evolutivo do universo digital. Isso se quiserem obter grande alcance frente aos concorrentes.

Assim, então, surge o questionamento: como acompanhar esse processo?

Afinal, em dias de tão intensa concorrência, como fazer a diferença?

Não se preocupe! Vamos apresentar aqui um mecanismo muito eficaz quando o assunto é ter boa visibilidade e um posicionamento relevante na internet: o Google AdSense!

Veja a seguir o que é Google AdSense e como você pode usar a plataforma do Google para potencializar a monetização de sites e alavancar os resultados do seu negócio!

O que é Google AdSense?

Ele é uma ferramenta usada para exibir anúncios em sites e blogs, a qual teve origem em uma empresa chamada Oingo, do ramo de informática norte-americana.

A Oingo desenvolveu um algoritmo de busca e, para isso, a empresa tomou como base para decodificação o significado das palavras digitadas nela e seu contexto.

Essa tecnologia foi chamada de WordNet na época e ao longo dos últimos 15 anos foi desenvolvida e aperfeiçoada por pesquisadores da Universidade de Princeton, dirigida pelo especialista George Miller.

Mais tarde, em 2009, o Google anunciou que a ferramenta ofereceria daquele momento em diante novas funcionalidades, incluindo a capacidade de “ativar em várias redes a função de exibir anúncios”.

Mas só em fevereiro de 2010, o Google criou um algoritmo novo que usa o histórico de pesquisa dos usuários e, a partir desses dados, oferece anúncios mais relevantes para eles e então se formou o que é Google AdSense como conhecemos hoje!

Agora você está começando a entender melhor o que é Google AdSense, certo?

Vamos deixar o conceito ainda mais claro ao longo deste artigo!

Para isso, chegou a hora de te dizer como funciona essa ferramenta, então se prepare para fazer o login Google AdSense. Confira!

Como fazer anúncio no Google AdSense?

anúncio no google adsense

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é Google AdSense, vamos entender como ele funciona, ou seja, como fazer anúncio no Google AdSense.

Basicamente, ele permite aos donos de sites e blogs se cadastrarem na ferramenta para anunciar peças publicitárias em seus espaços.

Assim, a partir do número de visitas no canal se torna possível gerar monetização de sites e blogs.

Mas como isso acontece?

Provavelmente, por mais que ainda não saiba o que é Google AdSense, você deve ter ele em ação pelo menos uma vez na vida.

Sabe aqueles banners de anúncios em vários formatos que os sites e blogs exibem?

Então! A maioria desses anúncios são exibidos por meio do AdSense, afinal ele é uma das maiores ferramentas desenvolvedoras desse tipo de publicidade no nicho tecnológico.

Aliás, não é preciso fazer muito esforço para usá-lo: você só precisa de um site com conteúdo original, uma conta do Google, telefone e um endereço postal para se inscrever e pronto!

Assim você já pode fazer o login Google AdSense e desfrutar de suas vantagens da plataforma do Google!

Isso acontece porque a ferramenta tem sido aperfeiçoada há anos a fim de aprimorar seu desempenho.

Inclusive, um dos maiores ganhos obtidos com as atualizações de melhorias é: usuários (anunciantes) do Google AdSense não precisam pagar nenhuma taxa, eles somente repartem com o Google a receita gerada com os anúncios exibidos.

Por esta razão, usar o Google AdSense é ideal para quem ainda possui um baixo volume de visitas e está começando a trabalhar com monetização de sites.

Sendo assim, analisando o funcionamento da ferramenta, identificamos a existência de 4 formas de aplicar divulgações por meio do Google AdSense, de modo que o canal consiga uma monetização cada vez melhor. São elas:

Anúncios para blogs de conteúdo ou site de notícias

Blogs e sites de notícias nem sempre vendem um produto ou serviço diretamente, na maioria das vezes, apenas têm o propósito de disponibilizar conteúdo informativo na internet.

Por causa disso a monetização para esses sites vem por meio de venda de anúncios do Google!

O processo é bastante simples: o site ou blog aproveita que tem grande volume de acesso de usuários procurando conteúdo informativo e dispõe em sua página a exibição de anúncios.

Logo, quem acessar o blog ou site, necessariamente verá o anúncio.

Anúncios na página de pesquisa do site

Outra forma de usar o AdSense é incluindo seus anúncios na página de pesquisa do site.

Assim, quando o navegante pesquisar algo no seu site, anúncios relacionados com a pesquisa serão mostrados.

Esses anúncios exibidos com base no tema-chave da pesquisa aumentam as chances de os usuários encontrarem algo interessante e clicarem na oferta.

Vale destacarmos o seguinte: a customização desse tipo de anúncio é alta, isso porque é necessário ter flexibilidade para definir a aparência da caixa de pesquisa.

Anúncios em jogos

É possível encontrar também anúncios do Google AdSense disponibilizados em games para atingir as pessoas em um momento mais descontraído, quando eles ficam suscetíveis a propostas.

Geralmente a propaganda é de algum outro jogo ou site relacionado a esse universo.

Antes de carregar a página principal, por exemplo, ou depois de avançar algum nível dentro do jogo, um vídeo ou animação pode aparecer em tela cheia, te oferecendo um download ou compra de determinada extensão.

Anúncios em vídeos

O YouTube é uma empresa do Google, e todos aqueles anúncios que aparecem durante os vídeos são do Google AdSense!

O mesmo pode ser feito com os vídeos que passarem em seu site ou blog, basta integrar anúncios na exibição deles.

Com isso, em algum momento oportuno do vídeo exibido o anúncio aparece, sem atrapalhar o consumo do conteúdo, mas tendo a possibilidade de despertar o interesse do espectador sobre o produto ou serviço oferecido.

Tipos de anúncios expostos no Google AdSense

tipos de anúncios no google adsense

Agora você já sabe o que é Google AdSense e como funciona a plataforma, portanto mostraremos a seguir os 6 tipos de anúncios do AdSense. Confira!

Anúncios de texto

Os anúncios em texto no AdSense são simples. Basicamente, eles são compostos por um título que também é um link.

Esse link, ao receber um clique, redireciona a pessoa até a página do anunciante.

Além disso, há também uma ou duas linhas de texto e um link próprio para o site.

Os anúncios em texto são chamados de links patrocinados e costumam aparecer nas páginas de resultados.

Anúncios gráficos

Dentro do AdSense é possível também desenvolver os gráficos, os quais são banners, basicamente, de vários tamanhos e formatos.

Você encontra na plataforma mais de 15 opções de formatos, os quais podem ser colocados em partes variadas da página.

A probabilidade de receita maior não é garantida, mas essa é uma das opções mais usadas no AdSense, pois é uma das mais funcionais e fáceis de formatar.

Rich Media ou Banners Interativos

Vídeos, gifs e outras animações são parte do que conhecemos por Rich Media. É como se fossem banners, porém interativos!

Esse tipo de anúncio normalmente chama mais atenção do público, já que dependendo da ação,  como passar o mouse por cima do anúncio , acaba impossibilitando conferir o conteúdo do anúncio.

Mas atente-se! Na construção da Rich Media não seja invasivo ou prejudique de alguma forma a experiência do visitante, se tornando incômodo ao usuário.

Blocos de links

Blocos de links também são bastante simples, pois não apresentam nenhum traço gráfico.

No AdSense, os blocos apresentam uma série de tópicos que se relacionam com o conteúdo do site.

Ao clicar nele, o usuário não vai para a página de um anunciante, como nos outros casos. Ele é direcionado para uma página de anúncios do Google.

Se nessa página ele clicar em algum anúncio, aí sim ele será redirecionado até a página do anunciante.

Ou seja, trata-se de uma abordagem mais sutil.

Anúncios responsivos

Em um mundo muito mais “mobile”, há muita importância em ter sites responsivos para atender as necessidades de quem navega usando dispositivos móveis. Por isso, os anúncios precisam se encaixar nesse contexto.

Felizmente, o AdSense tem as ferramentas necessárias para que você consiga exibir e gerenciar anúncios responsivos.

Esses anúncios são redimensionados automaticamente com base no espaço disponível e levam em conta também a direção da tela (modo retrato ou paisagem).

Ou seja, o usuário consegue vê-los sem problemas também em seus dispositivos móveis!

Conteúdo correspondente

Esse tipo de anúncio do Adsense visa atingir certos requisitos do Google primeiro e esses requisitos dizem respeito principalmente ao tráfego do site e ao número de páginas únicas.

O conteúdo é um bloco de matérias que podem interessar ao seu público, mas foram produzidas pelos anunciantes.

Se algum de seus leitores clicar em uma matéria recomendada, você recebe por isso.

Saber o que é Google AdSense está ficando cada vez mais interessante, não é?!

4 dicas para usar com mais eficiência o Google AdSense

dicas -google adsense

Agora você já sabe o que é Google AdSense, como ele funciona e os tipos de anúncios dispostos na ferramenta.

Portanto, pegue essas informações e aplique as seguintes 4 dicas:

1.Melhore o design dos anúncios;

2.Otimize os canais de anúncio!;

3.Trabalhe a gestão da sua marca para complementar os resultados;

4.Realize testes A/B.

Mãos à obra!

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Enfim, agora você sabe o que é Google Adsense e tudo sobre a plataforma de exposição de anúncios do Google, recapitulemos resumidamente o conteúdo visto até aqui:

  • Atualmente, a internet é o grande ambiente de procura e demanda por produtos e serviços;
  • O Google, mais uma vez, é peça-chave para encontrar produtos e serviços nas suas plataformas de pesquisa;
  • Em relações de competitividade na internet, vence quem conseguir uma visibilidade melhor;
  • Para conquistar essa visibilidade é fortemente recomendável utilizar o Google AdSense!

Lembre-se! Usando o AdSense, você é imediatamente imerso em um mundo onde:

  • Muitos anunciantes disputam espaço no seu site;
  • Você quem decide os anúncios que vai exibir;
  • Quando alguém apenas visualizar o anúncio, você recebe por isso;
  • Você determina o que fazer com os relatórios do AdSense.

Diariamente, no caminho em direção ao sucesso, milhões de empresas querem que seus sites lhes tragam mais dinheiro.

Mas como isso é possível em um mundo tão concorrido virtualmente?

AdSense é a resposta!

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